Portal do Professor

Início do Conteúdo

A entrada da crian?a na escola: descobertas, desafios e conquistas

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Caracter?sticas pessoais entre as pessoas nas diferentes fases da vida
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Rela??es sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Sensa??es
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Valoriza??o dos v?nculos afetivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?  Reconhecer as emo??es presentes no momento de ingresso na escola;

?  Desenvolver valores e atitudes cooperativas e solid?rias com os colegas e professores;

?  Favorecer a cria??o de v?nculos afetivos e de confian?a na escola;

?  Adaptar-se ao ambiente escolar e rotinas desse espa?o.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 1 hora

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Coment?rios iniciais ao professor

Professor ? importante que se tenha clareza de que quando a crian?a ingressa na escola ou em um novo ambiente escolar ? necess?rio um tempo consider?vel para que ela se adapte a esse espa?o diferente e desconhecido. Tamb?m os pais muitas vezes requerem um tempo para estabelecerem uma rela??o de confian?a com os professores e com a escola, de uma maneira geral. Nesse sentido, cuidar dessa entrada garantindo um clima de tranquilidade e seguran?a ? essencial para favorecer o processo de adapta??o dos alunos. Essa aula tem o prop?sito de auxiliar os pequenos a ingressarem na escola com entusiasmo e seguran?a, porque certamente esse momento deixar? marcas significativas na crian?a.  

Aula 1:

1? momento:

Para introduzir o tema sobre a entrada da crian?a na escola, convide os alunos para se sentarem em roda e pergunte:

1)    Como voc? est? se sentindo em nossa escola?

2)    Voc? j? conhecia algu?m da escola antes de come?ar a estudar aqui?

3)    Voc? acredita que pode fazer grandes amigos aqui na escola?

4)    Como voc? se sente com o fato de que ningu?m da sua fam?lia est? com voc? na escola?

5)    Se voc? pudesse, voc? gostaria que um familiar estivesse aqui, por exemplo: sua m?e, seu pai, sua av?, dentre outros?

Professor busque dar voz a todas as crian?as e garanta que sejam ouvidas e respeitadas em suas respostas. Fomente a discuss?o relatando hist?rias de outras crian?as que ingressaram na escola com sucesso. Procure estabelecer um clima de confian?a com a crian?a, colocando-se aberto para acolher as ang?stias e medos das crian?as nesse primeiro momento de escolariza??o.

Coment?rios ao professor:

Utilize para essa aula dois v?deos de uma s?rie intitulada A beb? Drag?o, dispon?vel na videoteca da TV Escola que conta a hist?ria de um filhote de Drag?o que n?o sabe onde est? a sua m?e. Acompanhada de outros animais da Floresta, a beb? drag?o sai ? procura de sua fam?lia.

2? Momento:

Assim, ap?s a conversa inicial, convide os alunos para assistirem ao v?deo:

A beb? Drag?o- sobrevivendo, dispon?vel em

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4. Acesso em 19/05/2013.

Ap?s a exibi??o do v?deo, questione as crian?as: o que acharam do v?deo? O que aconteceu com a beb? drag?o? Onde estava a m?e da beb? drag?o? Ser? que a beb? drag?o se sentiu abandonada pela m?e? Voc? j? se sentiu assim? Quando? Ser? que as m?es acompanham seus filhos em todos os lugares? Em quais lugares as m?es n?o acompanham seus filhos? Por qu?? O que os animais da Floresta fizeram com a beb? drag?o? Como ela se sentiu?

3? Momento:

Professor, leve para a sala animais de brinquedo, dentre eles ?queles mencionados no v?deo e distribua ?s crian?as para que dramatizem a hist?ria que acabaram de assistir. Professor aproveite a oportunidade para perceber como as crian?as encenam, se encenam. Procure se atentar para as falas das crian?as: o que dizem, como dizem. Procure ainda identificar as crian?as que podem estar lidando com o processo de adapta??o com dificuldade. Se poss?vel, registre suas percep??es em um di?rio de campo que poder? subsidiar suas pr?ximas a??es.

