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Componentes biol?gicos dos f?rmacos.

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Biotecnologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Equipamentos Biom?dicos
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Terapias Integrativas e Complementares
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas
Ensino M?dio Biologia Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a biotecnologia como constru??o humana, percebendo seu papel nos processos de produ??o de medicamentos e sua relev?ncia no desenvolvimento da sa?de humana.
  • Identificar os processos de obten??o de medicamentos, considerando os aspectos biotecnol?gicos neles envolvidos.
  • Reconhecer mecanismos de transmiss?o da vida, prevendo ou explicando a manifesta??o de caracter?sticas dos seres vivos a partir da engenharia gen?tica.
  • Reconhecer benef?cios, limita??es e aspectos ?ticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biol?gicos envolvidos em produtos biotecnol?gicos.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas.
  • Interpretar experimentos ou t?cnicas que utilizam seres vivos, analisando implica??es para a sa?de e a produ??o de medicamentos.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Biologia celular: DNA, RNA, sintese proteica.

Reinos Monera e Fungi.

Gen?tica.

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

Discuss?o de mat?rias divulgadas pela m?dia; estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos grupos; montagem e apresenta??o de semin?rios.

RECURSOS

?udios;  utiliza??o da internet.

capsulas biomed

Imagem dispon?vel em: http://globedia.com/imagenes/noticias/2012/1/31/iran-presenta-medicamentos-biotecnologicos_1_1073780.jpg. Acessado em 12/05/2013.

M?dulo 1- Biotecnologia na produ??o de medicamentos

Atividade 1- Leitura e discuss?o de uma mat?ria publicada em revista semanal

Como motiva??o e introdu??o ao estudo do tema "Componentes biol?gicos dos f?rmacos", sugerimos que o professor utilize uma mat?ria publicada em uma revista semanal de grande circula??o no Brasil em 14/06/2012.

Biotecnologia, a nova arma contra o c?ncer. Dispon?vel em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1018/noticias/biotecnologia-a-nova-arma-contra-o-cancer?page=1; http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1018/noticias/biotecnologia-a-nova-arma-contra-o-cancer?page=2. Acessado em 12/05/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-lo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o texto em seu computador e apresent?-lo aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-lo, usando transpar?ncias e dever? disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar as quest?es norteadoras da discuss?o do mesmo.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler todo texto em sil?ncio. Ap?s essa primeira leitura geral, o professor dever? conduzir uma leitura din?mica em que um aluno, por ele apontado, dever? ler um par?grafo do texto em voz alta e os demais dever?o acompanhar silenciosamente. Em seguida, outro aluno faz a leitura do par?grafo seguinte e assim sucessivamente, at? o final do texto. Terminada essa leitura, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas em seus cadernos. Na sequ?ncia, o professor organizar? os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar suas considera??es aos demais colegas e ao professor. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.

Quest?es norteadoras para compreens?o e discuss?o do texto.

?         O que ? biotecnologia?

?         O que s?o medicamentos ou f?rmacos biotecnol?gicos?

?         O que possibilitou o avan?o nas pesquisas de medicamentos biotecnol?gicos mais eficazes a partir de 2003?

?         Qual ? a import?ncia de se produzir medicamentos biotecnol?gicos contra o c?ncer?

?         Qual ? o interesse das grandes empresas farmac?uticas (produtoras de medicamentos) na produ??o biof?rmacos?

?         Por que n?o havia muito investimento das empresas farmac?uticas em produzir medicamentos biotecnol?gicos?

?         Como tem sido a din?mica de neg?cios destas empresas na atualidade?

?         Al?m do c?ncer, quais outras doen?as t?m merecido a aten??o e investimentos em pesquisas pela ind?stria farmac?utica?

cancer

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Imagem dispon?vel em:  http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2011/12/11/282335/20111210211011811156a.jpg. Acessado em 12/05/2013

Atividade 2- Fechamento do estudo do texto.

