Eliana Dias, Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
?
Professor, n?o se intimide caso n?o tenha dom?nio do franc?s ou do ingl?s. Os meses do ano ser?o ensinados por meio de v?deos e can??es encontradas em sites. Portanto, mesmo que o professor n?o detenha esse conhecimento, ser? um momento oportuno de aprendizagem tanto para os alunos como para o professor.
?
Comece a aula, revisando os meses do ano em portugu?s. Fale os meses do ano, um a um, e pe?a aos alunos que repitam. Trabalhe primeiramente a parte oral. Depois de explorar bem essa atividade de repeti??o dos meses, fa?a perguntas aos alunos, dirigindo-se a eles individualmete. Fa?a perguntas como:
Explore o quanto julgar necess?rio essa conversa sobre os anivers?rios.
?
Depois da etapa de revis?o oral, comece uma revis?o escrita. Essa etapa dever? ser feita com a total participa??o do grupo. Para essa atividade, o professor dever? preparar, antes da aula, 12 fichas, em cartolina ou outro papel, todas do mesmo tamanho, com o nome de cada um dos doze meses. Os meses do ano dever?o ser escritos com letras mai?sculas (JANEIRO, FEVEREIRO...). O professor tamb?m dever? dividir o quadro em tr?s colunas, nas quais ser?o fixadas as fichas. Escreva no topo de cada coluna o idioma: PORTUGU?S / FRANC?S / INGL?S. Cada coluna ser? preenchida com os meses do ano, sendo a primeira coluna com os meses em portugu?s, a segunda com os meses em franc?s e a terceira em ingl?s (da esquerda para a direita). Distribua as fichas em portugu?s entre os alunos (se voc? tiver mais de 12 alunos, divida os alunos em grupos e d? uma ficha para cada grupo).
Em seguida, pergunte qual o aluno ou o grupo de alunos que tem a ficha do primeiro m?s do ano. Pe?a a esse aluno ou grupo que fixe no quadro a ficha na qual est? escrito JANEIRO. Continue fazendo o mesmo procedimento para os meses seguintes at? dezembro. Ao final da atividade, o quadro dever? estar semelhante ao quado da imagem abaixo:
?
Agora, trabalhe um pouco no??es de matem?tica, ensinando e/ou revendo o n?mero de dias de cada m?s. Primeiramente, explique/relembre que os meses podem ter 30 ou 31 dias e que apenas o segundo m?s do ano ? menor e tem apenas 28 dias. Veja se os alunos descobrem qual ? o m?s a partir da informa??o dada: segundo m?s. Caso eles n?o descubram, d? mais uma informa??o: o m?s do in?cio das aulas depois das f?rias longas. Explique que FEVEREIRO, em alguns anos, tem 29 dias e que isso acontece a cada 2 anos, ou seja, um ano sim e outro n?o. Explique tamb?m que o ano em que fevereiro tem 29 dias ? chamado de ano bissexto.Termine a explica??o informando o n?mero de dias de cada m?s.
Depois de informar o n?mero de dias de cada m?s. Ensine-os a identificar esse n?mero utilizando as m?os. Depois de explicar e mostrar a figura e as pr?prias m?os, pe?a a alguns alunos que se posicionem diante do grupo e mostrem com suas m?os os meses do ano. Caso voc? n?o conhe?a essa brincadeira, veja a figura abaixo:
?
?
?
Nessa atividade, o professor entregar? para os alunos folhas com exerc?cios sobre os meses do ano. Veja as sugest?es abaixo nas quais s?o trabalhados os conhecimentos sobre os meses em forma de palavras cruzadas. Entregue a(s) folha(s) aos alunos, fa?a a compreens?o do exerc?cio e deixe que eles os resolvam sozinhos. Depois fa?a a corre??o, no quadro, ou em uma cartolina que voc? pode ter preparado anteriormente ou, se voc? disp?e desse recurso, fa?a a corre??o no power point.
?
?
Os meses do ano
Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro
Vinte e oito tem s? um
Os demais tem trinta e um
Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro
Vinte e oito tem s? um
Os demais tem trinta e um
Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro
Vinte e oito tem s? um
Os demais tem trinta e um
Letra dispon?vel em: http://letras.mus.br/patati-patata/962379/. Acesso em: 17 maio 2013.
