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Biotecnologia e produ??o de alimentos

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos
Ensino M?dio Biologia Origem e evolu??o da vida
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas
Ensino M?dio Biologia Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a biotecnologia como constru??o humana, percebendo seu papel nos processos de produ??o de alimentos e sua relev?ncia no desenvolvimento da sa?de humana.
  • Identificar etapas em processos de obten??o de alimentos considerando os aspectos biotecnol?gicos neles envolvidos.
  • Reconhecer mecanismos de transmiss?o da vida prevendo ou explicando a manifesta??o de caracter?sticas dos seres vivos a partir da engenharia gen?tica.
  • Reconhecer benef?cios, limita??es e aspectos ?ticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biol?gicos envolvidos em produtos biotecnol?gicos.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas.
  • Interpretar experimentos ou t?cnicas que utilizam seres vivos, analisando implica??es para a sa?de e a produ??o de alimentos.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Biologia celular: DNA, RNA e s?ntese proteica.
  • Gen?tica.
  • Reinos Monera e Fungi.

Estratégias e recursos da aula

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transgenia

Imagem dispon?vel em: http://www.bligoo.com/media/users/11/595666/images/public/65950/7383294-experimento-de-la-ciencia-y-de-las-plantas.jpg?v=1302828087427. Acesso em 12/05/2013.

M?dulo 1 ? Alimentos produzidos por biotecnologia

Atividade 1- Analisando imagens.

Como motiva??o para o in?cio do estudo do tema, sugerimos que o professor projete as seguintes imagens, ou outras por ele escolhidas. O professor dever? salvar previamente as imagens em seu computador e disponibiliz?-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual ou projet?-las utilizando o aparelho  datashow.

Imagens de alimentos tradicionais elaborados com o emprego de biotecnologia.

  aula 2        vinho

p??esvinagre

IMAG vinho. Dispon?vel em: http://portal.rac.com.br/blog/admin/imagens/10072012223508.jpg. Acessado em 11/05/2013.

IMAG queijo. Dispon?vel em: http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/13256queijos.jpg.  Acessado em 11/05/2013.

IMAG P?es. Dispon?vel em: http://www.obesidadecontrolada.com.br/wp-content/uploads/2012/09/pao-frances.jpg.  Acessado em 11/05/2013.

IMAG vinagre. Dispon?vel em: http://m.vcst.net/wines/organica-maca-cidra-vinagre-pulverizador-garcia-de-la-cruz-522868.jpg.  Acessado em 11/05/2013.

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Ap?s a exibi??o das imagens, o professor dever? estabelecer um di?logo com os alunos, fazendo o seguinte questionamento:

  • O que estes alimentos t?m em comum?

(Espera-se que os alunos, dentre muitos apontamentos, falem da fermenta??o realizada por microrganismos).

Ap?s ouvir os alunos, o professor dever? fechar esse momento destacando que muitos alimentos s?o produzidos por meio do processo de fermenta??o realizada por microrganismos: vinho, cerveja, cacha?a, queijos, p?es, vinagre, leites fermentados, molho de soja etc.

Finalizando, o professor dever? abordar o termo ?biotecnologia?, questionando se a fermenta??o ? biotecnol?gica.

Ap?s ouvir as concep??es dos alunos, o professor dever? continuar indagando:

  • O que ? biotecnologia?
  • Biotecnologia ? a mesma coisa que transgenia?
  • Como a fermenta??o pode ser classificada: biotecnologia ou transgenia?
  • O que h? em comum e o diferencia fermenta??o, biotecnologia e transgenia?
  • Como acontece o processo de fermenta??o e qual ? a participa??o dos microrganismos na produ??o de vinhos, vinagres, queijos e p?es?

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microrg

Imagem dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/quando-os-microrganismos-salvam-vidas/image_preview. Acessado em 11/05/2013.

Atividade 2 - Pesquisa na internet

Para responderem ?s quest?es anteriormente apontadas e ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito da produ??o de alimentos por fermenta??o, sugerimos que os alunos fa?am uma pesquisa na internet, utilizando s?tios como os que indicamos a seguir.

Caso os alunos queiram ampliar a busca, cabe ao professor orient?-los no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Os alunos dever?o ler individualmente os textos fazendo seus registros, norteados pelas quest?es apontadas no final da atividade 1.

Sugest?es de endere?os para a pesquisa

Fermenta??o. Dispon?vel em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_105_22122006154841.html. Acessado em 08/05/2013.

Tipos de fermenta??o. Dispon?vel em:  http://universodevida2.blogspot.com.br/2008/04/tipos-de-fermentao.html. Acessado em 08/05/2013.

Leveduras e fermenta??o. E se Dion?sio soubesse qu?mica? Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/279/e-se-dionisio-soubesse-quimica. Acessado em 08/05/2013.

Presen?a no nosso dia a dia. Dispon?vel em: http://cib.org.br/biotec-de-a-a-z/publicacoes/guia-o-que-voce-precisa-saber-sobre-transgenicos/presenca-no-nosso-dia-a-dia/. Acessado em 1/05/2013

Entenda o que ? DNA recombinante. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1DHQFDldgrI. Acessado em 11/05/2013.

