Eliana Dias, Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Reconhecer que uma l?ngua sofre varia??es internas.
Constatar que essas varia??es podem ser relativas ao espa?o geogr?fico e aos diferentes tipos de estilo.
?
ATIVIDADE 1
O professor dever? introduzir o tema sobre varia??es lingu?sticas, explicando aos alunos que a l?ngua est? em constante transforma??o e que, por isso, sofre modifica??es. Explicar tamb?m que essas varia??es podem acontecer por raz?es geogr?ficas, por diferentes estilos utilizados pelos falantes, por condi??es sociais dos falantes. Pra motivar a turma, o professor perguntar? se conhecem algumas diferen?as entre o portugu?s do Brasil e o portugu?s de Portugal.
?
ATIVIDADE 2
OUVINDO UMA CAN??O POPULAR
Depois de ouvir os alunos, o professor anunciar? a primeira atividade, que ser? ouvir uma can??o popular de um cantor portugu?s.
O professor levar? para a sala de aula o texto da can??o "Se calhar" de Jo?o S? e Abandonados, uma banda de m?sica popular portuguesa. Os alunos acompanhar?o o texto da can??o (transcrito abaixo), enquanto escutam a m?sica, que poder? ser gravada em um CD ou, se o professor preferir, poder? utilizar um notebook ou um computador para apresentar a m?sica aos alunos. A letra e a m?sica podem ser encontradas no site abaixo:
http://letras.mus.br/joao-so-abandonados/1678386 Acesso em: 10/05/ 2013.
Se calhar sou desleixado
Serei trapalh?o
Se n?o est?s ao meu lado
Quem me apanhar? do ch?o
Se calhar sou antiquado
Estarei fora de moda
Preciso que me ensines
A n?o desprezar as sobras
Se calhar ? o peso e a medida
Se calhar ? assim a vida
Vamos ser s? tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo ? corrompido
E n?o se d? por nada
Se calhar sou especial
E o que ? que isso quer dizer
? um termo t?o banal
s? para n?o fazer sofrer
Se calhar sou cantor
Entre notas e compassos
Misturo um pouco de amor
E canto os teus tra?os
Se calhar ? o peso e a medida
Se calhar ? assim a vida
Vamos ser s? tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo ? corrompido
E n?o se d? por nada
Se calhar ? o peso e a medida
Se calhar ? assim a vida
Vamos ser s? tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo ? corrompido
E n?o se d? por nada
Depois de lido o texto e ouvido a m?sica, o professor iniciar? uma pequena discuss?o com os alunos, a partir de quest?es como:
?
ATIVIDADE 3
Depois de ouvir os alunos, o professor explicar? que a express?o "se calhar" ? utilizada para indicar a possibilidade, a n?o certeza. Explicar que ? uma express?o muito utilizada pelos portugueses e que n?o ? utilizada no Brasil. No Brasil, ? usada a palavra talvez para indicar possibilidade. Segundo Houaiss (2009), o uso de talvez ? frequentemente "com o verbo no subjuntivo e, raras vezes, com o verbo no indicativo". Houaiss (2009) traz como exemplos:
Um dia talvez venhamos a saber da verdade. Estes s?o, talvez, os ?nicos exemplares da esp?cie que sobreviveram. |
?
ATIVIDADE 4
Depois da explica??o, o professor deve verificar se os alunos entenderam. Propor aos alunos que reescrevam os trechos da can??o substituindo a express?o "se calhar" por talvez. Enfatizar que o uso de talvez, normalmente, pede o verbo no subjuntivo. Fazer a primeira substitui??o com os alunos e pedir que continuem. Depois corrigir o exerc?cio oralmente.
?
?
ATIVIDADE 1
Continuando com o estudo sobre as varia??es da l?ngua, o professor levar? para a sala de aula um pequeno texto (copiado abaixo), cujo t?tulo ?: "Comer ? Borla" ou pedir? que, em seus notebooks ou tablets, ou, ainda, no Laborat?rio da escola, acessem o site dispon?vel abaixo para fazerem uma leitura silenciosa do texto. Posteriormente, o professor pedir? que alguns alunos leiam em voz alta.
