Portal do Professor

Início do Conteúdo

Educa??o no Tr?nsito: aprendendo li??es de cidadania e regras de conviv?ncia

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conscientizar sobre a import?ncia dos sinais de tr?nsito para a vida em sociedade.
  • Sensibilizar as crian?as para os perigos no tr?nsito.
  • Aprender posturas e comportamentos ?ticos e respeitosos com pessoas nos tr?nsito.
  • Aprender li??es de cidadania.
  • Aprender a necessidade de respeitar as regras de conviv?ncia.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.

Duração das atividades

5 aulas de uma hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e j? estejam alfabetizados. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno- UCA, ? fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcame o TuxPaint.

Estratégias e recursos da aula

COMENT?RIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, com o crescimento da popula??o nos grandes centros urbanos, tem aumentado cada vez mais o tr?nsito de ve?culos e pessoas nesses locais, elevando tamb?m n?meros de acidentes e desastres envolvendo pessoas. Nesse sentido, torna-se fundamental a conscientiza??o da popula??o na utiliza??o das regras de tr?nsito para a preserva??o da vida e para a melhor organiza??o das pessoas na conviv?ncia em sociedade. As aulas aqui propostas n?o se limitam a ensinar aos alunos as regras de tr?nsito, mas a aplicabilidade delas no cotidiano de suas vidas para uma conviv?ncia segura, justa, solid?ria e ?tica.

ATIVIDADE 1:

1? Momento: Para introduzir o tema, diga aos alunos que todos os grupos precisam de certas regras para conviverem e se organizarem. Pergunte aos alunos se eles acreditam que seria poss?vel n?o haver regras em um jogo de futebol, de v?lei, basquete, dentre outras modalidades esportivas, ou no tr?nsito (todos os ve?culos andando no mesmo sentido ou sentido contr?rio sem uma pr?via organiza??o); nos aeroportos (todos os avi?es partindo juntos), na escola, em casa etc.

2? Momento: Ap?s essa reflex?o inicial, convide os alunos para ouvirem a hist?ria Aconteceu em Talvez.

PERLMAN, A. Aconteceu em Talvez. S?o Paulo: Difus?o Cultural do Livro, 1998.

Sinopse: Este livro fala de um planeta diferente onde voc? pode fazer tudo ou pode fazer nada. E atrav?s da vis?o de Dani, um menino da Terra que por acidente vai parar neste planeta, voc? vai perceber que repress?o demais ou liberdade demais podem ser um problema!

Imagem e sinopse dispon?veis em: http://doceleitura.blogspot.com.br/2009/09/aconteceu-em-talvez-alina-perlman.html. Acesso em 10 de junho de 2013.

3? Momento: Ap?s a leitura do livro, pergunte aos alunos: Que sentimentos lhes despertaram essa hist?ria? Se essa hist?ria acontecesse com voc?s, como se sentiriam? Voc?s gostariam de viver em um planeta onde tudo ? permitido? Voc?s gostariam de viver em um planeta onde tudo ? proibido?

4? Momento: Montar dois grupos de discuss?o sendo que um grupo dever? apresentar argumentos que conven?am o outro de que o melhor lugar para vivermos ? aquele onde tudo ? permitido e que n?o h? regras! O outro grupo dever? questionar apresentando argumentos que defendam a posi??o de que ? imposs?vel viver sem regras.

O papel do mediador, nesse momento, ? auxiliar os alunos a compreenderem o papel das regras na conviv?ncia em sociedade.

ATIVIDADE 2:

1? Momento: Propor aos alunos a leitura do seguinte poema:

As placas falantes (Ricardo da Cunha Lima)

Pra resolver o problema

Do tr?nsito na cidade,

A prefeitura de Ic?

Teve grande habilidade.

Implantou uma novidade

Que no mundo n?o tem par:

As novas placas de tr?nsito

S?o capazes de falar.

Uma avisa: ?Devagar!?

E completa na sequ?ncia:

?Vai tirar o pai da forca?

Tenha santa paci?ncia!!?

?Perigo: curva fechada?.

Tem uma que grita: ?Pare!?,

Outra diz: ?Olha a lombada!?.

Tem uma que d? risada

E a seguir um assobio.

S? depois ? que fala:

?Ponte estreita sobre o rio?.

Um delas diz: ?Desvio?,

Outra berra: ?Contram?o!?.

Outra ainda diz bem brava: ?Proibido caminh?o!?.

Uma diz com ar chor?o:

?N?o pare neste local?.

Tem outra que fala manso:

?N?o buzine! Hospital!?...

