Portal do Professor

Início do Conteúdo

Criando um espa?o-tempo de aprender a ler e a escrever

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto, La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho A. Fraga, Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Desenvolver sua autonomia de observar o ambiente alfabetizador da sala de aula;

?         Conhecer as possibilidades de explora??o do ambiente escolar para sua aprendizagem;

?         Refletir sobre o seu pr?prio processo de aprendizagem;

?         Desenvolver a habilidade de leitura;

?         Desenvolver estrat?gias de aprendizagem;

?         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?         Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Um espa?o-tempo de aprender: vamos construir juntos?

Professor, aprender a ler e a escrever ? um processo que ? sistematizado na escola e que conta com a riqueza de um espa?o-tempo que, se pensado, planejado e organizado conjuntamente com os alunos, poder? favorecer uma aprendizagem significativa. Estamos propondo que a escola constitua-se como um espa?o de forma??o e que o trabalho coletivo esteja em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos e tamb?m do professor. Neste ?mbito, dispomos de uma variedade de possibilidades que podem compor e consolidar um ambiente alfabetizador. Aqui, estamos propondo uma a??o conjunta entre voc? e seus alunos na constru??o deste espa?o-tempo, em que ambos s?o sujeitos ativos deste processo. M?os a obra!

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossa sala de aula: que espa?o ? esse?

Professor, que tal iniciar a aula com uma roda de conversa? Esta forma de organiza??o dos alunos possibilita o di?logo e favorece a intera??o do grupo. Proponha como objetivo da roda de conversa, descobrir o que cada um sabe sobre o espa?o da sala de aula. Neste momento, estamos tratando realmente do espa?o f?sico e do que ? colocado nele. Este poder? ser realizado no in?cio do ano letivo, bem como em qualquer ?poca do ano, uma vez que a reflex?o sobre o processo de aprendizagem ? fundamental e envolve pensar sobre o lugar em que esta aprendizagem se d?. Valorize a participa??o de todos e registre em uma cartolina as falas dos alunos.

Agora, organize um passeio pela escola, para que os alunos possam observar as outras salas de aula. Professor, combine previamente com os professores das outras turmas, para que sua turma possa fazer a observa??o de forma tranquila e o mais detalhada poss?vel.

Em sala de aula, solicite que cada aluno socialize as suas descobertas. Em seguida, entregue uma folha de papel em branco para os alunos para que cada um possa fazer um registro de um ambiente de sala de aula que gostariam de vivenciar todos os dias. Esta atividade poder? ser feita em dupla ou mesmo individualmente. O importante ? o registro da proposta do aluno, tendo em vista o seu desejo de aprender e suas necessidades para a sua concretiza??o.

Ap?s todos terminarem a atividade, proponha um momento de socializa??o das produ??es. Em seguida construa com a turma uma proposta de um ambiente de aprendizagem para a sala de aula. ? fundamental valorizar e contemplar as sugest?es dos alunos nesta proposta, bem como expressar a sua opini?o tamb?m.

Agora, fa?a um planejamento de a??es para que possam conseguir organizar a proposta pensada no grupo.

Voc? sabia? O ambiente alfabetizador favorece a aprendizagem dos alunos desde que tenha como refer?ncia a heterogeneidade de conhecimentos que os mesmos j? possuam e que se expressa no processo singular de aprender de cada um.

Para outras informa??es acesse o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: alfabetiza??o para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 7, 2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.

?

Para a presente aula, criamos uma poss?vel lista que contenha aspectos fundamentais ao ambiente alfabetizador e que podem ser expressos na necessidade dos alunos e que tamb?m s?o elementos fundamentais que precisam estar presentes no contexto da sala de aula. S?o eles:

Lista de elementos a serem afixados na parede:

?

?         Nomes dos alunos;

?         Alfabeto;

?         Painel de textos;

?         Painel de produ??es dos alunos.

?

Lista de elementos a serem organizados no espa?o da sala de aula:

?

?         Local para guardar ou mesmo deixar expostos os materiais para leitura e consulta dos alunos, tais como: livros, revistas, jornais, dentre outros;

?         Local para guardar os jogos.

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Efetivando nosso planejamento:

Alfabeto ilustrado

Professor, o alfabeto em sala de aula ? um recurso visual fundamental para consulta dos alunos nos mais variados momentos de aprendizagem. Por isso, inserir o aluno nesta constru??o propiciar? uma rela??o mais significativa com este material.

