Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ciclistas Urbanos

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar benef?cios da pr?tica do ciclismo.
  • Analisar aspectos relacionados ? mobilidade nas cidades. 
  • Identificar os equipamentos necess?rios para a pr?tica segura do ciclismo.
  • Divulgar a import?ncia e vantagens do uso da bicicleta para a comunidade escolar.
  • Planejar um passeio cicl?stico.

Duração das atividades

08 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

1? Aula:

Realizar uma discuss?o coletiva sobre o uso e benef?cios da bicicleta nos espa?os urbanos. Esta discuss?o ser? a partir da t?cnica de brainstorm. Para entender melhor sobre os objetivos da t?cnica, veja o conceito no site a seguir:  http://www.significados.com.br/brainstorming/. Acesso em 12 de maio de 2013.

Professor, para desencadear as discuss?es dessa primeira atividade, voc? dever? projetar ou reproduzir em um cartaz a figura abaixo.

?

Figura 01

Figura 01 - Benef?cios da Bicicleta. Dispon?vel em: http://blog.canalazultv.ig.com.br/tag/bicicleta/ Acesso em 12 de maio de 2013.

?

Algumas quest?es podem ser colocadas na discuss?o para fomentar o debate:

  1. Para que serve a bicicleta?
  2. Qual o papel desta inven??o nos tempos atuais?
  3. Existem diferentes tipos de bicicleta?
  4. Qual o uso que as pessoas fazem dela?
  5. Quais os benef?cios de seu uso?

Para contribuir com o debate, apresentar aos alunos, o v?deo sugerido abaixo cuja mat?ria argumenta como a ciclofaixa e as a??es pol?ticas governamentais podem incentivar o uso da bicicleta. Para que isso aconte?a, ser? necess?rio reservar a sala de v?deo da escola ou apresentar o v?deo em sala  de aula, caso haja um projetor digital (data show) dispon?vel.

Sugest?o de v?deo:

Ciclo faixa incentiva o uso de bicicletas em S?o Paulo - Enviado em 25/04/2011. Mat?ria exibida no Bom Dia Brasil, na TV Globo do dia 25/04/2011. Essa mat?ria argumenta como a ciclo faixa e as a??es pol?ticas governamentais podem incentivar o uso da bicicleta. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=74lNZBw9a6o Acesso em 11 de maio de 2013.Dura??o de 5min.

Ap?s apresentar um desses v?deos para os alunos, retomar o debate. Sugest?es de questionamentos:

1.    Quais as vantagens do uso da bicicleta nas cidades?

2.    Qual ? a estrutura vi?ria existente nas cidades que ? disponibilizada para o ciclista?

3.    Que cuidados o ciclista deve ter na utiliza??o da bicicleta nos centros urbanos?

Solicitar aos alunos que, ao socializar suas ideias e pensamentos, eles devem continuar registrando-as no segundo painel. Terminado o debate, destacar em conjunto com os alunos, quais s?o as ideias e pensamentos consensuais da turma.

Tendo como refer?ncia os registros presentes nos dois pain?is, solicitar aos alunos que avaliem se houve ou n?o a amplia??o de seus conhecimentos sobre o uso e os benef?cios da bicicleta no espa?o urbano. Sugerir que postem mensagens em cartazes ou site da escola sobre suas conclus?es.

Antes do encerramento, dividir a turma em quatro grupos de trabalho para desenvolver as atividades na pr?xima aula.

?

2? AULA:

Manter a divis?o dos grupos realizada na aula anterior para pesquisar, no laborat?rio de inform?tica, as vantagens e desvantagens da utiliza??o da bicicleta no espa?o urbano.

Para esta atividade, informar aos alunos os temas a serem pesquisados, os sites e roteiro para a montagem das apresenta??es do resultado de suas pesquisas.

Sugest?o de temas e sites para consulta:

1) A bicicleta enquanto instrumento promotor da sa?de.

2) A bicicleta enquanto solu??o para o transporte urbano.

3) O ciclismo, modelos e caracter?sticas das bicicletas.

4) A bicicleta enquanto elemento de identidade social.

Roteiro de pesquisa para cada tema:

1.     Apresentar do tema.

2.     Identificar as vantagens e desvantagens do tema abordado.

3.     Listar os cuidados necess?rios para pr?tica do ciclismo.

4.     Apresentar, quando couber, exemplos sobre o tema.

5.     Selecionar imagens digitalizadas sobre o tema para compor sua pesquisa.

6.     Identificar estilos e/ou costumes e/ou caracter?sticas espec?ficas do grupo de pessoas que praticam o ciclismo (vestu?rio, linguagem, movimentos, h?bitos, m?sicas, alimenta??o dentre outras).

7.     Emitir a opini?o do grupo frente ao tema pesquisado.

8.     Apresentar a conclus?o do grupo.

9.      Construir, coletivamente, um coment?rio sobre a import?ncia das informa??es contidas nos blogs consultados e postar tanto nos blogs consultados, quanto no site da escola.

Programar, com os grupos e para a pr?xima aula, a sequ?ncia da apresenta??o do resultado das pesquisas.

3? e 4? aula

Destinar duas aulas para apresenta??o dos grupos de trabalho e debate da tem?tica pesquisada com a turma.

Solicitar a todos os alunos, que assistam as apresenta??es com aten??o, identificando e listando as aproxima??es dos trabalhos apresentados com o que foi realizado pelo grupo.

Para essa atividade, informar a todos os alunos que est?o assistindo as apresenta??es, que utilizem o roteiro de pesquisa como refer?ncia para fazer seus registros.

