Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto, La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho A. Fraga, Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corr?a Dornellas.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
?
? Desenvolver sua autonomia de observar palavras escritas nos mais diversos contextos;
? Usar a imagina??o e a autoria no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
? Refletir sobre o seu pr?prio processo de aprendizagem;
? Desenvolver a habilidade de leitura;
? Reconhecer a import?ncia da escrita e da leitura no seu dia a dia;
? Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
?
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
?
PALAVRAS: EST?O NO NOSSO CAMINHO
Professor, vivemos em uma sociedade letrada em que oportunidades de aprendizagem da leitura e da escrita est?o imersas em diferentes lugares dos quais participamos. Aproveitar estas oportunidades para aprender que ? um desafio que precisamos incentivar nas pr?ticas pedag?gicas, de forma a respeitar e valorizar o universo vivenciado pelos alunos. ? neste ?mbito que se insere a presente aula, integrando escola e sociedade como espa?os de forma??o e de aprendizagem. Vamos l?!
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
PIRATA: UM CA?ADOR DE TESOUROS
Professor, propomos o in?cio da aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a falarem palavras que gostam e os lugares em que as identificaram.
Voc? sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma fun??o e um significado em suas vidas.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.
Fa?a um passeio com a turma pela escola e solicite que os alunos observem os lugares em que encontram algo escrito. Entregue uma folha de papel em branco, um l?pis e se poss?vel uma prancheta tamb?m, para apoiar a folha. Os colegas poder?o se ajudar mutuamente nesta atividade, ou seja, ser? um momento de aprender com o outro tamb?m.
Em sala de aula, pe?a que falem as palavras encontradas. Depois, registre na lousa uma lista geral com as palavras encontradas. Os alunos poder?o fazer esse registro utilizando o caderno de L?ngua Portuguesa. Agora, que tal ver com eles a import?ncia das palavras encontradas no cotidiano da escola? Por exemplo: Por que tem o nome da professora na porta da sala de aula? Por que ? preciso identificar a secretaria escolar? Instigue os alunos a pensarem sobre estas e outras quest?es para que possam compreender mais sobre a fun??o da escrita em nosso dia a dia.
Em seguida, conte para a turma a hist?ria ?Pirata de palavras? da autora Jussara Braga. Crie um ambiente que favore?a a leitura da hist?ria, em que os alunos possam estar confortavelmente organizados para ouvi-la. Apresente inicialmente a capa do livro e explore seus elementos. Deixe que os alunos participem neste momento e fa?a uma discuss?o sobre o que sabem sobre o t?tulo e o que imaginam que seja um pirata. Agora, inicie a leitura da hist?ria.
?
Fonte: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2625446/pirata-de-palavras. Acesso em 06/05/2013.
Ap?s a leitura, possibilite um momento de participa??o oral dos alunos, em que cada um possa expressar suas impress?es sobre a hist?ria. Para nortear o di?logo com a turma tenha os aspectos abaixo como refer?ncia:
Depois da conversa, solicite que cada aluno fa?a um desenho e escreva, usando o caderno de L?ngua Portuguesa, sobre o que descobriu com a hist?ria.
Agora, assista com a turma ao v?deo sugerido abaixo para que os alunos descubram mais sobre os piratas, os nomes dos seus companheiros e muito mais.
?
Fonte: http://sabertv.com.br/repositorio/filme/?name=a_aventura_pirata_do_bruno. Acesso em 05/05/2013.
Ap?s descobrirem mais sobre os piratas, que tal pedir que cada aluno desenhe o seu pr?prio pirata? Os alunos poder?o fazer o desenho e logo abaixo ou mesmo ao lado do desenho, escrever as caracter?sticas do seu pirata: alegre, amigo, ca?ador de tesouro, gosta de animais e outras. Quando todos terminarem, fa?a um momento de socializa??o das atividades e exponha-as no mural da sala de aula.
Professor, para que a turma possa saber mais sobre as aventuras de um pirata, suas caracter?sticas e desafios, fa?a a leitura da hist?ria sugerida abaixo ?O pirata barba ruiva?. Na fase de aprendizagem da leitura e da escrita, agu?ar a imagina??o dos alunos utilizando o recurso das hist?rias ? fundamental.
?
Fonte: http://criancas.uol.com.br/livros/7-a-9-anos/o-pirata-barba-ruiva.jhtm. Acesso em 06/05/2013.
Ap?s ouvirem a hist?ria e explorarem as imagens do livro, solicite que cada aluno fale sobre:
? O personagem que mais se identificou;
? Os momentos que mais gostou da hist?ria;
? Suas descobertas;
? As caracter?sticas do pirata da hist?ria.
CINE PIPOCA!
Agora, organize os alunos para assistirem ao filme ?Piratas pirados?. Neste filme, os alunos ter?o oportunidade de se divertirem e conhecerem mais sobre a vida de um pirata e suas aventuras.
Piratas pirados
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mJVnDHtCWLk. Acesso em 05/05/2013.
Ap?s assistirem ao filme, solicite que expressem oralmente sua opini?o sobre o filme e em seguida, solicite que fa?am um registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint). Oriente os alunos a elaborarem um desenho sobre o filme e em seguida imprima as atividades e fa?a um painel na sala de aula para expor as atividades dos alunos.
Agora, que tal realizar um jogo com a turma envolvendo mist?rio e Matem?tica? Acesse com a turma o s?tio abaixo e deixe que os alunos descubram os tesouros. Para tornar a atividade mais divertida, possibilite que trabalhem em duplas. Explore com a turma conceitos como linha e coluna, bem como o significado de B1 e outros, para ajud?-los a compreender melhor o jogo. Se achar interessante, poder? imprimir a atividade para que joguem utilizando a pr?pria folha.
Ilha do tesouro
?
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36206. Acesso em 05/05/2013.
Ap?s jogarem, socialize as respostas dos alunos. Veja a similaridade das respostas e instigue os alunos a falarem sobre as hip?teses e como fizeram para descobrir o que cada pirata enterrou.
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Quem gostaria de ser um pirata de palavras?
Explique que o personagem Heitor se transformou em leitor, na medida em que foi registrando por escrito as mais diferentes palavras que encontrava pelo caminho. Ent?o, proponha como desafio ? turma uma atividade que ter? dura??o de cinco dias. Nela, cada aluno dever? registrar as palavras que encontrar no caminho da casa para a escola ou mesmo em outro caminho que vivencia. O desafio ? registrar o maior n?mero de palavras poss?veis.
Ao final da semana, fa?a uma roda de conversa e descubra as palavras que foram encontradas pelos alunos. ? importante contar com a participa??o de todos. As listas de palavras poder?o ser afixadas no mural da sala de aula, para que a turma tenha acesso e conhe?a as palavras de cada colega.
Professor, esse tipo de atividade, agu?a a curiosidade dos alunos em observar melhor o ambiente em que vivencia e perceber o quanto a escrita pode estar presente nos contextos que fazem parte da nossa vida.
Sou ca?ador de tesouro!
Agora, sugerimos que voc? elabore um mapa simples, para que possa ser realmente utilizado pelos alunos. Voc? pode esconder o tesouro, o qual poder? ser um livro para cada aluno ou mesmo apenas para quem encontrar o tesouro, em algum local da escola. No mapa, o mais importante ? que as dicas sejam poss?veis de serem lidas e compreendidas pelos alunos. Por isso, organize a turma em duplas, entregue o mapa e lance o desafio de encontrar o tesouro. Veja alguns exemplos de dicas abaixo mediante o que os alunos, na atividade anterior, observaram que estava escrito na escola:
? Passe na porta da sala da biblioteca e siga reto;
? Ap?s a sala da professora T?nia vire ? direita;
? No refeit?rio, perigo! Volte ao in?cio e n?o passe mais por l?;
? Siga at? a secretaria da escola;
? Perigo! N?o v? at? o banheiro;
? Voc? est? perto! V? devagar e descubra a palavra abaixo para saber onde est? o tesouro;
? A ?nica dica ? que ? um lugar que tem plantas...
JA R D I M
Para a ca?a ao tesouro, voc? pode incentivar que cada aluno fa?a uma fantasia para vivenciar esta ca?a ao tesouro com mais personaliza??o. Para isso, sugerimos o s?tio abaixo para consulta e confec??o dos acess?rios que caracterizam os piratas.
Fantasia de pirata
?
Fonte: http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/carnaval-saiba-como-fazer-um-chapeu-de-pirata-e-um-tapa-olho-para-usar-na-festa. Acesso em 05/05/2013.
