Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um castelo, muitas estrelas, um rei malvado e uma linda princesa! Vamos construir uma caixa de hist?rias?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Flor; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Ampliar o repert?rio das crian?as;
  • Criar condi??es de desenvolvimento da linguagem;
  • Trazer elementos para a brincadeira de papel social;
  • Contemplar o princ?pio ?est?tico? das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa??o Infantil (BRASIL, 2009); 
  • Dramatizar a hist?ria "A Lenda do Brilho da Lua"
  • Construir uma caixa de hist?rias.

Duração das atividades

A aula pensada pode ser dividida em diversos momentos, entre eles a mobiliza??o para o tema, a dramatiza??o da hist?ria e a constru??o da caixa de hist?ria.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter no m?nimo tr?s anos e estarem prontos para compreenderem o enredo da hist?ria que ser? dramatizada e constru?da para ser recontada e doada ? biblioteca da institui??o de Educa??o Infantil.

Estratégias e recursos da aula

Construir uma caixa de hist?ria com as crian?as do grupo em quest?o, mobiliza o desenvolvimento infantil, posto que oferece elementos para enriquecer a brincadeira de papel social, que ? a atividade guia do desenvolvimento das crian?as com a faixa et?ria a ser trabalhada.

Material Utilizado:

Cd: No Dorso do Rinoceronte; Capa para a princesa, coroa e capa de rei malvado (podem ser feitas com papel, tecido ou emprestada das fantasias dispon?veis na institui??o de Educa??o Infantil); 1 caixa de sapato; 4 potes de iogurte; papel pardo para a papietagem; peda?os de papel colorido; tintas coloridas; cola branca; glitter; argila; dois bonecos (rei malvado e princesa); retalhos de tecido colorido; dois CDs usados para serem a lua; pistola e bast?o de cola colorida.

1? Momento (30 minutos) - Conhecendo a m?sica

Mobilizar as crian?as, que dever?o estar organizadas em uma roda, para que ou?am com aten??o uma hist?ria cantada de uma princesa linda e um rei malvado. Colocar no CD ou cantar a m?sica A ?Lenda do Brilho da Lua?.

No dorso do rinoceronte

Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/album/emilio-pagotto-e-silvio-mansani/no-dorso-do-rinoceronte/21132

A Lenda do Brilho da Lua

(No dorso do rinoceronte)

Era uma princesa
Tinha um brilho forte no olhar
Via nas estrelas
Companheiras de brincar

Houve um rei malvado
Invejoso pra danar
Quis roubar seu brilho
Transformar em p?
E tomar com ?gua

Pra ficar mais belo
De se admirar
Para ter seu brilho
Que ningu?m podia pegar

Ele fez de tudo
Mas n?o conseguiu arrancar

Ficou furioso
E mandou castigar

Nem o castigo cruel
Seu brilho pode apagar
E o rei ent?o
Prendeu-a no c?u
E ela vive na lua
Que vive a brilhar

2? Momento (1 hora) - Brincando de teatro

Dramatizar a m?sica com as crian?as. Na institui??o em que a atividade foi desenvolvida, t?nhamos dispon?veis duas capas e um chap?u para o rei malvado. Mas, caso n?o tenha fantasias na sua institui??o pode fazer uma coroa com cartolina para o rei e duas capas com TNT, uma para a princesa, outra para o rei. Bom, com as fantasias apresentadas ?s crian?as, ? poss?vel come?ar a dramatiza??o. Sugere-se que enquanto se ouve  a m?sica "A lenda do brilho da lua" no CD, uma crian?a pode incorporar a princesa, outra o rei malvado e as outras as estrelas. Pode-se fazer isso repetidas vezes, at? que todas as crian?as que queiram ser os personagens sejam contempladas. Nesse processo, provavelmente a letra da m?sica j? tenha sido decorada pelas crian?as e o enredo assimilado. 

Dramatiza????o

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

3? Momento (30 minutos) - Assistindo ao Clip

Antes de iniciar propriamente a constru??o da caixa de hist?ria, pode-se dar elementos para a imagina??o das crian?as assistindo ao clipe da m?sica que est? dispon?vel no youtube. N?s organizamos esse momento com pipoca e um data show. Mas, caso a institui??o n?o disponha desse recurso, a professora pode gravar o v?deo da internet em um DVD. 

http://www.youtube.com/watch?v=rd-RA81bW6c

4? Momento (1 hora) - Montando e "papietando" o castelo

Em uma roda apresentar para as crian?as a caixa de sapatos e os potes de iogurte que servir?o como a base do castelo, que depois de terminado ser? o cen?rio e a caixa de hist?ria. Montar junto com os alunos a estrutura do castelo, que basicamente ser? feita pela fixa??o dos potes de iogurte na caixa de sapatos. Com essa base j? montada, levar as crian?as para a mesa e come?ar a "papietagem" com os papeis pardos rasgados e o grude. Quando o castelo estiver completamente coberto de papel pardo e grude deixe secar por pelo menos 3 dias.