Ap?s todos os grupos apresentarem suas pesquisas, o professor dever? orientar a todos os alunos que comentemas aproxima??es de seu trabalho com os demais.

5? e 6? aula:

Vamos pedalar!!! Agora ? hora de vivenciar o que pesquisamos.

Professor, ap?s a conclus?o desses debates e pesquisas, propor para os alunos o planejamento e a realiza??o de um passeio cicl?stico para a comunidade escolar.

Para esse planejamento, reorganizar os grupos de trabalho tendo como principio que cada novo grupo ser? formado por integrantes dos grupos que pesquisaram sobre as tem?ticas apresentadas na aula anterior. Ou seja, cada novo grupo ter? alunos que pesquisaram sobre:

1)         A bicicleta enquanto instrumento promotor da sa?de;

2)         A bicicleta enquanto solu??o para o transporte urbano;

3)         O ciclismo, modelos e caracter?sticas das bicicletas.

4)         A bicicleta enquanto elemento de identidade social.

Cada grupo de trabalho dever? optar pelo planejamento das seguintes das seguintes atividades:

1? Grupo: Planejar e definir poss?veis trajetos para a realiza??o do evento.

?        Definir nome ou motivo do passeio.

?        Definir data e hor?rio.

?        Definir local de inicio e t?rmino.

?        Estimar o n?mero de participantes, faixa et?ria e dist?ncia a ser percorrida.

?        Estudar e sugerir os poss?veis trajetos.

?        Definir e mapear o trajeto final.

2? Grupo: Realizar um levantamento sobre os procedimentos oficiais necess?rios para realiza??o do evento.

?        Pesquisar junto aos ?rg?os do poder p?blico municipal, quais s?o os procedimentos para realizar um passeio cicl?stico urbano.

?        Construir e encaminhar textos narrativos apresentando o Passeio Cicl?stico, destacando sua finalidade, seus objetivos e programa??o das atividades previstas.

?        Construir e encaminhar textos narrativos com pedidos de apoio e auxilio aos ?rg?os do poder p?blico municipal e/ou estadual respons?veis pela seguran?a, tr?nsito e transporte urbano e outros que se fizer necess?rio.

3? grupo: Realizar um levantamento sobre a estrutura de apoio necess?rio para realiza??o do evento.

  •  Definido o n?mero de participantes e o trajeto, esse grupo dever? pesquisar e definir qual ser? a estrutura de apoio necess?ria: servi?o de som, sinaliza??o, batedores, guias, carro e pontos de apoio, primeiros socorros e outros que se fizerem necess?rios.
  • Realizar o trajeto definido e identificar:
  • Pontos do trajeto que requer a aten??o do participante e da organiza??o ? sinaliza??o, cruzamentos perigosos, subidas e descidas ?ngremes, dentre outras que necessitam aten??o.
  • Identificar os pontos de apoio no trajeto.

4? grupo: Divulgar e orientar a comunidade escolar para a participa??o no passeio cicl?stico.

  • Divulgar e sensibilizar a comunidade escolar para participar do passeio cicl?stico:
  • Construir textos de diferentes g?neros, divulgando e convidando os alunos, pais e profissionais da educa??o para participar do passeio cicl?stico.
  • Utilizar as diferentes possibilidades de divulga??o presentes na escola, exemplo: cartazes, e-mails da fam?lia, blogs, site da escola dentre outras.
  • Orientar os participantes do passeio cicl?stico, mediante os debates, pesquisas e estudos realizados nas aulas anteriores:
  • Construir folder com as orienta??es do evento e dos cuidados necess?rios para quem participar?.
  • Programar interven??es antes e durante o passeio que socializem os conhecimentos acumulados durante os estudos realizados.

Informar aos alunos sobre a pr?xima aula e que eles dever?o debater e avaliar a viabilidade do planejamento realizado.

7? e 8? aula: Vamos avaliar se o que planejamos est? correto!

Terminado o planejamento proposto, convidar um praticante do ciclismo para dialogar com os alunos sobre as seguintes quest?es:

  • Suas experi?ncias na pratica do esporte. 
  • Os costumes e caracter?sticas espec?ficas do grupo de pessoas que praticam o ciclismo (vestu?rio, linguagem, movimentos, h?bitos, m?sicas, alimenta??o dentre outras).
  • O uso dos equipamentos de seguran?a.
  • Os cuidados que os participantes dever?o ter durante a realiza??o do passeio cicl?stico.

Esse di?logo tem como objetivo contribuir com os estudos e planejamentos realizados pelos alunos, buscando a amplia??o do conhecimento e a avalia??o do planejamento do evento realizado pelos grupos.

Solicitar que os alunos fa?am as adequa??es necess?rias no planejamento e convidar a Dire??o da Escola para realizar o Passeio Cicl?stico.

Recursos Complementares

Documento UNIESP # 04 ? O uso da bicicleta em S?o Paulo ? Enviado em 22/10/2012. Esse document?rio mostra a import?ncia da bicicleta para os paulistanos, um projeto social que incentiva o uso da bicicleta e os abusos dos motoristas de tr?nsito e ciclistas.

Avaliação

?        Observar a participa??o e o envolvimento dos alunos nos debates, na pesquisa e no planejamento.

?        Analisar se os alunos identificaram os benef?cios, vantagens e import?ncia do ciclismo.

?        Avaliar se os alunos se conscientizaram dos riscos e cuidados necess?rios para o ciclista deslocar nas vias urbanas bem como utilizar os equipamentos de seguran?a necess?rios para a pr?tica do ciclismo.

?        Avaliar o planejamento do passeio cicl?stico.