Portal do Professor

Início do Conteúdo

Eu sou o leitor e o escritor: minhas aventuras registradas

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto, La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho A. Fraga, Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

?         Desenvolver sua autonomia de leitor;

?         Ler e compreender textos;

?         Refletir sobre o seu pr?prio processo de escrita;

?         Desenvolver a habilidade de leitura;

?         Desenvolver a autoria no processo de escrita espont?nea;

?         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?         Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Consolidando o pacto pela alfabetiza??o

Professor, a alfabetiza??o e o letramento s?o processos conjuntos que tornam poss?vel a aprendizagem da leitura e da escrita. No universo cotidiano dos alunos, o contato com a leitura e com a escrita muitas vezes ? limitado, mas cabe a n?s, enriquecer esta viv?ncia do aluno com materiais e pr?ticas pedag?gicas que viabilizem o pensar e a pr?pria utiliza??o no meio social, da leitura e da escrita, com ?nfase na autoria do aluno neste processo. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades m?ltiplas de concretiza??o da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos l?!

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

O que lemos em nosso dia a dia?

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? explore e conhe?a os materiais do acervo da biblioteca da escola, principalmente os livros avaliados pelo PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos. O conhecimento dos materiais pelo professor ? fundamental para um efetivo trabalho com os livros em sala de aula.

Voc? sabia? ?Um dos destaques do PNBE ? a distribui??o dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.

Professor, para mais informa??es sobre o acervo e o pr?prio PNBE, acesse o s?tio abaixo:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574. Acesso em 02/05/2013.

Ap?s a sondagem dos materiais, agende, no m?nimo, dois dias da semana para que os alunos possam realizar aulas explorat?rias na biblioteca da escola.

Em sala de aula, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a import?ncia do di?logo e da roda como um espa?o privilegiado para troca de ideias. Para esta roda, proponha, num primeiro momento, como tema a ser discutido, nome de hist?rias, tipos de leituras j? realizadas pelos alunos, tanto na escola quanto em outros ambientes. Neste momento, ? fundamental oportunizar a participa??o de todos os alunos, valorizar as suas falas, bem como registrar em uma cartolina as leituras que cada aluno costuma fazer.

Para um segundo momento, explore com a turma algumas leituras que tenham vontade de realizar e o tipo de material em que as mesmas se encontram. Elabore tamb?m um cartaz com a turma e aproveite para dinamizar uma discuss?o sobre a riqueza de materiais em que a escrita se concretiza e que temos acesso para ler.

Depois, afixe os cartazes constru?dos na roda de conversa, no mural da sala de aula.

Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, o s?tio sugerido abaixo, para assistirem ao v?deo que enriquecer? a discuss?o:

A menina que odiava livros 

EusouoLeitor1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q. Acesso em 02/05/2013.

Vamos conversar sobre o v?deo?

Professor, proponha um momento de di?logo com a turma sobre as impress?es que tiveram a partir do v?deo. ? importante contar com a participa??o de todos e observar os pontos de vista sobre gostar ou n?o de ler. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o di?logo:

?

?         O que cada aluno achou do v?deo;

?         Quais foram os sentimentos em rela??o ?s cenas vistas;

?         O que mais chamou a aten??o.

?

Todo esse trabalho poder? ser registrado no caderno de L?ngua Portuguesa, em que os alunos possam fazer um desenho do v?deo e tamb?m registrar por escrito o que acharam de mais importante no mesmo. Fa?a um momento de socializa??o das atividades em sala de aula, em que cada aluno possa mostrar ao grupo a sua produ??o e ouvir dos colegas as opini?es sobre sua atividade.

Aula na biblioteca da escola!

Agora, proponha ? turma uma visita ? biblioteca da escola, com o objetivo de explorar o seu acervo. Organize a turma em duplas, para que possam trabalhar juntos, no conhecimento dos materiais. ? importante que os alunos tenham clareza das normas que regem a biblioteca da escola e da import?ncia deste espa?o para a escola. Neste momento, deixe que os alunos conhe?am o acervo: livros, revistas, jornais, dentre outros. Em seguida, solicite que cada dupla escolha algum destes materiais para leitura. Neste momento, ? fundamental perceber qual o motivo da escolha: o desejo de ler e ou saber mais sobre o material?

Mediante esta escolha e, se poss?vel, com o material em m?os, os alunos poder?o retornar ? sala de aula e, em duplas, realizarem a leitura do mesmo. As duplas poder?o trocar ideias, opini?es, impress?es gerais sobre o material. O tempo de dedica??o ? leitura, que envolve interesse, necessidade e tamb?m desejo, varia de aluno para aluno e isso poder? ser facilmente verificado pelo professor e at? instigado por ele.