Para iniciar o trabalho, organize os alunos em duplas e disponibilize materiais com imagens maiores, que podem ser encontradas em jornais, revistas e outros. Os alunos podem ser organizados em duplas e cada uma ficar respons?vel por uma ou duas letras do alfabeto para procurar imagens ou mesmo palavras que iniciem com tais letras. As letras poder?o ser impressas anteriormente, podendo ser colocadas os quatro tipos de letras (mai?scula e min?scula, imprensa e cursiva) em um tamanho que possibilite sua visualiza??o pela turma. No espa?o em branco da folha, ao lado da letra, os alunos poder?o colar uma ou mais imagens encontradas. Em seguida, poder?o fazer uma apresenta??o para a turma da sua produ??o.

Professor, se poss?vel, leve os alunos ? biblioteca da escola ou mesmo ? secretaria escolar e deixe que observem a forma como os livros, as fichas dos alunos e outros documentos s?o organizados em ordem alfab?tica. A ideia ? que os alunos conhe?am pr?ticas reais de uso da ordem alfab?tica e sua utilidade no dia a dia. Apresente para a turma listas telef?nicas e tamb?m o dicion?rio para que fa?am esta observa??o. Depois, organize as letras do alfabeto, constru?das com a turma, em ordem alfab?tica, contando com a colabora??o dos alunos e afixe-as em um local da sala de aula que seja f?cil para os alunos visualizarem.

Agora, que tal descobrir um pouco sobre a hist?ria das letras com os alunos? Para isso, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate o s?tio sugerido abaixo e fa?am a leitura do texto online.

Espa??odeaprender1

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-das-letras/. Acesso em 04/05/2013.

Explorando o texto online

Professor, organize um di?logo com a turma sobre o texto lido, permeado pelas seguintes quest?es:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • O que descobriu?
  • Qual a necessidade do alfabeto?
  • Como o alfabeto nos auxilia no dia a dia?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ap?s o di?logo, solicite que cada aluno fa?a um registro, por meio de desenho, do que compreendeu. Em seguida, os alunos poder?o apresentar suas produ??es para os colegas.

Agora, auxilie os alunos a acessarem o s?tio abaixo utilizando o laptop Classmate ou o tablet. A partir do jogo, os alunos ter?o contato com diferentes palavras e poder?o fazer reflex?o sobre as letras do alfabeto.

Aprendendo o alfabeto

Espa??odeAprendizagem2

Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoAlfabeto/. Acesso em 04/05/2013.

Ap?s o jogo, os alunos poder?o criar uma palavra para cada letra do alfabeto, utilizando para isso, o caderno de L?ngua Portuguesa. Veja o exemplo abaixo:

Letra do alfabeto

Palavra

Desenho

A

ANEL

?

B

?

?

C

?

?

D

?

?

E

?

?

F

?

?

G

?

?

H

?

?

I

?

?

J

?

?

K

?

?

L

?

?

M

?

?

N

?

?

O

?

?

P

?

?

Q

?

?

R

?

?

S

?

?

T

?

?

U

?

?

V

?

?

W

?

?

X

?

?

Y

?

?

Z

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

Conclu?da a atividade, solicite que cada aluno apresente sua atividade e se achar interessante, poder? construir uma lista coletiva relacionando cada palavra encontrada pela turma ? sua letra inicial correspondente.

Lista de nomes

Professor, vamos iniciar com a constru??o da lista de nomes dos alunos. Esse momento poder? ser realizado utilizando o laptop Classmate. Para isso, solicite que acessem o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Essa atividade tamb?m poder? ser realizada atrav?s do tablet.

Explique para a turma que os alunos ter?o como desafio digitar o pr?prio nome. Poder?o aproveitar o momento para modificar o tipo de letra do nome, utilizando como recurso o programa KWord, observando formas diferentes em que o nome poder? ser escrito. Ap?s digitar o seu pr?prio nome, cada aluno poder? fazer uma sondagem na sala de aula e descobrir com os outros colegas como se escreve o nome de cada um e digit?-los, construindo uma lista de nomes de todos da sala de aula. Com a lista pronta, auxilie-os a coloc?-la em ordem alfab?tica. Para isso, retome os conhecimentos anteriormente constru?dos com a constru??o do alfabeto.

Ap?s a constru??o da lista, imprima-a para cada aluno e fa?a uma c?pia ampliada com os nomes dos alunos para ser afixada no mural da sala de aula. ? importante que cada aluno verifique em sua lista, a escrita correta dos nomes dos colegas e fa?a as devidas corre??es.

Explore ao m?ximo este momento, solicitando que observem os nomes que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, o tamanho dos nomes, dentre outros elementos que caracterizam cada nome. Neste momento, as infer?ncias dos alunos s?o fundamentais para irem consolidando suas estrat?gias de leitura.

