Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
? contribuir com a forma??o da crian?a enquanto processo de constitui??o do g?nero humano;
? Conhecer, junto com a fam?lia, sua nova sala de refer?ncia, os colegas e professores;
? Interagir com diferentes crian?as e adultos;
? Estabelecer e estreitar novos v?nculos afetivos com os colegas, professores e fam?lias das outras crian?as;
? Manusear e explorar diferentes materiais;
? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento de identidade individual e de grupo;
? Confeccionar em parceria com as fam?lias e colegas, uma caixa surpresa e de encaixe de fotos;
? Entrevista com as fam?lias, onde al?m de assuntos diversos, conversaremos sobre as atividades a serem desenvolvidas nos primeiros dias de inser??o;
?
Primeiras considera??es:
?
O processo de inser??o ? escola ? uma ocasi?o muito delicada e significativa para crian?as, fam?lias e professores. ? um momento de expectativas e ansiedade por parte de todos. Por isso a parceria com as fam?lias se faz fundamental nesse processo: a entrevista inicial, as conversas di?rias, o esclarecimento de d?vidas, as sugest?es, contribuem bastante para que esse per?odo decorra de forma tranq?ila. Quando se trata de crian?as muito pequenas essa etapa merece ainda maior aten??o. Por isso as crian?as do grupo 2 (crian?as de 1 a 2 anos), nos primeiros dias de inser??o s?o acolhidas na institui??o juntamente com suas fam?lias, que auxiliam na cria??o dos v?nculos entre o professor e a crian?a. Tamb?m ajudam a fazer uma ponte entre as crian?as e os professores. Assim, aos poucos, v?o sendo constru?dos la?os afetivos entre todos, o que proporcionar? a seguran?a e confian?a necess?rias para que consigam se sentir a vontade nesse novo ambiente.
?
PRIMEIRO DIA:
Entrevista com as fam?lias
Consideramos importante que antes de a crian?a iniciar o ano letivo na institui??o, mesmo que j? seja aluna desta, haja um momento destinado a uma conversa pr?via com os familiares, um primeiro contato e troca de informa??es entre estes e professores (essa conversa pode ser feita atrav?s de uma entrevista semi-estruturada, com informa??es que a institui??o eleger como importantes para esse momento). Durante essa conversa o professor j? poder? combinar inclusive como ser? o processo de inser??o e as atividades pensadas para esses primeiros dias.
?
SEGUNDO DIA:
Primeiro dia das crian?as na institui??o
?
Materiais:
brinquedos dispon?veis na sala, m?quina fotogr?fica, cartolina, grude, papel?o, PVC ou papel?o (algum material bem firme), mas que d? para cortar, papel contact, cola bast?o.
Primeiro Momento: Registro Fotogr?fico
Dura??o: 30 minutos
Organize o espa?o da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa et?ria, assim como cantinhos para descanso, alimenta??o e trocas. Em meio ?s brincadeiras e intera??es que ir?o ocorrer, comece a fotografar as crian?as, em momentos individuais -fotos dos rostinhos de cada crian?a- ? medida que for fotografando, ao mesmo tempo j? v? mostrando as fotos para as crian?as e fam?lias, no intuito de tamb?m aproveitar esse momento para estreitar rela??es.
OBS: Essas fotos (04 fotos diferentes ou n?o de cada crian?a, impressas na mesma folha para que n?o fiquem muito grandes) devem mais tarde ser selecionadas, impressas e coladas pelo professor, com cola bast?o, em um material mais duro (papel?o, PVC), e forradas com papel contact. (02 fotos diferentes ou n?o de cada crian?a coladas uma em cada lado do papel?o). Se o professor tiver dificuldades para imprimir as fotos na escola, pode tamb?m pedir anteriormente para os pais, no dia da entrevista, que as providenciem. As outras duas fotos de cada crian?a ser?o coladas na caixa.
Segundo Momento: Experimentando o Grude
Materiais:
cartolina e grude.
Dura??o: aproximadamente 30 minutos.
Com o intuito de aproximar as crian?as do material que ser? usado na confec??o da caixa de fotos, vamos experimentar o grude (cola feita com farinha, vinagre e ?gua) com as crian?as livremente. O material pode ser preparado e disponibilizado em uma mesa, em pequenas por??es, para cada crian?a. Mediadas pelo professor e familiares poder?o manipular a cola, pass?-la em cartolinas ou diretamente sobre a superf?cie lisa da mesa.
