Portal do Professor

Início do Conteúdo

Letra mai?scula ou min?scula: Eis a quest?o.

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Refor?ar seus conhecimentos sobre o alfabeto da L?ngua Portuguesa e os diferentes tipos de letras;
  • Fazer a distin??o entre letras mai?sculas e min?sculas;
  • Apropriar-se do sistema de escrita alfab?tica, compreendendo o uso das letras mai?sculas e min?sculas;
  • Distinguir, como leitor, diferentes tipos de letras;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informa??es no texto lido;
  • Formular hip?teses sobre o tema ou assunto desenvolvido;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades l?dicas;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos, de forma contextualizada, atividades que envolvam as letras do alfabeto, bem como o reconhecimento das vogais e das consoantes. Al?m disto, ? preciso que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e de se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, de acordo com a proposta do Pacto pela Alfabetiza??o na Idade Certa:  "Al?m dos jogos e as alternativas de trabalho j? mencionadas, para ajudar os alunos no dom?nio das correspond?ncias letra-som, podemos lan?ar m?o de: [...] escrita de palavras que possuam uma determinada letra (adedonha, lista de palavras): esse tipo de atividade possibilita aos alunos vivenciarem a escrita de palavras (animal, fruta,pessoa, lugar, dentre outros agrupamentos) iniciadas com uma determinada letra, o que permite ?s crian?as pensarem nas rela??es letra-som no in?cio das palavras". (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira;  PESSOA, Ana Cl?udia Rodrigues Gon?alves. Planejamento do ensino: princ?pios did?ticos e modos de organiza??o do trabalho. In:  Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa. A consolida??o das correspond?ncias letra-som no ?ltimo ano do ciclo de alfabetiza??o.  Bras?lia: MEC,SEB, ano 3, unidade 3, p. 6-19, 2012.). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf> Acesso em: 02 maio 2013.

Dessa forma, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca do alfabeto e o uso das letras mai?sculas e min?sculas. Por meio de atividades l?dicas programadas, os alunos poder?o identificar letras isoladas ou palavras escritas com diferentes tipos de letras: mai?scula, min?scula; cursiva; reconhecer letras do alfabeto apresentadas isoladamente, em sequ?ncia de letras ou no contexto de palavras.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Motivando os alunos:

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre as letras do alfabeto, pergunte, por exemplo: Quais s?o as letras do nosso alfabeto? Quantas s?o? Algu?m conhece a ordem alfab?tica, ou seja, como as letras aparecem no alfabeto? 

Ou?a as respostas e fa?a novos questionamentos.

Em seguida, proponha uma brincadeira com algumas letras do alfabeto. Veja como fazer:

Providencie dois dados de seis faces, sendo um contendo em suas faces letras mai?sculas e o outro letras min?sculas. Explique que cada um, na sua vez, ir? lan?ar os dados e que quando estes ca?rem dever? escrever palavras que iniciam com as letras que ca?rem.

Para o registro, entregue a cada aluno uma ficha, veja exemplo a seguir. (? importante que registrem a letra obedecendo o crit?rio- mai?scula e min?scula)

Letra: 

_____________

Letra:

___________

Palavras:

_____________________

_____________________

?

Palavras:

_____________________

______________________

Aluno: ________________________________________________________

Data: _________________________________________________________

Fonte: Acervo da autora.

Observa??o: Voc? poder? escrever as mesmas letras nas faces dos dados, desde que sejam, letras mai?sculas em um e letras min?sculas em outro. ? importante que voc? fique atenta ao registro dos alunos quanto ao uso da letra mai?scula e min?scula. Recolha as fichas e analise-as. Esta atividade ser? mais um elemento para que voc? possa diagnosticar os conhecimentos de seus alunos. Com base nela, ? poss?vel elaborar um mapa dos saberes da turma e planejar suas a??es, os agrupamentos e as interven??es. Em momento oportuno iremos utiliz?-lo.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, re?na os alunos em duplas ou trios. Fa?a com eles o Jogo STOP, tamb?m conhecido como "Adedonha".

Providencie para cada membro do grupo uma folha de papel avulsa, contendo as orienta??es e os nomes de: pessoas, animais, frutas, brinquedos. Esta folha poder? ser organizada pelos alunos. Voc? passa na lousa eles copiam ou se os alunos possu?rem laptops do Projeto UCA poder?o digit?-la por meio do programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos ) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).

Pe?a, aos alunos para criarem uma tabela com colunas, veja exemplo a seguir.  N?o se esque?a do t?tulo.

 LetrasMn

Fonte da imagem: http://www.blogdajulieta.com.br/?p=7974 Acesso em 01/05/2013.

Nomes de:

Pessoas Frutas Animais Brinquedos Total de pontos
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?

Fonte: Acervo da autora.

