Eliana Dias, Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Conhecimento pr?vio da escrita do nome pr?prio.
Conhecimento dos colegas da sala de aula.
Conhecimento da cantiga de roda Terezinha de Jesus.
ATIVIDADE 1
Na rodinha, o professor dever? mostrar imagens das vogais. Ao mostrar aos alunos uma vogal de cada vez, apresentando-lhes o som e o movimento dos l?bios para reproduzir sonoramente essa vogal (conforme a imagem abaixo), o professor far? perguntas, tais como:
?
Imagem dispon?vel em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/07/jogo-da-memoria-das-vogais-fonico.html. Acesso em: 18 maio 2013.
?
ATIVIDADE 2
Em um espa?o amplo, com a utiliza??o de uma fita adesiva, fa?a a marca??o do contorno das vogais no ch?o e deixe que as crian?as caminhem sobre o contorno de cada uma. Em seguida, proponha o seguinte desafio aos alunos:
Professor, fa?a a media??o para que todo o grupo participe, previamente, ensine o manuseio da m?quina fotogr?fica, lembrando o cuidado com os bens.
?
Imagem dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459. Acesso em: 18 maio 2013.
?
ATIVIDADE 3
De volta para a sala de aula, o professor entregar? a cada aluno uma folha impressa com a seguinte atividade: completar as palavras com as vogais. Para isso, o professor dever? ler cada palavra da atividade para que os alunos percebam qual ? a vogal que est? faltando. Veja as sugest?es abaixo:
?
Imagem dispon?vel em: http://www.atividadeeduca.com/2013/05/atividades-com-vogais.html. Acesso em: 18 maio 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.rota83.com/atividades-para-alfabetizacao-vogais.html. Acesso em: 19 maio 2013.
?
?
Imagem dispon?vel em: http://www.atividadeeduca.com/. Acesso em: 19 maio 2013.
?
ATIVIDADE 1
Professor e alunos selecionam as melhores fotos da ATIVIDADE 2 do M?dulo 1 e organizam uma mostra de fotografias para a comunidade escolar. A exposi??o deve ser organizada pelos alunos, sob orienta??o do professor. A partir de considera??es sobre as atividades desenvolvidas, os alunos dever?o sugerir o t?tulo da amosta e legendas para as fotos.
?
ATIVIDADE 2
Para finalizar as atividades com as vogais, fa?a uma roda com os alunos e ensine-os a cantar uma can??o sobre as vogais com a melodia da cantiga de roda Terezinha de Jesus, que faz parte do repert?rio de cantigas de roda dos alunos. Veja a letra abaixo:
As Vogais
Eu agora vou escrever
as vogais que eu aprendi:
gordinhas, com voltinhas
ou magrinhas como o i.
O a que tem na arara,
o e do elefante,
o de ovo e ovelhinha,
falta o u t?o elegante!
(M?sica - Terezinha de Jesus)
Imagem dispon?vel em: http://loucuradajoaninha.blogspot.com.br/2010/09/ciranda-cirandinha.html. Acesso em: 19 maio 2013.
Letra dispon?vel em: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/03/ensinando-as-vogais-com-musiquinhas.html. Acesso em: 19 maio 2013.
Professor, para mais informa??es sobre o Referncial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil, acesse:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf Acesso em: 19 maio 2013.
Para enriquecimento da sua aula, acesse:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459 Acesso em: 19 maio 2013.
A avalia??o ser? processual com observa??o da participa??o dos alunos pelo professor durante cada etapa das atividades desenvolvidas:
Todo o percurso deve ser considerado e n?o somente o produto final.