Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os primeiros dias do beb? na institui??o de educa??o infantil: a rela??o com as fam?lias...

Autor e Co-autor(es)

Carolina Shimomura Spinelli imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel; Dal?nea Cristina Flor; Graziela Beretta Lopez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Aproximar as fam?lias do cotidiano dos beb?s na escola de educa??o infantil;
  • Conhecer as especificidades de cada beb?;
  • Estabelecer um v?nculo de confian?a com as fam?lias;
  • Estabelecer v?nculos afetivos com os beb?s;
  • Organizar uma din?mica com as fam?lias;
  • Organizar uma oficina com as fam?lias;
  • Organizar uma confraterniza??o com as fam?lias.
?

O primeiro ano de vida da crian?a ? marcado pelas emo??es, onde a cada dia surgem novas descobertas, novas alegrias, novos gestos, desafios, experimenta??es e surpresas. Os beb?s, neste per?odo, precisam estabelecer um relacionamento seguro com as pessoas que lhe servem de refer?ncia sentindo-se ? vontade para interagir com o ambiente que os cerca. Segundo Vigotski (apud. FACCI, p.14, 2006), todas as aquisi??es da crian?a aparecem sob a influ?ncia imediata dos adultos, que n?o somente satisfazem todas as suas necessidades, mas organizam tamb?m seu contato variado com a realidade, sua orienta??o nela e as a??es com os objetos e com os sujeitos. Nessa etapa do desenvolvimento infantil, toda a influ?ncia do adulto sobre a crian?a realiza-se atrav?s de palavras e gestos. Deste modo, este processo inicialmente ? acompanhado de inseguran?a, tanto da fam?lia que fica preocupada com a rea??o dos beb?s no per?odo em que est? na escola, como da professora que precisa planejar considerando as necessidades e especificidades dos beb?s e, ao mesmo tempo, estabelecer um v?nculo individual com cada um. Portanto, pensar a participa??o das fam?lias no cotidiano da escola de educa??o infantil exige paci?ncia, cumplicidade, aten??o, tranq?ilidade e carinho tanto das fam?lias como, tamb?m das professoras. As propostas aqui apresentadas, t?m como objetivo aproximar a participa??o das fam?lias neste per?odo de inser??o dos beb?s pela primeira vez na escola.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas com a participa??o das fam?lias no final de cada per?odo de aula (matutino ou vespertino), com dura??o de aproximadamente 90 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecer as especificidades de cada beb?;
  • Tirar fotos dos primeiros dias dos beb?s  na institui??o;
  • Acessar a aula  "Os beb?s chegaram, e agora?" proposta pela professora Thaisa Neiverth (Ver recursos complementares), pois esta aula ? complementar a que ser? aqui apresentada.

Estratégias e recursos da aula

?

Primeiras considera??es:

A inser??o nas escolas de educa??o infantil dever? ser pensada de maneira processual e com o apoio das fam?lias, dessa maneira, estas atividades foram organizadas para serem desenvolvidas em dois dias consecutivos com um grupo de crian?as entre 4 meses a 1 ano e meio de idade, nos quais um adulto de refer?ncia do beb? dever? estar presente. O local para a realiza??o das mesmas ser? o espa?o da sala de aula e o tempo de dura??o de cada atividade ser? em m?dia de 90 minutos.

?

PRIMEIRO DIA:

Din?mica com as fam?lias

Material necess?rio:

  • Fotos do p? e da m?o de cada crian?a;
  • Cola branca;
  • Folhas coloridas de papel A4 para colar as imagens.

?

Modo de fazer:

Colar as fotos nas folhas coloridas de papel A4 e escrever na parte de tr?s o nome da crian?a.

?

Como ser? o primeiro dia em que os beb?s permanecer?o sozinhos na escola, al?m de planejar as atividades da rotina inerentes ? faixa et?ria como alimenta??o, trocas e sono, sugere-se que se fa?a com as fam?lias dos beb?s uma din?mica no final de cada per?odo de aula (matutino ou vespertino). Deste modo, a professora deve organizar a proposta, colando as imagens do p? e m?o dos beb?s pelo espa?o da sala (ch?o, m?veis, espelho, paredes). Assim que os respons?veis chegarem convid?-los a procurar e identificar qual ? a foto da m?o e do p? de seu filho ou filha. Ap?s este momento de identifica??o das fotos, convid?-los a sentar no ch?o e fazer uma roda. Cada fam?lia ter? que dizer porque escolheu aquela imagem, e, em seguida, verificar se a escolha foi a correta. Para finalizar a atividade, sugere-se cantar a m?sica: ?Levantar o bra?o? (Ver recursos complementares), como possibilidade de descontra??o e intera??o das fam?lias com os beb?s.

Letra da m?sica:

"Levantar um bra?o. Levantar o outro. Fazer bambol?. Mexer o pesco?o.

Olhar para o teto. Olhar pro sapato. Mandar mil beijinhos! Vem me dar um abra?o!".

?

Algumas das possibilidades pedag?gicas da Din?mica com as fam?lias:

  • Conversar com as fam?lias sobre as particularidades e caracter?sticas que diferenciam cada beb? a partir das fotos do p? e da m?o;
  • Conversar sobre a gesta??o e o nascimento de cada beb? possibilitando o di?logo e a intera??o entre os familiares;
  • Estabelecer um v?nculo entre a professora e as fam?lias;
  • Fazer massagens nos p?s e nas m?os dos beb?s;
?
Familias
Acervo institucional do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2013
?
SEGUNDO DIA:

Oficina de Papietagem com as fam?lias

?

