Dal?nea Cristina Flor; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
* Mobilizar as crian?as para o tema do projeto;
* Inserir "o pirata" como personagem chave do projeto de constitui??o do grupo;
* Promover a leitura do mapa como elemento simb?lico do espa?o f?sico em que estamos inseridos;
* Ampliar o repert?rio de hist?rias das crian?as;
* Incentivar a imagina??o e a criatividade das crian?as com a busca ao tesouro.
As crian?as devem ter idades entre tr?s e quatro anos, posto que nessa idade conseguir?o compreender os elementos simb?licos que aparecer?o no mapa. Al?m disso, precisam ter idade o suficiente para compreender a hist?ria e depois responder a carta do pirata em um texto coletivo.
?
A aula que ser? aqui desenvolvida ? parte de um projeto de mais longo prazo. Esse durar? um semestre e por meio dele as crian?as conhecer?o alguns espa?os hist?ricos da nossa Florian?polis (capital de Santa Catarina). Por morarmos numa ilha e nosso imagin?rio estar cercado de lendas oriundas do mar, escolhemos o pirata como personagem principal que far? a media??o com os novos conte?dos que ser?o para as crian?as apresentados. A sugest?o aqui explicitada pode ser adequada ? regi?o na qual a escola est? inserida. O personagem pode ser outro que fa?a mais rela??o com a hist?ria do lugar. O importante ? garantir de uma forma l?dica que as crian?as tenham acesso a cultura do local e comecem a ter uma no??o espacial.
A prepara??o para a atividade deve ocorrer longe dos olhos das crian?as. A professora deve fazer um mapa que d? acesso ao tesouro. No caso dessa atividade o tesouro ? um ba? que cont?m uma carta do pirata, um livro "A Ilha do Tesouro" e um olho m?gico.
A
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
1? Momento (1 hora) - Encontramos o Mapa!
A professora deve "esquecer" uma garrafa com um mapa dentro em lugar estrat?gico para que as crian?as encontrem. Assim que essas o fa?am, ? importante que a professora garanta um clima de suspense no ar at? que as pr?prias crian?as descubram o que a imagem significa. Quando as crian?as suspeitarem que ? um mapa, a professora as organiza numa roda e l? o mapa junto aos alunos. ? importante que todos manipulem a garrafa e o papel com o desenho.
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
2? Momento (30 minutos) - Procurando o tesouro
Quando todas as crian?as j? tiverem tido a oportunidade de olhar o mapa, ? hora de sair a procura do tesouro. A professora deve perguntar para os alunos por onde devem come?ar, e assim, seguir as buscas pelo espa?o externo da institui??o de Educa??o Infantil at? que o tesouro seja encontrado.
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013) Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
3? Momento (30 minutos) - Manipulando a surpresa
Quando as crian?as encontrarem o tesouro a professora deve ler a carta, contar a hist?ria e explicar para as crian?as o motivo do pirata ter deixado um olho m?gico para eles. A hist?ria escolhida ?A Ilha do Tesouro? ? um cl?ssico da literatura infanto-juvenil adaptado para as crian?as menores. J? o olho m?gico ter? como objetivo despertar o interesse das crian?as para as paisagens maravilhosas da nossa ilha. Todas as crian?as dever?o ter a oportunidade de manipular o olho m?gico. Caso nas institui??es em que essa aula for reproduzida n?o exista um olho m?gico ou a possibilidade de compr?-lo, um bin?culo feito com dois rolos de papel higi?nico colados e encapados com papel colorido far? o mesmo efeito.
Acervo NDI-UFSC (2013) Acervo NDI-UFSC (2013)
4? Momento (30 minutos) ? Resposta ao pirata
No dia seguinte ? experi?ncia, a professora deve propor em uma roda a produ??o de uma carta coletiva em resposta ? carta do pirata. Ela deve anotar as sugest?es e impress?es das crian?as sobre o processo, registrar em uma cartolina e depois pedir para que cada crian?a fa?a um desenho para o pirata. Com a atividade pronta, o local onde a carta dever? ser colada ser? escolhido pelas pr?prias crian?as, essas ficar?o ansiosas pela resposta. A resposta dever? ser um ?link? com a pr?xima atividade do projeto!
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
?
Peter Pan filme, completo e dublado. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tNQfmtr5McA
Wikip?dia. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ilha_do_Tesouro
Aula do portal do professor: Esporte e meio ambiente - corrida orientada, trekkeng e ca?a ao tesouro: existem rela??es entre essas pr?ticas? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25115
?
MELLO, S. A. Inf?ncia e humaniza??o: algumas considera??es na perspectiva hist?rico-cultural. Perspectiva, Florian?polis, v. 25, n. 1, p.83-104, jan./jun. 2007.
STEVENSON, R. L. Releitura Ciranda Cultural: Cole??o Grandes Cl?ssicos para pequenos leitores. A Ilha do Tesouro. Editora: Ciranda Cultural.
Essa atividade ? muito gratificante. Quando se consegue envolver o imagin?rio das crian?as no objetivo pedag?gico ? sinal de que estamos no caminho certo. Dessa forma, a ca?a ao tesouro cumpriu suas fun??es de apresentar o personagem-chave que ser? o pirata, al?m de estimular e mobilizar as crian?as para as pr?ximas atividades que ter? esse tema como foco. Durante a atividade ? poss?vel identificar se as crian?as est?o reconhecendo os significados dos desenhos no mapa, se interagem entre elas, se ajudam uma a outra no processo de busca pelo tesouro. Al?m disso, ? uma atividade bem interessante de se fazer no per?odo de inser??o das crian?as, pois ela pode ser um ponto de partida significativo para a constru??o da identidade do grupo de crian?as.