Os comandos abaixo determinar?o os nomes a serem escritos em cada linha: 

Palavras que comecem ou que tenham as letras t/d

?

Palavras que comecem ou que tenham as letras p/b

?

Palavras que comecem ou que tenham as letras f/v

?

Palavras que comecem ou que tenham as letras r/l

?

Palavras que comecem ou que tenham as letras x/ch

Fonte: Acervo da autora

Passos para realiza??o do jogo:

1- O primeiro grupo que completar a linha grita STOP.

2- Imediatamente todos param de escrever e riscam a coluna que n?o conseguiram completar.

3- Um membro de cada grupo, na sua vez, vai at? a lousa e registra as palavras descobertas.

4- Verifique, com a participa??o da turma, as palavras que foram escritas corretamente. Cada uma delas vale um ponto. Conte os pontos e anote o total ao lado de cada linha.

5- Depois das rodadas, faz-se a soma da pontua??o para saber quem fez mais pontos.

Importante: Se nenhum grupo gritar STOP, depois de certo tempo, voc? encerra a rodada. Se algum grupo escreveu uma palavra igual ? dos outros, todos ganham um ponto. Se algum grupo escreveu uma palavra que ningu?m tenha escrito, ganha dois pontos. ? fundamental que antes do in?cio do jogo, os alunos sejam apresentados ?s regras e concordem com elas. Lembre-se, ap?s a concord?ncia de todos, as regras n?o ser?o modificadas ao longo do jogo.

Quando os alunos terminarem de jogar, observem as palavras na lousa e, dialogue com a turma questionando:

  • Ao escreverem as palavras de cada rodada, voc?s tiveram d?vidas quanto ao uso de uma ou outra letra? Por qu??
  • O que devemos fazer quando temos d?vidas ao escrever uma palavra?

Observa??o: Os comandos que utilizamos para realizar a atividade se devem ao fato do trabalho com uso de letra mai?scula e min?scula, aliado a poss?veis dificuldades ortogr?ficas no in?cio da alfabetiza??o. A troca das letras (p/b, f/v, t/d, r/l, x/ch), na maioria das vezes ocorre, por serem muito parecidas (t?m quase os mesmos pontos de articula??o no Aparelho Fonador). Se n?o for corrigida nos primeiros anos escolares pode chegar ? fase adulta. Para que os conceitos aqui trabalhados sejam consolidados, ? interessante que os alunos sejam incentivados a fazerem muita leitura, pois o ato de ler exige a reflex?o contextualizada das palavras o que auxilia tamb?m nessas dificuldades ortogr?ficas.

Varia??es da atividade: Voc? poder? escolher o tema do jogo a partir das necessidades de seu planejamento. Poder? ser um conte?do espec?fico que est? sendo trabalhado em sala de aula, por exemplo, munic?pios, estados e pa?ses. Com os temas definidos, sorteia-se uma letra e inicia-se a rodada. A validade da resposta poder? ser conferida de forma coletiva, com a participa??o da turma ou poder? deixar para que o pr?prio grupo o fa?a.

Aproveite para trabalhar conte?dos de Matem?tica a partir das palavras escritas. Por exemplo: escrever por extenso o n?mero correspondente ? quantidade de palavras escritas, identificar se eles s?o n?meros pares ou ?mpares, quais s?o os vizinhos, elabora??o de situa??es problemas, dentre outros.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade anterior, pe?a que cada aluno pegue a folha com o registro do jogo.

Solicite que os alunos usem o caderno de L?ngua Portuguesa para realizarem as seguintes atividades: (Professor, fique atento e reforce quando necess?rio: as frases devem  iniciar com letra mai?scula e terminar com um ponto final.).

Pensando no jogo STOP, fa?a o que se pede:

1- Cole a folha com o registro do jogo.

2- Observando a ficha do jogo, responda:

a- Todas as palavras que voc? usou no jogo s?o nomes. Para que servem os nomes?

_____________________________________________________________________

b- Em algumas das palavras voc? precisou usar a letra mai?scula? Por que isso foi necess?rio?

_____________________________________________________________________

c- Das palavras que voc? registrou quais s?o nomes de pessoas? Quais s?o nomes de lugares?

_____________________________________________________________________

d- Escreva o nosso alfabeto usando letra mai?scula e min?scula:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

MarchinhascarnavalUtilizando a inform?tica

?

Professor, para aprofundar o estudo sobre uso das letras mai?sculas e min?sculas, leve os alunos at? o Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. Juntamente com os alunos acesse os s?tios:

http://www.escolakids.com/maiuscula-e-minuscula.htm. Letra mai?scula e min?scula (Informa??es sobre o fato de que ao escrevermos usamos letras mai?sculas e min?sculas, que variam de acordo com as palavras.). Acesso em 2/5/2013.

http://www.escolakids.com/letras-maiusculas-e-minusculas-quando-devemos-utilizalas.htm. Letras mai?sculas e min?sculas ? quando devemos utiliz?-las? Acesso em 2/5/2013.