Material necess?rio:

  • Grude (farinha e ?gua quente);
  • Microondas ou fog?o;
  • Folhas de Papel A4 coloridas e de revistas cortadas em quadrados;
  • 10 Potes pequenos de yogurte;
  • Caixa de papel?o grande (exemplo: caixa de microondas).

?

Modo de fazer:

Para cozinhar no fog?o ? preciso misturar em uma panela, 500ml de ?gua e 3 colheres de sopa de trigo. Cozinhar mexendo sempre igual a mingau. J? no microondas, colocar a mesma quantidade numa tigela de vidro, misturando a cada um minuto at? ficar com uma textura de mingau. Deixe esfriar e coloque em potes menores para a utiliza??o.

?

A partir do terceiro dia as crian?as j? permanecer?o sozinhas na escola, conforme o exemplo da aula da Professora Thaisa Neiverth (Ver recursos complementares), caso necess?rio os respons?veis ser?o chamados. Como ser? mais um dia em que permanecer?o sozinhas, al?m de planejar as atividades da rotina inerentes ? faixa et?ria, como alimenta??o, trocas e sono, sugere-se que se fa?a uma Oficina de Papietagem com as fam?lias. Sugere-se a organiza??o do espa?o da sala do grupo no final de cada per?odo de aula (matutino ou vespertino), colocando sobre a mesa disponibilizada no meio da sala: a caixa de papel?o grande, os papeis coloridos picados e os potes pequenos com o grude. Assim que as fam?lias chegarem, ofere?a o grude para que juntamente com os beb?s colem os pap?is picados na caixa, forrando-a. Incentive os respons?veis a sentir e a experimentar junto com os beb?s a textura do grude enquanto est?o colando os papeis e os peda?os de revista na caixa de papel?o.

?

TERCEIRO DIA:

Confraterniza??o com as fam?lias

No final da primeira semana de inser??o da crian?a na escola de educa??o infantil, organizar o espa?o da sala de aula, ap?s as atividades da rotina inerentes ? faixa et?ria como alimenta??o, trocas e sono, colocando uma mesa e uma toalha para realizar uma confraterniza??o com as fam?lias. Sugere-se propor que cada fam?lia fique respons?vel em contribuir com um item para o caf? da tarde: salgado, doce, bebida, pratos e copos descart?veis, guardanapos.  No tapete, disponibilizar diferentes livros de hist?rias (de pano, de papel, de borracha), para que as fam?lias possam escolher e contar uma hist?ria para os beb?s. Para iniciar a atividade, a professora pode cantar a m?sica: "Uma hist?ria" da banda Palavra Cantada (Ver recursos complementares). Ap?s a m?sica, as fam?lias que sentirem-se ? vontade podem escolher uma hist?ria para contar aos beb?s e aos adultos presentes. Para finalizar a atividade, convidar as fam?lias para tomar o caf? da tarde, que ser? organizado em cima do balc?o ou de uma mesa, com as contribui??es que as fam?lias trouxeram.

Letra da m?sica:

?Eu vou te contar uma hist?ria, agora, aten??o!. Que come?a aqui no meio, da palma da tua m?o.

Bem no meio tem uma linha ligada ao cora??o. Quem sabia dessa hist?ria antes mesmo da can??o?

D? tua m?o, da tua m?o, d? tua m?o...?. (Palavra Cantada - "Uma hist?ria").

Recursos Complementares

V?deo da m?sica "Levantar o bra?o": 

http://www.youtube.com/watch?v=2q4wm3WO_Do;

V?deo da m?sica "Uma hist?ria" da banda Palavra Cantada:

http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/;

Sugest?o de aula da Professora Thaisa Neiverth sobre o per?odo de inser??o dos beb?s na escola: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41195;

Filme: "Beb?s" (Thomas Balm?s - 2010):

http://catadoresdaculturainfantil.blogspot.com.br/2012/09/documentario-babies-2010.html

Sugest?es de livros para beb?s: 

http://www.softmel.com.br/educativos/index.html;

http://www.todolivro.com.br/catalogsearch/advanced/result/?faixa_etaria=1&gclid=CPaX5O-yp7cCFU1o7Aod6CoAJg.

Site sobre a import?ncia do livro para os beb?s:

http://bebe.abril.com.br/materia/livros-para-bebes

Artigo sobre os est?gios de desenvolvimento da crian?a:

FACCI, Marilda G.D. "Os est?gios do desenvolvimento psicol?gico segundo a psicologia sociohist?rica". In: ARCE, Alessandra e DUARTE Newton (Orgs.). Brincadeira de pap?is sociais na educa??o infantil: as contribui??es de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. S?o Paulo: Xam?, 2006, p.11-26. 

Avaliação

?

Com intuito de avaliar os beb?s, a professora dever? registrar o comportamento deles em rela??o ? presen?a das fam?lias e as atividades propostas: se aproveitam as propostas e atividades oferecidas, assim como se a participa??o das fam?lias foi importante na constitui??o do v?nculo com as crian?as neste per?odo de inser??o. Observar como ocorreu a participa??o das fam?lias, de que forma se envolveram nas atividades propostas e se relacionaram com os beb?s, as professoras e os familiares.