Portal do Professor

Início do Conteúdo

UMA SURPRESA APARECEU EM NOSSA SALA! QUEM TEM MEDO DE PIRATAS?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Flor; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Mobilizar as crian?as para o tema do projeto;

* Inserir "o pirata" como personagem chave do projeto de constitui??o do grupo;

* Promover a leitura do mapa como elemento simb?lico do espa?o f?sico em que estamos inseridos;

* Ampliar o repert?rio de hist?rias das crian?as;

* Incentivar a imagina??o e a criatividade das crian?as com a busca ao tesouro.

Duração das atividades

Essa atividade poder? durar at? dois dias. Primeiro as crian?as receber?o a carta do pirata, depois procurar?o o tesouro escondido, conhecer?o a hist?ria que o pirata trouxe e, por fim, escrever?o uma carta ao pirata.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crian?as devem ter idades entre tr?s e quatro anos, posto que nessa idade conseguir?o compreender os elementos simb?licos que aparecer?o no mapa. Al?m disso, precisam ter idade o suficiente para compreender a hist?ria e depois responder a carta do pirata em um texto coletivo.

Estratégias e recursos da aula

?

A aula que ser? aqui desenvolvida ? parte de um projeto de mais longo prazo. Esse durar? um semestre e por meio dele as crian?as conhecer?o alguns espa?os hist?ricos da nossa Florian?polis (capital de Santa Catarina). Por morarmos numa ilha e nosso imagin?rio estar cercado de lendas oriundas do mar, escolhemos o pirata como personagem principal que far? a media??o com os novos conte?dos que ser?o para as crian?as apresentados. A sugest?o aqui explicitada pode ser adequada ? regi?o na qual a escola est? inserida. O personagem pode ser outro que fa?a mais rela??o com a hist?ria do lugar. O importante ? garantir de uma forma l?dica que as crian?as tenham acesso a cultura do local e comecem a ter uma no??o espacial.

A prepara??o para a atividade deve ocorrer longe dos olhos das crian?as. A professora deve fazer um mapa que d? acesso ao tesouro. No caso dessa atividade o tesouro ? um ba? que cont?m uma carta do pirata,  um livro "A Ilha do Tesouro" e um olho m?gico.

Olho M??gicoA

Fonte:http://pt.aliexpress.com/item/Funny-Magic-Eye-Wooden-PMMA-Prism-TViewer-Toy-For-Kids-Free-Shipping-30PCS-LOT-5-5/579530284.html

Mapa

          Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

1? Momento (1 hora) - Encontramos o Mapa!

A professora deve "esquecer" uma garrafa com um mapa dentro em lugar estrat?gico para que as crian?as encontrem. Assim que essas o fa?am, ? importante que a professora garanta um clima de suspense no ar at? que as pr?prias crian?as descubram o que a imagem significa. Quando as crian?as suspeitarem que ? um mapa, a professora as organiza numa roda e l? o mapa junto aos alunos. ? importante que todos manipulem a garrafa e o papel com o desenho.

Mapa

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

2? Momento (30 minutos) - Procurando o tesouro

Quando todas as crian?as j? tiverem tido a oportunidade de olhar o mapa, ? hora de sair a procura do tesouro. A professora deve perguntar para os alunos por onde devem come?ar, e assim, seguir as buscas pelo espa?o externo da institui??o de Educa??o Infantil at? que o tesouro seja encontrado.

Busca ao tesouro 1Em busca do tesouro 2

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)                                                            Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

3? Momento (30 minutos) - Manipulando a surpresa

Quando as crian?as encontrarem o tesouro a professora deve ler a carta, contar a hist?ria e explicar para as crian?as o motivo do pirata ter deixado um olho m?gico para eles. A hist?ria escolhida ?A Ilha do Tesouro? ? um cl?ssico da literatura infanto-juvenil adaptado para as crian?as menores. J? o olho m?gico ter? como objetivo despertar o interesse das crian?as para as paisagens maravilhosas da nossa ilha. Todas as crian?as dever?o ter a oportunidade de manipular o olho m?gico. Caso nas institui??es em que essa aula for reproduzida n?o exista um olho m?gico ou a possibilidade de compr?-lo, um bin?culo feito com dois rolos de papel higi?nico colados e encapados com papel colorido far? o mesmo efeito.

leitura da hist??riaOlho M??gico

Acervo NDI-UFSC (2013)                                                                            Acervo NDI-UFSC (2013)

4? Momento (30 minutos) ? Resposta ao pirata

No dia seguinte ? experi?ncia, a professora deve propor em uma roda a produ??o de uma carta coletiva em resposta ? carta do pirata. Ela deve anotar as sugest?es e impress?es das crian?as sobre o processo, registrar em uma cartolina e depois pedir para que cada crian?a fa?a um desenho para o pirata. Com a atividade pronta, o local onde a carta dever? ser colada ser? escolhido pelas pr?prias crian?as, essas ficar?o ansiosas pela resposta. A resposta dever? ser um ?link? com a pr?xima atividade do projeto! 

resposta ao pirata

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

Recursos Complementares

?

Peter Pan filme, completo e dublado. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tNQfmtr5McA

Wikip?dia. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ilha_do_Tesouro

Aula do portal do professor: Esporte e meio ambiente - corrida orientada, trekkeng e ca?a ao tesouro: existem rela??es entre essas pr?ticas?   Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25115

?

Aula do portal do professor: Vamos ca?ar um tesouro aqui a nossa escola?  Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

MELLO, S. A. Inf?ncia e humaniza??o: algumas considera??es na perspectiva hist?rico-cultural. Perspectiva, Florian?polis, v. 25, n. 1, p.83-104, jan./jun. 2007.

STEVENSON, R. L. Releitura Ciranda Cultural: Cole??o Grandes Cl?ssicos para pequenos leitores.  A Ilha do Tesouro. Editora: Ciranda Cultural.

Avaliação

Essa atividade ? muito gratificante. Quando se consegue envolver o imagin?rio das crian?as no objetivo pedag?gico ? sinal de que estamos no caminho certo. Dessa forma, a ca?a ao tesouro cumpriu suas fun??es de apresentar o personagem-chave que ser? o pirata, al?m de estimular e mobilizar as crian?as para as pr?ximas atividades que ter? esse tema como foco. Durante a atividade ? poss?vel identificar se as crian?as est?o reconhecendo os significados dos desenhos no mapa, se interagem entre elas, se ajudam uma a outra no processo de busca pelo tesouro. Al?m disso, ? uma atividade bem interessante de se fazer no per?odo de inser??o das crian?as, pois ela pode ser um ponto de partida significativo para a constru??o da identidade do grupo de crian?as.