 ?A Papietagem ? uma antiga t?cnica de confec??o de m?scaras para o teatro. Com o passar do tempo, essa t?cnica se aperfei?oou e hoje serve n?o apenas para a confec??o de m?scaras, mas para o feitio de qualquer objeto, desde formas simples de uma s? face como a papietagem de pratos at? formas mais complexas que devem ser ?papietadas? dos dois lados e depois unidas, como esculturas.?.

Receita de grude:

? Para cada 01 (uma) colher (de sopa) de farinha de trigo, usa-se 01 (uma) x?cara de ?gua.

OBS: O grude pode ficar colorido caso o professor queira. Como? Colocando algumas gotas de anilina comest?vel.

Dissolver a farinha de trigo na ?gua e levar ao fogo, mexendo para n?o embolar.
Fonte: http://www.sonholilas.com.br/2008/01/05/papietagem/

CASTELO

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

5? Momento - (30 minutos) - Enfeitando o Castelo

Recorte pequenos papeis coloridos com as crian?as e cole no castelo j? seco da papietagem.

RecortesColagem

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)                                          Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

6? Momento (1 hora) - Modelando as estrelas

Voc? precisar? de 500 gramas de argila e formas (podem ser de massa de modelar) com formato de estrelas. Divida a argila em peda?os, um para cada crian?a e pe?a que eles modelem placas retangulares. Com as placas j? prontas as crian?as podem cortar estrelas com as formas. As primeiras podem ser feitas pela professora para que as crian?as aprendam e depois repitam. Deixe as estrelas secarem por pelo menos um dia.

modelagem da estrelaEstrelas

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)                                          Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

6? Momento (30 minutos) - Pintando as estrelas

Pintar as estrelas com tinta e cola branca e "polvilhar" glitter. Organize as tintas coloridas misturadas com cola branca em pequenos recipientes. A mistura de tinta com cola branca produz um efeito envernizado, mais brilhante no material pintado. Al?m disso, ser? mais f?cil para colar o "glitter" polvilhado.

Pintando as Estrelas

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

7? Momento (30 minuto) - Caracterizando os personagens

Caracterizar junto com as crian?as a princesa e o rei malvado, fazendo roupas com os retalhos de tecido. Na caixa de hist?rias em quest?o, t?nhamos dispon?veis na institui??o um boneco de tecido e uma bonequinha de pl?stico que caracterizamos como rei e princesa. Colocamos no rei um peda?o de tecido brilhante e uma coroa de pano no rei, e na princesa fizemos uma roupa simples. A lua tamb?m pode ser constru?da nesse momento, mas, nesse caso pela professora observada pelos alunos. Para isso, o adulto dever? colar um CD sobre o outro, de modo que as duas partes brilhantes fiquem aparentes.

lenda

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

8? Momento (30 minutos) - Usando  caixa de hist?rias

Enquanto a m?sica "A lenda do brilho da lua" toca, a professora deve ir tirando da caixa-castelo os personagens como se fossem fantoches. Come?a apresentando a princesa, depois brinca com as estrelas at? que chegue o momento em que aparece o "rei malvado". No final a professora coloca a princesa em cima do castelo, perto da lua para simbolizar o desfecho da hist?ria "... e ela vive na lua, que vive a brilhar."  Tendo terminado a apresenta??o, as crian?as poder?o manipular a hist?ria, contando umas para as outras, e inventando outras brincadeiras com o cen?rio. 

lenda

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

9? Momento (30 minutos) - Doa??o da caixa

Depois que as crian?as tiverem explorado muito a caixa de hist?rias, por pelo menos um m?s, a professora pode sugerir que a atividade vire um presente para as outras crian?as da institui??o. A Caixa de hist?rias pode ser doada para a biblioteca, a fim de ser usada como material pedag?gico coletivo. Se na creche n?o tiver uma biblioteca, a caixa de hist?rias pode ficar disponibilizada junto ao acervo coletivo da institui??o.

Recursos Complementares

?

BRASIL, Minist?rio da Educa??o. Conselho Nacional de Educa??o. C?mara de Educa??o B?sica. Resolu??o N.5 de 17 de Dezembro de 2009.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa??o Infantil (CNE/CEB 5/2009). Dispon?vel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12816&Itemid=866

FACCI, M. G. D. Os est?gios do desenvolvimento psicol?gico segundo a psicologia s?ciohist?rica In: ARCE, A. E DUARTE, N. Brincadeira de pap?is sociais na educa??o infantil. S?o Paulo: Xam?, 2006.

A Lenda do Brilho da Lua. Dispon?vel em: http://letras.mus.br/no-dorso-do-rinoceronte/1543097/

Filme: A Lenda do brilho da lua: Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=rd-RA81bW6c

Aula do Portal do Professor: Uma caixa surpresa! Vamos nos conhecer cantando? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41495

Avaliação

A atividade cumpre os objetivos propostos, posto que para al?m de contemplar o princ?pio est?tico presente nas diretrizes, ampliar o repert?rio, estimular a linguagem, a criatividade e a dramaticidade, contempla tamb?m o conte?do atitudinal, pois a caixa de hist?rias confeccionada ? doada para os outros colegas da institui??o de Educa??o Infantil. A confec??o da caixa de hist?rias e depois sua manipula??o tamb?m permite que as crian?as interajam entre si e com com a letra da m?sica, ampliando o repert?rio musical e lingu?stico.