Atividade 3 - Discuss?o do conte?do pesquisado

A primeira discuss?o do tema pesquisado dever? ocorrer em grupos de quatro alunos, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala em c?rculo de modo que todos possam se ver e garantir que todos ou?am os colegas e professor.

Cabe ao professor fechar essa discuss?o esclarecendo d?vidas e acrescentando itens conceituais que porventura n?o tenham sido contemplados na discuss?o.

Atividade 4 ? produ??o de textos

Ap?s o fechamento da discuss?o, o professor dever? propor que os alunos produzam um texto em grupo que contemple os questionamentos feitos no final da atividade 1 e que nortearam a pesquisa.

  • Este texto dever? ser entregue impresso ou enviado por e-mail ao professor, para corre??o.

M?dulo 2 - Alimentos transg?nicos

transg

Imagem dispon?vel em: http://www.uned.es/experto-biotecnologia-alimentos/images/alimentos2.jpg. Acessado em 12/05/2013.

Atividade 1- Discuss?o sobre transg?nicos por meio de v?deos

Como motiva??o para o estudo dos "alimentos transg?nicos", sugerimos que o professor utilize dois v?deos cujos endere?os disponibilizamos a seguir. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o v?deo em seu computador e apresent?-lo aos alunos por meio de proje??o utilizando o aparelho  datashow ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

V?deo 1- ?leo de Soja Transg?nica no Brasil. Dispon?vel em: http://www.videolog.tv/video?272798. Acessado em 11/5/2013.

V?deo 2- Campanha transg?nico n?o. Dispon?vel em:  http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiatransgenicocampa. Acessado em 11/5/2013.

Ap?s assistirem aos v?deos, o professor de ver? lan?ar novos questionamentos para os alunos.

1- O que ?? O que ??

  • Alimentos transg?nicos.
  • OGM.
  • Engenharia gen?tica

2- Alimentos geneticamente modificados s?o prejudiciais ? sa?de?

Ap?s ouvir os alunos, o professor dever? fechar esse di?logo explicando que, para alguns especialistas modificar alimentos por meio da gen?tica pode trazer danos ? sa?de humana e animal, al?m de preju?zos ao meio ambiente. J? os seus defensores apontam entre os benef?cios a possibilidade de ter alimentos com mais nutrientes.

E questionar os alunos: qual ? a sua opini?o sobre isto?

transg 2

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-lr8A4e4Bdvk/T02AB7meAiI/AAAAAAAAISY/wCqEPQnGTQI/s1600/128_1_HE.jpg. Acesso em 12/05/2013.

Atividade 2-  Pesquisa com familiares, amigos, vizinhos

Ap?s o fechamento dessa discuss?o na atividade 1, o professor dever? orientar aos alunos para que cada grupo elabore um roteiro de uma entrevista que dever?o fazer em casa, com familiares, vizinhos, amigos etc., sobre alimentos transg?nicos.

Algumas sugest?es de perguntas a serem inclu?das na entrevista:

?         Voc? sabe o que s?o alimentos transg?nicos?

?         Voc? conhece/usa alimentos transg?nicos?

?         Voc? l? os r?tulos dos alimentos, para verificar se neles h? componentes transg?nicos?

?         Voc? ? contra ou a favor do uso de transg?nicos na alimenta??o?

Atividade 3- Socializa??o das entrevistas

O professor dever? organizar a turma em grupos de quatro alunos onde cada um possa apresentar sua entrevista aos demais, tecendo seus coment?rios. O grupo dever? fazer um consolidado dessas considera??es registrando-as com a utiliza??o do editor de textos do computador para apresenta??o ? turma depois de findada a tarefa. O professor dever? marcar datas para as apresenta??es.

Atividade 4- Tabula??o de dados (com interdisciplinaridade)

Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos ?s entrevistas, os alunos dever?o agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados, tabulando-os. Esse trabalho dever? envolver outros professores, como o de Matem?tica, em cujas aulas poder?o ser constru?das as tabelas e os gr?ficos no computador, utilizando um aplicativo espec?fico para tal finalidade.

aula 2 t

Imagem dispon?vel em: http://webquests.edufor.pt/user_image/unyqzi622232.jpg. Acessado em 12/05/2013.

Atividade 5- Pesquisa na internet

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a tem?tica e instrumentaliz?-los para analisar de maneira cr?tica o conhecimento das pessoas e uso que fazem das informa??es para discernir sobre a utiliza??o ou n?o de transg?nicos na alimenta??o, o professor dever? manter os grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet. Caber? aos alunos lerem e discutirem as informa??es disponibilizados nos endere?os indicados para acesso e fazer registros que ser?o utilizados na atividade seguinte (atividade 6) para a elabora??o de um texto conjunto, que dever? fazer parte do trabalho escrito a ser finalizado ap?s a an?lise dos dados e enviado ao professor para avalia??o. O professor dever? fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organiza??o e autonomia.

