Portal do Professor

Início do Conteúdo

Consoantes e vogais: descobrindo as s?labas

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes;Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho A. Fraga. Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra;
  • Diferenciar vogais de consoantes;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar letras de n?meros e de s?mbolos gr?ficos. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa. (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 25/04/2013). 

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ (Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 25/04/2013.). 

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 25/04/2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um di?logo com os alunos sobre o alfabeto:

  • Quem conhece o alfabeto da L?ngua Portuguesa?
  • Quais as letras fazem parte dele?
  • Quantas letras t?m o nosso alfabeto?
  • Qual a import?ncia dele para leitura e a escrita de palavras?

Em seguida, prepare a conta??o da hist?ria do alfabeto. Voc? poder? dramatizar, montar fichas sequenciadas para apresentar a hist?ria aos alunos de maneira l?dica e criativa. 

HIST?RIA A MAGIA DO ALFABETO

            NO CASTELO ENCANTADO DA FADA ROSA MORAVAM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO. VIVIAM FELIZES E BRINCAVAM MUITO.
            UM DIA A FADA AZUL DO CASTELO DOS N?MEROS CONVIDOU AS LETRAS PARA UMA FESTA, MAS A FADA ROSA N?O DEIXOU ELAS IREM PORQUE IRIA CHOVER. ALGUMAS SAIRAM ESCONDIDAS E FORAM ? FESTA, E OUTRAS FICARAM (AS VOGAIS). QUANDO VOLTAVAM, CAIU UMA TEMPESTADE COM RAIOS E TROV?ES. UM RAIO CAIU NA LETRA H E ELA FICOU MUDA, AS OUTRAS LETRAS FICARAM MUITO ASSUSTADAS.
            AO CHEGAREM NO CASTELO, LEVARAM UMA BRONCA DA FADA ROSA QUE LHES DEU UM CASTIGO: NUNCA MAIS TERIAM SOM PR?PRIO, SEMPRE TERIAM QUE TER UMA VOGAL ACOMPANHANDO-AS. E ASSIM FOI QUE SURGIU AS VOGAIS E CONSOANTES.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/19715151/Historia-a-Magia-do-Alfabeto? Acesso em 06/05/2013.

Logo ap?s, a hist?ria, questione os alunos sobre: 

  • Por que algumas letras n?o foram ? festa?
  • Quem ficou sem ir ? festa?
  • Qual foi o castigo que as letras receberam da fada?

Professor, providencie algumas fichas m?veis para os alunos, num primeiro momento, manusearem e brincarem com as letras. Depois, organize com eles um varal na sala de aula com todas as letras do alfabeto, essas letras poder?o ser confeccionadas por voc? ou juntamente com os alunos.

Em seguida, proponha para a turma uma ?Tarefa de Casa? que ter? como objetivo descobrir a letra inicial de cada objeto.

Atividade de Casa

Pesquise juntamente com seus familiares os objetos que existem em sua casa, cujos nomes se iniciam com a letra ____________do alfabeto. Traga os objetos para a sala de aula. (Professor defina a letra que cada aluno deve pesquisar.).

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com a turma a atividade realizada em casa. Converse a respeito dos objetos e seus nomes. Por exemplo, pergunte aos alunos: esse brinquedo, seu nome come?a com qual letra?

Professor, providencie alguns saquinhos para colocar os objetos que os alunos trouxeram de casa no varal, juntamente com as letras iniciais correspondentes.

Em seguida, disponibilize uma c?pia da m?sica ou poema "ABC" da Turma da M?nica de autoria de Maur?cio de Souza.

ABC

Turma da M?nica

Se voc?s querem saber
Quantas letras tem
O nosso alfabeto

Eu digo que s?o 26
E posso provar pra voc?s

Come?a com A, B, C
E termina X, Y, Z

E sabendo todas as letras
Fica bem mais f?cil
Pra se escrever

Agora preste aten??o
O abeced?rio vamos aprender

A, B, C, D, E, F, G
H, I, J, K
L, M, N, O, P
Q, R, S, T, U, V
W, X, Y, Z

A, B, C, D, E, F, G
H, I, J, K
L, M, N, O, P
Q, R, S, T, U, V
W, X, Y, Z

Fonte: http://www.ouvirmusica.com.br/#1274041? Acesso em 06/05/2013.

