Portal do Professor

Início do Conteúdo

Contando de 10 em 10 com Numeraldo: uma estrat?gia que d? certo

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Rones Aureliano de Sousa; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer e efetuar contagem de 10 em 10;
  • Identificar quantidades;
  • Utilizar a contagem oral e fazer adi??es entre quantidades apresentadas;
  • Identificar as c?dulas e as moedas utilizadas em nosso pa?s;
  • Identificar a posi??o do n?mero em uma s?rie, explicitando a no??o de sucessor e de antecessor;
  • Analisar os n?meros quando se soma 10;
  • Notar as transforma??es que se produzem nas nota??es num?ricas ao somar ou subtrair outras quantidades ?redondas?;
  • Utilizar a resolu??o de problemas como estrat?gia de aprendizagem;
  • Analisar e formular ?regras? sobre o valor posicional dos n?meros;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas no??es de quantidade, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar e de identificar um n?mero e relacionar sua quantidade. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. ? importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.). Acesso 07/05/2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial que o Pacto Nacional pela  Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e.) Acesso: 07/05/2013.

Professor, caso tenha alunos com defici?ncia auditiva, antes de propor esta atividade, procure explorar a contagem de 10 em 10 pautada em recursos visuais. No momento da aula, escolha uma dupla para o aluno que tenha conhecimentos pr?ximos. Tenha a preocupa??o de distribuir c?dulas que imitem, de maneira satisfat?ria, as notas verdadeiras, para facilitar a comunica??o e as rela??es com o dinheiro que o aluno j? conhece. Oriente para que esses materiais sejam usados em algumas fases dos problemas, estimule tamb?m a comunica??o gestual e o registro em papel.

Estrat?gias e recursos da aula

1?  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie propondo o trabalho com a leitura de um problema instigante e desafiador para os alunos, o qual possibilitar? o confronto de ideias, estimulando nos alunos a criatividade, o levantamento de hip?teses e o estabelecimento de rela??es.

Para esta atividade, solicite aos alunos na aula anterior, que tragam para a escola algumas imita??es de c?dulas (dinheirinho de brinquedo), que s?o facilmente encontradas nas lojas populares.

Dinheirinho

Fonte: http://lista.mercadolivre.com.br/dinheirinho-de-brinquedo - Acesso em 07/05/2013.

Professor, apresente os problemas para os alunos, seja em forma de cartaz ou proje??o, como tamb?m disponibilize uma c?pia a todos, para registro no caderno de Matem?tica. Organize a turma em duplas e proponha que resolvam as situa??es problema. Veja um exemplo:

?Hoje, oito alunos do 1? ano trouxeram dinheirinho para a exposi??o das c?dulas na aula de Matem?tica. Calcule quantos reais cada aluno trouxe e anote ao lado do nome de cada um".

?

Crian?a

C?dulas

Valor

Vitor

3 C?dulas de 10 reais

?

Adriele

7 C?dulas de 10 reais

?

Gabriele

5  C?dulas de 10 reais

?

Yuri

2 C?dulas de 10 reais

?

Leticia

8 C?dulas de 10 reais

?

Evely

4 C?dulas de 10 reais

?

Vin?cius

6 C?dulas de 10 reais

?

Rafael

9 C?dulas de 10 reais

?

Fonte: Acervo da autora.

Em seguida, organize um momento de socializa??o e de troca das estrat?gias utilizadas para resolver os problemas. Levante os seguintes questionamentos:

? poss?vel saber quanto cada aluno tem sem contar de 1 em 1?

Como fazer?

Para resolver essa situa??o, os alunos podem se apoiar em um quadro num?rico ou na fita m?trica  para visualiza??o da sequ?ncia num?rica:
?

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

?

                           Fonte: Acervo da autora.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare o ambiente da sala de aula e providencie alguns materiais para realiza??o de um jogo. Organize os alunos em dois grupos e oriente-os  como jogar.

