Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reconhecendo as vogais: movimento corporal

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer o som e a grafia das vogais.
  • Participar de atividade corporal, procurando adotar uma atitude cooperativa e solid?ria.
  • Utilizar diferentes linguagens ? verbal, gr?fica, musical e corporal.

Duração das atividades

01 aula de 2 horas e 1 aula de 1 hora

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento pr?vio da escrita do nome pr?prio.

Conhecimento dos colegas da sala de aula.

Conhecimento da cantiga de roda Terezinha de Jesus.

Estratégias e recursos da aula

  • Rodinha de conversa (professor e alunos).
  • Atividades em grupo.
  • Imagens das vogais.
  • C?mera fotogr?fica.
  • Folhas impressas.
  • Fita adesiva.
  • Cartazes.
  • Revela??o de fotos.

M?dulo 1 - As vogais e o movimento corporal

ATIVIDADE 1

Na rodinha, o professor dever? mostrar imagens das vogais. Ao mostrar aos alunos uma vogal de cada vez, apresentando-lhes o som e o movimento dos l?bios para reproduzir sonoramente essa vogal (conforme a imagem abaixo), o professor far? perguntas, tais como:

  • que letra ? essa?
  • ela aparece em seu nome?
  • voc?s t?m algum colega na sala de aula que o nome come?a com essa letra?
  • al?m do nome do colega, quais palavras voc?s conhecem que come?am com essa letra?

?

Imagem dispon?vel em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/07/jogo-da-memoria-das-vogais-fonico.html. Acesso em: 18 maio 2013.

?

ATIVIDADE 2

Em um espa?o amplo, com a utiliza??o de uma fita  adesiva, fa?a a marca??o do contorno das vogais no ch?o e deixe que as crian?as caminhem sobre o contorno de cada uma. Em seguida, proponha o seguinte desafio aos alunos:

  • Com o corpo voc?s ter?o que representar cada vogal e registrar os movimentos corporais com ajuda de uma c?mera fotogr?fica, lembrem-se que voc?s t?m colegas, n?o fa?am sozinhos.

Professor, fa?a a media??o para que todo o grupo participe, previamente, ensine o manuseio da m?quina fotogr?fica, lembrando o cuidado com os bens.

?

Imagem dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459. Acesso em: 18 maio 2013.

?

ATIVIDADE 3

De volta para a sala de aula, o professor entregar? a cada aluno uma folha impressa com a seguinte atividade: completar as palavras com as vogais. Para isso, o professor dever? ler cada palavra da atividade para que os alunos percebam qual ? a vogal que est? faltando. Veja as sugest?es abaixo:

?

Atividades com vogais - Complete com vogais                                                        

Imagem dispon?vel em: http://www.atividadeeduca.com/2013/05/atividades-com-vogais.html. Acesso em: 18 maio 2013.

Imagem dispon?vel em: http://www.rota83.com/atividades-para-alfabetizacao-vogais.html. Acesso em: 19 maio 2013.

?

Atividades com vogais - Animais

?

Imagem dispon?vel em: http://www.atividadeeduca.com/. Acesso em: 19 maio 2013.

M?dulo 2 - Preparando uma exposi??o fotogr?fica

?

ATIVIDADE 1

Professor e alunos selecionam as melhores fotos da ATIVIDADE 2 do M?dulo 1 e organizam uma mostra de fotografias para a comunidade escolar. A exposi??o deve ser organizada pelos alunos, sob orienta??o do professor. A partir de considera??es sobre as atividades desenvolvidas, os alunos dever?o sugerir o t?tulo da amosta e legendas para as fotos.

Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=organizando+uma+exposi%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=bFOYUavMJK-y0AG7g4HYCw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#imgrc=J91_jCUufgkCdM%3A%3BbbIOqH_16NH1PM%3Bhttp%253A%252F%252Fpiracicabaemfesta.com.br%252Fwordpress%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F05%252FAmericana-Emei-Corimb%25C3%25B3-faz-exposi%25C3%25A7%25C3%25A3o-em-pain%25C3%25A9is-para-o-%25E2%2580%259CDia-das-M%25C3%25A3es%25E2%2580%259D2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fpiracicabaemfesta.com.br%252Fwordpress%252F2013%252F05%252Famericana-emei-corimbo-faz-exposicao-em-paineis-para-o-dia-das-maes%252F%3B475%3B317. Acesso em: 19 maio 2013.

?

ATIVIDADE 2

Para finalizar as atividades com as vogais, fa?a uma roda com os alunos e ensine-os a cantar uma can??o sobre as vogais com a melodia da cantiga de roda Terezinha de Jesus, que faz parte do repert?rio de cantigas de roda dos alunos. Veja a letra abaixo:

As Vogais

Eu agora vou escrever
as vogais que eu aprendi:
gordinhas, com voltinhas
ou magrinhas como o i.

O a que tem na arara,
o e do elefante,
o de ovo e ovelhinha,
falta o u t?o elegante!

(M?sica - Terezinha de Jesus)

Imagem dispon?vel em: http://loucuradajoaninha.blogspot.com.br/2010/09/ciranda-cirandinha.html. Acesso em: 19 maio 2013.

Letra dispon?vel em: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/03/ensinando-as-vogais-com-musiquinhas.html. Acesso em: 19 maio 2013.

Recursos Complementares

Professor, para mais informa??es sobre o Referncial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil, acesse:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf Acesso em: 19 maio 2013.

Para enriquecimento da sua aula, acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459 Acesso em: 19 maio 2013.

Avaliação

A avalia??o ser? processual com observa??o da participa??o dos alunos pelo professor durante cada etapa das atividades desenvolvidas: 

  •  sua intera??o nas atividades em grupo,
  • desenvoltura nas atividades individuais,
  • criatividade,
  • capacidade de levantar hip?teses
  • solucionar desafios.

Todo o percurso deve ser considerado e n?o somente o produto final.