A seguir, propomos atividades diversificadas que voc? poder? realizar com a turma para um trabalho efetivo com a lista de nomes:

?         A partir de fichas com os nomes dos alunos, solicite que cada um encontre o seu e apresente ? turma como identificou que aquele era o seu pr?prio nome. Em seguida solicite que o aluno v? at? a lista afixada na parede da sala de aula e coloque sua ficha ao lado do seu nome na lista;

?         Organize os alunos em duplas e distribua jornais e revistas para recorte, sendo que o desafio ? formar o nome do colega da dupla. Em seguida, propicie um momento para socializa??o das atividades;

?         Fa?a quebra-cabe?as com as fichas de nomes dos alunos e distribua-os para cada aluno. Ap?s montar o seu pr?prio nome, os alunos poder?o ser desafiados a montar o nome de outros colegas;

?         Entregue um peda?o de papel para que cada aluno escreva o seu pr?prio nome e em seguida coloque-o dentro de uma bexiga. Depois, solicite que encham as bexigas e ao som de uma m?sica joguem os bal?es para cima para se misturarem. Quando a m?sica parar cada aluno poder? pegar qualquer bal?o e estourar para ter acesso ao nome que est? dentro do bal?o. Agora, fa?a uma grande roda e cada um poder? tentar descobrir qual o nome do colega que tirou.

Tamb?m sugerimos que no trabalho com os nomes, seja utilizada a hist?ria ?O c?ozinho sem nome? de autoria de Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa. Conte a hist?ria e apresente as imagens para a turma. Em seguida, possibilite um momento para que os alunos possam manusear o livro e fazer suas observa??es.

Espa??odeAprendizagem4

Fonte: http://globolivros.globo.com/busca_detalhesprodutos.asp?pgTipo=CATALOGO&idProduto=1612. Acesso em 04/05/2013.

Ap?s o momento da hist?ria, fa?a um di?logo com a turma sobre o que os alunos sabem sobre a hist?ria dos nomes das pessoas e sobre a import?ncia do nosso nome. Como atividade de casa, voc? poder? propor que os alunos investiguem junto aos seus familiares, a origem do seu nome e como foi a escolha do mesmo. Depois, fa?a um momento de socializa??o das atividades para que a turma conhe?a a hist?ria de cada nome.

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Painel de textos

Construir um painel para expor textos em sala de aula constitui um elemento fundamental para favorecer a aprendizagem dos alunos. No entanto, a escolha destes textos dever? ser cuidadosamente realizada por voc? professor, mediante as necessidades e interesses da turma. Textos interessantes s?o: quadrinhas, parlendas, trava-l?nguas, adivinhas, cantigas de roda e poesias. Os mesmos poder?o ficar afixados no mural da sala de aula e serem explorados ao m?ximo. Veja alguns exemplos a seguir:

?         Com o texto afixado em tamanho de f?cil visualiza??o pela turma, fa?a a leitura do mesmo com a turma. Se achar interessante poder? utilizar uma r?gua ou mesmo a m?o e passar sobre cada palavra lida. Assim, os alunos podem acompanhar a sua leitura;

?         Convide os alunos a fazerem desenhos ao redor do texto, para ilustr?-lo. Para este momento, a compreens?o do texto ? fundamental;

?         Explore as caracter?sticas do texto (poesia, bilhetes, not?cias de jornal, convites, cartas, dentre outros). O importante ? que o aluno perceba as situa??es reais em que estes textos, em suas singularidades, s?o utilizados;

?         Coloque os alunos em situa??es reais de escrita e reescrita destes textos. Crie momentos em que h? a real necessidade de se escrever um bilhete, uma carta, um convite, uma instru??o de um jogo, uma receita, dentre outros. Lembre-se que um ambiente alfabetizador n?o ? somente aquele com materiais afixados na parede, mas que possibilita ao aluno o uso da leitura e da escrita neste espa?o-tempo.

Professor, a exposi??o dos textos em sala da aula, requer nosso trabalho constante com os mesmos, orientando os alunos nas suas consultas sempre que julgar importante para auxili?-los no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Painel de produ??es dos alunos

O painel de produ??es dos alunos ? fundamental para expor as atividades por eles realizadas e valorizar a observa??o e o conhecimento das produ??es de todos. Neste sentido, n?o basta expor as atividades, ? fundamental constituir o h?bito de consulta, de observa??o, de avalia??o e autoavalia??o das produ??es, de ajuda aos colegas, de valoriza??o do trabalho do outro, de aprender com o colega. ? realmente um espa?o de aprendizagem compartilhada. Para a sua constru??o, voc? poder? optar por um varal, em que as atividades sejam afixadas com o uso de pregadores de roupa, ou mesmo deixando um espa?o em uma parede para afixar as atividades com fita adesiva. Toda esta parte est?tica deve ser cuidada, para que a sala de aula n?o fique com o que conhecemos como polui??o visual, o que prejudica sobremaneira a aprendizagem.

Nosso espa?o de leitura e escrita!

