Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO A NOSSA ILHA! VAMOS VISITAR O ECOMUSEU?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea C. Flor; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Conhecer um dos pontos tur?sticos e hist?ricos de Florian?polis;

* Participar de uma aula-passeio;

* Ter acesso a novos elementos para a brincadeira de papel social;

* Conhecer o "Ecomuseu" enfatizando o modo de vida e os objetos que eram utilizados antigamente como pil?o, fog?o a lenha, penico, entre outros;

* Apreciar a paisagem e fazer um piquenique na ?rea externa do museu;

* Ampliar o repert?rio cultural das crian?as. 

Duração das atividades

Essa aula durar? o tempo do passeio. Em m?dia 4 horas. No entanto, o planejamento da aula-passeio ser? mais longa, posto que a professora deve agendar a visita no museu, articular com a coordena??o e com as fam?lias o meio de transporte a ser utilizado, conversar com as fam?lias e pedir autoriza??o para sair com as crian?as da institui??o de Educa??o Infantil.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a efetiva??o de uma aula-passeio de qualidade ? importante que o professor mobilize os alunos, deixando claro o que as crian?as ir?o encontrar no passeio e articulando os combinados coletivos que dever?o ser vivenciados durante a visita.

Estratégias e recursos da aula

Para in?cio de conversa...

A organiza??o de uma aula-passeio na Educa??o Infantil demanda um planejamento detalhado. Muitos fatores precisam ser levados em considera??o. Entre eles: pertin?ncia e seguran?a do lugar; condi??es objetivas de estrutura para o recebimento das crian?as (banheiro, espa?o para beber ?gua e lanchar, sombra...); transporte que ser? utilizado; autoriza??o por escrito dos pais que deixar?o seus filhos participarem da atividade; adultos extras para acompanharem o passeio. 

A op??o por visitar o "Ecomuseu" surgiu da possibilidade de aprofundamento do projeto ?Conhecendo a nossa Ilha?. Este est? articulado ? amplia??o do repert?rio cultural das crian?as e tamb?m dos elementos iniciais da alfabetiza??o cartogr?fica.

Essa aula pode ser adaptada a qualquer realidade brasileira, visto que em qualquer cidade existem pontos tur?sticos e hist?ricos relevantes que suscitam possibilidades de amplia??o de repert?rio cultural e cartogr?fico dos pequenos.

1? Momento (30 minutos) ? Organiza??o da sa?da

A professora dever? fazer no dia do passeio uma roda com as crian?as para organizar a sa?da. Nessa roda o destino do passeio deve ser apresentado (fotos do lugar podem ser disponibilizadas para as crian?as) e os combinados coletivos dever?o ser refor?ados (todos devem caminhar perto da professora, quando o guia do museu falar deveremos ficar em sil?ncio para ouvir...). Com as crian?as organizadas sairemos para o passeio.

Ecomuseu 1

Acervo NDI - UFSC (2013)

http://ecomuseuribeirao.wordpress.com/

2? Momento (30 minutos) ? O pirata surge no trajeto...

Durante o trajeto de micro-?nibus que dura em m?dia 30 minutos atividades l?dicas podem ser planejadas. No caso dessa aula-passeio um profissional do NDI se fantasiou de pirata e foi conversando com as crian?as durante o trajeto sobre o passeio e as novidades que encontrar?amos l?!

??nibus

Acervo NDI - UFSC (2013)

3? Momento (1 hora e 30 minutos) ? Conhecendo o Ecomuseu

O Ecomuseu conta com um guia que tem uma din?mica de apresenta??o. Primeiro ele mostra o espa?o externo apresentado para as crian?as, as ?rvores frut?feras t?picas da ilha como bananeiras, mamoneiro, goiabeira entre outras. Depois leva as crian?as para ver os personagens do ?boi-de-mam?o? (folclore t?pico da ilha). Terminado esse momento a casa antiga ? visitada. Nesse momento enfatizamos os utens?lios usados antigamente, como panelas de barro, fog?o a lenha, penico, etc... Sa?mos da casa direto para um antigo engenho de farinha. A media??o do adulto ? muito importante nesse processo. Pois podemos destacar aspectos importantes que fa?am refer?ncia aos objetivos do passeio.

ecomuseu 2 ecomuseu 5ecomuseu 4

ecomuseu 6                                                                                                                                 

Fotos do acervo do NDI - UFSC (2013)

4? Momento (30 minutos) - Piquenique no jardim

A ?rea externa do Ecomuseu ? privilegiada. Tivemos a oportunidade de planejar um piquenique no jardim que tem vistas para o mar. Levamos da institui??o um tapete, o lanche (frutas, bolo e suco) e lou?as descart?veis. Organizamos as crian?as no tapete e usufru?mos do lanche e da vista. Depois do lanche permitimos que as crian?as explorassem um pouco do gramado com brincadeiras mais livres at? a hora de voltarmos.

ecomuseu 8ecomuseu 9

5? Momento (30 minutos) - Retorno e avalia??o

Durante o retorno viemos avaliando com as crian?as o passeio. Perguntamos se gostaram e do que mais gostaram. Perguntamos tamb?m o que elas aprenderam e refor?amos que o que elas viram no museu ? a hist?ria de nossa cidade, destacando em especial os utens?lios dom?sticos t?o diferentes dos que as crian?as est?o habituadas a manipular.

6? Momento - Galeria de Imagens

Uma exposi??o de fotos do passeio pode ser organizada para partilharmos o momento com as fam?lias.

Recursos Complementares

Site Educar para crescer: C?lestin Freinet. http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml

Portal do Professor. Conhecendo o coelho: aula-passeio. dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4075

Site: Ecomuseu do Ribeir?o da Ilha. http://ecomuseuribeirao.wordpress.com/

Avaliação

?

A aula pode ser avaliada a partir da impress?o das crian?as sobre o passeio. ? tamb?m fundamental que o professor avalie se os objetivos espec?ficos foram atingidos, em especial no que se refere a amplia??o de repert?rio para as brincadeiras e tamb?m de localiza??o geogr?fica.