Portal do Professor

Início do Conteúdo

Coisas n?o tem sobrenome, mas a gente sim?

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver sua imagina??o e criatividade por meio das hist?rias infantis;

Refletir sobre o nome das coisas e o seu significado;

Estabelecer a rela??o entre letra e melodia, sensibilizando-se com a m?sica apresentada;

Partilhar com as fam?lias as discuss?es do grupo, convidando-as a participar;

Compreender como ocorre o processo de vota??o e inicia??o a compreens?o do conceito de democracia.

Duração das atividades

2 dias com dura??o de 1 a 2 horas cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula indicada para crian?as que possuem entre 4 e 5 anos e n?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

?

1? Momento:

Materiais Necess?rios: Tapete, almofadas e aparelho de som.

            Neste primeiro momento a professora deve acolher as crian?as em espa?o aconchegante com tapetes e almofadas em que elas possam se sentar e conversar, este espa?o n?o necessita ser a sala de refer?ncia, mas sim, qualquer espa?o da institui??o que propicie este momento de conversa. Ao iniciar a conversa a professora questionar? as crian?as, perguntando se h? algo que desejam contar ao grupo e deixar? que se expressem livremente. Ap?s ouvir as crian?as que manifestaram este desejo, a professora  ir? convid?-las a se apresentarem, dizendo seu nome e sobrenome. Algumas crian?as podem n?o saber o sobrenome ou relacionarem seu nome com um apelido.

Neste momento, a professora ir? convidar o grupo para ouvir uma m?sica muito especial que fala sobre o nome das coisas e das pessoas. A m?sica pode ser reproduzida de diversas formas, indicamos algumas possibidades de reprodu??o no item recursos complentares. Antes de iniciar a m?sica, a professora apresenta o compositor ?Chico Buarque?, d? exemplos de outras m?sicas que ele j? comp?s, e explica que hoje ir?o aprender a m?sica ?Gente tem sobrenome?, neste momento ? importante que as crian?as continuem atentas e escutem a m?sica para a continuidade do plano.

Com o t?rmino da brincadeira, a professora dever? perguntar ?s crian?as o que acharam da m?sica, distinguindo letra de melodia e questionando-os do porqu? de os objetos n?o terem sobrenome. Neste momento ? importante possibilitar o levantamento de hip?teses pelo grupo, deixando que expressem suas opini?es sobre o tema, contemplando todas as crian?as do grupo, estimulando os mais t?midos a se expressarem e ensinando aos mais falantes que sejam sucintos e ou?am seus colegas .

?

Gente tem sobrenome

Chico Buarque

Todas as coisas t?m nome
Casa, janela e jardim
Coisas n?o tem sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores t?m nome rosa, cam?lia e jasmim
Flores n?o t?m sobrenome
Mas a gente sim
O J? ? soares, Caetano ? Veloso
O Ary foi barroso tamb?m
Entre os que s?o Jorge
Tem um Jorge amado
E um outro que ? o Jorge Ben
Quem tem apelido
Ded?, Zacharias, Mussum
E a Faf? de Bel?m
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome tamb?m
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos n?o tem sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas t?m nome
Bolo, mingau e pudim
Doces n?o t?m sobrenome
Mas a gente sim
Renato ? Arag?o o que faz confus?o
Carlitos ? o Charles Chaplin
E tem o Vinicios que era de Moraes
E o tom brasileiro ? Jobin
Quem tem apelido, Zico, Maguila,
Xuxa, Pel? e He-man
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome tamb?m.


?

2? Momento:

Materiais Necess?rios: Aparelho de som, cartolina, canetas de diferentes cores, l?pis de cor, giz de cera, papel contact e alfabeto m?vel

Ap?s ouvir, brincar e conversar sobre a m?sica de Chico Buarque, a professora dever? convidar as crian?as a confeccionarem os crach?s com seu nome e sobrenome. Para este momento ? necess?rio ter papel cart?o, canetas de diversas cores, l?pis de cor, giz de cera, papel contact e um alfabeto m?vel. As crian?as ser?o acomodadas em um espa?o com mesas e cadeiras, onde estar?o ? disposi??o os materiais. Neste momento a professora auxiliar? as crian?as a escreverem seu nome, procurando observar o que elas j? sabem e o que necessitam aprender. Ela dever? fazer com que as crian?as visualizem as letras que comp?em o seu nome e possam  relacionar estas letras com os sons que elas produzem no conjunto com as demais letras do seu nome.

