Portal do Professor

Início do Conteúdo

? chegada a hora da despedida, e agora?

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel e Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir v?nculos afetivos com diferentes sujeitos;

Realizar uma roda de m?sica com os beb?s;

Estabelecer uma rela??o marcada pela confian?a com as fam?lias.

Duração das atividades

A proposta ser? realizada durante uma hora, momento em que as fam?lias se ausentar?o do espa?o de sala, por?m permanecer?o ainda na institui??o.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Entrevista com as fam?lias

Estratégias e recursos da aula

Inser??o dos beb?s: Um per?odo permeado por sutilezas.

O per?odo de inser??o dos beb?s, como todos os demais grupos da institui??o, deve ser planejado com cuidado, visto que este per?odo torna-se um momento delicado, j? que as crian?as, ainda muito pequenas, possuem uma rela??o intensa com suas fam?lias e em sua maioria, restrita a elas. Deste modo, a chegada na escola de educa??o infantil gera certa inseguran?a nas fam?lias e nos beb?s, as crian?as apesar de pequenas come?am a compreender como se d? este processo de inser??o em um contexto diferente do vivenciado em casa. Diante disto, a professora tem a dif?cil tarefa de planejar cada momento deste acolhimento, para que as crian?as e suas respectivas fam?lias se sintam acolhidas e seguras neste espa?o.

Quando refletimos sobre o momento de acolhimento dos beb?s, ressaltamos a  import?ncia da realiza??o de uma entrevista com as fam?lias anteriormente a vinda da crian?a ? escola, esse momento de encontro com as fam?lias ? fundamental para que professora conhe?a a crian?a, seus gostos, ritmos, h?bitos e necessidades. Deste modo, a planejamento passa a ter mais sentido, j? que partindo dos indicativos das fam?lias a professora pode elaborar estrat?gias para acolher as crian?as nos diferentes momentos do cotidiano.

?

1? Momento:

Materiais Necess?rios: almofadas, tapetes e brinquedos sonoros, fantoches, bolas e livros.

A professora iniciar? o processo de acolhimento dos beb?s e suas respectivas fam?lias no espa?o da sala. Organizar? um ambiente aconchegante para acomodar todos os beb?s, com almofadas comuns e tamb?m com as que tem formato de cal?a (exemplo abaixo), que auxiliam os beb?s no momento de equilibrarem-se. Providenciar? tamb?m tapetes, brinquedos sonoros, fantoches e livros para livre manuseio.

Almofada em forma de cal?a - www.macetesdemae.com- acesso em 08/05/2013                                                                                                

Beb?s- www.macetesdemae.com-acesso em 08/05/2013                                                    

?

2? Momento:

Materiais Necess?rios: tapete, almofada, brinquedos, CD ou DVD do compositor Toquinho (?lbum: Mundo da Crian?a), caixa com objetos que fa?am refer?ncia as m?sicas do ?lbum ou um adulto que toque algum instrumento musical.

A professora acolher? os beb?s e suas fam?lias, procurando estabelecer uma rela??o baseada no afeto e na oferta de diferentes objetos para cada beb?. Por meio dos indicativos que as crian?as lhe oferecem, a professora ir? sinalizando as fam?lias para iniciarem uma despedida. Este processo acontecer? com cautela e ser? organizado para que as fam?lias saiam aos poucos, sutilmente, mas sempre se despedindo das crian?as. Neste momento de despedida as crian?as ser?o acolhidas e envolvidas em brincadeiras pelas professoras e demais profissionais da institui??o. Nesta etapa a professora poder? contar com o aux?lio de um profissional que toque viol?o, com o prop?sito de realizar uma roda de m?sica com os pequenos. Devem ser selecionadas as can??es do compositor Toquinho, do ?lbum ? Mundo da Crian?a? . Na aus?ncia deste profissional  a professora poder? brincar com uma caixa de m?sica, da qual retirar? diferentes objetos que lembram as m?sicas que ser?o cantadas para e com as crian?as. Exemplo: a professora e retira o pato da caixa e canta com as crian?as a m?sica do pato (Compositor: Toquinho), permitindo com que os beb?s manuseiam o brinquedo (pato).

 Professora tocando viol?o para beb?s

Google imagens ? acesso em 08/05/13

?

3? Momento:

Materiais Necess?rios: Cadeiras e mesas, cartolina ou papel cart?o, papel contact, tintas, colas e canetas de v?rias cores, fotografias das crian?as.

Concomitantemente, as fam?lias ser?o acomodadas em outro espa?o da institui??o. Este ser? um espa?o acolhedor, em que orientadas por um segundo profissional (coordenador, professor auxiliar, professor de artes ou educa??o f?sica), as fam?lias confeccionar?o m?biles com materiais diversos e imagens de seus filhos em v?rios contextos.O per?odo de confec??o ser? permeado por uma conversa sobre as expectativas das fam?lias acerca deste processo de inser??o, seus medos e anseios, e haver? tamb?m a escuta de depoimentos de fam?lias que j? passaram por esta etapa.

 Os materiais utilizados na confec??o dos m?biles devem levar em conta a faixa-et?ria do grupo, neste caso, planejamos para um grupo de beb?s, portanto foi necess?rio pensar materiais que possibilitassem a seguran?a e durabilidade do m?biles.

?

5? Momento:

Materiais Necess?rios: m?biles confeccionados pelas fam?lias.

            Com o t?rmino da confec??o dos m?biles, a professora acolher? novamente estas fam?lias ao retornarem para a sala de refer?ncia e dividir? com as crian?as as produ??es realizadas em sua aus?ncia em ato simb?lico para propiciar o sentimento de perten?a as crian?as e fam?lias deste grupo.

Recursos Complementares

http://br.guiainfantil.com/adaptacao-escolar/76-adaptacao-a-creche-de-bebes-de-3-a-24-meses.html

http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/16_02_2011_11.00.45.5287056f9ac48e8178c3c9f5b54d5692.pdf

Avaliação

Nesse primeiro dia de inser??o, sem a presen?a das fam?lias, ? importante que o professor avalie como os beb?s se manifestaram diante dessa experi?ncia nova. Para isso, ? fundamental a observa??o e o registro das a??es de cada beb?, compreendendo que  esses indicativos podem ser utilizados no replanejamento da semana.