Can??o dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/rebeka/os-meses-do-ano/2437360. Acesso em 17 maio 2013.
?
O objetivo desta aula ? sensibilizar o aluno ao aprendizado de uma l?ngua estrangeira, pois ? muito importante que, desde cedo, ele tenha contato com outras l?nguas. Considerando-se que os meses do ano em portugu?s, franc?s e ingl?s s?o escritos com as mesmas iniciais, pretende-se mostrar, com esta aula, essa semelhan?a na escrita dos meses do ano e tamb?m algumas semelhan?as de pron?ncia entre alguns meses. Introduza essas no??es b?sicas de l?ngua estrangeira com muita vivacidade e alegria, cativando a aten??o dos alunos. Fale um pouco sobre a import?ncia do aprendizado de uma segunda l?ngua.
?
Comece a aula, retomando os meses do ano em portugu?s, utilizando as fichas com os doze meses que j? est?o afixadas no quadro. Em seguida, explique aos alunos que eles v?o aprender os meses do ano em franc?s. Pe?a a eles que observem se h? semelhan?as entre os meses do ano em portugu?s e em franc?s. Comece apresentando um pequeno v?deo no qual os meses s?o pronunciados. Fa?a os alunos ouvirem o v?deo uma primeira vez, sem visualiza??o dos nomes. Pergunte a eles se reconheceram alguns dos meses. Se algum aluno reconheceu, pergunte qual ou quais meses foram reconhecidos. Passe o v?deo novamente, agora com imagem e som. Explique que eles devem ouvir e repetir cada m?s. Repasse duas ou tr?s vezes o v?deo com a repeti??o dos alunos. Se necess?rio, repita mais vezes.
V?deo dispon?vel em: http://www.francaisfacile.com/exercices/exercice-francais-2/exercice-francais-8101.php. Acesso em: 17 maio 2013.
?
Para essa atividade, o professor ter? preparado anteriormente as doze fichas com os meses do ano em franc?s. ? importante que as fichas tenham o mesmo tamanho das fichas dos meses em portugu?s. Dessa maneira, o quadro ficar? mais organizado e dividido simetricamente. N?o se esque?a de escrever os nomes dos meses com letras mai?sculas. Distribua as fichas entre os alunos, como foi feito com as fichas em portugu?s. Dessa vez, pe?a a cada aluno ou grupo que v? ao quadro e procure o lugar onde dever? fixar a ficha, fazendo uma compara??o com os meses em portugu?s. As fichas em franc?s dever?o ser fixadas na coluna ? direita da coluna onde est?o fixadas as fichas em portugu?s. Deixe que cada aluno ou grupo tente posicionar a ficha. Caso os alunos n?o consigam, voc? pode sugerir estrat?gias como observar a letra inicial de cada m?s, por exemplo. Veja abaixo os nomes dos meses em franc?s.
?
Ao final dessa atividade, estar?o fixadas no quadro as fichas dos meses do ano em portugu?s e em franc?s, como mostra a figura abaixo:
?
PORTUGU?S |
FRANC?S |
INGL?S |
JANEIRO |
JANVIER |
? |
FEVEREIRO |
F?VRIER |
? |
MAR?O |
MARS |
? |
ABRIL |
AVRIL |
? |
MAIO |
MAI |
? |
JUNHO |
JUIN |
? |
JULHO |
JUILLET |
? |
AGOSTO |
AO?T |
? |
SETEMBRO |
SEPTEMBRE |
? |
OUTUBRO |
OCTOBRE |
? |
NOVEMBRO |
NOVEMBRE |
? |
DEZEMBRO |
D?CEMBRE |
? |
Imagem criada no word pela formadora.
?
Para refor?ar o aprendizado dos meses em franc?s, escute e cante com os alunos uma can??o sobre os meses do ano (em franc?s), gravada em v?deo. O aprendizado de uma l?ngua estrangeira por meio de can??es ? muito prazeroso e eficiente.
?
Can??o dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=7_u2SigckNQ. Acesso em: 17 maio 2013.
?
?
