Portal do Professor

Início do Conteúdo

AGORA QUE CHEGAMOS, COMO FAREMOS?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Flor; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Contemplar os princ?pios ?ticos e pol?ticos presentes nas "Diretrizes Curriculares para a Educa??o Infantil";

* Estimular a linguagem oral escrita;

* Estabelecer os acordos de conviv?ncia entre as crian?as;

* Estimular conte?dos atitudinais de respeito e afeto entre as crian?as.

Duração das atividades

Essa atividade pode ser desenvolvida em 5 momentos, cada um deles com dura??o de uma hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade n?o exige um conhecimento pr?vio pr?-determinado, no entanto, ter? mais efeito se for feita com crian?as que tenham pelo menos tr?s anos completos, pois assim ter?o condi??es de combinar oralmente os c?digos de comportamento do grupo, os quais dever?o ser baseados, legitimados e referenciados no respeito m?tuo.

Estratégias e recursos da aula

Lista de Materiais Necess?rios:

* Cartolinas;

* Canetinhas coloridas;

* Revistas para recortar;

* Tesoura;

* Cola;

* Computador com acesso ? internet, ou DVDs gravados com os filmes dispon?veis no youtube,

* M?sica "Pequeno Cidad?o" do Arnaldo Antunes gravada em CD ou pen drive;

?

A chegada das crian?as no espa?o de Educa??o Infantil ? permeada por novidades. Entre elas a quest?o do estabelecimento de v?nculos de afeto e confian?a com os colegas e professores e a partilha de um espa?o coletivo. Portanto, ? fundamental que assim que comece as atividades o professor de Educa??o Infantil combine com as crian?as as regras de conviv?ncia. N?o num sentido hier?rquico, mas em uma l?gica de respeito e igualdade entre os pares.

1? Momento (1 hora) - Conversa inicial sobre os combinados

Com as crian?as organizadas em uma roda contar que ser?o disponibilizadas duas hist?rias da "Turma da M?nica", a saber: "Boas Maneiras" e "Brinquedos e Brincadeiras". Os alunos ter?o como tarefa observar o que os personagens das hist?rias fazem de "certo" e de "errado". Os v?deos podem ser  passados em um data show, ou ent?o em um DVD. Isso depender? das condi??es objetivas da institui??o de Educa??o Infantil. O importante ? que o espa?o seja acolhedor para o "cineminha".

Turma da M?nica em "Boas Maneiras"

http://www.youtube.com/watch?v=bJewINjwx0c

Turma da M?nica em "Brinquedos e Brincadeiras"

http://www.youtube.com/watch?v=lzxGyUol57M

2? Momento (30 minutos)

Depois que os filmes forem assistidos, as crian?as devem conversar sobre o que eles aprovaram ou reprovaram no comportamento dos personagens dos dois epis?dios. A media??o do adulto nesse processo ? fundamental, equilibrando as respostas e tentando elencar elementos da realidade. Por exemplo: Podemos pegar sem pedir o brinquedo do colega? ? legal resolver os problemas batendo nos amigos? Como devemos fazer quando queremos alguma coisa que outra crian?a est? usando?. Depois dessa conversa a professora deve ouvir com as crian?as a m?sica "Pequeno Cidad?o" do Arnaldo Antunes.

Pequeno Cidad?o - Arnaldo Antunes

http://letras.mus.br/pequeno-cidadao/1515564/

Pequeno Cidad?o (Arnaldo Antunes)

Agora pode tomar banho,
Agora pode sentar pra comer,
Agora pode escovar os dentes,
Agora pega o livro, pode ler.

Agora tem que jogar videogame,
Agora tem que assistir TV,
Agora tem que comer chocolate,
Agora tem que gritar pra valer!

Agora pode fazer a li??o,
Agora pode arrumar o quarto,
Agora pega o que jogou no ch?o,
Agora pode amarrar o sapato.

Agora tem que jogar bola dentro de casa,
Agora tem que bagun?ar,
Agora tem que sujar de lama,
Agora tem que pular no sof?!

? sinal de educa??o,
Fazer sua obriga??o,
Para ter o seu direito de pequeno cidad?o,

? sinal de educa??o,
Fazer sua obriga??o,
Para ter o seu direito de pequeno cidad?o.

Encarte

Fonte: http://www.pequenocidadao.com/

3? Momento (30 minutos) - Texto Coletivo

Em um terceiro momento, a professora deve reunir os alunos em uma roda e fazer duas perguntas para eles: O que achamos legal no grupo 4? O que n?o achamos legal no grupo 4? As respostas das crian?as podem ser problematizadas e devem ser registradas pela professora.

roda

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

4? Momento (30 minutos) - Registro do texto Coletivo

Com as respostas das crian?as j? digitadas ou copiadas em cartazes. A professora dever? pedir para que as crian?as colem as palavras e encontrem em revistas imagens que simbolizem os combinados. Quando as imagens forem encontradas poder?o ser coladas para ilustrar e tornar mais significativos os cartazes dos combinados coletivos. 

Combinados 1

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

5? Momento (15 minutos) - Escolha do local para colar os combinados

Os combinados dever?o ser colados em local privilegiado e de f?cil acesso ?s crian?as. A fim de que todos possam retom?-lo quando necess?rio. Um lugar poss?vel seria em uma parede que fique pr?ximo ao local onde a roda de conversas sempre acontece.

Recursos Complementares

?

BRASIL, Minist?rio da Educa??o. Conselho Nacional de Educa??o. C?mara de Educa??o B?sica. Resolu??o N.5 de 17 de Dezembro de 2009.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa??o Infantil (CNE/CEB 5/2009). Dispon?vel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12816&Itemid=866

Blog Educa??o Infantil: Professora Dessire Saldanha: Dispon?vel em: http://dessiral.blogspot.com.br/2012/02/combinados-regras-e-rotinas.html

Site Cantinho do Professor Infantil: ensinar a aprender, aprender a ensinar. Dispon?vel em: http://www.ensinar-aprender.com.br/2010/06/combinados.html

Filme: Turma da M?nica em "Boas Maneiras". Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bJewINjwx0c

Site "Pequeno Cidad?o". Dispon?vel em: http://www.pequenocidadao.com/#videos

Aula do portal do professor. Constru??o de regras de conviv?ncia no contexto escolar: representa??o dos combinados.  Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18430

Aula do portal do professor: Regras e combinados: trabalhando regras e combinados na escola com crian?as. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8068

Avaliação

A atividade cumpre o objetivo de pensar coletivamente como devemos nos comportar em espa?os coletivos, garantindo a cidadania, com seus direitos e deveres. Al?m disso, trabalha na perspectiva do letramento, pois na medida em que a o texto coletivo ? produzido e significado a necessidade social da leitura e da escrita se fortalece entre as crian?as.