?

?

3? Momento:

Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas e o livro " A velhinha que dava nome ?s coisas".

No dia seguinte, a professora ao convidar as crian?as para a roda de conversa, ir? propor um momento de hist?ria. Por?m, antes vai relembrar a partir das mem?rias das crian?as, o que aprendemos no dia anterior. Ap?s todas as crian?as se expressarem, a professora come?ar? a conta??o de hist?ria apresentando o autor do livro e indicando outras publica??es que ele realizou.

A velhinha que dava nome ?s coisas

Autor: Cynthia Rylant. Ilustrador: Kathryn Brown

    

A Velhinha Que Dava Nome ?s Coisas

 http://anaisanantes.blogspot.com.br/p/velhinha-que-dava-nome-as-coisas.html

Acessado em 10/05/13

Ap?s o t?rmino da conta??o de hist?ria a turma ir? conversar sobre o que achou da narrativa. Este momento pode ser organizado com algumas perguntas para direcionar o debate, tais como:

1.      Voc?s perceberam que os objetos j? tem um nome?

2.      Por que a Velhinha desejava mudar o nome das coisas?

3.      E o cachorro, por que ele ganhou um nome tamb?m?

4.      Na sua opini?o, a velhinha era feliz?

?

4? Momento:

Materiais Necess?rios: Cartolina e pincel at?mico.

Ap?s a conta??o de hist?rias a professora ir? questionar as crian?as sobre a possibilidade de criar um nome para o grupo, um nome que represente as caracter?sticas da turma e fa?a parte de sua identidade enquanto grupo. Neste momento a professora poder? listar com as crian?as algumas caracter?sticas do grupo e confeccionar um cartaz para auxiliar na escolha do nome. Para a escolha deste nome a professora poder? contar com o aux?lio das fam?lias em uma enquete, que ser? realizada no fim do dia, cada fam?lia dar? sua sugest?o.

Observe o exemplo:

?

Caracter?sticas da Turma:

Sugest?es para o nome da turma:

Alegre

Criativa

Unida

Faladeira

Brincalhona

Exploradora

?

(Fam?lia da Ana) ? Turma do bal?o m?gico.

(Fam?lia do Jo?o) ? Turma de s?tio.

(Fam?lia do Pedro) ? Os aventureiros.

(Fam?lia da Maria) ? Amigos para sempre.

?

?

5? Momento:

Materiais Necess?rios: 3 metros de papel pardo, canetas de diversas cores, l?pis de cor, giz de cera, barbante e folhas A4.

Neste ?ltimo momento a professora formar? uma roda de conversa a fim de ler para as crian?as as sugest?es enviadas pelas fam?lias e discutir com as crian?as sobre o tema. Depois de ouvir a opini?o das crian?as, ser? iniciado um processo de vota??o em que cada crian?a escolher? um nome, a professora ir? fazer um s?mbolo representando seu voto. Ap?s a vota??o de todos os integrantes do grupo, a professora realizar? a contagem dos votos com o aux?lio das crian?as. Chegando a um resultado, o grupo ser? convidado a confeccionar um cartaz com desenhos sobre o nome do grupo, bem como, organizar um momento de exposi??o para socializar para o restante da institui??o, para apresentar como ocorreu o processo de vota??o.

Recursos Complementares

Letra da m?sica ? dispon?vel em: http://letras.mus.br/chico-buarque/288466/

V?deo: http://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK

Outras aulas semelhantes:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41399

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5562

Avaliação

A avalia??o dessa proposta ser? realizada por meio da observa??o e registro do professor. ? importante que o professor observe a envolvimento das crian?as na proposta, em que momento eles apresentam dificuldades e de forma se apropriam dos conceitos trabalhados na aula.