Texto dispon?vel em: http://sempreeraumavez.blogspot.com.br/2007/09/as-placas-falantes.html. Acesso em 17 de junho de 2013.

Refer?ncia:

LIMA, R. da C. Cambalhota. S?o Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

2? Momento: Ap?s a leitura coletiva, propor aos alunos que desenhem todas as placas anunciadas no poema. Para isso os alunos poder?o utilizar seus notebooks/Um Computador por Aluno ou folhas de cartolina, caneta hidrocor. Ap?s a confec??o das placas, solicite aos alunos que apresentem as mesmas ao grupo da sala de aula. Abra a discuss?o sobre o poema fazendo uma associa??o com as regras e normas da escola a partir das seguintes perguntas: Em nossa escola existem placas? Se essas placas falassem, o que elas diriam?

3? Momento: Andar pela escola procurando observar situa??es de desorganiza??o, ou de desrespeito entre as pessoas ou com o espa?o escolar que justifiquem a necessidade de se construir ou retomar regras que garantam uma melhora na situa??o apresentada. Convide os alunos a proporem a produ??o de placas que sinalizem ?s pessoas na escola, sejam professores, alunos, pais, demais atores desse espa?o, indicando posturas ou a??es que dever?o ter enquanto estiverem nesse local. Seguem alguns exemplos: ?Sil?ncio! Alunos estudando!?; ?Proibido jogar papel no ch?o!?; ?Proibido desperd?cio de alimentos!?; ?Respeite o patrim?nio p?blico!?; dentre outras.

4? Momento: Conversar com os alunos sobre a fun??o dos guardas de tr?nsito, bem como outros oficiais que s?o respons?veis por zelar pela ordem e pela justi?a na sociedade. Divida o grupo em duplas e solicite aos alunos que utilizem seus notebooks/ Projeto Um Computador por Aluno- UCA e acessem os links citados sobre guardas de tr?nsito por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica. Ap?s esse momento, os alunos dever?o fazer uma lista de tarefas destinadas a esses profissionais.

Recursos da TV ESCOLA

Sinal verde: guardas de tr?nsito. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1136. Acesso em 10 de junho de 2013.

Sinal verde: pedindo ajuda ao guarda. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1158. Acesso em 10 de junho de 2013.

5? Momento: Os alunos dever?o percorrer o espa?o da escola para afixar as placas confeccionadas por eles. Al?m disso, dever?o permanecer ao lado de algumas placas com o objetivo de observar o cumprimento das regras. Por outro lado, em situa??es em que houver descumprimento das regras, a fun??o dos alunos, semelhante ? dos guardas de tr?nsito, ser? sensibilizar, orientar, esclarecer e at? mesmo advertir as pessoas sobre a infra??o. 

ATIVIDADE 3:

1? Momento: Dividir a turma em subgrupos de cinco ou seis alunos para assistirem no laborat?rio de inform?tica ou em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno -UCA os seguintes v?deos dispon?veis na TV ESCOLA:

1)    Sinal Verde: Sem?foro de pedestres. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1134. Acesso em 10 de junho de 2013.

2)    Sinal Verde: N?o jogue o lixo pra fora do carro. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1152. Acesso em 10 de junho de 2013.

3)    Sinal Verde: ajudando quem precisa. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1144. Acesso em 10 de junho de 2013.

4)    Sinal Verde: as ambul?ncias t?m sempre prefer?ncia. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1139. Acesso em 10 de junho de 2013.

2? Momento: Cada subgrupo dever? socializar com os demais colegas por meio de semin?rios o que foi abordado no v?deo assistido. Para fomentar a discuss?o e reflex?o apresente algumas afirma??es e pergunte aos alunos se eles concordam ou n?o com tais afirma??es, a saber.

1.    Os sem?foros de pedestres foram criados para garantir que as pessoas que andam a p? pelas ruas tivessem um momento espec?fico e seguro para atravessar as vias urbanas.

2.    Quando os passageiros ou motoristas de carros lan?am lixos ou outros objetos para fora do carro, esse comportamento pode provocar acidentes.

3.    Quando as pessoas caminham pelas ruas se deparam com outros transeuntes que requerem aux?lio para atravessar algumas vias. ? papel das pessoas da comunidade em geral colaborar com aqueles que apresentam necessidades especiais.

4.    As ambul?ncias, carros de bombeiros e de pol?cias geralmente atendem situa??es de emerg?ncia e, por essa raz?o, t?m prioridade em transitar nas vias p?blicas.