Ap?s encontrarem o tesouro, organize uma roda de conversa no local do tesouro. Converse com a turma sobre as poss?veis dificuldades e facilidades encontradas na atividade. Tamb?m explore as emo??es vivenciadas neste momento. Para o di?logo, tenha como norte algumas quest?es: Como ? encontrar um tesouro? O que voc?s acharam do tesouro? E do mapa? Foi f?cil seguir as dicas?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
MEU TESOURO
Professor, promova um momento de reconto da hist?ria "Pirata de Palavras", oportunizando que esse seja feito pelos alunos da forma como lembram e tamb?m podem utilizar o livro como suporte.
Em seguida, pergunte ? turma quem j? viu um mapa do tesouro. Explore o que poderia ser um tesouro que gostariam de encontrar. Os alunos podem falar que s?o palavras, livros ou outro. Este ? um verdadeiro tesouro! Trabalhe com a turma o valor de um tesouro e o que representa encontr?-lo.
Agora, possibilite que se divirtam com o jogo a seguir, utilizando o tablet ou o laptop Classmate, acessando o s?tio sugerido abaixo:
?
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo-tesouro.html. Acesso em 05/05/2013.
No jogo os alunos dever?o perceber as dificuldades e as facilidades que podemos encontrar para acharmos um tesouro. Depois, retome a atividade ?Ca?a ao tesouro? e fa?a as devidas compara??es.
Agora, que tal propor aos alunos a constru??o de um mapa do tesouro? Para isso, cada aluno dever?, inicialmente, fazer um desenho do seu pr?prio tesouro. Sugerimos que cada aluno receba uma cartolina branca, para que possa ter espa?o suficiente para a constru??o do mapa. Solicite que fa?am o desenho do mapa do tesouro na parte inferior do lado direito da cartolina. Assim, os alunos ter?o espa?o para fazerem o caminho a ser percorrido at? chegar ao tesouro.
Professor, disponibilize materiais diversificados para a constru??o do tesouro. Podendo utilizar tintas, revistas para recorte e colagem, canetinhas e outros que forem do interesse dos alunos. O mais importante para a atividade, ? que o aluno se envolva e perceba o valor do seu tesouro, ou seja, da aprendizagem da leitura e da escrita.
Ap?s todos terminarem, possibilite um momento de socializa??o das atividades, em que cada um poder? falar sobre o seu pr?prio tesouro.
Como atividade de casa, solicite que cada aluno traga para a escola, uma caixa que se assemelhe a um ba? de tesouro.
MEU MAPA DO TESOURO
Professor, para esta atividade propomos que voc? fa?a um momento de di?logo com a turma, sobre como construir um mapa. ? necess?rio que os alunos compreendam que um mapa precisa ter pistas que possam ajudar algu?m a descobrir o tesouro. Assim, cada aluno poder? dizer o que precisar? fazer para encontrar o seu tesouro. Os alunos poder?o sugerir neste caminho: leituras, escrita de palavras, charadas, dentre outras dicas. Aqui, os alunos poder?o refletir sobre o seu pr?prio processo de aprendizagem.
Professor, construa de forma coletiva, uma lista contendo dicas para se aprender a ler e a escrever. Estas dicas est?o diretamente relacionadas ? aprendizagem de cada aluno. Veja alguns exemplos:
? Ler muitos livros;
? Copiar da lousa;
? Prestar aten??o no professor;
? Tirar d?vidas com os colegas;
? Ouvir muitas m?sicas;
? Brincar de escolinha.
Solicite que os alunos fa?am o desenho de si mesmos no in?cio do mapa, demonstrando o local em que se inicia o mapa. Os alunos poder?o optar por se desenharem como piratas, ou mesmo como acharem mais interessante. No trajeto, os alunos poder?o escrever a dicas e tamb?m fazer alguma marca, ou seja, um desenho que ilustre cada uma.
Na constru??o do mapa, os alunos poder?o estar organizados em grupos de quatro e trabalhar juntos, trocando ideias, observando o trabalho do colega e aprendendo de forma conjunta. Poder?o ser disponibilizados materiais diversificados para cada grupo (tintas, revistas para recorte, canetinhas e outros) para que possam usar a criatividade na constru??o do mapa.