Professor, ? importante que voc? prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observa??es feitas sobre a letra da m?sica.

  • Quantas letras existem em nosso alfabeto?
  • Qual a import?ncia das letras do alfabeto?

? necess?rio que os alunos compreendam que para escrevermos diversas  palavras, utilizamos um conjunto de letras correspondentes ao nosso alfabeto.

Professor, ? importante expor na sala de aula o alfabeto mai?sculo e min?sculo em letra de forma e em letra cursiva para que os alunos possam consult?-lo sempre e aprenderem a distinguir as letras entre si.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita s?o relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.). 

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Diferenciar letras de n?meros e outros s?mbolos;
  • Conhecer a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  •  Perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras;
  •  Segmentar oralmente as s?labas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho;
  •  Identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas;
  •  Reconhecer que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es;
  •  Perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas;
  •  Dentre outras.

( BRASIL, 2012, p. 45, 46).

Para desenvolv?-las, providencie as atividades a seguir para realiz?-las com os alunos em seus cadernos.

Professor, apresente primeiramente todas as letras do alfabeto. Veja as sugest?es abaixo:

 O Alfabeto

1. Observe as letras do Alfabeto da L?ngua Portuguesa, elas s?o s?mbolos que usamos para escrever. Observe estas letras escritas em letra de forma. 

?

alfabeto alfabeto1

?

?

tarefa alfa voagis nome dos alunos

Fonte: BRAGAN?A, Angiolina; CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta Letramento e Alfabetiza??o 1? Ano. S?o Paulo: FTD, 2011. p. 32 e 36.

3? Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, nesse momento apresente alguns jogos aos alunos, a fim de desenvolver o sistema alfab?tico de escrita na turma. ? importante que ao apresentar um jogo ? turma pela primeira vez, fa?a uma demonstra??o, ou seja, a primeira jogada deve ser feita  coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo.

JOGO: CARACOL COM DADOS

Desenhe no ch?o, utilizando giz de lousa, um caracol (tipo amarelinha). Confeccione tamb?m, dois dados (podem ser de caixa de papel?o) sendo um tradicional, com os n?meros, e outro com as vogais. Cada aluno tem que jogar os dois dados, um que representa os n?meros do caracol e outro com as vogais A, E, I, O, U.
Exemplo: se o aluno jogou os dados e apareceram o n?mero 2 e a vogal A, ele dever? andar 2 casas. Por?m, se antes disser duas palavras que comecem com a vogal A.

E assim sucessivamente, at? que todos os alunos cheguem na cabe?a do caracol. Vence a equipe que todos conseguirem chegar ao final. 

Terminado o jogo, o professor dever? anotar no quadro os pontos adquiridos pela equipe.
A equipe poder? ajudar o aluno que tiver dificuldade e o professor poder? auxiliar a equipe. 

JOGO: DOMIN? M?VEL COM S?LABAS

Os alunos ser?o as pe?as do domin?. Confeccione juntamente com os alunos, plaquinhas (utilizando papel cart?o, canetinhas e barbante) com uma s?laba da palavra em cada plaquinha. Para isso, voc? poder? selecionar palavras que j? tenha trabalhado com eles ou palavras de alguma hist?ria contada. Deixe que os alunos corram pelo espa?o livremente, ?embaralhando as pe?as?. A um sinal seu, eles dever?o formar duplas, encontrando a ?pe?a? que corresponde a sua, ou seja, as s?labas que comp?em a palavra.

Os Jogos foram adaptados da fonte: http://educabrasil-telma.blogspot.com.br/2011/01/sugestoes-para-trabalhar-o.html - Acesso em 06/05/2013.

Professor, de acordo com a proposta do MEC ? Minist?rio da Educa??o, em 2009 foram distribu?dos alguns jogos de alfabetiza??o para as escolas de Ensino Fundamental. Utilize alguns deles para desenvolver as capacidades de leitura e de escrita, que s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Mais uma;
  • Troca de letras;
  • Bingo de letra inicial;
  • Palavra dentro de palavra.