Aula 2:

1? momento:

Convide os alunos para assistirem outro epis?dio da s?rie:

A beb? Drag?o- beb?s crescem,

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=207 . Acesso em 19/05/2013.

?

2? Momento:

Ap?s a exibi??o do v?deo, explore novamente a hist?ria por meio das seguintes quest?es: O que aconteceu nesse epis?dio? Sobre o que conversaram a beb? Drag?o e os animais? O que as m?es dos animais ensinaram aos seus filhotes? Na sua percep??o quando os beb?s crescem o que eles deixam de fazer? O que as crian?as conseguem fazer sozinhas quando deixam de ser beb??

Professor durante o di?logo com as crian?as procure envolv?-las nas reflex?es sobre o desenvolvimento delas mesmas, por exemplo, o que n?o conseguiam fazer quando eram beb?s e o que j? conseguem fazer depois que cresceram. Associe com a condi??o das crian?as ficarem na escola, desacompanhadas das m?es, ou de outros membros da fam?lia. Reforce a import?ncia da presen?a dos amigos e da professora para dar seguran?a e tranquilidade no ambiente escolar. Compare com o v?deo e com a postura dos animais perante a beb? Drag?o.

3? Momento:

Jogo: Escada do crescimento

Professor, sugerimos nesse momento que voc? explore com os alunos o que os seres humanos s?o capazes de fazer em cada fase de seu desenvolvimento: O que um beb? faz? Qual a rotina de um beb?? Voc?s se lembram de quando voc?s eram beb?s? O que uma crian?a consegue fazer sozinha? Qual a rotina de uma crian?a? Voc? conhece um adolescente? Qual a rotina de um adolescente? O que um adulto consegue fazer? Qual a rotina de um adulto? Voc? conhece um idoso? Qual a rotina de um idoso?

Ap?s esse momento, propomos a confec??o de um jogo que poder? ser constru?do a partir de figuras de pessoas (beb?, crian?a, adolescente, adulto, idoso).

Como jogar: O professor disponibilizar? tais imagens aos alunos e apresentar? algumas informa??es referentes a elas.

1)    Engatinho e mamo mamadeira.

2)    Dependo dos meus pais ou de um adulto para me alimentar.

3)    Uso fraldas.

4)    Preciso de ajuda para me locomover.

5)    Tenho carteira de motorista.

6)    Estudo em uma escola.

7)    Trabalho.

8)    Jogo videogame.

9)    Brinco de bola, carrinho e bonecas.

10) Viajo sozinho.

11) Pago contas no banco.

12) Fa?o compras de supermercado.

13) Consigo usar o banheiro sozinho.

14) Consigo me alimentar sozinho.

15) Sei fazer pratos deliciosos na cozinha.

16) Lavo e passo minha pr?pria roupa.

17) Ando de bicicleta.

A cada frase lida pelo professor o aluno dever? apontar a quem pertence tal caracter?stica ou atribui??o.  ? importante refletir, nesse momento, sobre as atribui??es ou caracter?sticas que s?o comuns ?s fases de desenvolvimento e aquelas espec?ficas de cada fase. Refor?ar sobre a fase em que as crian?as est?o, com idade entre quatro e cinco anos e o que j? adquiriram, em termos de desenvolvimento. Ao final, monte, com palito de picol? uma escada, e reserve um espa?o para colocar as imagens utilizadas no jogo. Cole a escada em uma cartolina e fixe em uma parede da sala para que as crian?as possam visualiz?-la diariamente.

Aula 3:

1? Momento:

Convide os alunos para se sentarem em roda para ouvirem a hist?ria: Eu sou muito pequena para a escola- Lauren Child

  
Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gs_rn=14&gs_ri=psy-ab&cp=16&gs_id=hv&xhr=t&q=eu+sou+muito+pequena+para+a+escola&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46751780,d.dmQ&biw=1366&bih=639&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=bv2aUce8CvCJ0QGa6YGACA#imgrc=RHJF6JRIdqrieM%3A%3BRPbJjphGeKVsmM%3Bhttp%253A%252F%252Fimages1.folha.com.br%252Flivraria%252Fimages%252Fb%252Fa%252F1022789-250x250.png%3Bhttp%253A%252F%252Flivraria.folha.com.br%252Fcatalogo%252F1022789%252Feu-sou-muito-pequena-para-a-escola%3B250%3B250. Acesso em 19/05/2013.