JOGANDO COM DADOS

Os alunos ser?o organizados em dois grupos, onde cada integrante receber? um dado que dever? ser lan?ado um de cada vez, cada ponto valer? 10.

Assim, trabalharemos a contagem de 10 em 10 e o valor absoluto e relativo. Veja o exemplo:

Um grupo de alunos lan?a o dado e sai o n?mero 4, ent?o teremos 40 como valor relativo e o 4 como valor absoluto. O grupo que conseguir maior n?mero ? o vencedor em cada rodada. Em cada rodada do jogo deve registrar na tabela a quantidade que saiu no dado, lembrando que neste momento voc? poder? intervir mostrando aos alunos que a quantidade representada ? o valor absoluto, ou seja, a quantidade em dezenas.

Tabela dos pontos no jogo de dados:

Jogadas

Grupo Azul

Grupo Verde

?

1? rodada

?

?

2? rodada

?

?

3? rodada

?

?

?

?

?

Fonte Acervo da autora.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha a resolu??o de mais um problema: "Uma loja de artigos esportivos aumentou em 10 reais todos os pre?os. Veja a lista dos pre?os antigos e coloque ao lado os pre?os novos".

PRODUTO

PRE?O ANTIGO

PRE?O NOVO

Bola de futebol

R$62,00

?

Chuteira de sal?o

R$35,00

?

Mei?o

R$15,00

?

Luva de goleiro

R$73,00

?

Fonte: Acervo da autora.

Quando todos os alunos tiverem terminado, proponha que comparem as duas colunas (de pre?os antigos e novos) e analisem como os n?meros se modificaram. Anote as conclus?es dos alunos em um cartaz e deixe afixado na parede da sala de aula, em local vis?vel, para que todos  possam consult?-lo quando necess?rio.

4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

JOGO CASTELO

Professor, prepare o ambiente da sala de aula para a conta??o da hist?ria, organize os alunos na rodinha para ouvirem a hist?ria: ?O Castelo de Numeraldo? http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo.swf (Neste s?tio voc? encontra a hist?ria do Castelo de Numeraldo.). Acesso 09/05/2013. Voc? poder? confeccionar um castelo com cartolina, ou caixa de papel?o e representar as portas dos quartos do castelo com fichas num?ricas.

Castelo.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

?

21

22

23

24

25

26

27

28

29

?

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

48

?

51

52

53

54

55

56

57

58

59

?

61

62

63

64

65

66

67

68

69

?

71

72

73

74

75

76

77

78

79

?

81

82

83

84

85

86

87

88

89

?

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

?

                           Fonte: Acervo da autora.

O pr?ncipe Numeraldo ? o dono de um belo castelo, mas ultimamente ele enfrenta um problema, o castelo ? muito, muuuuuuuuuuuito grande!

Para ele n?o perder, ele precisou colocar plaquinhas numeradas nas portas dos quartos, s?o 100 quartos.

Por?m Numeraldo descuidou um pouco da manuten??o dessas placas e alguns n?meros se apagaram.

Professor, al?m da hist?ria, caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? levar os alunos e solicitar que acessem o s?tio abaixo http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo.swf, para explorarem os n?meros, pois ? uma sequ?ncia num?rica de acordo com a hist?ria contada.  

Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Professor, prepare o ambiente da sala de aula para realizar o Jogo do Castelo, neste jogo o aluno, por meio da hist?ria do Numeraldo ? desafiado a descobrir os n?meros que faltam no quadro num?rico, cada n?mero representa um quarto do castelo. Dessa forma, percebem as regularidades do sistema de numera??o decimal.

Disponibilize a hist?ria como tamb?m as atividades propostas a seguir para serem registradas no caderno de Matem?tica do aluno.

Vamos ajudar Numeraldo a encontrar esses n?meros? Com seu grupo, complete com os n?meros que est?o faltando em cada porta.

Vamos ajudar Numeraldo a resolver o problema que ele encontrou no castelo?

