Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mude a letra e encontre novas palavras: vamos aprender com as trocas

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto, La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho A. Fraga, Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Conhecer diferentes palavras apenas trocando alguma letra;

?         Usar a imagina??o e a autoria no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;

?         Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;

?         Desenvolver a habilidade de leitura;

?         Reconhecer a import?ncia da escrita e da leitura no seu dia a dia;

?         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?         Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

PALAVRAS: EST?O NO NOSSO CAMINHO

Professor, a escrita de palavras permite simples mudan?as de letras para a transforma??o em novas palavras. Tal fato viabiliza um trabalho efetivo que favore?a a aprendizagem da leitura e da escrita, na medida em que desperta o interesse do aluno em descobrir novas palavras e observar o nosso sistema alfab?tico de escrita, compreendendo suas possibilidades m?ltiplas de uso.  Por isso, propomos a presente aula, com o intuito de conhecer mais a riqueza da escrita e a m?gica de transformar uma palavra em outra com uma simples troca. Vamos l?!

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Valorize este momento, pois ele ? essencial para favorecer o di?logo, movido pela troca de ideias e participa??o de todos. Por isso, as suas interven??es ser?o fundamentais para tornar esse momento o mais rico poss?vel, contanto com a fala de cada aluno. Sugerimos que voc? registre em peda?os pequenos de papel, uma palavra para cada aluno, sendo sempre duas palavras com a mesma letra ou s?laba inicial. Em seguida, guarde-as em uma pequena caixinha. Todo esse processo dever? ser feito anteriormente ? forma??o da roda e sem a presen?a dos alunos.

Passe a caixinha para que cada aluno retire uma palavra. Voc? poder? escolher palavras j? trabalhadas em sala de aula e que sejam f?ceis de trocar uma ou outra letra para formar outra palavra. Veja os exemplos abaixo:

?         GATO;

?         GALO;

?         BOLO;

?         BALA;

?         SAPO;

?         SALA.

Ap?s cada aluno pegar uma palavra, solicite que fa?a a leitura da mesma e se precisar de aux?lio, deixe livre para consultar os colegas ou mesmo voc?. Depois que cada um conseguir ler a sua pr?pria palavra, pe?a para ler em voz alta para os colegas. Agora, proponha um desafio. Cada aluno dever? formar uma dupla, encontrando o colega que tenha uma palavra que inicie com a mesma letra de sua palavra.

Quando encontrarem o colega, fa?a um momento em que possam ler suas palavras para os colegas. Em seguida, entregue para cada dupla as letras de um alfabeto m?vel. Pe?a para que pensem sobre as duas palavras recebidas, para que possam descobrir o que elas t?m de igual e o que t?m de diferente. 

Ao terminarem a atividade, socialize as descobertas da turma. ? importante que cada dupla possa perceber que se mudamos uma letra, a palavra pode mudar seu pr?prio significado.

Agora, construa com a turma um cartaz, contendo as palavras trabalhadas na roda de conversa e afixe-o em um local de f?cil visualiza??o da turma, para que possam consult?-lo quando necess?rio.

COM A M?SICA EU APRENDO A RIMAR!

Professor, a m?sica ? um excelente recurso para o trabalho com a aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, sugerimos a m?sica ?FOCA? do compositor Toquinho, para que inicialmente a turma possa ouvi-la e cant?-la. Fa?a um cartaz com a letra da m?sica, com as letras em tamanho suficiente para ser visualizada por toda a turma.

A Foca

Toquinho

Quer ver a foca 
Ficar feliz? 
? p?r uma bola 
No seu nariz.

Quer ver a foca 
Bater palminha? 
? dar a ela 
Uma sardinha.

Quer ver a foca 
Fazer uma briga? 
? espetar ela 
Bem na barriga!

L? vai a foca 
Toda arrumada 
Dan?ar no circo 
Pra garotada.

L? vai a foca 
Subindo a escada 
Depois descendo 
Desengon?ada.

Quanto trabalha
A coitadinha 
Pra garantir
Sua sardinha.

Fonte: http://letras.mus.br/toquinho/87134/#. Acesso em 06/05/2013.

?

Ap?s cantarem a m?sica e se divertirem com o seu ritmo e conte?do, converse com a turma sobre o que acharam da m?sica e sobre o que ela fala. Em seguida, distribua uma c?pia da letra da m?sica para cada aluno. Solicite que encontrem algumas palavras que ser?o ditadas por voc?, e que as circulem com um l?pis de cor da sua prefer?ncia. Veja algumas palavras em negrito, que poder?o ser destacadas na letra da m?sica:

?

A Foca

Toquinho

Quer ver a foca 
Ficar feliz
? p?r uma bola 
No seu nariz.

