Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
| Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
| Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
| Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
| Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
| Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
| Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
| Ensino M?dio | Biologia | Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica |
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Imagem dispon?vel em: http://www.bligoo.com/media/users/11/595666/images/public/65950/7383294-experimento-de-la-ciencia-y-de-las-plantas.jpg?v=1302828087427. Acesso em 12/05/2013.
Como motiva??o para o in?cio do estudo do tema, sugerimos que o professor projete as seguintes imagens, ou outras por ele escolhidas. O professor dever? salvar previamente as imagens em seu computador e disponibiliz?-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual ou projet?-las utilizando o aparelho datashow.
Imagens de alimentos tradicionais elaborados com o emprego de biotecnologia.
IMAG vinho. Dispon?vel em: http://portal.rac.com.br/blog/admin/imagens/10072012223508.jpg. Acessado em 11/05/2013.
IMAG queijo. Dispon?vel em: http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/13256queijos.jpg. Acessado em 11/05/2013.
IMAG P?es. Dispon?vel em: http://www.obesidadecontrolada.com.br/wp-content/uploads/2012/09/pao-frances.jpg. Acessado em 11/05/2013.
IMAG vinagre. Dispon?vel em: http://m.vcst.net/wines/organica-maca-cidra-vinagre-pulverizador-garcia-de-la-cruz-522868.jpg. Acessado em 11/05/2013.
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Ap?s a exibi??o das imagens, o professor dever? estabelecer um di?logo com os alunos, fazendo o seguinte questionamento:
(Espera-se que os alunos, dentre muitos apontamentos, falem da fermenta??o realizada por microrganismos).
Ap?s ouvir os alunos, o professor dever? fechar esse momento destacando que muitos alimentos s?o produzidos por meio do processo de fermenta??o realizada por microrganismos: vinho, cerveja, cacha?a, queijos, p?es, vinagre, leites fermentados, molho de soja etc.
Finalizando, o professor dever? abordar o termo ?biotecnologia?, questionando se a fermenta??o ? biotecnol?gica.
Ap?s ouvir as concep??es dos alunos, o professor dever? continuar indagando:
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Imagem dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/quando-os-microrganismos-salvam-vidas/image_preview. Acessado em 11/05/2013.
Para responderem ?s quest?es anteriormente apontadas e ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito da produ??o de alimentos por fermenta??o, sugerimos que os alunos fa?am uma pesquisa na internet, utilizando s?tios como os que indicamos a seguir.
Caso os alunos queiram ampliar a busca, cabe ao professor orient?-los no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica.
Os alunos dever?o ler individualmente os textos fazendo seus registros, norteados pelas quest?es apontadas no final da atividade 1.
Sugest?es de endere?os para a pesquisa
Fermenta??o. Dispon?vel em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_105_22122006154841.html. Acessado em 08/05/2013.
Tipos de fermenta??o. Dispon?vel em: http://universodevida2.blogspot.com.br/2008/04/tipos-de-fermentao.html. Acessado em 08/05/2013.
Leveduras e fermenta??o. E se Dion?sio soubesse qu?mica? Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/279/e-se-dionisio-soubesse-quimica. Acessado em 08/05/2013.
Presen?a no nosso dia a dia. Dispon?vel em: http://cib.org.br/biotec-de-a-a-z/publicacoes/guia-o-que-voce-precisa-saber-sobre-transgenicos/presenca-no-nosso-dia-a-dia/. Acessado em 1/05/2013
Entenda o que ? DNA recombinante. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1DHQFDldgrI. Acessado em 11/05/2013.
A primeira discuss?o do tema pesquisado dever? ocorrer em grupos de quatro alunos, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala em c?rculo de modo que todos possam se ver e garantir que todos ou?am os colegas e professor.
Cabe ao professor fechar essa discuss?o esclarecendo d?vidas e acrescentando itens conceituais que porventura n?o tenham sido contemplados na discuss?o.
Ap?s o fechamento da discuss?o, o professor dever? propor que os alunos produzam um texto em grupo que contemple os questionamentos feitos no final da atividade 1 e que nortearam a pesquisa.
Imagem dispon?vel em: http://www.uned.es/experto-biotecnologia-alimentos/images/alimentos2.jpg. Acessado em 12/05/2013.
Como motiva??o para o estudo dos "alimentos transg?nicos", sugerimos que o professor utilize dois v?deos cujos endere?os disponibilizamos a seguir. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o v?deo em seu computador e apresent?-lo aos alunos por meio de proje??o utilizando o aparelho datashow ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
V?deo 1- ?leo de Soja Transg?nica no Brasil. Dispon?vel em: http://www.videolog.tv/video?272798. Acessado em 11/5/2013.
V?deo 2- Campanha transg?nico n?o. Dispon?vel em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiatransgenicocampa. Acessado em 11/5/2013.
Ap?s assistirem aos v?deos, o professor de ver? lan?ar novos questionamentos para os alunos.
1- O que ?? O que ??
2- Alimentos geneticamente modificados s?o prejudiciais ? sa?de?
