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Como fazer pipas com as crian?as e seus familiares.

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender a:

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- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;

- Fazer este brinquedo popular;

- Manipular a pipa e os materiais que a constitui;

- Compartilhar com os colegas, o professor da turma e os familiares a experi?ncia de construir artesanalmente uma pipa na Institui??o de ensino.

Duração das atividades

A proposta ? dividida em cinco etapas com at? uma hora cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta atividade ? necess?rio que o professor saiba confeccionar uma pipa ou que identifique algu?m na Institui??o que tenha esta habilidade e possa participar das etapas. Pode ser um dos pais das crian?as, um funcion?rio ou, at? mesmo, um convidado.

Esta atividade poder? ser desenvolvida com crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 adultos.

O convite e as estrat?gias de participa??o dos familiares devem ser trabalhados para que eles se sintam convidados a participar deste momento.

O professor e o instrutor que confecciona pipas devem estar atentos ao percurso de cada etapa, no que diz respeito ? aten??o a todos, ? explica??o pausada, ao tom de voz, aos materiais a serem utilizados, ? velocidade dos participantes ao confeccionarem suas pipas etc. Estar sens?vel ao percurso do processo de interven??o ? t?o importante quanto atingir o objetivo final.

Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poder? montar um painel de fotos; organizar slides para apresenta??o posterior ?s fam?lias; revisitar o arquivo fotogr?fico para auxili?-lo no acompanhamento do processo pedag?gico de cada crian?a em particular e como um dos meios de auto-avalia??o de seu trabalho. Salientamos que n?o se dispensa o momento de reflex?o te?rica sobre o processo pedag?gico.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa: ?Vamos pegar bambus??

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Dura??o: A dura??o desta etapa est? intimamente ligada ? disponibiliza??o do material a ser utilizado, de modo que se prev? um tempo m?dio de uma hora, no caso de se ter, pr?ximo ? Institui??o, um bambuzal. Se, ao contr?rio, n?o houver este recurso natural nas proximidades da escola, caber? ao professor providenciar previamente os bambus e, neste caso, esta etapa poder? ser realizada em tempo inferior a uma hora.

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Material: M?quina fotogr?fica, bambus, fac?o ou serrote.

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Local: Este momento poder? ser realizado fora da Institui??o, em caso de haver, em suas imedia??es, um bambuzal ou, se n?o houver, poder? ser na pr?pria escola, em um p?tio, parque ou, at? mesmo, na sala de aula.

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Proposta:

            Para este momento, o professor ter? duas possibilidades de atua??o: a primeira prev? que exista um bambuzal no entorno da Institui??o; e a segunda prev? a inexist?ncia deste recurso.

            No primeiro caso, o professor, depois de verificar o percurso e o local da planta??o de bambus, dever? planejar o caminho a ser percorrido por ele e sua turma e certificar-se da seguran?a do passeio, no que diz respeito ? sa?da at? o bambuzal e ao retorno do grupo ? Institui??o.

            O passo seguinte, portanto, ? o professor reunir o grupo de crian?as na sala de aula, em uma roda, para lhe contar uma est?ria em que apare?a o elemento ?pipa?, explicar-lhe as origens e diferentes formas deste brinquedo (ver Recursos Complementares), al?m dos perigos de se soltar pipas perto de redes el?tricas e de se utilizar a mistura conhecida como ?cerol? nas linhas das pipas. Feita esta introdu??o, o professor pergunta se as crian?as j? soltaram pipa, fazendo-lhes um convite extremamente empolgante em seguida:

            - Vamos fazer umas Pipas?!

Este momento ? primordial para o sucesso da atividade, porque os alunos devem se sentir envolvidos na proposta, portanto, o professor tem de criar uma estrat?gia para fazer o convite.

            Dito isto, o professor pergunta se as crian?as sabem como se faz uma pipa e quais os materiais necess?rios, para ent?o falar acerca dos bambus que eles colher?o juntos para constru?rem seus brinquedos.  A seguir, o professor organiza o grupo para a sa?da at? o bambuzal, comentando qual ser? o percurso e o procedimento que garanta a seguran?a das crian?as.

            Ao chegar ao local, o docente apresenta o bambuzal ?s crian?as, comentando sobre esta planta (ver sugest?o nos Recursos Complementares); retira um bambu (que esteja bem seco e com uma colora??o amarelada) com o aux?lio de um fac?o ou serrote; e arranca as suas folhas e galhos, de forma a deix?-lo liso. Feito isto, o bambu deve ser conduzido para a Institui??o, pelas crian?as, mediante a organiza??o dos adultos.