?

Numeraldo foi olhar como estava os n?meros dos quartos quando parou em frente ao quarto 45 percebeu que o quarto de n?mero 35 n?o estava identificado. Quantos quartos Numeraldo andou para descobrir isto?

Agora pinte de azul no quadro num?rico os quartos que Numeraldo precisou passar at? voltar ao n?mero 35.

?

Professor, neste momento voc? tamb?m poder? trabalhar o antecessor e o sucessor utilizando o quadro num?rico e disponibilizando as c?pias das atividades para cada aluno.


Numeraldo observou que a placa do quarto antecessor do quarto n?mero 25 caiu. Qual o n?mero que caiu? ____. 

O pr?ncipe continuou andando e percebeu que o sucessor do quarto 14 caiu. Qual o n?mero da placa que caiu? ___.

Em suas andan?as pelo enorme castelo mais uma vez ele percebeu dois problemas: o sucessor do quarto 56 caiu e o antecessor do quarto 83 caiu. Qual o sucessor do quarto 56? ___________. O n?mero_____ ? o antecessor do quarto 83.

Professor, voc? tamb?m poder? propor aos alunos, que joguem o ?Jogo do Antecessor e Sucessor?  voc? poder? acessar o s?tio abaixo:

http://www.escolagames.com.br/jogos/antecessorSucessor/ (Os alunos poder?o jogar e aplicar os conceitos de sucessor e antecessor que aprenderam nas atividades anteriores, como tamb?m aprender a adi??o e subtra??o. Acesso em 07/05/2013).

Antecessor e Sucessor

Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/antecessorSucessor/ (Os alunos poder?o jogar e aplicar os conceitos de sucessor e antecessor que aprenderam nas atividades anteriores, como tamb?m aprender a adi??o e subtra??o.) Acesso 05/07/2013.                                                                                                                               

Trabalhando de forma interdisciplinar

Professor, voc? poder? disponibilizar outras atividades que trabalhem com o antecessor e o sucessor n?o apenas com n?meros, mas tamb?m com o alfabeto. Neste momento ? poss?vel que voc? observe o Direito de Aprendizagem tratado no Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, onde o aluno poder? reconhecer e nomear as letras do alfabeto, como tamb?m conhecer a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros.

Se voc? sentir necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os Direitos de Aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o da Idade Certa pesquise na seguinte fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32 a 37.

Professor, para desenvolv?-las providencie as atividades a seguir para realiz?-las com os alunos em seus cadernos.

Antes, entre e depois

Fonte: http://ananhaia.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html. Acesso 07/05/2013.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

?          Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;

?          Diferenciar letras de n?meros e outros s?mbolos;

?          Conhecer a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros;

?              .           Perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas; 

               .           Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).

Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetiza??o ? L?ngua Portuguesa, Bras?lia: MEC, SEB, 2012

Professor, conclu?da estas atividades ? interessante que voc? questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em encontrar o antecessor e o sucessor, reconhecer  as quantidades e se as atividades ajudaram a consolidar os conhecimentos.

Recursos Complementares

Sugest?o links para o aluno:

http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo.swf  - (Neste s?tio voc? encontrar? o Jogo do Numeraldo, como tamb?m outros jogos). Acesso: 07/05/2013.

               Sugest?o de Link para professor

                http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-castelo-428059.shtml. (Hist?ria do Numeraldo). Acesso: 07/05/2013.

Avaliação

A avalia??o acontecer? no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participa??o dos alunos nos grupos por meio da socializa??o e do respeito ?s regras. Professor, retome com os alunos as conclus?es a que eles chegaram. Organize um portf?lio com o registro dos alunos. Fa?a uma an?lise de quais e quantos estudantes contaram de 1 em 1 para resolver as atividades e quais se apoiaram na contagem de 10 em 10, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante a valoriza??o de todo o trabalho do aluno. Registre suas observa??es e utilize-as para elaborar seu planejamento.