Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dan?a: Apreciar e dan?ar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dan?a: Dan?ar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dan?a: Dimens?es hist?rico-sociais e culturais da dan?a e seus aspectos est?ticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
- Promover a intera??o entre as crian?as;
- Compartilhar os espa?os, as ideias e os planos com outras crian?as e adultos;
- Ampliar o universo cultural e vivencial;
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes ind?viduos.
? importante que o professor propicie, habitualmente ao seu grupo, experi?ncias com o corpo e o movimento relacionadas a diferentes r?timos musicais, express?o corporal, diferentes dan?as etc. O professor deve considerar a trajet?ria de seu grupo, a faixa et?ria e a curiosidade das crian?as.
A sugest?o ? indicada para crian?as a partir dos 04 anos de idade.
Sugerimos o uso da m?quina fotogr?fica para documentar os diversos momentos da aula.
Primeira Etapa: "Aquecendo o corpo para entrar na dan?a"
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: Equipamento audiovisual, para reproduzir arquivo multim?dia, uma m?quina fotogr?fica, uma sele??o de sons, do mais tranquilo ao mais agitado, e que seja agrad?vel ?s crian?as.
?
Local: Na sala de aula, ou p?tio da Institui??o.
?
Proposta: Em uma roda, o professor convidar? as crian?as para fazer um alongamento, ao mesmo tempo em que coloca um som tranquilo. Na sequ?ncia, o professor colocar? um som mais agitado e sugerir? que as crian?as escutem o som e dancem livremente. Em um momento inusitado, o som dever? cessar e as crian?as ficarem im?veis como uma est?tua. Isto dever? se repetir com varia??es de ritmos e diferentes velocidades de m?sicas, de forma que as crian?as possam variar os seus movimentos. Depois de tr?s a quatro mudan?as de ritmo, o professor sugerir? ?s crian?as que elas dancem juntas, em duplas, por exemplo, propondo-lhes diferentes intera??es com a dupla de dan?a. Dan?ar encostando as costas uma nas outras, a barriga, o bumbum, a testa e, assim por diante. Da mesma forma, quando a m?sica parar, as crian?as dever?o se transformar em est?tuas. O professor poder?, no momento em que o grupo estiver im?vel, transitar entre as crian?as, instigando-as a n?o se mexerem, falando que est?tuas n?o se movem, n?o piscam e por a? vai, levando para este momento a alegria, o desafio e, sobretudo, a intera??o entre as crian?as. A cada recome?o de som, as duplas dever?o ser trocadas.
?
Segunda Etapa: "Como aprofundar no tema da dan?a"
Dura??o: Em torno de trinta minutos.
?
Material: Uma m?quina fotogr?fica, material em arquivo para ser exibido, podendo ser DVD, papel, l?pis, giz de cera e caneta hidrocor.
?
Local: Sala de aula.
?
Proposta: O professor reunir? o grupo na sala, instigando-o com um alongamento, em roda. Ao t?rmino, convidar? as crian?as a assistirem uma exibi??o de dan?as diferentes (podendo se apoiar nos Recursos Complementares). O material a ser exibido dever? ser direcionado no sentido de que as crian?as percebam os diferentes tipos de dan?as, podendo transitar entre o bal?, forr?, valsa etc. Ao final da exibi??o, o professor propor? que o grupo experimente os diferentes ritmos com os colegas, para, em seguida, desafi?-los: ?O que acham de convidarmos os pais para dan?arem com voc?s?? O convite dever? ser instigante, ao ponto de que as crian?as sintam-se convidadas a participar. Feito isto, o professor pedir? que as crian?as escrevam um convite individualmente para que seus pais participem de uma apresenta??o de dan?a em dupla com seus filhos. A escrita do convite ser? realizada com a media??o do professor, sendo este o escriba das crian?as. Al?m da escrita, sugerimos que as crian?as fa?am um desenho com a inten??o de convidar os pais para a dan?a.
No final da aula, quando os pais forem buscar os seus filhos, os convites escritos ou desenhados pelas crian?as ser?o entregues, sendo que o professor dever? refor?ar o convite e se disponibilizar a ajudar, comentando ainda que a apresenta??o ser? somente para o grupo, durar? entre 30 e 60 segundos e que a m?sica dever? ser selecionada em parceria com seu filho, assim como os movimentos. ? importante frisar que este momento de participa??o ser? fundamental, mas que n?o visa ? perfei??o.
?
Foto 1- Crian?a escrevendo o convite.
Acervo NDI
?
Terceira Etapa: "O dia chegou!"
?
Dura??o: Em torno de uma hora no total.
?
Material: Uma m?quina fotogr?fica e um aparelho de som.
?
Local: Sala de aula ou local mais reservado.
?
Proposta:
Esta proposta poder? ser organizada nos momentos de entrada ou sa?da das crian?as, na/da Institui??o. O professor poder? conversar com os pais e levantar as possibilidades de participa??o de cada um, tornando a atividade o mais acess?vel poss?vel a todos. Al?m disso, n?o h? necessidade de que o momento aconte?a todo em um ?nico dia, desde que todos se disponibilizem a participar. Depois de decis?es tomadas e dias definidos, vamos dan?ar, ent?o!
O professor reunir? o grupo e organizar? a apresenta??o de dan?a integrativa em parceria com as crian?as, frisando que a preocupa??o com a perfei??o deve ser banida do contexto e que o mais importante ? a participa??o, portanto, o objetivo ? que os adultos relaxem e curtam a atividade com os seus filhos. Dito isto, o professor organizar? a ordem de apresenta??es e disponibilizar? o aparelho de som, ficando respons?vel por coordenar o som, se necess?rio. Depois, propor? um alongamento inicial, meio que se espregui?ando, esticando os m?sculos. As duplas iniciar?o as suas apresenta??es, cabendo ao professor incentivar aplausos, criando uma atmosfera de alegria.
Ao final, o professor agradecer? a participa??o de todos.
Foto 2- Crian?a dan?ando com adulto.
Acervo NDI
Sobre diferentes dan?as e ritimos musicais:
http://www.youtube.com/watch?v=-zphtZzsSl4
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=6Tso6aH4zTg&feature=endscreen
http://www.youtube.com/watch?v=oo5NX6Gxhzk
Ao final das apresenta??es, o professor convidar? todos a sentarem em uma roda e propor? uma rodada de falas entre os participantes, instigando-os a falar do processo de constru??o com os seus filhos, o que sentiram com a experi?ncia e a import?ncia de um evento desta natureza para o grupo.
Em seus apontamentos, o professor far? uma reflex?o de como o grupo reagiu ?s propostas e como interagiram entre si. ? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo. A reflex?o se dar? sobre o seu trabalho, avaliando cada etapa do proposto.