Portal do Professor

Início do Conteúdo

Maratona fotogr?fica da amizade

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer as manifesta??es corporais de movimento como origin?rias de necessidades cotidianas de um grupo social;

- Interagir com os seus pares;

- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;

- Desenvolver a criatividade e a imagina??o;

- Expressar-se de maneira autoral por meio de fotos.

 

Duração das atividades

A atividade ser? dividida em 3 etapas, compreendendo um tempo de 30 a 60 minutos, cada uma delas. A proposta poder? ser em dias alternados.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

A proposta prev? que os professores habitualmente mostrem fotografias ao grupo e que as crian?as tenham acesso a livros, cat?logos ou imagens fotogr?ficas. A proposta ? indicada para crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 adultos.

Estar sens?vel ao percurso do processo de interven??o ? t?o importante quanto atingir o objetivo final.

Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poder? montar um painel de fotos; organizar slides para apresenta??o posterior ?s fam?lias; revisitar o arquivo fotogr?fico para auxili?-lo no acompanhamento do processo pedag?gico de cada crian?a em particular.

Estratégias e recursos da aula

?

Primeira Etapa: "Vamos pensar na amizade?"

?

Dura??o: Em torno de uma hora.

Material: M?quinas fotogr?ficas, um equipamento para reprodu??o de imagens e som (DVD e aparelho televisor, ou similares) para o grupo.

Local: Sala de aula.

?

Proposta:

            O professor dever? organizar previamente o material necess?rio para a atividade, para ent?o reunir as crian?as em uma roda e questionar-lhes o que sabem sobre a m?quina fotogr?fica. Qual a sua fun??o? Como funciona? Como as m?quinas funcionavam antes da fotografia digital etc. Depois disso, o professor comentar? sobre a import?ncia deste equipamento para os homens em diferentes setores, enquanto apresenta fotografias (antecipadamente escolhidas) que tenham sentido de reflex?o no que se refere a amizade entre homens, animais, crian?as (conforme os Recursos Complementares). O professor solicitar? que as crian?as se manifestem a respeito do assunto e, ? medida que as crian?as v?o falando, o professor dever? sutilmente trazer a import?ncia deste tema para a humanidade, para a paz mundial, para a preserva??o do meio ambiente e assim por diante, de forma que o professor possa tamb?m ouvi-las no que diz respeito ao que elas conhecem sobre a amizade. 

              Em seguida, o professor mostrar? diferentes imagens de m?quinas fotogr?ficas, representando a sua evolu??o, desde a sua inven??o at? os dias atuais. Neste momento, o professor solicitar? que as crian?as levantem, propondo-lhes que finjam posar para uma foto (a fotografia e a m?quina fotogr?fica ser?o imagin?rias). A ideia aqui ? descontrair, brincar com elas neste momento, assim, enquanto elas ficam se movimentando e posando para a fotografia, o professor far? o barulho de uma m?quina fotografando. Dessa forma, o professor transitar? pelo grupo, instigando os alunos para que n?o pisquem, n?o se mexam, n?o riam/sorriam, pois personagens de fotografias n?o se mexem, e por a? vai, fazendo uma intera??o bem humorada com as crian?as. O professor repetir? as fotos imagin?rias at? perceber que o grupo interagiu e curtiu a brincadeira ao seu m?ximo. A partir disso, o professor levar?, para o ?mbito do grupo, o tema, propondo-lhe um desafio: vamos fazer ?Uma maratona de fotos da amizade??. Sugerimos o registro fotogr?fico, pelo professor ou auxiliar, dos v?rios momentos de cada proposta.

     

?

SEGUNDA ETAPA: ?M?os ? obra!?

Dura??o: Caber? a cada professor organizar o seu pr?prio tempo de registro das atividades de seus alunos.

Material: 02 m?quinas fotogr?ficas.

Local: Parque, sala de aula, p?tio, locais de passeios ou atividades externas ? Institui??o.

?

Proposta:

            O grupo dever? ser organizado em uma roda e o professor dever? mostrar imagens de fot?grafos exercendo a sua profiss?o (conforme Recursos Complementares), para que se inicie uma conversa sobre esta importante profiss?o e se proponha, em seguida, um desafio: cada crian?a dever?, durante um tempo do dia, ser ?o fot?grafo da amizade do grupo?. O fot?grafo dever? registrar, no per?odo em que estiver de posse da m?quina, momentos individuais ou grupais que julgar interessante, de modo que ser?o, no m?ximo, 05 fotos para cada crian?a.

            As fotos ser?o de tema ligado a amizade, proporcionando aos ?fot?grafos da amizade? liberdade total de exercerem a sua ?profiss?o?, cabendo ao professor estar atento ?s fotos de cada um dos fot?grafos. Uma sugest?o para marcar o trabalho de cada crian?a ? inici?-lo com a fotografia do pr?prio autor da sess?o.  O professor dever? estar atento e acompanhar as falas das crian?as, mas de forma sutil, para n?o prejudicar o olhar de cada ?fot?grafo?.

         

                                                       fotografia das crian??as

Foto 1- Crian?as fotografando

 Acervo NDI 

                       

?

QUARTA ETAPA: "Exposi??o Fotogr?fica"

Dura??o: Em torno de trinta minutos.

Material: Colchonetes ou tapetes, uma m?quina fotogr?fica, aparelho para reprodu??o do arquivo.

Local: Sala de aula ou outro ambiente aconchegante e tranquilo, para exposi??o de fotos.

?

Proposta:

            O professor poder? iniciar esta etapa propondo um alongamento bem humorado, imitando, o espregui?ar de animais que as crian?as conhe?am, podendo ser de um gato ou de um cachorro. Na sequ?ncia, o professor solicitar? uma roda de conversa, a fim de comentar e relembrar ?s crian?as o tema da atividade e a import?ncia de termos amigos.

            De posse do material fotografado pelas crian?as, o professor propor? que as crian?as fa?am uma apresenta??o das fotos feitas pelos ?fot?grafos da amizade?.  O professor dever? estar atento e acompanhar as falas das crian?as, mas de forma sutil, para n?o prejudicar o olhar de cada ?fot?grafo?. Este momento deve ser marcado pela descontra??o e alegria, observada a especificidade desta faixa de idade, por?m devendo ser preservado o sil?ncio e a aten??o das crian?as no momento da apresenta??o de cada ?fot?grafo?. Poder? ser aberta a palavra ao grupo para coment?rios ao final da apresenta??o, de uma forma ordenada com o levantar de m?os.

            Esta etapa tamb?m dever? ser registrada com uma m?quina fotogr?fica e todo o material dever? ser organizado para uma exposi??o para os pais das crian?as e visitantes. A exposi??o deve ter uma descri??o sucinta do professor para embasamento do que foi vivido e o que mais chamou a aten??o na sua leitura da atividade.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final de todas as apresenta??es, o professor organizar? o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir coment?rios acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e a import?ncia do tema sob a ?tica das crian?as. A atividade dever? ser finalizada com parabeniza??es ao grupo e com uma retomada acerca da import?ncia do tema para a paz mundial, para a preserva??o do planeta, enfim, para a preserva??o da esp?cie.

Em seus apontamentos, o professor far? uma reflex?o de como o grupo reagiu ?s propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos tra?ados inicialmente foram atingidos. ? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo.