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Conhecendo e aprendendo com a cultura popular

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar elementos da cultura popular;

-Resgatar algumas dan?as, m?sicas e festas da cultura popular;

-Valorizar as diferentes manifesta??es culturais do Brasil;

-Conscientizar sobre a import?ncia dos valores culturais passados de gera??o para gera??o;

-Aprender a respeitar a cultura de um povo;

-Desenvolver linguagem oral e escrita.

Duração das atividades

Cinco aulas de 1 hora

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e j? tenham desenvolvido habilidades na alfabetiza??o. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto UCA, ? fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

1? Momento: Roda de convesa:

Pergunte aos alunos: Para voc?s, o que ? CULTURA POPULAR?

Registre na lousa todas as respostas mencionadas pelos alunos, independente se s?o coerentes ou n?o. Dando continuidade, se a sua escola fizer parte do projeto UCA, solicite a cada aluno que utilize seus notebooks e acessem o site de pesquisa citado abaixo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica ou entregue a eles dicion?rios para que pesquisem o significado da palavra CULTURA POPULAR. Confronte as informa??es encontradas pelos alunos nos sites de buscas e materiais bibliogr?ficos com as primeiras informa??es trazidas por eles. Estimule a discuss?o buscando garantir a compreens?o sobre o tema.

CULTURA POPULAR

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular. Acesso em 19/05/2013.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura_popular.htm. Acesso em 19/05/2013.

2? Momento: 

Na grande roda retome com os alunos o que conversaram sobre cultura popular. Pergunte a eles se conhecem algum elemento da cultura popular. Comente com eles sobre algumas festas populares que fazem parte de nossa cultura como, por exemplo: o carnaval, a festa junina, a Congada e a Folia de Reis. Divida sua turma em duplas para estudarem as festas populares mencionadas acima a partir dos seguintes sites de pesquisa:

Carnaval: hist?ria e atualidade.

http://www.miniweb.com.br/cidadania/Dicas/carnaval.html. Acesso em 19/05/2013.

Origem da Festa Junina.

http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm. Acesso em19/05/2013.

Congada: festa folcl?rica une tradi??es africanas e ib?ricas.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/congada-festa-folclorica-une-tradicoes-africanas-e-ibericas.htm. Acesso em 19/05/2013.

Folia de Reis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis. Acesso em 19/05/2013.

3? Momento:

Ap?s pesquisarem sobre as festas, os alunos dever?o montar cartazes, com recortes de revistas, desenhos produzidos por eles mesmos, com registros de palavras e frases que caracterizam a festa popular que pesquisaram. Feitas as produ??es, estas dever?o ser expostas na escola, no mural, nos corredores, ou mesmo no refeit?rio como forma de divulga??o do trabalho e de valoriza??o da cultura popular.

Professor, no Portal do Professor voc? encontrar? algumas aulas que trabalham esse tema e que poder?o complementar a sua aula.

Carnaval, uma grande Festa Popular.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14672. Acesso em 19/05/2013.

A Festa Junina no meio de n?s UCA.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33385. Acesso em 19/05/2013.

A Congada ? Folclore?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24020. Acesso em 19/05/2013.

Aulas 2 e 3:

1? Momento:

Professor, para realizar a pr?xima atividade sugerimos que voc? assista o v?deo CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 2: CULTURA E RESILI?NCIA,

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=377. Acesso em 19/05/2013.

?

2? Momento:

Inicie a atividade perguntando ?s crian?as se eles j? viram um Teatro de Bonecos. Depois, apresente ? turma as principais informa??es sobre essa forma de cultura a partir do material dispon?vel em: http://www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos/. Acesso em 19/05/2013.

Imagem dispon?vel em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/teatro_de_bonecos.jpg&imgrefurl=http://www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos/&h=240&w=320&sz=43&tbnid=iVbb4E4YZWJ4zM:&tbnh=97&tbnw=129&prev=/search%3Fq%3Dteatro%2Bde%2Bbonecos%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=teatro+de+bonecos&usg=__5PRXCrKlbH5DHPmZJeUQWAl0Q4U=&docid=QWhn9zkFnnKA6M&hl=pt-BR&sa=X&ei=sOSaUcrQMuP40gHk8ICABQ&sqi=2&ved=0CDkQ9QEwAQ&dur=1110. Acesso em 19/05/2013.

