Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ingl?s brit?nico e americano: qual a diferen?a?

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- compreender que h? mais de uma forma de dizer, escrever e pronunciar uma mesma palavra em ingl?s.

- verificar as diferen?as no vocabul?rio, na ortografia e na pron?ncia entre algumas palavras da l?ngua inglesa.

- identificar diferen?as na escolha de termos espec?ficos dependendo do dialeto e regi?o dos Estados Unidos e do Reino Unido. 

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

De car?ter basicamente introdut?rio, o conte?do da aula n?o requer conhecimentos pr?vios do aluno. A leitura de listas de palavras no ingl?s brit?nico e americano e as atividades sugeridas para a aula permitir?o alcan?ar os resultados almejados. 

Estratégias e recursos da aula

FERRAMENTAS E RECURSOS TECNOL?GICOS:

- LABORAT?RIO DE INFORM?TICA;

- DATASHOW; TABLETS; NOTEBOOKS;

- SLIDES, SITES DE BUSCA, SITES PARA ESTUDO COMPLEMENTAR, EXERC?CIOS 

?

M?dulo 1 - Trazendo informa??es sobre o ingl?s brit?nico e o americano

?

ATIVIDADE 1: Introduzindo o tema 

    O professor dever? come?ar a aula, discutindo o tema com os alunos. Para tanto, dever? colocar em slides as seguintes informa??es.

  • O ingl?s ? falado de maneiras diferentes nos dois lados do Atl?ntico. Com o passar dos anos, as diferen?as entre o ingl?s brit?nico e o americano levantaram debates e discuss?es fervorosos. O ingl?s brit?nico moderno ? altamente influenciado pelo ingl?s americano, fazendo com que muitos contrastes desapare?am. A pron?ncia ?, em alguns casos, bem diferente, mas a grande maioria dos cidad?os americanos e brit?nicos entendem facilmente uns aos outros. Antes de focarmos as diferen?as mais importantes entre os dois principais tipos de ingl?s, ressaltamos que estas diferen?as s?o de import?ncia m?nima, e, com a internacionaliza??o em andamento do nosso mundo moderno, pode-se afirmar que elas est?o diminuindo.

?

  •      Durante a maior parte do s?culo XIX, alguns cidad?os ingleses defendiam a opini?o de que os americanos estavam "maculando" ou "corrompendo" sua l?ngua-m?e. Se interpretarmos "maculando" e "corrompendo" por "mudando", ent?o estes puristas ingleses estavam mesmo  corretos. No entanto, eles n?o entendiam que a mudan?a ? o destino inevit?vel de todas as l?nguas vivas.

     Ainda assim, as suas rea??es parecem compreens?veis. Talvez os orgulhosos cidad?os do pa?s colonizador se consideravam os "guardi?es" da l?ngua inglesa. Por?m, mesmo os pr?prios "guardi?es" n?o estavam imunes a ataques dos seus irm?os "Ianques"*. O pol?tico americano John Hays, por exemplo, criticou abertamente o ingl?s brit?nico como sendo afetado e pomposo, ao mesmo tempo que elogiou a variante americana como sendo incisiva e direta.

     At? mesmo nos dias atuais voc? ainda ir? ouvir pessoas comparando o ingl?s brit?nico e o americano e discutindo qual ? o "melhor tipo de ingl?s".

Deve-se concluir que:

Tais discuss?es, todavia, revelam no final das contas nada mais que uma prefer?ncia pessoal de algu?m. Defender que uma variedade qualquer de ingl?s ? superior a outra ? o mesmo que dizer que carne assada ? melhor que frango ? milanesa.

?

Dispon?vel em: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/brit_amer1.php Acesso em: 18 maio 2013.

?