Para fechar a discuss?o e o estudo do texto, o professor dever? ressaltar a import?ncia de grupos de microrganismos cuja biologia pode beneficiar o homem, especialmente na sa?de, por meio da produ??o e melhoramento de medicamentos, os biomedicamentos ou biof?rmacos. Dever? enfatizar a penicilina, um marco na utiliza??o de microrganismos na medicina e os avan?os da biotecnologia na produ??o de medicamentos como a insulina e vacinas. N?o dever? aprofundar neste momento a fundamenta??o te?rica destes temas, mas agu?ar a curiosidade dos alunos para que busquem aprofundamento dessas informa??es por meio de pesquisas na internet e socializa??o por meio de semin?rios no m?dulo 2.

O professor dever? fazer o levantamento de novas quest?es, junto aos alunos, para aprofundarem seus conhecimentos. ? medida em que essas novas perguntas forem sendo feitas, o professor dever? ir registrando no quadro para que todos copiem em seus cadernos. As perguntas registradas dever?o ser contempladas em um texto a ser produzido no final do M?dulo 2.

Sugest?es de novas quest?es para nortear as pesquisas na internet

?         Quais medicamentos biotecnol?gicos j? est?o no mercado mundial?

?         Quais s?o os processos de produ??o dos medicamentos biotecnol?gicos e quais seres vivos participam?

?         Quais s?o os interesses que norteiam a produ??o de biof?rmacos?

?         Quais s?o os pr?s e os contras na produ??o e uso de medicamentos biotecnol?gicos?

?         Como ? a situa??o do Brasil na produ??o de biomedicamentos?

capsula dna

Imagem dispon?vel em: http://www.veracruzinforma.com.mx/wp-content/uploads/2012/04/Biocomparables-02_picnik.jpg. Acessado em 12/05/2013.

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M?dulo 2- Ampliando conhecimentos e socializando

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar aos alunos para que fa?am pesquisas na internet.

Abaixo sugerimos t?picos e endere?os para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso em s?tios de busca, como o Google.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Sugerimos 7 temas. O professor dever? dividir a turma em 7 grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo pesquise um item.

Sugest?es de temas para pesquisa e endere?os onde est?o disponibilizados para acesso.

Tema 1- Biotecnologia e biomedicamentos

Tema 2- Biof?rmacos no Brasil

Tema 3 - Biotecnologia e qualidade de vida

Tema 4 ? Biotecnologia e produ??o de antibi?ticos - Penicilina

Tema 5 ? Biotecnologia e produ??o de insulina

Tema 6 ? Biotecnologia e produ??o de vacinas

Tema 7 ? Agentes biol?gicos no tratamento de artrite reumat?ide.

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insulina

Imagem dispon?vel em: http://www.guiadacarreira.com.br/wp-content/uploads/2009/08/bacterias-insulina.png. Acessado em 12/05/2013.

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Recursos educacionais

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Atividade 2 - Montagem de apresenta??es do conte?do da pesquisa

Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado na atividade de pesquisa. Para isso, dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.

As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 3 - Semin?rios para socializa??o do conte?do pesquisado

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para que cada gupo socializem-nas. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

