Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um...dois...tr?s...indiozinhos: aprendendo os numerais por meio de cantigas e parlendas

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Realizar entrevistas;
  • Interpretar informa??es;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Resolver situa??es-problema;
  • Realizar contagem e nota??o num?rica de forma convencional;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como cantigas, parlendas e entrevistas;
  • Organizar dados em gr?ficos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos - seis (6) atividades de 60 minutos cada uma. Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Geografia, Matem?tica, ?tica dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realiza??o das atividades aqui propostas ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido capacidades b?sicas de leitura, escrita, contagem e nota??o num?rica.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federa, os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/- Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

?

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: v?deo

Professor, o tema parlendas e cantigas ? muito apropriado para se trabalhar com crian?as de todas as idades, especialmente no in?cio do processo de alfabetiza??o e letramento, j? que s?o textos f?ceis de serem memorizados e recitados, e ajudam a ampliar o conhecimento das crian?as sobre leitura e escrita, por meio de rimas, bem como no??es de contagem e nota??o num?rica.

Al?m do mais, ? um tema sugerido para abordagem com os alunos, nos documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, os quais apontam o direito de aprendizagem de ?Apreciar e usar em situa??es significativas os g?neros liter?rios do patrim?nio cultural da inf?ncia, como parlendas, cantigas, trava l?nguas?.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

Inicie sua aula em uma roda de conversa, questionando os alunos sobre o tema:

?

  • Algu?m sabe o que ? parlenda?
  • Vamos recitar algumas?
  • O que podemos aprender com as parlendas?
  • Voc?s conhecem alguma parlenda que aborde sobre os numerais?
  • Vamos recit?-la?
  • E as cantigas, o que s?o?
  • Voc?s conhecem alguma?
  • Vamos cant?-la?

?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Planejar interven??es orais em situa??es p?blicas: exposi??o oral, debate, conta??o de hist?ria?. (BRASIL, 2012, p. 35).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

Em seguida, trabalhe uma cantiga com seus alunos por meio de um v?deo. Para tanto, oriente-os a assistirem ao v?deo da cantiga ?Indiozinho?, acessando-a no s?tio http://letras.terra.com.br/galinha-pintadinha/1785835/ (Acesso em 05/05/2013.). Caso sua escola participe do Projeto UCA, seus alunos poder?o utilizar seus laptops para assistirem ao v?deo por meio do programa Mozilla Firefox (Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Ou ent?o voc? poder? lev?-los at? o Laborat?rio de Inform?tica de sua escola e reproduzir o v?deo para eles.

indiozinho

http://letras.terra.com.br/galinha-pintadinha/1785835/. Acesso em 05/05/2013.

?

Explorando o tema e trabalhando conceitos matem?ticos

Para finalizar essa atividade, trabalhe a partir da letra da cantiga, a rela??o numeral /quantidade, solicitando que os alunos utilizem a colagem para representar a quantidade de indiozinhos em cada parte da cantiga. Veja um exemplo:

?

1 INDIOZINHO

?

2 INDIOZINHOS

?

3 INDIOZINHOS

?

4 INDIOZINHOS

?

5 INDIOZINHOS

?

6 INDIOZINHOS

?


7 INDIOZINHOS

?

8 INDIOZINHOS

?

9 INDIOZINHOS

?

10 INDIOZINHOS

?

?

Fonte: Acervo da autora.

?

Uma segunda op??o ? trabalhar com os alunos a contagem e a nota??o num?rica, a partir de algumas palavras contidas na cantiga, como no exemplo abaixo:

?

PALAVRAS

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

INDIOZINHO

?

?

?

JACAR?

?

?

?

BOTE

?

?

?

RIO

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

?

Voc? ainda poder? propor resolu??es de situa??es-problema a partir dos dados obtidos na tabela acima, como no exemplo abaixo:

?

1) Qual ? a maior palavra?

2) Qual ? a menor palavra?