Professor, voc? poder? buscar informa??es sobre como preparar e apresentar semin?rios na escola acessando o seguinte link:

Como preparar e apresentar semin?rios. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 15 de junho de 2013.

3? Momento: Aula de campo: Caminhe com os alunos a p?, nas ruas pr?ximas ? escola e oriente-os a observarem como as pessoas caminham no tr?nsito. Sugerem-se alguns pontos a serem observados: faixa de pedestre; pedestres que requerem ajuda (idosos, deficientes, dentre outros); respeito ao sinaleiro; respeito ? ambul?ncias, carros de bombeiros, policiais; velocidade dos autom?veis; tr?nsito de bicicletas; estacionamento em locais proibidos; dentre outros. Para essa atividade ? importante que o professor disponibilize aos alunos pranchetas, folhas de sulfite e canetas para que fa?am registros do que observaram. De volta ? escola os alunos dever?o socializar com os colegas e professores suas impress?es e percep??es sobre quest?es relacionadas ao tr?nsito e ?s atitudes da popula??o no entorno da escola. Organizar, com os alunos, uma lista de problemas identificados e, em seguida, fazer uma rela??o de sugest?es para buscar solucionar tais problemas.

Disponibilizar o seguinte endere?o do portal do tr?nsito para que os alunos, em duplas, pesquisem sobre not?cias referentes ao tema. Dispon?vel em: http://portaldotransito.com.br/noticias/acontecendo-no-transito. Acesso em 10 de junho de 2013.

4? Momento: Os alunos dever?o selecionar uma not?cia e fazer um resumo da mesma constando os seguintes t?picos:

1)    T?tulo da not?cia.

2)    Principais informa??es.

3)    Reflex?o cr?tica do leitor.

Os resumos dever?o ser entregues ao professor para compor o portf?lio produzido pelos alunos com as principais atividades realizadas no decorrer das aulas.

Professor, caso sinta necessidade, acesse os links abaixo para saber mais sobre o uso dos portf?lios na pr?tica pedag?gica.

Qual ? a finalidade dos portf?lios. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/qual-finalidade-portfolios-627214.shtml. Acesso em 10 de junho de 2013.

Como organizo os portf?lios que me ajudam a acompanhar a aprendizagem dos alunos. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2013/02/14/como-organizo-os-portfolios-que-me-ajudam-a-acompanhar-a-aprendizagem-dos-alunos/. Acesso em 10 de junho de 2013.

5? Momento: Marcar, com o setor respons?vel pelo tr?nsito na cidade, uma visita ao estabelecimento para que os alunos possam conhecer o trabalho espec?fico de tais profissionais no local em que vivem. Nessa ocasi?o, os alunos apresentar?o a lista de problemas identificados no entorno de sua escola, acompanhada de alternativas vislumbradas por eles para solucionar as situa??es.

Recursos Complementares

A import?ncia da educa??o no tr?nsito para crian?as e os adolescentes. Dispon?vel em: http://www.agencia.unama.br/index.php?option=com_content&view=article&id=320:-a-importancia-da-educacao-no-transito-para-criancas-e-os-adolescentes&catid=44:cidadania&Itemid=278. Acesso em 10 de junho de 2013.

Educa??o e o tr?nsito. Dispon?vel em: http://www.criancasegurapedestre.org.br/oguia/como-desenvolver-o-programa/parte-4/educacao-e-o-transito.html. Acesso em 10 de junho de 2013.

Educa??o para o tr?nsito: parceria que d? certo - UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31277. Acesso em 10 de junho de 2013.

Como o trabalho de conscientiza??o de tr?nsito, pode favorecer a cidadania. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38494. Acesso em 10 de junho de 2013.

Aprendendo sobre as regras do tr?nsito. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26612. Acesso em 10 de junho de 2013.

Educa??o no tr?nsito. Dispon?vel em:  http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/. Acesso em 10 de junho de 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e cont?nua. Ao longo das aulas, durante as rodas de conversa e discuss?es, procure observar se os alunos se conscientizaram sobre a import?ncia dos sinais de tr?nsito para a vida em sociedade, bem como os perigos que o tr?nsito oferece, caso a popula??o n?o siga as normas estabelecidas. Solicite aos alunos que em trios listem, e, posteriormente apresentem ao grupo, algumas posturas e comportamentos que deveremos adotar com pessoas nos tr?nsito. Avalie, nesse momento, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos. Utilize os portf?lios para resgatar com os alunos tudo o que foi constru?do sobre o tema ao longo das aulas, manipulando o material. Aproveite a oportunidade para identificar se as estrat?gias utilizadas foram realmente promotoras de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.