Quer ver a foca 
Bater palminha
? dar a ela 
Uma sardinha.

Quer ver a foca 
Fazer uma briga? 
? espetar ela 
Bem na barriga!

L? vai a foca 
Toda arrumada 
Dan?ar no circo 
Pra garotada.

L? vai a foca 
Subindo a escada 
Depois descendo 
Desengon?ada.

Quanto trabalha
A coitadinha 
Pra garantir
Sua sardinha.

?

Fonte: http://letras.mus.br/toquinho/87134/#. Acesso em 06/05/2013.

Ap?s circularem as palavras, pe?a para que os alunos descubram o que tem igual nas duplas de palavras: foca/bola; feliz/nariz; palminha/sardinha; briga/barriga; arrumada/garotada; escada/desengon?ada; coitadinha/sardinha. Cada aluno poder? copiar novamente estas palavras no caderno de L?ngua Portuguesa e circular o que tem de igual em cada uma. Neste momento, aproveite para trabalhar o que ? uma rima e explique para a turma o quanto podemos brincar com as palavras.

Fa?a uma brincadeira com a turma, entregando uma ficha com o nome de cada aluno e pedindo para que, em duplas, possam descobrir pelo menos uma palavra que rima com seu nome e com o do colega. Depois, construa um cartaz com a turma contendo os nomes dos alunos e as palavras que rimaram. Afixe o cartaz no mural da sala de aula para que possam visualizar.

Agora, ou?a com a turma as poesias de Teresa Noronha, a partir do Portal do Professor.

Recurso do Portal do Professor

?

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19099. Acesso em 06/05/2013.

Depois de todos ouvirem, brinque com a turma de inventar poesias, ou mesmo de inventar rimas. Voc? poder? levar diferentes imagens para sala de aula e cada vez que mostrar uma, a turma dever? falar uma palavra que rime. Para a brincadeira ficar mais divertida, divida a sala em dois grandes grupos e proponha o desafio de cada grupo escolher um representante para falar uma palavra que rima com a imagem. O grupo que acertar ganha um ponto. Ao final, somam-se os pontos e verifica-se o grupo vencedor. O mais importante dessa atividade ? observar a compreens?o dos alunos sobre o que ? rima e poder aprender dialogando com os colegas e refletindo sobre a forma??o das palavras.

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

PALAVRAS QUE SE TRANSFORMAM!

Professor, assista com a turma ao filme ?Alice no Pa?s das Maravilhas?. Solicite que prestem muita aten??o ? conversa de Alice com o Chapeleiro Maluco, no momento em sentam ? mesa para tomar ch?. Neste momento, os personagens brincam com as palavras.

Ap?s assistirem ao filme, explore o que acharam do mesmo e as palavras identificadas na brincadeira da personagem Alice com o Chapeleiro Maluco. Cada aluno poder? fazer um registro do filme utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint). Oriente os alunos a elaborarem um desenho sobre o filme e em seguida imprima as atividades e fa?a um painel na sala de aula para exp?-las. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

Poesia: troca que faz a diferen?a

Voc? sabia? Que o trabalho com textos po?ticos contribui para incentivar o gosto est?tico, agu?ar a imagina??o, bem como favorece a reflex?o e a singularidade que participam da atividade de leitura?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.

Sendo assim, distribua a letra da poesia abaixo de Jos? Paulo Paes, para cada aluno. Fa?a a leitura da poesia com a turma e deixe que aproveitem este momento po?tico para vivenciarem a poesia. Sem desconsiderar o valor que a poesia tem em si, estamos propondo um trabalho que, mediante este prazer po?tico, contribua para a aprendizagem da leitura e da escrita.

?

Letra M?gica
Jos? Paulo Paes

Que pode fazer voc?
para o elefante
t?o deselegante
ficar elegante?
Ora, troque o f por g!

Mas se trocar, no rato,
o r por g
transforma-o voc?
(veja que perigo!)
no seu pior inimigo:
o gato.

Fonte: http://www.caravanapoetica.com.br/varal_de_poesias/josepaulopaes_infantojuvenil.pdf. Acesso em 06/05/2013.

Por isso, ap?s o momento po?tico, trabalhe com os alunos as mudan?as nas palavras propostas pelo autor. Para tanto, forme duplas para que o trabalho possa ser feito em parceria. Entregue as letras do alfabeto m?vel para cada dupla e solicite que formem inicialmente a palavra ELEFANTE. Em seguida, solicite que troquem apenas a letra F pela letra G e descubram o que mudou. ? importante que percebam que n?o apenas mudou a letra, mas o pr?prio significado da palavra. Fa?a a mesma atividade relacionada ? palavra RATO para formar a palavra GATO. Depois, disponibilize a atividade abaixo para cada aluno:

PALAVRA

DESENHO

ELEFANTE

?

?

?

ELEGANTE

?

?

?

RATO

?

?

?

GATO

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

Ao terminarem a atividade, fa?a um momento de socializa??o das produ??es com a turma, auxiliando cada aluno na identifica??o das diferen?as entre as palavras, tendo em vista sua escrita e significado.

Agora, auxilie os alunos em uma pesquisa na internet, visando conhecer mais sobre o autor Jos? Paulo Paes. ? importante que descubram o gosto do autor em brincar com as palavras. Para isso, sugerimos o s?tio abaixo:

Troca de letras 1

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/josepaulopaes/index.php?p=159. Acesso em 06/05/2013.

Ap?s a pesquisa, que tal propor aos alunos que escrevam algo sobre o poeta para que possam contar aos familiares sobre o que descobriram? Esta atividade poder? ser realizada em duplas e o registro dever? ser escrito. Solicite que levem a sua produ??o para casa e dialoguem com seus familiares sobre quem foi Jo?o Paulo Paes e sobre a sua obra.

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Desafios com palavras

Professor, proponha aos alunos o desafio de mudar algumas letras de palavras selecionadas. Organize os alunos em duplas e solicite que acessem o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Essa atividade tamb?m poder? ser realizada atrav?s do tablet. No programa KWord, pe?a que digitem a palavra que voc? escrever? na lousa. Veja o exemplo abaixo:

PATO

Ap?s digitarem, os alunos ter?o como desafio formar uma nova palavra, trocando apenas uma letra da palavra digitada. Esta nova palavra poder? ser digitada ao lado ou mesmo abaixo da palavra inicial. Ap?s terminarem, proponha que conversem com as outras duplas e verifiquem quais novas palavras os colegas formaram. Em seguida, registre na lousa as palavras formadas pela turma. Fa?a o mesmo procedimento para outras palavras: GATO, MALA, BALA, COLA e tantas outras.

Sugerimos que ap?s a conclus?o da atividade, seja constru?do um cartaz coletivo com a turma, em que as palavras descobertas possam ficar em um local de f?cil visualiza??o da turma. O recurso visual no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ? fundamental, desde que constru?do e utilizado de forma significativa com a turma, contando com a participa??o de todos.

Hist?rias que brincam com palavras!

Professor, sugerimos que leia para a turma a hist?ria sugerida abaixo. Com a hist?ria do livro ?A turma do ABC?, de F?tima Miguez, os alunos ter?o oportunidade de aprender novas trocas de letras em palavras, formando novas palavras. Veja um dos trechos do livro:

Salta o S do sapo,

o P entra no papo...

O sapo est? no papo

ou ? papo de sapo?

Fonte: MIGUEZ, F?tima. A turma do ABC. S?o Paulo: Nova Fronteira, 2011.

A Turma do ABC - Fatima Miguez 

A turma do ABC

Fonte: http://www.travessa.com.br/A_TURMA_DO_ABC/artigo/adc9f418-641a-4be8-a5eb-a96c0a3f6ea1. Acesso em 06/05/2013.

Ap?s ouvirem a hist?ria, escreva na lousa algumas palavras sugeridas no livro e solicite que os alunos brinquem de mudar as letras para formar novas palavras. No caderno de L?ngua Portuguesa, solicite que escrevam um dos versos do livro, da prefer?ncia de cada aluno e depois fa?am uma ilustra??o. Voc? tamb?m poder? propor que cada dupla fique respons?vel por uma ou duas letras destacadas no livro, fazendo uma ilustra??o que represente a parte escrita e posteriormente, quando todos terminarem, organize um varal, no mural da sala de aula, ou mesmo no mural da escola, para expor os trabalhos dos alunos, de forma que outros alunos possam ter acesso e conhecer o trabalho da autora e dos alunos.

Mais hist?ria: possibilidades de aprendizagem

Agora, providencie a leitura da hist?ria "Uma letra puxa a outra" do autor que a turma j? conhece. Retome os conhecimentos dos alunos sobre o autor e fa?a a leitura do livro. Os alunos ter?o oportunidade de ver mais uma vez, como Jos? Paulo Paes e Kiko Farkas, brincam com as palavras.

TrocaLetras2

Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40001. Acesso em 06/05/2013.

Ap?s a leitura, os alunos poder?o ser organizados em grupos. Entregue palavras que tenham semelhan?a em sua escrita. Como por exemplo: FOCA, FAM?LIA, FELIZ, FERIADO, FOME, FALA, FUGIU. Solicite que, assim como a autor Jos? Paulo Paes, inventem frases ou mesmo hist?rias utilizando as palavras recebidas.

