Portal do Professor

Início do Conteúdo

Crian?a de 0 a 3 anos: Construindo chocalhos personalizados com as fam?lias

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

: Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

? Conhecer, junto com a fam?lia, sua nova sala de refer?ncia, os colegas e professores;

? Interagir com diferentes crian?as e adultos;

? Estabelecer e estreitar novos v?nculos afetivos com os colegas, professores e fam?lias das outras crian?as;

? Manusear e explorar diferentes materiais;

? Confeccionar chocalhos personalizados em parceria com os colegas e as fam?lias;

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento de identidade individual e de grupo;

? Ampliar seu repert?rio musical;

? Conhecer novos instrumentos musicais.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em tr?s dias n?o necessariamente consecutivos. No primeiro dia a dura??o ser? de aproximadamente uma hora. No segundo dia haver? dois momentos diferentes com dura??o aproximada de meia hora cada um. No terceiro dia tamb?m haver? dois momentos diferentes, mas dura??o aproximada de 40 minutos cada um.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Entrevista com as fam?lias, onde al?m de assuntos diversos, conversaremos sobre as atividades a serem desenvolvidas nos primeiros dias de inser??o;
?

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:

O processo de inser??o ? escola ? uma ocasi?o muito delicada e significativa para crian?as, fam?lias e professores. ? um momento de expectativas e ansiedade por parte de todos. Por isso a parceria com as fam?lias se faz fundamental nesse processo: a entrevista inicial, as conversas di?rias, o esclarecimento de d?vidas, as sugest?es, contribuem bastante para que esse per?odo decorra de forma tranq?ila. Quando se trata de crian?as muito pequenas essa etapa merece ainda maior aten??o. Por isso as crian?as do grupo 2 (crian?as de1 a 2 anos), nos primeiros dias de inser??o s?o acolhidas juntamente com suas fam?lias, que tamb?m, ajudam a fazer uma ponte entre as crian?as e os professores. E assim, aos poucos, v?o sendo constru?dos la?os afetivos entre todos, o que proporcionar? a crian?a e fam?lia a seguran?a e confian?a necess?rias para que consigam se sentir a vontade nesse novo ambiente.

?

PRIMEIRO DIA:

Entrevista com as fam?lias (aproximadamente uma hora)

Consideramos importante que antes de a crian?a iniciar o ano letivo na institui??o, mesmo que j? seja aluna desta, haja um momento destinado a uma conversa pr?via com a fam?lia, um primeiro contato e troca de informa??es entre estes e professores (essa conversa pode ser feita atrav?s de uma entrevista semi-estruturada, com informa??es que a institui??o eleger como importantes para esse momento). Durante essa conversa o professor j? poder? combinar inclusive como ser? o processo de inser??o e as atividades pensadas para esses primeiros dias.

?

SEGUNDO DIA:

Primeiro dia das crian?as na institui??o
?

Materiais:

brinquedos dispon?veis na sala e m?quina fotogr?fica.

?

Primeiro Momento: Registro Fotogr?fico (30 minutos)

Organize o espa?o da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa et?ria, assim como cantinhos para descanso, alimenta??o e trocas. Em meio ?s brincadeiras e intera??es que ir?o ocorrer com a media??o do professor, comece a fotografar as crian?as, em momentos individuais e em intera??o com os colegas. ? medida que for fotografando, ao mesmo tempo j? v? mostrando as fotos para as crian?as e fam?lias, no intuito de tamb?m aproveitar esse momento para estreitar rela??es. Essas fotos devem, mais tarde, ser selecionadas e impressas (03 fotos de cada crian?a: 02 individuais e 01 com outras crian?as). Se o professor tiver dificuldades para imprimir as fotos na escola, pode tamb?m pedir anteriormente para os pais, no dia da entrevista, que providenciem 03 fotos da crian?a.

?

Segundo Momento: A Roda com as Fam?lias (30 minutos)

Materiais:

latas de leite (1 para cada crian?a), fita durex, potinhos contendo materiais diversos (arroz, feij?o, milho, pedrinhas, etc.), uma caixa grande (pode ser de papel?o) que acomode todos os materiais.
 
Ap?s as fotos e a explora??o dos espa?os, convide as fam?lias e crian?as para sentarem-se todas juntas (pode ser ? mesa ou em um tapete, em roda).Traga a caixa contendo os materiais, e fa?a certo suspense. Aos poucos v? mostrando as latas para as crian?as, deixe que elas as manuseiem, mostre que ? poss?vel construir torres com as latas, rol?-las... Em seguida, pergunte o que mais poder?amos fazer com as latas. Nesse momento, comece a mostrar os potinhos com os materiais (arroz, feij?o, milho pedrinhas...). Na seq??ncia, comece a abrir as latas e assim, com a parceria das fam?lias v? fazendo os chocalhos. Ap?s colocar os materiais dentro da lata passe a fita durex, dando umas tr?s voltas para que n?o abra. Continuem explorando as latas, agora transformadas em chocalhos.

?

?

potes

Foto: Fonte, arquivo da autora - N?cleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

?

?

TERCEIRO DIA:

Segundo dia das crian?as na institui??o

?

Materiais:

os chocalhos feitos com as latas, instrumentos musicais diversos.

Primeiro Momento: A Roda de M?sica (40 minutos)

Organize o espa?o da sala de forma acolhedora com tapete e almofadas. Convide as fam?lias e crian?as para se sentarem todas juntas no tapete para uma roda de m?sica. Disponibilize os chocalhos feitos no dia anterior e outros instrumentos musicais caso a institui??o tenha dispon?vel. Comece pedindo para os familiares cantarem as m?sicas preferidas das crian?as. O professor tamb?m apresenta cantigas de seu repert?rio estimulando a cantoria. O importante ? que a m?sica contagie a todos e as intera??es e la?os afetivos se intensifiquem. Depois a cantoria vai tomando o rumo e ritmo que a empolga??o e a alegria forem imprimindo ao momento...

OBS:  caso algum familiar tenha instrumento musical poder? traz?-lo, se souber toc?-lo, melhor ainda.    

?

?

  roda de musica     roda de musica

Fotos: Fonte, arquivo da autora - N?cleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

 

?

Segundo Momento: Os Chocalhos e as Fotos (40 minutos)

?

Materiais:

tesouras, cola bast?o, fita durex, os chocalhos feitos com as latas, papel contact cortado no tamanho das latas, 3 fotos de cada crian?a  (as fotos de cada crian?a devem ser impressas juntas na mesma folha - A4-),


Convide as fam?lias e crian?as novamente ? roda. Agora para socializar as fotos das crian?as. Deixe que as manuseiem, observem, mas com cuidado para n?o rasgar, e com a ajuda das fam?lias recorte-as e cole-as na lata, passando em seguida o papel contact. Agora sim os chocalhos est?o prontos, e tamb?m podem ser usados, pelas crian?as para identificar os colegas e contribuir no desenvolvimento da identidade pessoal e coletiva do grupo. al?m de estimular todos os sentidos, assim como o desenvolvimento motor e intelectual.

?

?

    torre  torre  chocalhos

Fotos: Fonte, arquivo da autora - N?cleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

?

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros di?rios. Assim, ao final de cada dia, o professor poder? avaliar se a crian?a avan?ou em seu processo de inser??o, se participou das atividades propostas, quais os momentos que mais se envolveu, como relacionou-se com os colegas, quais suas dificuldades e avan?os. Estes registros servir?o ainda de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar tamb?m sua pr?tica pedag?gica.