Ap?s ouvir os alunos, o professor dever? fechar esse di?logo explicando que, para alguns especialistas modificar alimentos por meio da gen?tica pode trazer danos ? sa?de humana e animal, al?m de preju?zos ao meio ambiente. J? os seus defensores apontam entre os benef?cios a possibilidade de ter alimentos com mais nutrientes.
E questionar os alunos: qual ? a sua opini?o sobre isto?
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-lr8A4e4Bdvk/T02AB7meAiI/AAAAAAAAISY/wCqEPQnGTQI/s1600/128_1_HE.jpg. Acesso em 12/05/2013.
Ap?s o fechamento dessa discuss?o na atividade 1, o professor dever? orientar aos alunos para que cada grupo elabore um roteiro de uma entrevista que dever?o fazer em casa, com familiares, vizinhos, amigos etc., sobre alimentos transg?nicos.
Algumas sugest?es de perguntas a serem inclu?das na entrevista:
? Voc? sabe o que s?o alimentos transg?nicos?
? Voc? conhece/usa alimentos transg?nicos?
? Voc? l? os r?tulos dos alimentos, para verificar se neles h? componentes transg?nicos?
? Voc? ? contra ou a favor do uso de transg?nicos na alimenta??o?
O professor dever? organizar a turma em grupos de quatro alunos onde cada um possa apresentar sua entrevista aos demais, tecendo seus coment?rios. O grupo dever? fazer um consolidado dessas considera??es registrando-as com a utiliza??o do editor de textos do computador para apresenta??o ? turma depois de findada a tarefa. O professor dever? marcar datas para as apresenta??es.
Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos ?s entrevistas, os alunos dever?o agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados, tabulando-os. Esse trabalho dever? envolver outros professores, como o de Matem?tica, em cujas aulas poder?o ser constru?das as tabelas e os gr?ficos no computador, utilizando um aplicativo espec?fico para tal finalidade.
Imagem dispon?vel em: http://webquests.edufor.pt/user_image/unyqzi622232.jpg. Acessado em 12/05/2013.
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a tem?tica e instrumentaliz?-los para analisar de maneira cr?tica o conhecimento das pessoas e uso que fazem das informa??es para discernir sobre a utiliza??o ou n?o de transg?nicos na alimenta??o, o professor dever? manter os grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet. Caber? aos alunos lerem e discutirem as informa??es disponibilizados nos endere?os indicados para acesso e fazer registros que ser?o utilizados na atividade seguinte (atividade 6) para a elabora??o de um texto conjunto, que dever? fazer parte do trabalho escrito a ser finalizado ap?s a an?lise dos dados e enviado ao professor para avalia??o. O professor dever? fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organiza??o e autonomia.
Itens a serem registrados
Endere?os sobre o tema, para acesso.
Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-3.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/index.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-2.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-4.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-5.php. Acessado em 11/05/2013.
Direito do consumidor, Medida Provis?ria n? 131 e os produtos transg?nicos. Dispon?vel em: http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos. Acessado em 11/05/2013.
Direito do consumidor, Medida Provis?ria n? 131 e os produtos transg?nicos. Dispon?vel em: http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos/2. Acessado em 11/05/2013.
Transg?nicos causam at? tr?s vezes mais c?ncer em ratos, diz pesquisa. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/alimentos-transgenicos-causam-cancer-em-ratos-aponta-pesquisa.html. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transg?nicos. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/http://www.suapesquisa.com/transgenicos/. Acessado em 11/05/2013.
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Imagem dispon?vel em: http://investirdinheiro.org/wp-content/uploads/2011/02/biotecnologia-na-agricultura.jpg. Acessado em 12/05/2013.
O mesmo grupo de quatro alunos dever?, tendo como refer?ncia os registros da atividade 5, escrever um texto no qual destaque os itens pesquisados na internet, acrescentando a eles os dados das entrevistas relacionados aos mesmos, na perspectiva da promo??o de um di?logo entre as informa??es obtidas no contexto familiar e o referencial te?rico pesquisado. Dever?, tamb?m, ressaltar no texto, as informa??es que consideraram importantes e que n?o foram apontadas nas entrevistas.
Para fechar essa produ??o escrita, o grupo dever? tecer suas considera??es finais sobre o tema e a pesquisa realizada.
Como fechamento desse estudo, os grupos de quatro alunos dever?o montar uma apresenta??o do trabalho de pesquisa utilizando o programa PowerPoint.
As imagens poder?o ser buscadas na internet, salvas e utilizadas na apresenta??o.
As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho datashow, para a exposi??o aos colegas e professor.
Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.
Para a discuss?o e avalia??o desse estudo, sugerimos uma din?mica denominada de "j?ri simulado" que dever? ser previamente explicada pelo professor, que tamb?m se encarregar? de ajudar na distribui??o de pap?is entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
Objetivos:
Participantes: (Fun??es)
Passos:
Avalia??o:
| Nome | Tipo |
|---|---|
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Professor, para que voc? enrique?a sua aula, acesse os sites:
Uso tecnol?gico dos microorganismos. Dispon?vel em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/microorganismo3.htm. Acessado em 08/05/2013.
Quando os microrganismos salvam vidas. http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/pdf_aberto/microorganismos286.pdf/at_download/file. Acessado em 08/05/2013.