3? Momento: Solicitar que os alunos individualmente respondam as seguintes quest?es:

1) Onde e quando surgiu o Teatro de bonecos?

2) Como os orientais consideravam os bonecos?

3) Quando esse movimento cultural chegou ao  Brasil, ele foi utilizado com qual objetivo?

4) Em qual regi?o do Brasil ele foi consolidado e que nome recebeu?

4? Momento: Abrir a roda de conversa para socializarem as respostas de cada aluno, com o intuito de ampliar as possibilidades de compreens?o sobre o tema.

5? Momento:

Ap?s esse momento, se os alunos possu?rem notebook do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E,  para assistir ao v?deo:

Eu-  Palavra Cantada

Perguntei pra minha m?e: "M?e, onde ? que oc? nasceu?"
Ela ent?o me respondeu que nasceu em Curitiba
Mas que sua m?e que ? minha av?
Era filha de um ga?cho que gostava de churrasco
E andava de bombacha e trabalhava no rancho
E um dia bem cedinho foi ca?ar atr?s do morro
Quando ouviu algu?m gritando: "Socorro, socorro!"
Era uma voz de mulher
Ent?o o meu bisav?, um ga?cho destemido
Foi correndo, galopando, imaginando o inimigo
E chegando no ranchinho, j? entrou de supet?o
Derrubando tudo em volta, com o seu fac?o na m?o
Para o al?vio da donzela, que apontava estupefata,
Para o saco de batata, onde havia uma barata
E ele ent?o se apaixonou
E marcaram casamento com churrasco e chimarr?o
E tiveram seus tr?s filhos, minha av? e seus irm?os
E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
Se n?o fosse uma barata ningu?m teria gritado
Meu bisav? nada ouviria e seguiria na ca?ada
Eu n?o teria bisav?, bisav?, av?, av?, pai, m?e, n?o teria nada
Nem sequer existiria

Perguntei para o meu pai: "Pai, onde ? que oc? nasceu?"
Ele ent?o me respondeu que nasceu l? em Recife
Mas seu pai que ? o meu av?
Era filho de um baiano que viajava no sert?o
E vendia coisas como roupa, panela e sab?o
E que um dia foi ca?ado pelo bando do Lampi?o
Que achava que ele era da pol?cia um espi?o
E se fez a confus?o
E amarraram ele num pau pra matar depois do almo?o
E ele ent?o desesperado gritava: "Socorro!"
E uma mo?a apareceu bem no ?ltimo instante
E gritou pra aquele bando: "Esse rapaz ? comerciante!"
E com muita habilidade ela desfez a confus?o
E ele ent?o deu-lhe um presente, um vestido de algod?o
E ela ent?o se apaixonou
Se aquela mo?a esperta n?o tivesse ali passado
Ou se n?o se apaixonasse por aquele condenado
Eu n?o teria bisav?, nem bisav?, nem av?, nem av?, nem pai pra casar com a minha m?e
Ent?o eu n?o contaria essa hist?ria familiar
Pois eu nem existiria pra poder cantar
Nem pra tocar viol?o

6? Momento:

Explorar com os alunos a letra da m?sica:

1)Sobre o que fala essa m?sica?

2) Na sua percep??o, o que essa m?sica tem a ver com cultura popular?

Refletir sobre a import?ncia da hist?ria na preserva??o da cultura popular. Solicitar que cada crian?a fa?a um resgate da sua hist?ria de vida: como os pais se conheceram, onde a crian?a nasceu, quem escolheu seu nome, tem irm?os, com quem mora atualmente, dentre outras perguntas que identificam as crian?as. Professor, caso as crian?as n?o tenham essas informa??es, voc? poder? remeter para casa e adiar sua atividade para a pr?xima aula.

Ap?s a explora??o sobre a hist?ria de vida das crian?as propor a confec??o de bonecos para uma posterior dramatiza??o, em que as crian?as ter?o a oportunidade de experimentar elementos da linguagem teatral.