Durante a utiliza??o de cada s?tio pe?a que os alunos leiam as informa??es e digam o que entenderam. Aproveite para (re)conhecer nomes pr?prios e comuns, utilize o s?tio http://www.escolakids.com/nomes-proprios-e-nomes-comuns.htm. Acesso em 2/5/2013.

Agora, proponha aos alunos que realizem alguns jogos sobre a tem?tica estudada. Utilize o s?tio:

http://www.redescola.com.br/software/oapp1007/oapp1007.swf  ou

http://www.redescola.com.br/kids/index.php?option=com_content&task=view&id=116&Itemid=34. Encontre os pares de letras. Acesso em 2/5/2013.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id22=1. Jogo digita??o (digitar o maior n?mero de letras poss?veis, mas aten??o, existem letras mai?sculas e min?sculas). Acesso em 2/5/2013.

Ao t?rmino dos jogos, fa?a uma avalia??o dessa atividade. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram.

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, para sistematizar ainda mais o processo de escrita, utilize nomes que foram registrados pelos alunos no jogo STOP. Utilizando o caderno de L?ngua Portuguesa voc? poder? realizar as atividades:

1-Forme palavras usando apenas as letras dos nomes de pessoas e cidades, ou seja, nomes pr?prios. (As respostas s?o apenas possibilidades. Leve um mapa para sala de aula, a fim de que a turma possa localizar as cidades descritas na atividade.).

a-Teresina (PI) ? resina, ter, sina, ser, Tais, tia

b- Ferdinando ? fera, feriado, feia, Ana, Fernando, dia, dado, ano

c- Diamantina (MG)- tia, dia, mana, ama, anta, dama, tina, ida, Diana.

d- Veneranda ? Vera, Ana,verde, era, anda .

e- Bandeirantes (MS)- bandeira, Ana, dente, ira, antes, era, Iara

f- Agora, ? a sua vez. Escolha o nome de uma pessoa ou de outra cidade e encontre nele o maior n?mero de palavras que voc? conseguir.

_____________________________________________________________________________________

g- Desafie seu colega do lado a encontrar todas as palavras que voc? achou.

_____________________________________________________________________________________

2- Escolha quatro palavras do exerc?cio anterior que iniciam com letra min?scula e produza uma frase para cada uma delas.

______________________________________________________________________________________

3- Quebra-cabe?a

Tatiana, Patr?cia, Val?ria e Denize fazem parte da mesma turma da rua. Cada uma mora numa dessas casas: (Fa?a o desenho de quatro casas diferentes e as numere de 1 a 4).

LetrasMn LetrasMn LetrasMn  LetrasMn

Fonte das casinhas http://www.totalgifs.com/gifs-gratis/casinhas/pagina-4.html. Acesso 01/05/2013.

Descubra quem mora em cada casa, sabendo que:

a- Tatiana ? vizinha de Val?ria, que mora na segunda casa.

b- Patr?cia n?o ? vizinha de Tatiana.

c- Denize mora na ?ltima casa.

Dica: Solicite que os alunos escrevam os elementos da situa??o problema em cart?ezinhos para que possam manipul?-los. (Respostas: Tatiana- casa 1, Val?ria- casa 2, Patr?cia- casa 3, Denize ? casa 4)

Para finalizar, retome os registros da 1a atividade deste planejamento.

Entregue as fichas preenchidas durante o jogo dos dados. Estimule a turma a rever as letras e as palavras que escreveram.

Fa?a um registro no caderno contemplando a atividade realizada anteriormente e as conclus?es ?s quais chegaram ap?s a revis?o de suas escritas. Voc? poder? fazer assim: (Se optar pelo registro, conforme a agilidade de seus alunos, voc? ter? de incluir mais uma atividade em seu planejamento.). 

Registro de um jogo de dados

LetrasMn

Fonte da imagem: http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/ Acesso 01/05/2013.

Na aula do dia...... realizamos uma atividade com dados.

Cada um, na sua vez, lan?ou os dados e quando estes ca?ram escrevemos, em uma ficha, palavras que iniciam com as letras que ca?ram. Veja a minha ficha. (Cada aluno dever? colar a sua ficha.).

Depois deste dia, estudamos e aprendemos muitas coisas sobre letras mai?sculas e min?sculas.

Agora, vou rever a ficha que preenchi anteriormente e vou reescrever as palavras que n?o havia escrito de maneira convencional. (Cada aluno reescreve, caso haja, as palavras que n?o havia escrito corretamente. Se o aluno n?o teve nenhum equivoco, poder? registrar a ?ltima frase assim: Reli minha ficha e descobri que escrevi todas as palavras corretamente.).