3) Qual ? a palavra que cont?m mais vogais?

4) Qual palavra cont?m mais consoantes?

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando a Matem?tica com a letra da m?sica

Explore com os alunos a letra da m?sica e os numerais trabalhados na cantiga. Para tanto, proponha algumas atividades, veja algumas sugest?es:

?

ATIVIDADES ? CANTIGA INDIOZINHOS

Leia a letra da cantiga ?Indiozinho? e fa?a o que se pede:

OS INDIOZINHOS

?1 , 2,3 INDIOZINHOS,
4, 5, 6 INDIOZINHOS,
7, 8, 9 INDIOZINHOS,
10  NUM PEQUENO BOTE.
VINHAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO,
QUANDO O JACAR? SE APROXIMOU,
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU...
MAS N?O VIROU!"

Conte quantas vezes a palavra INDIOZINHOS, aparece na cantiga e registre o numeral:_______.

Circule na cantiga, os numerais que aparecem.

Realize a escrita por extenso dos numerais que aparecem na cantiga.

1- ____________

2- ____________

3- ____________

4- ____________

5- ____________

6- ____________

7- ____________

8- ____________

9- ____________

10- ___________

Complete a cantiga com os numerais que est?o faltando de acordo com a letra:

OS INDIOZINHOS

"_____,_____, _____ INDIOZINHOS,
_____,_____,_____ INDIOZINHOS,
_____,_____,_____ INDIOZINHOS,
_____ NUM PEQUENO BOTE.
VINHAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO,
QUANDO O JACAR? SE APROXIMOU,
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU...
MAS N?O VIROU!".

Fonte: Acervo da autora.

?

Que tal propor algumas situa??es-problema envolvendo adi??o e subtra??o? Veja algumas sugest?es:

Existiam 5 indiozinhos no bote. Chegaram mais 3 indiozinhos nadando e subiram  no bote. Quantos indiozinhos ficaram no bote ao todo?

?

Existiam10 indiozinhos no bote, mas 6 indiozinhos resolveram pular no rio para nadar. Quantos indiozinhos ficaram no bote?

?

 Voc? poder? propor diferentes situa??es de acordo com sua criatividade.

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando os numerais com parlendas e cantigas ? ampliando o repert?rio

Professor, neste momento, voc? ter? a oportunidade de ampliar o repert?rio dos alunos sobre parlendas e cantigas. Nossa sugest?o ? que voc? selecione algumas parlendas e cantigas que abordem numerais. Leve-as para a sala de aula para explorar com os alunos.

Veja algumas sugest?es de v?deos que trabalham com cantigas e parlendas envolvendo numerais. Voc? poder? levar os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica de sua escola para que assistam aos v?deos, ou ent?o poder? tamb?m providenciar um CD com as cantigas gravadas e reproduzir para eles.

?

mariana

http://www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE. Acesso em 06/05/2013.

 a

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk&feature=related. Acesso em 06/05/2013.

Ap?s explorar os v?deos com os alunos realize algumas atividades abordando as parlendas e as cantigas.

?

Veja algumas sugest?es:

?

Parlenda 1:

SETE E SETE S?O QUATORZE

COM MAIS SETE, VINTE E UM.

TENHO SETE NAMORADOS,

MAS EU GOSTO S? DE UM.

Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/parlenda-e-cantigas/. Acesso em 06/05/2013.

?

Atividades:

  1. Registre os numerais que s?o abordados na parlenda acima.
  2. Responda: Qual ? o maior numeral abordado na parlenda? Marque a resposta correta:

(   ) sete                 (    ) quatorze           (    ) vinte e um

  1. Observe o quadro dos n?meros abaixo e responda:

?

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

?
  1. Qual n?mero encontra-se entre5 e 7: ______
  2. Qual ? o sucessor de 17? _____
  3. O menor n?mero do quadro ?:______
  4. O maior n?mero do quadro ?: ______

?