No endere?o abaixo voc? encontrar? v?rias sugest?es sobre confec??o de bonecos, fantoches e  cen?rios para teatros de bonecos:

http://www.anaeosbonecos.com.br/index.asp?c=blog&modulo=conteudo&url=757. Acesso em 19/05/2013.

Professor, voc? poder? sugerir aos alunos que pesquisem se em sua cidade existem pessoas que trabalham com essa arte de teatro de bonecos. Caso exista, voc? poder? convid?-las ? fazerem uma apresenta??o na escola. Al?m disso, voc? e a turma poder?o tamb?m montar um mural de not?cias sobre Teatro de Bonecos em diferentes regi?es do Brasil. Como sugest?o, indicamos as not?cias abaixo para compor esse mural:

Museu de Bonecos de Uberl?ndia ? inaugurado no Fundinho.

http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/museu-de-bonecos-de-uberlandia-e-inaugurado-no-fundinho/. Acesso em 19/05/2013.

Maior festival de teatro de bonecos do pa?s apresenta dez espet?culos gratuitos no Teatro Jos? de Alencar e Drag?o do Mar.

http://www.fiec.org.br/portalv2/sites/fiec-onlinev2/home.php?st=exibeConteudo&conteudo_id=5719. Acesso em 19/05/2013.

Aula 4

1? Momento:

Os alunos dever?o utilizar seus notebook para assistirem ? um trecho do v?deo:

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 3: RAIZAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3770. Acesso 19/05/2013.

Professor, exibir o v?deo depois de transcorridos 20 minutos de programa e trabalhar parte referente ? Dan?a Caxambu e Samba de lata.

Ap?s esse momento perguntar aos alunos: Voc?s j? conheciam a Dan?a Caxambu? E o Samba de lata? O que acharam dessas dan?as populares?

2? Momento:

Na sequ?ncia, orientar os alunos para que dividam em duplas sendo que cada dupla dever? utilizar novamente seus notebook e acessar s?tios de pesquisa citados abaixo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica.

Os alunos dever?o pesquisar a origem de tais manifesta??es culturais bem como outras curiosidades das mesmas.

Dan?as Folcl?ricas- sudeste.

http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/. Acesso em 19/05/2013.

Folclore - Aspectos do Folclore Fluminense - Dan?a / M?sica / Folguedos.

http://www.inepac.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=28. Acesso em 19/05/2013.

Postais e mostra fotogr?fica revelar?o belezas do Samba de Lata de Tijua??.

http://todomundojasabia.blogspot.com.br/2011/10/samba-de-lata.html. Acesso em 19/05/2013.

3? Momento:

Ap?s exibi??o do v?deo, explorar: percep??o das crian?as sobre a dan?a Caxamb? e Samba de lata. Propor aos alunos que tragam latas de casa. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos para que produzam uma letra sobre um problema da nossa sociedade atual e ensaiem um samba de lata para apresentarem no p?tio da escola. Os alunos poder?o fotografar ou filmar esse momento utilizando a Webcam, localizada na ?rea de trabalho dos laptops de seus alunos, ou utilizem uma m?quina fotogr?fica digital.

Coment?rios ao professor

Professor, ? medida que os alunos forem demonstrando maior interesse pelo tema, voc? poder? ampliar a discuss?o e apresentar outros grupos de dan?as populares. Nesse sentido, sugerimos o Grupo Baiad? e Balaio de Chita de Uberl?ndia, Minas Gerais.

Sediado no Laborat?rio de A??es Corporais do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberl?ndia, sendo coordenado pela professora Doutora Renata Bittencourt Meira, o grupo Baiad? trabalha com pesquisa e pr?tica das dan?as da cultura popular brasileira. Formado por pessoas da comunidade local, de diversas faixas et?rias e atividades profissionais, reunidas pelo interesse nas express?es culturais tradicionais atrav?s da dan?a, express?es c?nicas, folguedos, m?sica e poesia. Coco, Jongociranda, caro?o, cacuri? e bumba meu boi fazem parte do repert?rio do grupo que est? pesquisando o congo, a catira e o mo?ambique. Utilizando o processo de cria??o popular o Baiad? pesquisa express?es e comp?e seu pr?prio discurso, recriando significados e formas. Os versos, os movimentos utilizados e at? os adere?os de cena s?o fruto de colheita em pesquisa de campo. S?o tamb?m fruto de encontros com outros artistas e portadores de tradi??o ou s?o criados pelos integrantes do grupo.