Minha opini?o sobre esta atividade ?... porque... (Resposta pessoal).

OUTRAS POSSIBILIDADES 

 Professor, voc? poder? desenvolver outras atividades sobre o uso de letras mai?sculas e min?sculas. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade ? importante que exista di?logo e/ou registro. Durante a execu??o fa?a interfer?ncia, a fim de sanar alguma d?vida e/ou ampliar as informa??es vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi poss?vel aprender. Se os alunos tiverem alguma d?vida procure ajud?-los a esclarecerem as mesmas.

1 -Bingo Ortogr?fico

Nesta atividade a inten??o ? desenvolver no aluno a percep??o visual e a escrita correta das palavras. Os alunos, em grupos, dever?o recortar figuras coloridas de objetos variados de revistas como, por exemplo, roupas, sapatos, ?culos, frutas, animais, etc. Colar essas figuras em cartolina, formando trinta e seis fichas. Em uma caixa, colar papeizinhos dobrados com os nomes das figuras. Distribuir as figuras entre os participantes e sortear os pap?is com seus nomes. O aluno que estiver com a figura deve apresent?-la escrevendo a palavra no quadro e o aluno que estiver com a escrita da palavra far? a corre??o. Marca ponto quem n?o errar a escrita.

?

2-Jogo: Morto Vivo (troca de letras)


Material: Fichas pequenas com palavras.

Prepara??o: Alunos dispostos em fileira. Cada aluno recebe uma palavra referente a alguma quest?o de ortografia (f/v, p/b, m/n, t/d). Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.

Como se joga: Cada aluno l? a sua palavra, mas n?o conta para o colega. A professora dar? a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase ficar? em p? (vivo).

?Uma .................. da fazenda de meu pai fugiu.?

Os alunos mostram as palavras que t?m. Quem ficou em p? com a palavra ?faca? sai do jogo e quem abaixou com a palavra ?vaca? tamb?m. Isto porque o comando n?o foi atendido.

O jogo segue com novas frases e palavras at? que sobre um s? jogador.

?

Observa??es: A cada nova frase a voz de comando poder? ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que est? com a palavra adequada.

Esse jogo tem por finalidade trabalhar quest?es ortogr?ficas referentes ?s trocas entre consoantes surdas e sonoras. (f/v, t/d, p/b, m/n).

 Ap?s a brincadeira poder?o ser feitos alguns questionamentos como:

1. Por que nos confundimos?

2. Quais s?o as letras que t?m sons parecidos? (Se voc? achar conveniente poder? falar sobre as vibra??es ou n?o das cordas vocais.).

?

3-Acr?stico

Solicite aos alunos que fa?am um acr?stico do pr?prio nome, do seu nome, do nome de colegas, dentre outros. (Acr?stico ? uma composi??o po?tica em que as letras iniciais de cada verso formam um nome.) Exemplo:

Esperta

Dedicada

Inteligente

Talentosa

Educada

?

4-Folhear diferentes impressos

Pe?a aos alunos que levem para a escola diferentes impressos para serem recortados (jornais, revistas, panfletos de propagandas, calend?rios, listas telef?nicas). Organize-os em duplas e pe?a que recortem e colem, de acordo com suas instru??es, as letras que conseguirem identificar nos impressos. Divida a atividade em tr?s partes e desenvolva cada etapa em uma aula diferente. Observe com os alunos que existem diferentes tipos de letras: imprensa mai?scula, min?scula, cursiva mai?scula e min?scula. Entregue aos alunos uma outra atividade impressa na qual dever?o distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gr?ficos.

5-Desafio

Entregue aos alunos uma folha com um exerc?cio do tipo "Ligue-Ligue". Nessa atividade, eles ir?o identificar palavras iguais, por?m escritas com diferentes tipos de letras. Ou seja, as palavras da primeira coluna dever?o identificar o seu par nas outras colunas. Essa atividade ajuda os alunos a observarem as semelhan?as e diferen?as entre os tipos de letras e fixarem os formatos das letras.

Recursos Complementares

Nos s?tios abaixo voc? obter? outras informa??es sobre o uso de letras min?sculas e mai?sculas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20028. Subindo escadas alfab?ticas para descobrir substantivos pr?prios e comuns.

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1353. Letras min?sculas e mai?sculas no Novo Acordo Ortogr?fico.

http://pt.scribd.com/doc/53553920/12/Dicas-ao-professor. Jogos de alfabetiza??o. Acessados em 01/05/2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolver? sua observa??o cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verifica??o das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conte?dos que j? aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos conseguiram fazer a distin??o entre letras mai?sculas e min?sculas, se foram capazes de: formular hip?teses sobre o assunto desenvolvido, leram, interpretaram e resolveram as situa??es problema; produzir relat?rio e interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o alfabeto da L?ngua Portuguesa e os diferentes tipos de letras.