No laborat?rio:

Ainda como introdu??o da aula, o professor explicar? que h? algumas diferen?as entre o ingl?s brit?nico e o americano, no que diz respeito ? pron?ncia, ortografia e ao vocabul?rio. No datashow mostrar? aos alunos uma lista com algumas palavras que retratam essa diferen?a. Os alunos poder?o ajudar o professor na leitura das palavras, garantindo a participa??o de todos os alunos e a intera??o com a atividade proposta:

    iNGL??S AMERICANO E BRIT??NICO    

Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://imagem.buscape.com.br/capas/livros/770/533/200x200_8589533077.jpg&imgrefurl=http://compare.buscape.com.br/ingles-americano-x-ingles-britanico-steinberg- Acesso em: 18 maio 2013.

                           

LISTA COM DIFEREN?AS DE VOCABUL?RIO

Portuguese

American

British

acostamento (de estrada)
advogado
agenda
aluga-se
alum?nio
apartamento
arm?rio
aspas
avi?o

shoulder
lawyer
appointment book
for rent
aluminum
apartment
closet
quotation marks
airplane

hard shoulder
solicitor, barrister
diary
to let
aluminium
flat
wardrobe
speech marks
aeroplane

balas

banheiro
batas fritas 

biscoito, doce
bombeiros
borracha de apagar

candy

lavatory/bathroom
french fries
cookie
fire department
eraser

sweets

toilet
chips
biscuit
fire brigade
rubber

?

?

?

diretor (de escola)

principal

head teacher, headmaster

?

? ?

farm?cia
fila
fita adesiva
fog?o
forno
fralda
futebol

drugstore
line
scotch tape
stove
oven
diaper
soccer

chemist's
queue
sellotape
cooker
cooker
nappy
football

gasolina

gas (gasoline)

petrol

lanterna
lapiseira
lata de lixo
lixeiro
lixo

flashlight
mechanical pencil
garbage can
garbage collector
garbage

torch
propelling pencil
bin
dustbin man
litter, rubbish

mam?e
matem?tica
metr?

mom, mommy
math
subway

mum, mummy
maths
underground, tube

outono

fall

autumn

?

?

?

Adaptado do site: http://www.sk.com.br/sk-usxuk.html Acesso em: 15/05/ 2013.

?

Ainda no laborat?rio de inform?tica e a fim de complementar a atividade, o professor pedir? aos alunos para assistirem aos v?deos dos sites abaixo, que ilustram a diferen?a entre o ingl?s americano e o brit?nico. Em seguida, os alunos dever?o escolher e apresentar para a turma duas diferen?as em pron?ncia, gram?tica e vocabul?rio entre o ingl?s brit?nico e o americano, que foram destacadas nos v?deos sugeridos, favorecendo a intera??o e a troca de conhecimento entre eles.

http://www.youtube.com/watch?v=YzKwJbqar7I V?deo - Acesso em: 14/05/2013.

http://www.youtube.com/watch?v=4jvRzPiHBIo V?deo - Acesso em: 15/05/2013.

?

                   ATIVIDADE 2: Praticando

?

Depois de apresentada a lista e assistido aos v?deos, o professor pedir? para que cada aluno leia em voz alta, tirando as d?vidas com pron?ncias. Em seguida, entregar? uma xerox do exerc?cio seguinte, o qual poder? ser feito em duplas e com a ajuda dos sites que cont?m o tema abordado na aula, conforme sugest?o ao final desta atividade: 

Translate and complete the following list of words:

BANDEIRAS

Imagem dispon?vel em:     https://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=IMAGENS+DE+INGL%C3%8AS+BRIT%C3%82NICO+E+AMERICANO&oq=IMAGENS+DE+INGL%C3%8AS+BRIT%C3%82NICO+E+AMERICANO&gs_l=serp.3...2713.12041.0.13429.39.39.0.0.0.0.402.8248.0j24j14j0j1.39.0...0.0...1c.1.14.psy-ab.2Z_rPofmVyc&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&fp=ea7973deb9aa817f&biw=1366&bih=659           Acesso em: 18 maio 2013.

             PORTUGUESE                                                           AMERICAN                                BRITISH 

1. .............................................................                            automobile                          ...........................................

2. .............................................................                       ........................................                            taxi

3.                             doce                                               ........................................            ................................................