Itens a serem registrados

  • O que ? a engenharia gen?tica aplicada aos alimentos?
  • O que a engenharia gen?tica aplicada aos alimentos est? fazendo?
  • Alimentos transg?nicos no dia a dia.
  • Quais s?o os impactos da produ??o e consumo de alimentos geneticamente modificados na sa?de e no meio ambiente?
  • Legisla??o sobre os transg?nicos.

Endere?os sobre o tema, para acesso.

Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-3.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/index.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-2.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-4.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-5.php. Acessado em 11/05/2013.

Direito do consumidor, Medida Provis?ria n? 131 e os produtos transg?nicos. Dispon?vel em:  http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos. Acessado em 11/05/2013.

Direito do consumidor, Medida Provis?ria n? 131 e os produtos transg?nicos. Dispon?vel em: http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos/2. Acessado em 11/05/2013.

Transg?nicos causam at? tr?s vezes mais c?ncer em ratos, diz pesquisa. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/alimentos-transgenicos-causam-cancer-em-ratos-aponta-pesquisa.html. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/http://www.suapesquisa.com/transgenicos/. Acessado em 11/05/2013.

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Imagem dispon?vel em: http://investirdinheiro.org/wp-content/uploads/2011/02/biotecnologia-na-agricultura.jpg. Acessado em 12/05/2013.

Atividade 6- An?lise dos dados obtidos nas entrevistas a partir da pesquisa na internet

O mesmo grupo de quatro alunos dever?, tendo como refer?ncia os registros da atividade 5, escrever um texto no qual destaque os itens pesquisados na internet, acrescentando a eles os dados das entrevistas relacionados aos mesmos, na perspectiva da promo??o de um di?logo entre as informa??es obtidas no contexto familiar e o referencial te?rico pesquisado. Dever?, tamb?m, ressaltar no texto, as informa??es que consideraram importantes e que n?o foram apontadas nas entrevistas.

Para fechar essa produ??o escrita, o grupo dever? tecer suas considera??es finais sobre o tema e a pesquisa realizada.

Atividade 7 - Montagem da apresenta??o do trabalho de pesquisa

Como fechamento desse estudo, os grupos de quatro alunos dever?o montar uma apresenta??o do trabalho de pesquisa utilizando o  programa PowerPoint.

As imagens poder?o ser buscadas na internet, salvas e utilizadas na apresenta??o. 

As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho  datashow, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 8 - Socializa??o do trabalho de pesquisa

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

Atividade 9 - J?ri simulado

Para a discuss?o e avalia??o desse estudo, sugerimos uma din?mica denominada de "j?ri simulado" que dever? ser previamente explicada pelo professor, que tamb?m se encarregar? de ajudar na distribui??o de pap?is entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

Tema ? Alimentos transg?nicos: utilizar ou n?o na alimenta??o?

Objetivos:

  • Estudar e debater o tema em quest?o (r?u), levando todos os participantes do grupo a se envolverem e tomarem uma posi??o.
  • Exercitar a express?o verbal e o racioc?nio.
  • Desenvolver o senso cr?tico.

Participantes: (Fun??es)

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do j?ri.
  • Advogado de acusa??o: Formula as acusa??es contra o r?u.
  • Advogado de defesa: Defende o r?u e responde ?s acusa??es formuladas pelo advogado de acusa??o.
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o r?u, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evid?ncia as contradi??es e enfatizando os argumentos fundamentais.
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constitu?da por n?mero impar: (3, 5 ou 7).
  • P?blico: Dividido em dois grupos da defesa e da acusa??o, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusa??o ou defesa. Durante o j?ri, acompanham em sil?ncio. 

Passos:

  • Coordenador apresenta o assunto e a quest?o a ser trabalhada.
  • Orienta??o para os participantes.
  • Prepara??o para o j?ri.
  • Juiz abre a sess?o.
  • Advogado de acusa??o (promotor) acusa o r?u ou r? (a quest?o  em pauta).
  • Advogado de defesa defende o r?u ou a r?.
  • Advogado de acusa??o toma a palavra e continua a acusa??o.
  • Interven??o de testemunhas, uma de acusa??o.
  • Advogado de defesa retoma a defesa.
  • Interven??o da testemunha de defesa.
  • Jurados decidem a senten?a, junto com o juiz.
  • O p?blico avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
  • Leitura e justificativa da senten?a pelo juiz. 

Avalia??o:

  • Que proveito foi tirado dessa din?mica?
  • O que mais agradou?
  • Como o grupo se sentiu?
  • O que pode ser melhorado?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Transg?nicos - Tecnologias de manipula??o do DNA - Parte II ?udio
Transg?nicos - Tecnologias de manipula??o do DNA - Parte I ?udio

Recursos Complementares

Professor, para que voc? enrique?a sua aula, acesse os sites:

Avaliação

  • A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.   Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros e textos  produzidos ao longo do processo e o trabalho final. O J?ri simulado, as apresenta??es das entrevistas e do trabalho final produzidas pelos grupos dever?o ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
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