EU SOU RESPONS?VEL PELO MEU TESOURO!
Professor, para agu?ar a imagina??o dos alunos sobre a escrita de diferentes palavras, leia a hist?ria abaixo e possibilite um momento para que os alunos folheiem e conhe?am o livro, ou seja, a forma como as palavras foram registradas.
?
Fonte: http://www.travessa.com.br/DE_LETRA_EM_LETRA/artigo/e571315e-2c02-47be-8dc5-55db47f5bda1. Acesso em 06/05/2013.
Ap?s a leitura da hist?ria, entregue folhas de papel em branco e coloridas para que cada aluno possa escrever as palavras que j? aprendeu e que gostaria de registrar. Em seguida, solicite que recortem cada palavra e as coloquem dentro do ba? que trouxeram de casa.
Depois, convide outra turma da escola, podendo ser de alunos mais novos ou da mesma faixa et?ria, para que cada aluno possa contar a sua pr?pria hist?ria de aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando seu mapa do tesouro, e mostrando o que tem dentro do ba?.
MINHA HIST?RIA DE PIRATA
Professor, organize um dia para que os familiares possam ir ? escola e verem as produ??es dos alunos. Juntamente com os alunos, planeje este dia e se achar interessante, poder? fazer grupos com os pais para que encontrem um tesouro. Para isso, construa juntamente com os alunos um mapa com as dicas e deixe que os familiares encontrem. O tesouro poder? ser o pr?prio ba? dos alunos, constru?do anteriormente.
Aproveite este momento para que os familiares possam conversar com os alunos sobre o mapa que constru?ram e o que tiveram que fazer para encontrar o tesouro. Em seguida os alunos poder?o abrir o tesouro encontrado pelos familiares e fazerem a leitura das palavras.
Para finalizar o momento, solicite que junto com o seu familiar, o aluno construa uma hist?ria, utilizando as palavras de seu tesouro. Ap?s trabalharem juntos, o aluno e seu familiar poder?o fazer a leitura da hist?ria para o grupo todo. Ser? realmente um momento de constru??o coletiva e de firmar a parceria fam?lia e escola no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
As hist?rias poder?o ser reescritas na sala de aula e comporem o livro de hist?rias da turma. Para isso, auxilie os alunos neste processo de reescrita, de forma a faz?-los refletir sobre o sistema de escrita. Com o livro pronto, leve a turma ? biblioteca da escola e doe um exemplar para que outras turmas possam realizar a leitura e conhecerem as hist?rias. ? importante que os alunos percebam o quanto nossas ideias podem ser registradas e conhecidas por outras pessoas.
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Encontrou o seu tesouro?
Professor, para este momento sugerimos que organize os alunos em duplas e solicite que conversem sobre o percurso que fizeram no mapa e como conseguiram encontrar o tesouro. Os alunos poder?o trocar de tesouro e verem o que o colega encontrou. Ap?s este momento, fa?a um di?logo sobre o que mudou na vida de cada um, depois que encontrou o tesouro.
Fa?a o seguinte registro:
|
Meu mundo sem o tesouro |
Meu mundo com o tesouro |
|
? ? ? |
? |
Fonte: Acervo da autora.
Depois, fa?a mais um momento de di?logo e socializa??o das atividades, buscando perceber as mudan?as nos alunos ap?s aprenderem mais palavras e descobrirem a leitura e a escrita como uma fun??o essencial para a vida de cada um.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Ilha do tesouro | Experimento pr?tico |
Sugest?es de links para alunos:
S?tio ?Os Piratas e suas Aventuras Coloridas - A Coroa da Cle?patra? ? http://www.youtube.com/watch?v=HtOuTOTRM58. Acesso em 05/05/2013.
Sugest?es de links para professores:
Texto de Angela B. Kleiman ?Preciso ?ensinar? o letramento? N?o basta ensinar a ler e a escrever?? ? http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf. Acesso em 05/05/2013.
A avalia??o dever? permear todo o trabalho pedag?gico e pode ser realizada pela observa??o e registro que envolve aspectos como a participa??o dos alunos no decorrer do trabalho, das poss?veis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Por isso, o trabalho pedag?gico poder? ser reconfigurado mediante a avalia??o do processo, cumprindo sua fun??o de favorecer a aprendizagem.