Parlenda 2:

UM, DOIS
FEIJ?O COM ARROZ
TR?S, QUATRO
FEIJ?O NO PRATO
CINCO, SEIS
FALAR INGL?S
SETE, OITO
COMER BISCOITO
NOVE, DEZ
COMER PAST?IS

Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/pout-pourri-de-parlendas-um-dois-feijao-com-arroz--bombalalao-rei-capitao--macaca-sofia--corre-cotia--o-sapo/2333066. Acesso em 06/05/2013.

?

Atividades:

  1. Complete a parlenda com os numerais que est?o faltando:

_______, _______
FEIJ?O COM ARROZ
_______,_______
FEIJ?O NO PRATO
_______,_______
FALAR INGL?S
_______, _______
COMER BISCOITO
_______, _______
COMER PAST?IS

              2. Circule na parlenda uma palavra que termine em ?O, reescreva abaixo:

___________________________________________________________

              3. Responda quantas vezes a palavra FEIJ?O aparece na parlenda?

____________________________________________

?

Parlenda 3:

A Galinha do Vizinho

A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO.
BOTA UM, BOTA DOIS, BOTA TR?S,
BOTA QUATRO, BOTA CINCO, BOTA SEIS,
BOTA SETE, BOTA OITO, BOTA NOVE,
BOTA DEZ!

Fonte: http://letras.mus.br/temas-infantis/1746902/. Acesso em 06/05/2013.

?

Atividades:

  1. Cole tampinhas de garrafa pet, representando a quantidade de ovos que a galinha botou:

A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO.
BOTA UM,

BOTA DOIS,

BOTA TR?S,
BOTA QUATRO,

BOTA CINCO,

BOTA SEIS,
BOTA SETE,

BOTA OITO,

 BOTA NOVE,
BOTA DEZ!

?

2. Pinte a quantidade de ovos que a galinha do vizinho botou:

galinha

Fonte: Acervo da autora.

?

3. Resolva as situa??es-problema:

?

a) A galinha do vizinho botou 5 ovos pela manh?. No mesmo dia a tarde, ela botou mais 6. Quantos ovos a galinha botou ao todo?

?

b)  A galinha botou 12 ovos, mas 3 ovos quebraram. Com quantos ovos ela ficou?

?

Converse com os alunos e explique que cada um poder? utilizar diferentes estrat?gias para representar a resolu??o do problema como, por exemplo, desenhos, opera??es matem?ticas, dentre outras.

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Pesquisa com familiares: resgatando cantigas e parlendas

Professor, proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre as cantigas de roda e parlendas que eles conhecem. Para tanto, elabore com eles a entrevista, formulando perguntas.

Nesse momento ? interessante que aprofunde com eles direitos de aprendizagem como ?Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produ??o: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com a ajuda de um escriba?. (BRASIL, 2012, p. 34).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Curr?culo na Alfabetiza??o: Concep??es e Princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Veja um exemplo:

?

Roteiro de entrevista:

Nome do entrevistado:

Idade:

Grau de parentesco com o entrevistador:

Quest?es:

  1. Voc? conhece alguma parlenda? Qual?
  2. E cantiga? Qual?
  3. Quando voc? era crian?a qual era sua parlenda preferida?
  4. Qual era sua cantiga preferida?
  5. Para voc? qual ? a import?ncia das parlendas e cantigas para a inf?ncia?

?

Fonte: Acervo da autora.

Em seguida, reproduza o roteiro para os alunos, e deixe que levem para casa para realizarem com seus familiares.

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Socializando descobertas: construindo um gr?fico

Professor, reserve um momento para que os alunos socializem os resultados da pesquisa realizada com os familiares. Organize-os em rodinha e deixe que falem e troquem experi?ncias sobre a pesquisa.

Fa?a um quadro na lousa, dividido em duas colunas. Registre de um lado da coluna as cantigas preferidas pelos familiares, e na segunda coluna a quantidade de familiares que a preferem. Veja um exemplo abaixo:

?