            De volta ? Institui??o, o professor guarda o bambu para, no outro momento, ser iniciado o processo de constru??o da pipa.

                       

            No segundo caso, se n?o houver este recurso natural nos terrenos circunvizinhos ? Institui??o, o professor dever? providenciar antecipadamente o bambu, planejando, por exemplo, uma brincadeira com as crian?as, em sala de aula, no p?tio ou no parque da escola, a fim de revelar a planta a ser utilizada na constru??o das pipas. Mas, o restante dos procedimentos s?o os mesmos, ou seja, a conta??o de hist?ria e a roda de conversa com as crian?as acerca da pipa permanecem na proposta como passos iniciais. Uma sugest?o ? esconder previamente o material para que as crian?as o procurem e, achada a mat?ria-prima, fazer a apresenta??o da planta da mesma forma que colocado acima.

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            Todos os momentos dever?o ser registrados com fotos, tanto no caso da primeira, como o da segunda op??o de proposta.

 

                                      bambu                                                        

Foto 1- crian?as carregando bamb?

Acervo professor Gilberto NDI

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Segunda etapa: "Vamos preparar o material?"

                                                          

Dura??o: Em torno de uma hora.

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Local: No p?tio, no parque ou, at? mesmo, na sala de aula.

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Material: M?quina fotogr?fica, bambus, facas, lixas finas para madeira, serrote, fac?o.

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Proposta:

            O professor organizar? uma roda com as crian?as sentadas; apresentar? o bambu com os n?s retirados; e iniciar? uma demonstra??o de como cortar o bambu, fatiando-o em varetas. Depois de cortada a quantidade de varetas de bambu em n?mero suficiente para cada crian?a fazer a sua pipa, o professor apresentar? a lixa para as crian?as e entregar? um peda?o dela para cada uma, solicitando-lhes que elas experimentem a textura. Feito isto, ele solicitar? que as crian?as lixem, cada uma, tr?s varetas que ser?o utilizadas na confec??o de suas pipas. Talvez seja necess?rio que o professor raspe as varetas com uma faca pequena para que ela fique firme, por?m fina, sem que seja retirada a parte lisa do bambu de cada vareta (que corresponde ? parte externa).

            Na sequ?ncia, o professor apresentar? ao grupo, em uma roda, todo o processo que est? por vir: a amarra??o, a utiliza??o do papel, a colagem etc. A ideia aqui ? demonstrar e encenar ?s crian?as o processo que envolve a confec??o do brinquedo, de modo que elas percebam, dada a dificuldade da montagem, a necessidade de buscar aux?lio de outras pessoas. Assim, o professor incentivar? as crian?as a convocarem seus pais e/ou familiares, por meio de um convite escrito, a participar com elas da atividade. No final da aula e quando os pais vierem buscar as crian?as, o professor refor?ar? o convite, procurando achar um hor?rio de participa??o dos pais, comentando que v?o ser momentos r?pidos, de aproximadamente quinze minutos, na entrada ou na sa?da das crian?as, e em tr?s etapas. Importante tamb?m falar-lhes que os materiais estar?o organizados de forma que cada um ir? fazer a sua pipa ao seu tempo, sem a preocupa??o com a perfei??o.

            Estas quest?es dever?o ser refor?adas, verbalmente, de forma que eles percebam a import?ncia deste momento de intera??o que se quer construir na Institui??o entre as fam?lias, as crian?as e os professores.

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Terceira etapa: "Armando as varetas!"

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Dura??o: O tempo para execu??o desta etapa depender? da possibilidade de participa??o dos familiares na constru??o da pipa. Para esta etapa ser? previsto 15 minutos na entrada e na sa?da das crian?as na/da Institui??o.

Local: No p?tio, no parque da Institui??o ou na sala.

Material: Varetas, j? previamente prontas, linhas de pipa (linha 10) e m?quina fotogr?fica.

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Proposta:

            O professor dever? deixar organizado o espa?o (como uma oficina) com os materiais dispostos de forma que os pais possam participar desta etapa, ou na entrada ou na sa?da das crian?as na/da Institui??o. Isso poder? ser uma estrat?gia para podermos ter uma maior participa??o de todos e, portanto, o professor ter? de investigar as necessidades do grupo, organizando uma roda de di?logo com os participantes, apresentando-lhes os materiais, o projeto de constru??o etc.

            Assim, em uma roda com os pais, o professor apresentar? os materiais e mostrar? o produto final a que se quer chegar nesta etapa, que ? o das varetas amarradas com a linha, conforme um modelo j? previamente organizado para demonstra??o.