Professor, explore com a turma o tipo de material escolhido, as suas diferen?as e o tipo de informa??o que veicula em cada um. Este momento enriquecer? o interesse dos alunos em querer descobrir e ler outros materiais.

? importante considerar tamb?m que, a leitura n?o est? simplesmente relacionada ? rela??o letra e som, mas extrapola este campo e requer o uso de estrat?gias que s?o pr?prias de cada aluno, e que est?o relacionadas aos conhecimentos anteriores do assunto, do tipo de material, dentre outros aspectos.

Atividade de casa

Como atividade de casa, sugerimos um di?logo com os familiares, sobre o tipo de leitura que utilizam no dia a dia. ? importante frisar que, as leituras podem ser desde r?tulos, para compreender uma informa??o, revistas, jornais, textos midi?ticos, dentre outras diversas possibilidades de leitura.

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, retome com os alunos a atividade de casa e explore ao m?ximo as possibilidades m?ltiplas de leitura que podemos fazer em nosso dia a dia.

O que escrevemos em nosso dia a dia?

Professor, este momento dever? ser o mais enriquecedor poss?vel. Organizados em uma roda de conversa, proponha como tema o que cada aluno costuma escrever no dia a dia. Esta explora??o permitir? observar qual a fun??o da escrita pelo aluno. Ap?s todos participarem proponha que acessem no tablet ou no laptop Classmate, o s?tio sugerido abaixo, para assistirem ao v?deo que mobilizar? mais a discuss?o:  

Os fant?sticos livros voadores do Senhor Lessmore

EusouoLeitor2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=wDkfhwRlcZw. Acesso em 02/05/2013.

O que aprendemos com o v?deo?

Professor, o v?deo ? um recurso pedag?gico que utilizamos com um objetivo espec?fico. Neste caso, refletir com a turma sobre a escrita e import?ncia do registro de nossas ideias. Agora, organize um momento de di?logo sobre o que cada aluno compreendeu do v?deo e trabalhe outras quest?es que possam aparecer no decorrer da discuss?o. O importante ? valorizar a ideia de cada aluno.

Agora, proponha como desafio a constru??o de um caderno denominado ?Minhas ideias? com a turma. Este caderno poder? ser confeccionado manualmente pelos alunos ou mesmo solicitar na escola ou em uma gr?fica, a encaderna??o de folhas de papel em branco. Nossa sugest?o ? que as folhas n?o tenham linhas e estejam agrupadas em uma quantidade aproximada de 20 folhas.

Explique para a turma que este ?Di?rio? ? uma produ??o pr?pria e que cada aluno poder? registrar suas pr?prias ideias, coisas do dia a dia que acham interessantes, segredos e muito mais. O objetivo deste caderno ? romper com a ritualiza??o da escrita, apresentando para o aluno, possibilidades m?ltiplas da fun??o da escrita.

Acompanhe os registros espont?neos dos alunos e se achar interessante, organize momentos da aula para conversarem sobre os registros. ? fundamental que os alunos coloquem a data em que realizaram cada registro. Eles poder?o organizar a escrita usando letra de forma ou o tipo de letra, que acharem mais interessante.

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, para esta aula, ser? relevante convidar um escritor, ou mesmo alguma pessoa que utilize a escrita em seu trabalho, podendo ser um professor da pr?pria escola, o diretor ou mesmo algum familiar dos alunos. Este momento dever? oportunizar aos alunos o conhecimento, dentre outros aspectos, sobre:

?         A import?ncia da escrita no dia a dia;

?         O registro das pr?prias ideias;

?         Diferentes lugares e usos da escrita;

?         Rela??o entre leitura e escrita.

Ap?s o di?logo com o convidado, a turma poder? fazer um registro escrito, a partir da seguinte quest?o:

O que preciso para escrever minhas ideias?

Cada aluno poder? registrar suas ideias e ao final, auxilie a turma na cria??o de uma lista geral de dicas que poder?o recorrer para registrar as ideias. Esta lista poder? ser disponibilizada no s?tio da escola, bem como ser distribu?da ?s outras turmas.

Problema! Vamos resolver!

Professor, diante da situa??o abaixo, solicite que os alunos pensem em poss?veis solu??es.

Oi, amiguinho! Eu sou Isadora e tenho 6 anos. Hoje eu imaginei uma hist?ria de terror que daria medo em muita gente. Como posso fazer para n?o esquecer esta hist?ria? O que fa?o para que muitas pessoas conhe?am a hist?ria?

Explore com a turma as possibilidades de ajuda ? Isadora. ? importante que todos compreendam que ? poss?vel registrar nossas ideias e que podemos ser autores, sendo que muitas pessoas podem ler e aprender com nossas produ??es.  

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

E voc?? Quer escrever sua pr?pria hist?ria?