CANTIGAS PREFERIDAS PELOS FAMILIARES

QUANTIDADE DE FAMILIARES QUE A PREFEREM

  • Alecrim dourado

3

  • Ciranda, cirandinha

5

  • Escravos de J?

8

  • Um, dois, feij?o com arroz

7

  • Corre cutia

9

Fonte: Acervo da autora.

Professor, se seus alunos ainda n?o conhecem gr?ficos, solicite que pesquisem em casa ou leve para a sala de aula revistas e jornais usados para que eles descubram diferentes tipos de gr?ficos (barra, colunas, pizza e outros).

Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos acessem por meio de seus laptops o s?tio http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Nesse s?tio eles encontrar?o diferentes modelos de gr?ficos. Ou ent?o, leve at? o Laborat?rio de Inform?tica de sua escola e projete-o para eles.

Explore com eles a fun??o dos gr?ficos (tratamento de informa??o) e acompanhe passo a passo a sua constru??o, para que eles compreendam.

Ap?s esse momento, construa o gr?fico com os alunos representando as informa??es obtidas na pesquisa. Voc? poder? utilizar uma folha quadriculada para facilitar. Veja um exemplo:

?

GR?FICO: CANTIGAS E PARLENDAS PREFERIDAS PELOS NOSSOS FAMILIARES

?

Quantidade de familiares

?

?

?

?

X

?

?

X

?

X

?

?

X

X

X

?

?

X

X

X

?

X

X

X

X

?

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Cantiga ou parlenda

1

2

3

4

5

Fonte: Acervo da autora.

Outra possibilidade ? criar situa??es-problema a partir do gr?fico. Como por exemplo:

a) Quantos familiares preferem a cantiga ?Ciranda, cirandinha??

b) Qual a cantiga ou parlenda preferida pelos familiares?

c) Qual a cantiga ou parlenda que os pais gostam menos?

?

6? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Recriando parlendas e cantigas

Neste momento, al?m de abordar numerais, os alunos tamb?m poder?o aprofundar conhecimentos relativos ? produ??o escrita. Proponha que escolham uma parlenda ou cantiga, e recrie outra a partir da escolhida.

Veja um exemplo, criado a partir da parlenda ?A galinha do vizinho?:

?

O COELHO DA LILINHA
COME ALFACE BEM VERDINHA.
COME UM, COME DOIS, COME TR?S,
COME QUATRO, COME CINCO, COME SEIS,
COME SETE, COME OITO, COME NOVE,
COME DEZ!

?

Aproveite esse momento para aprofundar com seus alunos direitos de aprendizagem como:

?

  • Dominar correspond?ncia entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro de modo a ler e escrever palavras e textos;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer diferentes g?neros textuais;
  • Segmentar  palavras em textos, dentre outros.

?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

6? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Produzindo arte

Professor, para finalizar o trabalho com parlendas e cantigas, sugiro que divida sua turma em grupos, escolha juntamente com eles 4 cantigas ou parlendas, e oriente que cada grupo as representem artisticamente construindo fantoches, maquetes, dentre outras op??es.

Para tanto, deixe que cada grupo se organize e escolha sua parlenda ou cantiga, e como quer represent?-la. Em seguida, selecione os materiais com seus alunos que ir?o precisar para a confec??o de suas produ??es, como por exemplo: cola, papel, tesoura sem ponta, palitos de picol?, dentre outros materiais.

Depois de prontas as produ??es dos alunos, organize com eles uma exposi??o para socializarem o trabalho que fizeram com seus familiares e colegas da escola.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa ? Avalia??o no ciclo de alfabetiza??o, MEC. 2012, p. 24 a 29. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles realizaram leituras interpretando as parlendas e cantigas; resolveram situa??es-problema; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como parlendas, cantigas e entrevista; se souberam organizar dados em gr?ficos; realizaram contagem e nota??o num?rica de forma convencional. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.