4.                         gasolina                                            .......................................             ...............................................

5.                            correio                                             ......................................             ...............................................

6. ..............................................................                                elevator                           ..............................................

7.                             fog?o                                             ........................................            ..............................................

8.                              metr?                                            ........................................            .............................................

9. ................................................................                                 vacation                        .............................................

?

Fonte: Adaptado de: FERRARI, Mariza Tiemann & RUBIN, Sarah Giersztel. 2003. Ingl?s: volume ?nico para o ensino m?dio. Cole??o: De olho no mundo do trabalho. S?o Paulo: Scipione

?

Sugest?o de sites para busca de lista de palavras: 

http://www.englishclub.com/vocabulary/british-american.htm Acesso em: 15/05/ 2013.

http://oxforddictionaries.com/words/british-and-american-terms Acesso em: 16/05/ 2013.

?

               ATIVIDADE 3: QUIZZES

 

Nessa atividade, alguns exerc?cios ser?o apresentados aos alunos para que esses reconhe?am as diferen?as ortogr?ficas, de pron?ncia e de vocabul?rio entre o ingl?s brit?nico e o americano. ? o momento de os alunos, ao reconhecerem as palavras, sua ortografia e pron?ncia, diferenciarem e reconhecerem um dialeto e outro. Faz-se importante, nesse momento da aula, refor?ar a premissa de que ? imposs?vel tentar separar as l?nguas e que h? momentos em que a escolha lexical ou ortogr?fica ? determinada pela regi?o geogr?fica e pelo grupo ao qual o falante pertence.

Os quizzes poder?o ser apresentados no datashow e os alunos poder?o responder oralmente. Nos quizzes, cuja ?nfase ? a oralidade, faz-se importante o professor oportunizar todos os alunos para a leitura das palavras e suas respectivas pron?ncias, de modo a acentuar as diferen?as entre a pron?ncia brit?nica e a americana.  

?

QUIZ 1: Spelling differences

?

In general, where there are differences between British English (BE) and American English (AE) spelling, it can be said that American English has the more economical and phonetic spelling. Unnecessary letters are left out and words are spelled how they sound. An obvious example is the omission in AE of the letter u in words such as colorneighborhonoretc. Compare also the AE words travelingjewelry and program with their BE counterparts travellingjewellery and programme. However, this rule does not always apply. For example, you would expect skilful to be the AE spelling and skillful the BE spelling, but unfortunately you would be wrong!

?

In the following table, which words are spelled in American English and which in British English? Can you give the alternative spelling in each case? (No quadro a seguir, quais palavras s?o pronunciadas como o ingl?s americano e quais no ingl?s brit?nico? Voc? pode dar a outra alternativa em cada caso?)

Example: AE - mustache : BE - moustache

airplane cheque theatre tyre
defense woolen pajamas gaol
?

?

Resposta: In the following table the red spellings are American English and the blue spellings are British English:
airplane - aeroplane check - cheque theater  theatre
defense - defence woolen - woollen tire - tyre
pajamas - pyjamas jail gaol
?
? ?

?

?

Quiz 2 - Pronunciation

Americans and Britains agree in most cases on where a word in stressed. For example, everyone says pencil and relaxcinema and consider, but the following words from the table are stressed differently in the two dialects.

?

In the list below, separate the ones which are pronounced in an american way to the british ones: (Na lista abaixo, separe as palavras com pron?ncia americana das palavras com pron?ncia brit?nica)

?

  • ballet :   ballet
  • address :   address 
  • garage :   garage
  • advertisement :   advertisement 

?

?

Resposta:  ?
  • ballet - BE   :   ballet - AE
  • address - BE   :   address * - AE
  • garage - BE   :   garage - AE
  • advertisement - BE   :   advertisement - AE
?
? ?

?

?

Quiz 3 - Vocabulary

?