            O professor demonstrar? como fazer a amarra??o e a uni?o das varetas atrav?s da linha, at? que o processo desta amarra??o seja finalizado.

                                                                                                                                                                                                                                                                                 

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                                                              Pipas

                                            

                                                                           Foto 2 - Pais e crian?as construindo pipas.

                                                                                                       Acervo NDI. 

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Quarta etapa: "Vamos colar o papel!"

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Dura??o: O tempo de dura??o deste momento deve estar atrelado ao tempo dispon?vel de participa??o dos familiares. Perspectiva de 15 minutos na entrada ou 15 minutos na sa?da.

Local: No p?tio, no parque da Institui??o, ou na pr?pria sala de aula.

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Material: M?quina fotogr?fica, estrutura da pipa, cola e papel seda.

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Proposta: O professor, da mesma forma que na etapa anterior, dever? organizar um espa?o confort?vel e agrad?vel para os pais e crian?as. O professor organizar? uma roda de forma que o ?pipeiro? (instrutor para a confec??o de pipas), ou ele mesmo, possa mostrar a todos como colar o papel na estrutura. Ao finalizar, o professor solicitar? aos pais que eles ajudem seus filhos nesta etapa.

            Esta etapa dever? ser feita no momento de entrada e sa?da das crian?as para que todos possam participar em, ao menos, um dos momentos.

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QUINTA ETAPA : ? Olha a pipa!?

  Dura??o: O tempo de dura??o desta etapa ? de, no m?ximo, 15 minutos, na entrada ou sa?da das crian?as.

Local: Na sala, no p?tio ou no parque da Institui??o.

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Material: Linha para pipa (n? 10), m?quina fotogr?fica, a estrutura da pipa da etapa anterior e sacolas pl?sticas de supermercado.

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Proposta: Nesta proposta, o professor dever?, igualmente como nas propostas anteriores, organizar o espa?o para atender os grupos de familiares que vir?o na entrada e na sa?da das crian?as. Da mesma forma, o professor dever? organizar o grupo em uma roda e demonstrar, com o aux?lio do ?pipeiro?, como proceder na confec??o da ?rabiola?, solicitando, posteriormente, que os pais ajudem seus filhos na confec??o.

            Terminada a ?rabiola?, o professor solicitar? que o ?pipeiro? demonstre como fazer o ?cabrecho? ou ?estirante? da pipa. Ap?s isto, os pais dever?o auxiliar seus filhos nesta ?ltima parte da montagem da Pipa.

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SEXTA PARTE: ?Agora sim,vamos soltar a pipa !"

Dura??o- O tempo de dura??o desta etapa depender? do dia e da disponibilidade dos participantes, de modo que a intera??o poder? levar mais de 01 hora.

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Local: Poder? ser combinado com as fam?lias, mas a sugest?o ? de que seja em uma praia, parque com campo aberto, ou lugar bem amplo onde n?o haja fios e postes el?tricos, ou ?rvores.

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Material: As pipas confeccionadas, linhas de pipa (n? 10) e m?quina fotogr?fica.

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Proposta: Nesta proposta, deve-se consultar o grupo de familiares para a escolha do local e hor?rio para soltar a pipas com as crian?as. Recomenda-se consultar a previs?o do tempo e do vento na regi?o onde ser? realizada a atividade, para que se garantam as condi??es ideais para a pr?tica pretendida (algumas sugest?es de sites de previs?es est?o dispon?veis nos recursos complementares).Uma vez agendado o dia e reunido o grupo no local, o professor solicitar? que todos os participantes se ?espalhem pelo espa?o, evitando assim o choque entre as pipas?, para, finalmente, as pipas poderem voar.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final, o professor far? uma roda e abrir? um espa?o para agradecimento e parabeniza??o a todos que participaram do processo de confec??o das pipas. Em seguida, passar? a palavra a quem queira se pronunciar neste momento ?mpar de integra??o. O professor dever? ficar atento a todo o processo de relacionamento entre as crian?as e os seus pais/familiares e levantar uma an?lise reflexiva do seu processo educacional com as crian?as do seu grupo. Para an?lise do seu trabalho, sugerimos que o professor reveja a documenta??o fotogr?fica da sugest?o de aula e as observa??es e registros do acompanhamento do processo da proposta como um todo. Sugerimos ainda, que se fa?a uma an?lise com base nas observa??es, de como foi a participa??o de cada crian?a nos momentos vivenciados pelo grupo quanto ao relacionamento com os colegas e familiares, assim como na manipula??o dos materiais e conhecimentos adquiridos a partir da sugest?o proposta.