Em seguida, o professor iniciar? uma discuss?o a partir de quest?es como:
?
?
Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=imagem+de+frutas&oq=Imagem+de+fruta&gs_l=hp.1.0.0i30l4.7387.8808.3.10491.14.9.0.0.0.6.314.2484.2-7j2.9.0...0.0...1c.1.12.psy-ab.6EkPf0v8oKk&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46471029,d.eWU&fp=1a32ab1868dac010&biw=1366&bih=659 Acesso em: 15 maio 2013.
?
Hoje comi ? borla. O PPBB pagou-me o almo?o. Claro que aproveitei e pedi sobremesa. S? fiz mal em ter pedido apenas uma e n?o logo duas, uma para o almo?o e outra trazia para o lanche.
Agora s? falta o PJOV pagar-me o lanche. Caso isso n?o aconte?a passo pelo gabinete do PAGG e trago sem querer uma pe?a de fruta.
H? dias em que ? bom ser-se pobre.
Dispon?vel em: http://conspirador-teorico.blogspot.com.br/2012/02/comer-borla.html Acesso em 10/05/ 2013.
?
ATIVIDADE 2
Assistindo a um v?deo
O professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica ou providenciar um computador e um projetor para passar um pequeno v?deo. Nesse v?deo, o narrador diz que ? f?cil "comer ? borla" mesmo quando se vive um momento de crise.
Ao final, depois de assistirem ao v?deo, o professor ainda perguntar? aos alunos se perceberam quais as palavras que o narrador portugu?s usa para "suco" e "durex ou fita durex". As palavras s?o:
V?deo:
V?deo dispon?vel em: http://www.google.pt/#hl=pt-BR&gs_rn=12&gs_ri=psy-ab&cp=13&gs_id=kr&xhr=t&q=comer+%C3%A0+borla&es_nrs=true&pf=p&biw=1152&bih=730&sclient=psy-ab&oq=comer+%C3%A0+borla&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46340616,d.eWU&fp=d8aa8dc6c6d2bb26 Acesso em: 10 maio 2013.
?
ATIVIDADE 3
Disponha os alunos em duplas e pe?a-lhes que inventem um di?logo no qual apare?am essas varia??es lingu?sticas estudadas na sala de aula e outras que possam ter surgido no decorrer da aula. O di?logo dever? mostrar dificuldades de comunica??o decorrentes dessas varia??es. O di?logo poder? ser curto, pois cada dupla de alunos dever? memorizar sua fala e dramatizar o di?logo diante da turma. Pe?a aos alunos que sejam criativos na escolha dos personagens e de suas falas, pensando inclusive na pron?ncia desses personagens,
Professor, para fechar a atividade, solicite aos alunos que fa?am uma pesquisa, utilizando sites de busca. Eles dever?o trazer para a pr?xima aula uma lista de palavras que tenham o mesmo significado, mas s?o diferentes e utilizadas em diferentes estados do Brasil. Por exemplo:
?
As listas dever?o ser divulgadas no site da escola ou no blog da turma. Se a turma de alunos n?o tem um blog, ensine-os a criar um para a turma.
?
Tutorial que lhe ensina passo a passo como criar seu blog - Baixe ?timos templates para o seu e ...
?
?
?
Para enriquecimento do professor e dos alunos:
V?deo:
Diferen?as lingu?sticas Brasil/Portugal - http://www.youtube.com/watch?v=6fgu1l5Kw9k Acesso em: 16 maio 2013.
Texto:
http://www.agal-gz.org/modules.php?name=Content&pa=printpage&pid=91 Acesso em: 10 maio de 2013.
http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/2011/04/atividades-de-variantes-linguisticas.html