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012/2013
?
Veja a receita de grude passo a passo para voc? fazer em casa
? 1 copo americano de ?gua em temperatura ambiente
? 1 colher de sopa de farinha de trigo
? 1 colher de sopa de vinagre
Modo de fazer:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo at? engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodre?a e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado ? geladeira.
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar -visitado em 08/05/13-
OBS: Para que o grude fique colorido ? s? colocar algumas gotas de anilina comest?vel, depois de pronto. ? interessante colocar na hora que as crian?as forem usar, para que possam observar as cores se formando. O grude colorido ? uma ?tima op??o tamb?m para ser usado como tinta com as crian?as bem pequenas, por n?o conter materiais t?xicos, n?o irritar a pele e ser comest?vel.
TERCEIRO DIA:
Segundo dia das crian?as na institui??o
?
Confeccionando a caixa de Fotos
Materiais:
brinquedos dispon?veis na sala, grude, peda?os pequenos de jornal, fita adesiva, EVA, caixa de papel?o.
Escolha uma caixa de papel?o firme (a caixa que utilizei ? a que serve de embalagem para folhas A4). Depois cole a tampa da caixa com fita adesiva, e fa?a com estilete 04 rasgos de 1cm de largura e 15cm de comprimento. Fa?a tamb?m 02 buracos, um de cada lado da caixa. Esses buracos podem ser forrados com EVA, conforme ilustra??o, ou podem ficar totalmente abertos mesmo. Mas devem ser do tamanho das pe?as que anteriormente foram confeccionadas pelo professor, de maneira que as crian?as possam encaix?-las por cima (os rasgos na tampa da caixa) e tir?-las por esses buracos.
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012
Organize o espa?o da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa et?ria, assim como cantinhos para descanso, alimenta??o e trocas. Quando achar oportuno re?na o grupo e mostre a caixa convidando-os para papiet?-la.
?A Papietagem ? uma antiga t?cnica de confec??o de m?scaras para o teatro. E? uma varia??o do papel mach?. Usam-se diversas camadas sobrepostas de tiras de jornal (ou outro papel) e cola caseira (grude) que s?o coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca. O jornal deve ser rasgado em pequenos peda?os sem o uso da tesoura para a melhor jun??o das fibras?.
http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem - Este endere?o tamb?m fornece outras dicas e nos d? v?rias id?ias.
?
O material pode ser preparado e disponibilizado em uma mesa, em pequenas por??es, para cada crian?a. Mediadas pelo professor e familiares, as crian?as poder?o manipular a cola e pass?-la em peda?os de jornal, colando-os na caixa. Para que fique mais forte ? interessante fazer v?rias camadas de papietagem.
?
QUARTO DIA:
Finalizando a caixa de Fotos
?
Materiais:
papel contact colorido e transparente, cola bast?o, caixa de papel?o papietada, papel duplex, tesoura.
Depois que a caixa estiver bem seca, em outro dia, o professor pode forr?-la, com a ajuda das crian?as ou n?o. No meu caso fiz esse processo sozinha, pois queria fazer uma surpresa para elas. A caixa pode ser forrada com papel duplex. Depois cola-se as fotos restantes das crian?as por cima e em seguida passa-se papel contact.
?
QUINTO DIA:
Brincando com a caixa de Fotos
?
Organize o espa?o da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa et?ria, e tamb?m um espa?o com tapete e almofadas. Depois que as crian?as tiverem explorado a sala, convide-as para sentar no tapete e apresente-lhes a caixa. Mostre como funciona e deixe que a explorem a vontade. N?o somente nesse dia, como em dias posteriores, j? que a caixa vai ficar na sala a disposi??o das crian?as.
?
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012
A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros di?rios sobre a participa??o e o envolvimento das crian?as nas diversas situa??es propostas, visando lan?ar um olhar mais apurado sobre o trabalho educativo desenvolvido e tecer impress?es sobre a caminhada de cada crian?a em suas rela??es com os outros, suas descobertas, dificuldades, avan?os, etc. Estes registros servir?o ainda de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar tamb?m sua pr?tica.