2? Momento:

Explore a hist?ria, perguntando aos alunos: O que a Lola pensava sobre a escola? Por que ela n?o queria ir para a escola? E voc?s, queriam vir para a escola? Voc?s consideram-se muito novos para frequentarem a escola?  Como o irm?o de Lola a ajudou?   

3? Momento:

Divida a turma em duplas para que relatem para seu colega como foi o seu 1? dia na escola. Como se sentiu? Quem o ajudou? De que forma? Retomar a roda grande em que as duplas dever?o apresentar sobre o que conversaram, buscando auxiliar aquelas crian?as que ainda n?o se adaptaram ? escola.

4? Momento:

Disponibilize ?s crian?as papel sulfite, cartolinas, papel kraft, palitos de churrasco, emborrachados (E.V.A.), cola, tesoura, caneta hidrocor de diversas cores, dentre outros materiais gr?ficos. Proponha a constru??o de um ?Jardim das emo??es?. Oriente as crian?as a utilizarem o material na confec??o de flores com express?o de alguns sentimentos e emo??es, a saber: alegria, tristeza, dor, raiva, medo, dentre outros. Professor, se voc? julgar necess?rio poder? fornecer as flores j? prontas e solicitar aos alunos que colem os olhos, nariz e boca. Outra adapta??o seria fornecer palavras como alegre, triste, com raiva, com medo, dentre outros para que sejam coladas nas flores. Como as crian?as ainda n?o s?o alfabetizadas isso poder? dificultar a identifica??o das emo??es por parte das crian?as, requerendo do professor a media??o. Ap?s a confec??o das flores, as crian?as poder?o fix?-las em uma placa de isopor que tamb?m dever? ser pintada ou decorada com papel crepom picado, gliter ou brocal, dentre outros materiais. Utiliza??o do Jardim das emo??es: Ap?s finalizar a confec??o do jardim, esse dever? ficar exposto na sala, sendo que todos os dias, no in?cio ou final da aula, o professor solicitar? ?s crian?as que escolham uma flor que melhor represente os seus sentimentos em rela??o ? escola. ? fundamental reservar um tempo para conversar sobre tais sentimentos com as crian?as buscando apoi?-las, acolh?-las e fortalec?-las.

Coment?rios ao Professor:

Professor, para ampliar sua aula voc? poder? utilizar em sala ou indicar aos familiares de seus alunos a leitura de dois livros com a crian?a:

E essa tal de escola? Como ser??- Bel Linares e Alcy. Editora Salamandra. Cole??o Crescer;

Imagem dispon?vel em:

http://www.google.com.br/search?q=e+essa+tal+de+escola&biw=1366&bih=639&bav=on.2,or.r_qf.&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=5fqaUeLALuq80QG9o4C4Aw#imgrc=YNwJmTKxTjcUwM%3A%3Bo03tDwDymqHVEM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.americanas.com.br%252Fprodutos%252F01%252F00%252Fitem%252F5487%252F4%252F5487451g1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.americanas.com.br%252Fproduto%252F5487451%252Flivro-e-essa-tal-de-escola-como-sera-%3B250%3B250. Acesso em 19/05/2013.

Sinopse: O livro, somente de imagens, apresenta a hist?ria de uma crian?a no in?cio do processo de escolariza??o. Por n?o conter palavras favorece ?s fam?lias nomear os personagens e inserir os di?logos de forma que se aproxime da realidade de seus filhos.