Ao terminarem o trabalho em grupo, solicite que leiam a produ??o para a turma e em seguida recebam as palavras de outro grupo para realizarem o mesmo trabalho. Assim, todos os grupos ter?o oportunidade de criarem frases e hist?rias diferentes, utilizando as mesmas palavras.

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

As palavras mudam e eu aprendo

Agora, com os alunos em grupos, entregue o alfabeto m?vel para cada aluno. Solicite que inicialmente formem o seu pr?prio nome com as letras, fazendo isso na posi??o vertical. Veja o exemplo a seguir:

T

A

L

I

T

A

Incentive os alunos a ajudarem os colegas. Depois que todos montarem seus pr?prios nomes, proponha o desafio de formarem novas palavras a partir de cada letra do seu nome. Auxilie os alunos em suas hip?teses de escrita e pe?a para ajudarem os colegas. Depois das palavras formadas, os grupos poder?o se movimentar pela sala de aula, observando as palavras formadas pelos colegas. Cada aluno poder? escrever as palavras identificadas no caderno de L?ngua Portuguesa.

Viagem!

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e explique que voc? far? uma viagem imagin?ria, por?m existem regras para que os alunos possam ir com voc?. Para isso, cada aluno dever? falar algo que levar? para a viagem, no entanto, dever? prestar muita aten??o no que vai e no que n?o vai para descobrir qual ? a regra. Sendo assim, inicie a din?mica dizendo que voc? ir? viajar e que levar? uma AVE. Em seguida, pergunte ao aluno do seu lado o que ele levar?. Caso ele fale uma palavra com a letra A ele ir? ? viagem, se n?o, ele ficar?. Os alunos adoram esta brincadeira e ela pode ser diversificada, com outras regras criadas por voc? ou mesmo por algum aluno.

Ap?s descobrirem a regra, fa?a uma lista das palavras faladas pelos alunos que iniciavam com a letra A. Afixe o cartaz na parede para que todos possam visualizar. Agora, que tal pedir para que brinquem com estas palavras? Proponha mudan?as nas palavras utilizando a letra O ou outra letra. Deixe que os alunos explorem ao m?ximo as possibilidades de troca de letras e as novas palavras que se formar?o.

Procurando palavras: semelhan?as e diferen?as

Que tal propor aos alunos que procurem palavras que se parecem, no tamanho, no som, no formato das letras, dentre outras caracter?sticas, com palavras sugeridas por voc?? Para isso, apresente ? turma uma determinada palavra como: PIPOCA. Em seguida, organize os alunos em duplas e distribua materiais para recorte como revistas, panfletos e jornais. Solicite que procurem outras palavras nos materiais recebidos que tenham alguma semelhan?a com a palavra PIPOCA.

Ap?s terminarem, fa?a um momento de socializa??o das atividades e dialogue com a turma sobre as caracter?sticas identificadas que estejam relacionadas ? palavra PIPOCA. Em seguida, fale outra palavra e possibilite um tempo para a realiza??o da atividade. O mais importante neste momento, ? promover um espa?o de reflex?o sobre o sistema alfab?tico de escrita.

Brincando de Adedonha!

Professor, organize a turma em duplas para jogarem Adedonha. Para o jogo, voc? dever? providenciar uma sacola para colocar as letras do alfabeto. A cada jogada, fale a palavra Adedonha e retire da sacola uma letra. Cada dupla ter? o desafio de escrever uma palavra com a letra sorteada. Aproveite para socializar as respostas dos alunos e construir uma lista coletiva com a turma de palavras para cada letra do alfabeto.

Depois, fa?a mais um momento de di?logo com os alunos sobre o que descobriram e aprenderam com a aula. Este ? um momento rico em sua ess?ncia para a reestrutura??o do trabalho pedag?gico na dire??o do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Remar, rimar ?udio

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

Livro ? QUEIR?S, Bartolomeu Campos de. Hist?ria em tr?s atos. S?o Paulo: Global, 2005.

Sugest?es de links para professores:

Reportagem ?Alfabetiza??o: como trabalhar linguagem e reflex?o sobre o sistema juntos? ? http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/alfabetizacao-como-trabalhar-linguagem-reflexao-sistema-juntos-683013.shtml. Acesso em 06/05/2013.

Avaliação

A avalia??o dever? permear todo o trabalho pedag?gico e pode ser realizada pela observa??o e registro que envolve aspectos como a participa??o dos alunos no decorrer do trabalho, das poss?veis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Por isso, o trabalho pedag?gico poder? ser reconfigurado mediante a avalia??o do processo, cumprindo sua fun??o de favorecer a aprendizagem.