Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? contribuir com a forma??o da crian?a enquanto processo de constitui??o do g?nero humano
? Conhecer, junto com a fam?lia, sua nova sala de refer?ncia, os colegas e professores;
? Interagir com diferentes crian?as e adultos;
? Estabelecer e estreitar novos v?nculos afetivos com os colegas, professores e fam?lias das outras crian?as;
? Manusear e explorar diferentes materiais;
? Avan?ar em seu processo de letramento e alfabetiza??o;
? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento de identidade individual e de grupo;
? Confeccionar um painel de fotos e caricaturas em parceria com os colegas e as fam?lias;
?
? Entrevista com as fam?lias, onde al?m de assuntos diversos, conversaremos sobre as atividades a serem desenvolvida nos primeiros dias de inser??o;
Primeiras considera??es:
O processo de inser??o ? escola ? uma ocasi?o muito delicada e significativa para crian?as, fam?lias e professores. ? um momento de expectativas e ansiedade por parte de todos. Por isso a parceria com as fam?lias se faz fundamental nesse processo: a entrevista inicial, as conversas di?rias, o esclarecimento de d?vidas, as sugest?es, contribuem bastante para que esse per?odo decorra de forma tranq?ila. Quando se trata de crian?as muito pequenas essa etapa merece ainda maior aten??o. Por isso as crian?as do grupo 2 (crian?as de 1 a 2 anos), nos primeiros dias de inser??o s?o acolhidas juntamente com suas fam?lias, que tamb?m, ajudam a fazer uma ponte entre as crian?as e os professores. E assim, aos poucos, v?o sendo constru?dos la?os afetivos entre todos, o que proporcionar? a crian?a e fam?lia a seguran?a e confian?a necess?rias para que consigam se sentir a vontade nesse novo ambiente.
?
PRIMEIRO DIA:
Entrevista com as fam?lias
Consideramos importante que antes de a crian?a iniciar o ano letivo na institui??o, mesmo que j? seja aluna desta, haja um momento destinado a uma conversa pr?via com os familiares, um primeiro contato e troca de informa??es entre estes e professores (essa conversa pode ser feita atrav?s de uma entrevista semi-estruturada, com informa??es que a institui??o eleger como importantes para esse momento). Durante essa conversa o professor j? poder? combinar inclusive como ser? o processo de inser??o e as atividades pensadas para esses primeiros dias.
?
SEGUNDO DIA:
Primeiro dia das crian?as na institui??o
?
Materiais:
brinquedos dispon?veis na sala e m?quina fotogr?fica;
Primeiro Momento: Registro Fotogr?fico
Dura??o: 30 minutos
Organize o espa?o da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa et?ria, assim como cantinhos para descanso, alimenta??o e trocas. Deixe que familiares e crian?as explorem esse novo espa?o, e em meio ?s brincadeiras e intera??es que ir?o ocorrer, fotografe as crian?as em momentos individuais e com seus familiares. ? medida que for fotografando, v? mostrando as fotos para todos, no intuito de aproveitar esse momento para estreitar rela??es.
Os registros fotogr?ficos poder?o ser impressos posteriormente na escola, se for poss?vel, e compor?o o painel juntamente com os desenhos das crian?as.
?
Segundo Momento: Desenho Livre no Painel
Materiais:
papel pardo ou papel branco grande, ou cartolinas, fita adesiva, giz de cera grossos, canetas hidrocor grossas.
Dura??o: 30 minutos
Organize previamente um ambiente que possibilite a fixa??o de cartolinas na parede, ou um papel pardo ou branco, na altura das crian?as. Disponibilize para elas e seus familiares giz de cera e canetas hidrocores para que desenhem no papel. Deixe que rabisquem, desenhem, pintem e interajam a vontade. Esse deve ser um momento de socializa??o entre crian?as, fam?lias e professor.
?
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI/2013
?
?
Terceiro Momento:
Materiais:
papel A4 ou cartolinas ou papel cart?o cortados do tamanho de folhas A4.
Dura??o: 30 minutos
Ap?s desenvolvidas as etapas anteriores, o professor entrega aos respons?veis pela crian?a, uma folha A4, cartolina ou papel cart?o cortados do tamanho da folha A4. Solicita que levem para casa e, desenhem a crian?a, preferencialmente na presen?a dela. O desenho dever? ser entregue no dia seguinte, para que possa ser dado prosseguimento ? atividade. Se alguma fam?lia n?o puder trazer o desenho no dia seguinte, poder? traz?-lo no decorrer da semana.
Esse momento da fam?lia em casa fazendo um trabalho com a crian?a para trazer para a escola no dia seguinte, proporciona um maior envolvimento da crian?a e da fam?lia com a escola. Al?m de fornecer um material de refer?ncia para a crian?a, favorecendo sua inser??o, pois esse (o painel) ser? um elemento que estar? presente no ambiente escolar, mais que ao mesmo tempo a remete a sua casa e fam?lia.
?
?
TERCEIRO DIA:
Segundo dia das crian?as na institui??o
?
Materiais:
uma foto da crian?a com sua fam?lia, o desenho da crian?a trazido pela fam?lia, cola bast?o, canetas hidrocor, fita adesiva.
Primeiro Momento: Confec??o do Painel de Fotos e Caricaturas
Dura??o: 30 minutos
Receba as crian?as e as fam?lias de forma acolhedora, organizando o espa?o da sala de maneira que favore?a as intera??es. Ao receber as fam?lias pergunte sobre o desenho, e fa?a um levantamento de quem o trouxe. Quando achar oportuno organize as fam?lias e crian?as em roda e comece a socializar as fotos e os desenhos. Depois de todos verem e comentarem convide-os a colar (fotos e desenhos) sobre o papel que pintaram no dia anterior e identificar com caneta hidrocor o nome da crian?a desenhada. Depois de pronto, o painel pode ser fixado na sala para que possa ser diariamente observado. As fam?lias que n?o puderam trazer o desenho podem traz?-lo no decorrer da semana, e entregar para a professora, para que esta socialize com o grupo e o adicione no painel.
?
?
Fotos: Fonte arquivo institucional NDI/2013
?
Durante a atividade ? poss?vel identificar se as crian?as mostram interesse pelo uso do material disponibilizado, se interagem entre si e como interagem. ? poss?vel, ainda, observar a intera??o das fam?lias com as crian?as, se houve boa aceita??o da atividade proposta e envolvimento das fam?lias. ? importante lembrar que a avalia??o ser? realizada com base nos registros e observa??es do professor, visando o olhar mais apurado sobre o processo educativo coletivo e individual. Estes registros servir?o, ainda, de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar tamb?m sua pr?tica.