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiad%C3%B4. Acesso em 19/05/2013.

Balaio de Chita.

http://balaidechita.blogspot.com.br/p/quem-somos.html. Acesso em 19/05/2013.

Balaio de Chita.

http://www.youtube.com/watch?v=8ktM-g8pCjA. Acesso em 19/05/2013.

Baiad?.

http://www.youtube.com/watch?v=bt8cNEYuUzc. Acesso em 19/05/2013.

Grupo Baiad? e Trio Fa?ua- Arte na Pra?a- 2011

http://www.youtube.com/watch?v=UNjpo_r3-28. Acesso em 19/05/2013.

Aula 5:

Propor ? turma que em grupo de 4 alunos criem um livro de curiosidades sobre cultura popular. Os alunos precisar?o dividir as tarefas e definir: como confeccionar?o o livro, qual o formato, quem ficar? respons?vel pela escrita, pela produ??o das imagens, como ser? a capa, que recursos ser?o utilizados na confec??o. Poder?o utilizar seus notebook, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou em outro formato. Ap?s confeccionado, os livros poder?o ser divulgados na escola, pelos pr?prios alunos, apresentando-os nas salas em hor?rios previamente agendados com os outros professores.

Recursos Complementares

Livro:

SILVA, Ren? Marc da C. (Org.). Cultura Popular e Educa??o ? Salto para o Futuro. Bras?lia: Minist?rio da Educa??o/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2008.

Professor, no endere?o abaixo voc? consegue baixar o livro:

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp. Acesso em 19/05/2013.

Outros recursos:

Professor, ? fundamental que voc? assista a  S?rie do Programa Salto para o Futuro, intitulada: ?Cultura Viva e Escola Viva? composta de cinco programas que o auxiliar? na discuss?o sobre o tema cultura popular com os alunos.

SALTO PARA O FUTURO- CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 1: CURR?CULO E CULTURA

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3759. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO- CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 2: CULTURA E RESILI?NCIA

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3771. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 3: RAIZAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3770. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 4 - OUTROS OLHARES SOBRE CULTURA E ESCOLA

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3767. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 5 - CULTURA E ESCOLA EM DEBATE

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3765. Acesso em 19/05/2013.

Entrevista com Adriano Nogueira- Cultura Viva, Escola Viva

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=46. Acesso em 19/05/2013.

Os benef?cios de ensinar Cultura popular para as crian?as

http://www.chrisflores.net/educacao/4/materia/2169/educacao.html. Acesso em 19/05/2013.

A Cultura popular, em uma perspectiva art?stica, na forma??o cidad? e identit?ria

http://www.epepe.com.br/Trabalhos/01/C-01/C1-43.pdf.  Acesso em 19/05/2013.

Cat?logo Culturas Populares e identit?rias da Bahia

http://www.cultura.ba.gov.br/wp-content/uploads/2010/catalogo_cultura2010.pdf.  Acesso em 19/05/2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e cont?nua, sendo fundamental observar se os alunos conseguiram identificar elementos da cultura popular por meio do resgate de algumas dan?as, personagens, m?sicas, festas do folclore brasileiro. Observar durante os debates em aula se os alunos se conscientizaram da import?ncia de se valorizar as diferentes manifesta??es culturais do Brasil. Professor, como avalia??o final solicite aos alunos que entrevistem um membro da fam?lia: pai, m?e, av?s, tios ou outros respons?veis que dever?o relatar sobre uma brincadeira, uma cantiga e uma receita caseira que tenham sido ensinadas por seus antepassados. Os alunos dever?o registrar as informa??es para serem socializadas com a turma. De volta ? aula, o professor dever? explorar as pesquisas dos alunos mostrando o quanto as fam?lias podem contribuir com a perpetua??o da cultura popular. Durante o debate, o professor dever? procurar conscientizar as crian?as sobre a import?ncia dos elementos passados de gera??o para gera??o.