Professor, solicite que os alunos acessem no tablet ou no laptop Classmate, o s?tio sugerido abaixo, para constru?rem sua pr?pria hist?ria. Nele a turma encontrar? uma forma divertida de criar hist?rias, escolhendo temas e personagens. Aproveite ao m?ximo para que cada aluno usufrua deste recurso.

Hist?rias Fant?sticas:

EusouoLeitor3

Fonte: http://www.proativa.virtual.ufc.br/oa/historias/. Acesso em 02/05/2013.

As hist?rias poder?o ser salvas no pr?prio computador. Em seguida imprima cada uma para que os alunos possam expor suas produ??es no mural da escola.

Agora, retome o material que exploraram na biblioteca, a atividade de casa sobre o que os alunos leem no dia a dia e tamb?m a lista de dicas de escrita e proponha outro desafio: a constru??o de um livro com hist?rias inventadas a partir do interesse de cada aluno.

Estas hist?rias poder?o ser criadas mediante as viv?ncias do aluno na escola, bem como nos mais diversos contextos. No entanto, o fator fundamental ? o fluir da pr?pria imagina??o, a qual poder? ser instigada mediante a necessidade e interesse pela cria??o de hist?rias. A autoria poder? ser incentivada a cada produ??o e n?o devemos nos prender ?s quest?es ortogr?ficas ou mesmo gramaticais, mas ?s ideias dos alunos e em conson?ncia com estas, trabalhar a escrita das palavras. Voc? poder? trabalhar com a reescrita das produ??es, no entanto, ? fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o m?nimo poss?vel a sua produ??o. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poder? ser realizada a corre??o das produ??es escritas dos alunos.

Rompendo com padr?es de atividades de registro, propomos a seguir, algumas sugest?es que poder?o compor o livro dos alunos.

?

Data_______________ Minha produ??o n.?______________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

?

Data_______________ Minha produ??o n.?______________

?

Deixar um espa?o antes das linhas para desenho da crian?a.

?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

?

Data_______________ Minha produ??o n.?______________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

?

?

Deixar um espa?o para desenho da crian?a.

?

Fonte: Acervo da autora.

Cada hist?ria poder? ser criada mediante temas pol?micos discutidos em sala de aula, viv?ncias do aluno no contexto escolar e em outros, dentre outras diversas formas de instigar e agu?ar a imagina??o. Abuse da criatividade! Aproveite para levar para sala de aula materiais que despertem o interesse dos alunos, seu desejo de escrever sobre algo e desperte na turma a necessidade da escrita, ou seja, a possibilidade de comunica??o.

? importante que cada aluno escolha sua pr?pria forma de registro e que tenha oportunidade de socializar com os colegas, observando pontos que n?o foram compreendidos pela forma como escreveu ou mesmo registrou, mostrando que a escrita ? um processo de comunica??o e que para outro ler precisa ser compreens?vel. Isso ajudar? na autocorre??o das atividades pelos alunos e tamb?m na corre??o em dupla ou mesmo coletiva das atividades.

Voc? sabia? Ao refletir sobre a sua pr?pria escrita, sobre sua produ??o, o aluno est? exercendo de forma consciente uma atividade metacognitiva. Em uma atividade metalingu?stica, o aluno ? capaz de pensar sobre o seu pr?prio processo de aprendizagem. O importante ? viabilizarmos ao aluno oportunidades de atividades que estimulem esta reflex?o.

Para saber mais sobre o assunto, acesse e consulte o material sugerido abaixo:

Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica.  Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.

Com o livro pronto, organize com os alunos uma sess?o de aut?grafos, em que poder?o ser convidados os familiares e colegas de outras turmas.

Contando minha hist?ria de escritor!

Professor, converse com a turma e proponha que os alunos contem para os colegas o que mais gostaram ao escrever as hist?rias no livro, o que precisaram para elaborar as hist?rias, dentre outras coisas que gostariam de contar. ? importante que toda a turma conhe?a as hist?rias dos colegas e possa fazer um momento de di?logo sobre as produ??es. Oportunizar a leitura das produ??es pelos colegas ? fundamental nesta etapa de aprendizagem. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio da Turma da M?nica ?Portal da Turma da M?nica? ? http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 04/05/2013.

Sugest?es de links para professores:

Entrevista ?Ruth Rocha: ? muito bom escrever para crian?as? ? http://www.youtube.com/watch?v=pO2UfvUAZJw. Acesso em 04/05/2013.

Avaliação

?

Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas poss?veis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido ? importante observar e registrar as hip?teses de escrita do aluno, as suas facilidades e dificuldades frente ?s atividades de leitura e escrita, para num momento oportuno, intervir de forma a contribuir com o desenvolvimento do aluno.