Comece a aula, revisando com os alunos o que j? aprenderam sobre os meses do ano: revise o n?mero de dias de cada m?s, perguntando ao grupo quantos dias tem cada m?s. Depois fa?a uma retomada dos meses do ano em portugu?s e em franc?s, a partir do quadro com as fichas. Fa?a os alunos observarem que os meses do ano come?am com as mesmas letras nas duas l?nguas.
Introduza os meses do ano em ingl?s, utilizando o v?deo com a pron?ncia de cada m?s. Fa?a da mesma maneira como fez para o franc?s: primeiramente deixe que os alunos apenas escutem a pron?ncia dos meses sem a imagem das palavras. Repita essa atividade de escuta. Como para o franc?s, pergunte se algu?m reconheceu algum dos meses. Se reconheceram, pergunte qual ou quais meses foram reconhecidos. Passe o v?deo novamente, agora com imagem e som. Explique que eles devem ouvir e repetir cada m?s. Repasse duas ou tr?s vezes o v?deo com a repeti??o dos alunos. Se necess?rio, repita mais vezes.
V?deo com a pron?ncia dos meses em ingl?s dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=8ZlckJs9_Ks&feature=player_embedded. Acesso em: 17/05/ 2013.
?
Para essa atividade, o professor ter? preparado anteriormente as doze fichas com os meses do ano em ingl?s. N?o se esque?a de que as fichas devem ter o mesmo tamanho das fichas dos meses em portugu?s e em franc?s, para melhor organiza??o do quadro. Como para o portugu?s e para o franc?s, os nomes dos meses dever?o ser escritos com letras mai?sculas. Distribua as fichas entre os alunos, como foi feito com as fichas em portugu?s e franc?s. Pe?a a cada aluno ou grupo que v? ao quadro e procure o lugar onde dever? fixar a ficha, fazendo uma compara??o com os meses em portugu?s e em franc?s. As fichas em ingl?s dever?o ser fixadas na coluna ? direita da coluna onde est?o fixadas as fichas em franc?s. Deixe que cada aluno ou grupo tente posicionar a ficha. Caso os alunos n?o consigam, voc? pode sugerir estrat?gias como observar a letra i
Ao final dessa atividade, o quadro com os meses do ano em portugu?s, franc?s e ingl?s estar? pronto, como sugere a figura abaixo:
PORTUGU?S |
FRANC?S |
INGL?S |
JANEIRO |
JANVIER |
JANUARY |
FEVEREIRO |
F?VRIER |
FEBRUARY |
MAR?O |
MARS |
MARCH |
ABRIL |
AVRIL |
APRIL |
MAIO |
MAI |
MAY |
JUNHO |
JUIN |
JUNE |
JULHO |
JUILLET |
JULY |
AGOSTO |
AO?T |
AUGUST |
SETEMBRO |
SEPTEMBRE |
SEPTEMBER |
OUTUBRO |
OCTOBRE |
OCTOBER |
NOVEMBRO |
NOVEMBRE |
NOVEMBER |
DEZEMBRO |
D?CEMBRE |
DECEMBER |
Imagem criada no word pela formadora.
Agora que o quadro est? pronto, aproveite-o para levar os alunos a relacionar as semelhan?as e/ou diferen?as entre a escrita dos meses nas tr?s l?nguas. Fa?a quest?es que os levem a refletir sobre esses aspectos, tais como:
Qual ? a ?nica diferen?a na escrita do quarto m?s do ano nas tr?s l?nguas? (a segunda letra do nome: ABRIL / AVRIL / APRIL)
?
Para encerrar de maneira l?dica e prazerosa a aula, ou?a e cante com os alunos a can??o dos meses em ingl?s.
Can??o dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5enDRrWyXaw. Acesso em: 17/05/ 2013.
Professor, acesse o site abaixo para ver os significados dos nomes dos meses:
http://maniadehistoria.wordpress.com/historia-dos-nomes-dos-meses-do-ano/ Acesso em: 19 maio 2013.
A avalia??o dessa aula se far? de modo processual, considerando-se a participa??o dos alunos em cada uma das atividades.
A avalia??o tamb?m poder? ser formal, com aplica??o de atividades escritas. Uma sugest?o seria pedir aos alunos que escrevam, em casa, um pequeno par?grafo, dizendo quais s?o os meses do anivers?rio de seus pais, irm?os e seu pr?prio anivers?rio.