BINGO DA LETRA INICIAL

META DO JOGO:

Ganha o jogador que completar primeiro a cartela com as letras que formam as palavras representadas pelas figuras.

JOGADORES

4 a 7 jogadores ou duplas.

COMPONENTES:

  • Nove cartelas com figuras e palavras faltando as letras iniciais;
  • Fichas com as letras que completam todas as palavras de todas as cartelas;
  • Saco para colocar as fichas das letras.

REGRAS

  • Cada jogador recebe uma cartela;
  • Um dos jogadores retira uma letra do saco e diz o nome da letra;
  • Os jogadores verificam se est?o precisando da letra para completar alguma das palavras, e caso algum deles precise grita o nome da letra;
  • O jogador recebe o nome da ficha com a letra sorteada e a coloca na c?dula correspondente ? palavra;
  • Nova letra ? sorteada e o jogo prossegue at? que um dos jogadores complete sua cartela.

Repert?rio de palavras do jogo:

GATO/PATO/RATO;      ROLHA/FOLHA/BOLHA;     COLA/BOLA/MOLA;      FACA/JACA/MACA;     TELA/VELA/SELA;       C?O/M?O/P?O;       CARRO/JARRO/BARRO;       MEIA/VEIA/TEIA;        ROLHA/FOLHA/BOLHA.

FONTE:  Brasil. Minist?rio da Educa??o. Jogos de Alfabetiza??o: Bingo da Letra Inicial. Bras?lia, 2009. p. 67 e 68.

jogo jogo 1

Fonte: Alunos do 1? Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. Jogo Bingo da Letra Inicial e Mais uma - 2011. Acervo da autora.

Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? selecionar alguns jogos online para se trabalhar com essa tem?tica na sala de aula. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios abaixo:

jogo 2

Fonte: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/como-se-chama/ (Neste s?tio da Discovery voc? encontrar? um jogo muito divertido para ensinar vogais e consoantes. Acesso em 03/05/2013.).

jogo 3

Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/ (Neste s?tio voc? encontrar? um jogo que trabalha as vogais que faltam para completar a palavra. Acesso em 03/05/2013.).

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor , explore as palavras formadas nos jogos da aula anterior. Pe?a para os alunos escreverem em uma ficha uma palavra que aprenderam ou que j? conheciam. Confeccione uma caixa, se poss?vel decorada com letrinhas coloridas, e coloque dentro todas as palavras escritas pelos alunos.

Organize os alunos em roda e brinque com a CAIXA DE PALAVRAS, coloque uma m?sica e cada aluno passa a caixa, assim que a m?sica parar quem estiver com a caixa na m?o pega uma palavra e l? para a turma. A professora anota no quadro ou cartolina as palavras. Assim, a brincadeira segue at? a ?ltima palavra lida.

Professor, proponha o registro da atividade no caderno de L?ngua Portuguesa.

Hoje brincamos na sala de aula com a CAIXA DE PALAVRAS e descobrimos que as vogais se juntam com as consoantes para formarem palavras. Escreva as palavras no quadro de acordo com o que se pede:

gr??fico

Fonte: Acervo da autora.

Conclu?da essa atividade ? interessante que voc? pergunte aos alunos o que aprenderam sobre vogais e consoantes, se os jogos os ajudaram a aprofundar e consolidar conhecimentos. Registre as falas dos alunos para contemplar no seu planejamento os aspectos destacados.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/03/ensinando-as-vogais-com-musiquinhas.html (Neste blog voc? encontrar? sugest?es de m?sicas sobre as vogais, s?o par?dias criadas para ensinar de maneira divertida. Acesso em 05/05/2013.). 

Sugest?es de links para os professores:

http://jismartinhodasamoreiras.blogspot.com.br/2013/02/as-vogais.html (Neste blog voc? encontrar? a refer?ncia e a sinopse de um livro com a hist?ria das Cinco Vogais, al?m de conhecer uma m?sica sobre as vogais. Acesso em 05/05/2013.).

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar as letras do alfabeto; identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; diferenciar vogais de consoantes; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.