Professor, para criar um ambiente pr?ximo do aluno, sugerimos que solicite aos alunos que tragam de casa materiais diversos que gostem de ler ou mesmo que tenham interesse em mostrar para a turma. Explique para a turma e, se achar interessante, envie um bilhete aos familiares, o qual poder? ser redigido juntamente com os alunos, dizendo que a ideia ? socializar com os colegas poss?veis materiais de leitura que utilizamos em casa: revistas, livros, jornais, bulas de rem?dio, manuais, regras de jogos, receitas, dentre outros.

Com os materiais em sala de aula, solicite que cada aluno mostre para a turma o que trouxe. Em seguida, escolha o melhor local da sala de aula para que estes materiais fiquem ? disposi??o dos alunos para leitura. O material poder? ser utilizado no intervalo das atividades ou mesmo em momentos espec?ficos destinados a essa atividade.

Neste mesmo local, voc? professor, tamb?m poder? disponibilizar livros, revistas e outros materiais para leitura. Explique para a turma os cuidados necess?rios com os materiais e a import?ncia deste momento para a aprendizagem.

Aproveite este espa?o para fazer leituras para a turma de hist?rias, bem como dos diferentes materiais ali dispon?veis, para que possam ter contato com a riqueza dos textos, possibilitando a amplia??o do vocabul?rio.

Neste mesmo espa?o poder?o ser disponibilizadas folhas de papel em branco e l?pis de escrever e de cor, para que os alunos possam ter um momento de escrita mais livre e espont?nea.

Nosso espa?o de jogos!

Professor, j? existe uma extensa lista de jogos que auxiliam no processo de alfabetiza??o. Jogos como letras m?veis e s?labas, poder?o ser facilmente confeccionados com os alunos, utilizando o tablet ou o laptop Classmate, recorrendo ao programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Este material dever? ficar em um local da sala de aula de f?cil acesso dos alunos e poder?o ser criadas diferentes oportunidades de utiliza??o dos mesmos.

Professor, os jogos tamb?m poder?o ser online e para isso, ? necess?rio criar uma lista de s?tios com a turma. Veja algumas sugest?es abaixo que podem fazer parte do uso cotidiano dos alunos.

Espa??odeAprendizagem5

Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/pescaLetras/. Acesso em 04/05/2013.

Espa??odeAprendizagem6

Fonte: http://cmais.com.br/quintaldacultura/jogos/educativos/jogo-letras-e-numeros-cocorico. Acesso em 04/05/2013.

Espa??odeAprendizagem7

Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/vogais-domino.html. Acesso em 04/05/2013.

Professor, crie situa??es reais com os alunos para constru??o de regras de jogos, de leitura de regras para saber como jogar. Tudo isso colocar? o aluno em situa??o ativa do uso cotidiano da leitura e da escrita. Voc? pode organizar os alunos em duplas e solicitar que cada dupla invente um jogo com as letras m?veis do alfabeto. Estas regras dever?o ser escritas. Depois, troque os jogos com as duplas e cada uma ter? o desafio de tentar jogar com as regras inventadas pela outra dupla. Em seguida, abra uma grande roda e pe?a para que cada dupla fale sobre as regras inventadas e se h? necessidade de alguma altera??o. Posteriormente, organize um caderno contendo todas as regras inventadas pela turma e disponibilize para as outras turmas da escola. O mais importante ? que os alunos percebam a import?ncia da escrita como ve?culo de comunica??o. Fazer uso real deste processo consolida a sua fun??o para o aluno.

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Como estamos usando nosso espa?o-tempo?

Professor, para o presente momento, sugerimos que se fa?a uma avalia??o com os alunos de como tem sido utilizado o ambiente constru?do pela turma. Neste sentido, solicite que expressem oralmente ou mesmo por escrito, as suas impress?es sobre como ficou o espa?o da sala de aula e o que mais tem sido utilizado.

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

?         O que aprendo com o ambiente da sala de aula?

?         Como tenho usado este espa?o?

?         O que mudou depois que ajudei construir e cuidar do ambiente da sala de aula?

?         Como foi e est? sendo minha participa??o nas atividades propostas?

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno de L?ngua Portuguesa. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio ?Hist?rias Divertidas? ? http://www.contandohistoria.com/menuhistoria2.htm. Acesso em 04/05/2013. 

Sugest?es de links para professores: 

Document?rio ?Maura visita| Alfabetiza??o| Epis?dio 2: gest?o do ambiente alfabetizador? ? http://www.youtube.com/watch?v=xByFU8b9e9A. Acesso em 04/05/2013.

Avaliação

Avaliar ? um processo que ocorre durante todo o percurso de aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, cabe ao professor observar e registrar elementos importantes que necessitam ser retomados em outras atividades, estando atento ?s poss?veis dificuldades dos alunos, bem como os fazendo avan?ar em suas hip?teses de escrita e de leitura.