Quando Miguel entrou na escola- Ruth Rocha- Editora Melhoramentos.

imagem dispon?vel em:

http://www.google.com.br/search?q=qunado+Miguel+entrou+an+escola&biw=1366&bih=639&bav=on.2,or.r_qf.&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=RfuaUYD7M6Ty0wGqzoG4BA#imgrc=YpJluSfs7gPPxM%3A%3BxfzlBJVCOhiOoM%3Bhttp%253A%252F%252Feditoramelhoramentos.com.br%252Fv2%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F02%252FQuando-miguel.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Feditoramelhoramentos.com.br%252Fv2%252Ftitulos%252Fquando-o-miguel-entrou-na-escola%252F%3B496%3B497. Acesso em 19/05/2013.

Sinopse: O livro relata a hist?ria de uma crian?a de tr?s anos que ir? para a escola pela primeira vez. Apresenta as emo??es vividas por Miguel nesse processo de adapta??o, e a rotina escolar de uma crian?a da educa??o infantil.

Recursos Complementares

Como recurso complementar sugerimos que o professor adquira ou pegue emprestado em uma locadora de v?deo, ou na pr?pria videoteca da escola, caso tenha, a S?rie intitulada ?Timothy vai ? escola? que apresenta a hist?ria de um guaxinim com cinco anos de idade que est? ingressando na escola. A s?rie possui epis?dios com dura??o de 13 minutos, em m?dia, e indicados para crian?as entre quatro e sete anos. Na TV Escola voc? ter? acesso ?s dicas pedag?gicas para a utiliza??o desse recurso. Basta acessar o endere?o abaixo:

TIMOTHY VAI ? ESCOLA

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Agosto/lote26-08/thimoty%20vai%20a%20escola_pequenas%20mudanas_o%20tmido%20charles.pdf . Acesso em 19/05/2013.

Imagem dispon?vel em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_CVCDrHaND_w/TJVzoDJbpXI/AAAAAAAAACc/PogThIBHND4/s1600/1090874_4.jpg&imgrefurl=http://imagemeacaonasaladeaula.blogspot.com/2010/09/timothy-vai-escola-serie-completa.html&h=569&w=400&sz=56&tbnid=atYydBD9Nu9_sM:&tbnh=90&tbnw=63&prev=/search%3Fq%3Dtimothy%2Bvai%2Ba%2Bescola%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=timothy+vai+a+escola&usg=__oCZCi0IxIABrCsKxtPDEqOwmvIY=&docid=X-U1zm_j0InUQM&hl=pt-BR&sa=X&ei=fvuaUbmHH7O_0QH_44HoCw&sqi=2&ved=0CDsQ9QEwAQ&dur=252, Acesso em 19/05/2013.

?

Professor, voc? poder? utilizar ainda alguns artigos para ampliar seu conhecimento sobre o tema:

A entrada da crian?a na escola e o processo de desenvolvimento do psiquismo com base na psicologia hist?rico-culural

http://congresoulapsi2012.com/trabajos/1334426242_1076.pdf . Acesso em 19/05/2013.

A crian?a e sua entrada na escola: dimens?es hist?ricas e sociais

http://www.puc-campinas.edu.br/websist/Rep/Sic08/Resumo/2012821_17408_323823635_resERN.pdf. Acesso em 19/05/2013.

O ingresso da crian?a no contexto escolar

http://educador.brasilescola.com/comportamento/o-ingresso-crianca-no-contexto-escolar.htmacesso em 19/05/2013. Acesso em 19/05/2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser cont?nua, processual. Procure perceber se os alunos conseguiram reconhecer as emo??es presentes no momento de ingresso na escola, e se houve uma adequada adapta??o das crian?as ao ambiente escolar. Essa percep??o ? fundamental por parte do professor, uma vez que crian?as com um bom come?o escolar t?m grandes chances de desenvolver-se futuramente na escola. Observe ainda se, no decorrer das atividades propostas, os alunos agiram de forma cooperativa e solid?ria com os colegas e professores. Procure identificar se as aulas ajudaram as crian?as a construir e fortalecer amizades. Por fim, como atividade final, solicite aos alunos que v?o at? o jardim de flores e escolha a flor que melhor represente os seus sentimentos pela escola.