Color the following American words in red and the British ones in blue:

 (Pinte de vermelho as palavras americanas e de azul as brit?nicas)

closet - cupboard;

vacation - holiday;

fall - autumn;

flashlight - torch;

subway - underground;

movie - film;

elevator - lift;

mailman - postman

line - queue

candy - sweets;

gas - petrol

?

Resposta:  ?

closet - cupboard : vacation holiday : fall - autumn :  flashlight - torch : subway - underground   movie film :  elevator - lift :  mailman postman :  line - queue : 

candy - sweets :

gas - petrol 

?

Quizzes adaptados do site: http://esl.fis.edu/grammar/easy/aebe.htm#7 Acesso em: 19 maio 2013.

?

Sugest?o de sites para busca de lista de palavras: 

http://www.englishclub.com/vocabulary/british-american.htm Acesso em: 17 maio 2013.

http://oxforddictionaries.com/words/british-and-american-terms Acesso em: 17 maio 2013.

?

                   ATIVIDADE 4: READING

?

?

Ao terminar o primeiro m?dulo, o professor colocar? um texto no datashow sobre a hist?ria de um escritor que contribuiu para a mudan?a ortogr?fica no ingl?s americano. ? uma atividade realizada para concluir o conte?do, al?m de apresentar uma curiosidade e informa??o adicional ao tema discutido na aula. O professor pedir? a cada aluno para ler um par?grafo do texto, ajudando com o vocabul?rio quando necess?rio.

The American 'tung'

?         Lexicographer, author and editor Noah Webster was born in Connecticut in 1758

?         Believed spellings were needlessly complicated, and tried to simplify them

?         Many changes were adopted into American English - "traveled", "defense" and "color", for example

?         He also wanted to change "women" to "wimmen" and "tongue" to "tung", but neither was adopted

?         Learned 26 languages in order to write An American Dictionary of the English language - published in 1828 (22 years after his first dictionary) it had 70,000 entries

?         Many Americans learned how to read using his famous Blue Backed Speller

?

FONTE: http://www.bbc.co.uk/news/magazine-19670686 Acesso em: 12 abril 2013.

?

?

M?dulo 2

Atividade 1 - Trabalho em duplas

?

Os alunos, em duplas, dever?o criar um blog ou uma plataforma virtual com informa??es, ilustra??es e imagens sobre o assunto tratado na aula.

Sugest?o de site para a cria??o do blog:

http://www.youtube.com/watch?v=h0MtiHzNpzc (acesso em 19.05.2013)

  • As apresenta??es dever?o ser agendadas pelo professor, garantindo a todos os alunos o acesso ?s produ??es dos colegas, al?m da oportunidade de intera??o, divulga??o e troca de conhecimentos adquiridos.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?
? ? ?

Recursos Complementares

Sugest?o de livros como boas refer?ncias para o assunto tratado na aula:  

  • Practical English Usage, M. Swan (1995) , Oxford University Press
  • The Right Word at the Right Time (A guide to the English language and how to use it) (1985) Readers Digest

FONTE: http://esl.fis.edu/grammar/easy/aebe.htm (acesso em 17.05.2013)

?

 SUGEST?O DE MATERIAL/LEITURA/ESTUDO COMPLEMENTAR PARA ALUNOS E PROFESSORES, ACESSAR OS SITES:

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_American_and_British_English (acesso em 17.05.2013)  

http://en.wikipedia.org/wiki/American_and_British_English_spelling_differences (acesso em 17.05.2013)

http://www.sk.com.br/sk-usxuk.html (acesso em 17.05.2013)

?

 FOR A LIST OF WORDS (VOCABUL?RIO):

http://www.englishclub.com/vocabulary/british-american.htm (acesso em 17.05.2013)

http://oxforddictionaries.com/words/british-and-american-terms (acesso em 17.05.2013)

Avaliação

O professor dever? avaliar os alunos durante o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos dois m?dulos. 

Professor, tenha como crit?rios:

1. verificar se os alunos perceberam que h? diferentes  pron?ncias;

2. perceberam as diferen?as de vocabul?rio;

3. mostraram interesse pelas atividades.