Alguns destaques importantes, que devem ser refor?ados pelo professor

  • Entende-se por biotecnologia o conjunto de t?cnicas que envolvem a manipula??o de organismos vivos para a obten??o de produtos espec?ficos ou modifica??o de produtos. A biotecnologia tamb?m utiliza o DNA em t?cnicas de DNA recombinante.
  • Medicamentos biol?gicos s?o aqueles originados a partir de um processo biol?gico. O princ?pio ativo do medicamento ? obtido por meio do emprego industrial de microrganismos ou c?lulas modificadas geneticamente, o que permite a produ??o de prote?nas mais complexas, com menor efeito colateral do que as j? existentes.
  • Os v?rios conceitos da Biotecnologia se referem ao uso de c?lulas ou sistemas bioqu?micos em processos de produ??o de bens ou de presta??o de servi?os. Neste contexto, a Biotecnologia tem papel destacado, sob o ponto de vista hist?rico e tecnol?gico, visto que os primeiros processos industriais basearam-se na a??o de microrganismos e a grande maioria daqueles consagrados utiliza microrganismos nativos ou modificados geneticamente.
  • A fermenta??o, historicamente respons?vel pela produ??o de p?es, vinhos, cervejas, vinagres etc, ? um processo pelo qual bact?rias e fungos transformam uma subst?ncia em outra, ao consumirem os a??cares nela contidos. Esse processo ? amplamente empregado pela ind?stria na produ??o destes alimentos e tamb?m de biof?rmacos.
  • Os principais produtos da Biotecnologia podem ser agrupados de acordo com o seu uso, em produtos da ind?stria farmac?utica (antibi?ticos, horm?nios, vacinas, vitaminas e prote?nas terap?uticas humanas), da ind?stria de alimentos (amino?cidos, flavorizantes, polissacar?deos e gomas xantana) e da ind?stria qu?mica (etanol, acetona, butanol, glicerol, ?cido l?ctico, ?cido c?trico, poli?steres, inseticidas microbianos).
  • A insulina humana foi o primeiro biof?rmaco produzido pela engenharia gen?tica, em 1982, nos EUA pela Eli Lilly & Co. O microrganismo produtor da insulina ? a Escherichia coli com o gene humano recombinado.
  • A vacina contra hepatite B (HBV) ? outro produto de biotecnologia (1982) e o microrganismo produtor do ant?geno ? o Saccharomyces cerevisiae com o gene para a prote?na.
  • O horm?nio do crescimento humano ? outro biof?rmaco produzido a partir de 1982. O microrganismo produtor deste horm?nio ? a Escherichia coli com o gene humano recombinado.

Atividade 4 - Produ??o de textos

Para o fechamento do estudo do tema "Componentes biol?gicos dos f?rmacos", o professor dever? propor aos os alunos que produzam, em grupos de quatro componentes, um texto que contemple os questionamentos feitos nas atividades 1 e 2 do M?dulo 1.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Diabetes e sedentarismo ?udio
Biotecn?logo - Parte I ?udio
Turbinando a produ??o de cacha?a ?udio
Biotecn?logo - Parte II ?udio
Esse ? um trabalho para a biotecnologia ?udio

Recursos Complementares

?         ?Qu? son los medicamentos biotecnol?gicos? Dispon?vel em: http://www.semana.com/vida-moderna/articulo/que-medicamentos-biotecnologicos/254286-3. Acessado em 12/05/2013.

?        Especialistas discutem medicamentos biotecnol?gicos. Dispon?vel em: http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=4823&t=especialistas-discutem-medicamentos-biotecnologicos. Acessado em 12/05/2013.

?        Estudo portugu?s levanta import?ncia das drogas biol?gicas no sistema p?blico de sa?de. Dispon?vel em: http://www.reumatologia.com.br/index.asp?Perfil=&Menu=DoencasOrientacoes&Pagina=noticias/in_noticias_resultados.asp&IDNoticia=202. Acessado em 12/05/2013.

?        Medicamentos biol?gicos, no Brasil: desafios e perspectivas. Dispon?vel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9iojklOaIeoJ:www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/136/069a070_medicamentos_biolAgicos.pdf+&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 12/05/2013.

?        S?RIES EM BIOTECNOLOGIA: Tecnologia de Bioprocessos. Dispon?vel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ng3L1OsYwPkJ:www.eq.ufrj.br/vestibular/nukleo/pdfs/series-em-biotecnologia-vol-i-tecnologia-de-bioprocessos.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 12/05/2013. 

?        Medicamentos Biol?gicos para o Tratamento da Artrite Reumat?ide. Dispon?vel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:sGl0zvIrdg8J:portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/5a1cb7804d01dc028a869a551355428f/BRATS_19.pdf%3FMOD%3DAJPERES+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 12/05/2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as pesquisas na internet e as apresenta??es finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos no m?dulo 2. Os textos produzidos na atividade 4 do m?dulo 2 dever?o ser avaliados quantitativamente.