Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;
- Interagir com as demais crian?as do grupo;
- Desenvolver a criatividade e a imagina??o, enquanto constroem com os colegas os materiais;
- Desenvolver a percep??o do corpo em rela??o ao tempo/espa?o;
- Coordenar os diferentes movimentos de corrida e arremessos, em rela??o a objetos, em equipes;
- Trabalhar em equipe, enquanto se movimentam.
As crian?as que ir?o participar da brincadeira ter?o de ter no??es prim?rias de corridas e arremessos.
Indicamos essa aula para ser desenvolvida com crian?as a partir de 4 anos de idade.
Esta aula ser? mais significativa para o grupo, se o professor considerar a tem?tica e a especificidade da faixa et?ria que ir? participar. Ser?o necess?rios 02 adultos para coordena??o desta aula.
? importante que o professor, sempre que poss?vel, leve para as suas propostas com as crian?as, possibilidades de reflex?es sobre o tema abordado.
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Primeira Etapa: "O que ? trabalho em equipe ?"
Dura??o: Em torno de 40 minutos.
Material: Equipamento audiovisual, para reproduzir arquivo multim?dia; uma m?quina fotogr?fica; e rolo de papel higi?nico de folha simples.
Local: P?tio ou parque da escola e sala de aula.
Proposta: O professor dever? previamente organizar o local onde ser? realizada a atividade e o material com o qual reproduzir? as imagens acerca do atletismo, podendo se apoiar nas sugest?es dos Recursos Complementares. O professor dever? tamb?m fazer uma sele??o pr?via das imagens mais significativas.
O professor reunir? o grupo em uma roda e solicitar? que as crian?as coloquem as m?os no cora??o e sintam o seu batimento card?aco por meio do tato. Na sequ?ncia, solicitar? que escutem o barulho do cora??o dos amigos, encostando a orelha no lado esquerdo do peito destes. Feito isto, o professor iniciar? um alongamento, se espregui?ando e contemplando diversas partes do corpo, como bra?os, pernas, costas, enfim, sem se preocupar com movimentos precisos, pois o importante ? apresentar uma proposta pela qual as crian?as se interessem e participem.
Em seguida, o professor dir? ?s crian?as que ele se transformar? em um bicho que tem um rabo bem grande. Neste momento, ele colocar? um rabo na parte de tr?s de seu corpo, preso ? cal?a, e sair? correndo, instigando as crian?as a pegar o rabo. Uma vez o rabo pego, o professor solicitar? que uma crian?a tome o seu papel e se transforme neste mesmo bicho de rabo grande, colocando nela o rabo para que as outras crian?as o peguem. A brincadeira se repetir? sucessivamente at? que o professor perceba o cansa?o e desinteresse das crian?as.
? muito importante o professor prever o local onde far? a corrida, observando o solo e as suas condi??es de seguran?a.
Encerrada a corrida, o professor pedir? que as crian?as coloquem as m?os novamente sobre o pr?prio cora??o e, em seguida, que coloquem a orelha sobre o peito do amigo, para novamente escutar o batimento card?aco dele. A partir disso, as crian?as ser?o convidadas a formarem uma roda e a se deitarem para brincar de dormir, enquanto o professor contar? at? dez pausadamente. Terminada a contagem, elas se sentar?o e ser?o questionadas se perceberam as diferen?as do batimento do cora??o e da respira??o nos dois momentos em que o professor as solicitou, de forma que cada uma possa se pronunciar.
Ao final, o professor falar? de como ? salutar se exercitar e o bem que isso faz ? sa?de, e por fim, far? um convite para juntos brincarem de atletismo. O professor deve fazer o registro fotogr?fico desta etapa.
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Segunda Etapa: " Primeiro vamos construir a partir de materiais recicl?veis??
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: M?quina fotogr?fica, caixas de papel?o grandes, cartolina, retalhos de tecido, cola, tesouras infantis, tesoura grande (adulto), jornais velhos, areia, sacolas de supermercado, garrafas PET, fita crepe, cabos de vassouras, serrote, giz de cera.
Local: Sala de aula ou local na Institui??o onde se possam fazer colagens e manusear os materiais maiores.
Proposta: Para este momento, o professor reunir? o grupo e retomar? o tema da etapa anterior. Em seguida, propor? que as crian?as confeccionem materiais para serem usados nas provas de atletismo. O docente deve conduzir este momento com entusiasmo e vibra??o. O professor pode fazer uma vota??o com as crian?as, para serem escolhidas tr?s provas de atletismo, podendo se apoiar nas sugest?es dos Recursos Complementares. Sugerimos: Corrida com obst?culos, Arremesso do peso e Corrida com bast?o. ? importante que entre provas de corridas, caso sejam escolhidas, haja uma prova que n?o seja t?o extenuante fisicamente. ?s crian?as ser? dado o desafio de construir, a partir de materiais recicl?veis: algumas barreiras para a corrida com "obst?culos"; algumas "bolas pesadas" para o arremesso de peso; e alguns "bast?es" para a corrida de bast?o. ? importante o professor comentar acerca do poder de transforma??o destes elementos, de como isto est? relacionado ao respeito e ? preserva??o da natureza e da humanidade. E, ?m?os ? obra!?
Inicialmente, o professor dividir? o grupo em equipes para confec??o de:
- 09 ou 12 barreiras de papel?o com a forma triangular;
- bast?es de cabos de vassoura de madeira, cortados com em torno de 25 cm;
- 05 bolas para o arremesso de peso de sacolas de supermercados com areia e tecidos no seu interior.
O professor dever? estar atento ? constru??o das barreiras triangulares no que diz respeito ? altura delas, de modo que as crian?as sejam capazes de ultrapass?-las com facilidade. Ao final, as crian?as poder?o desenhar e pintar os obst?culos com giz de cera. No caso dos bast?es, o professor deve serrar com o serrote os cabos de vasoura, em peda?os de 25 cent?metros. A quantidade dever? ser calculada para que todos participem. As crian?as podem pint?-los com giz de cera ao final, o mesmo devendo acontecer na constru??o das bolas para o arremesso, onde as sacolas pl?sticas em v?rias camadas envolver?o os tecidos que, por sua vez, envolver? a areia. Dever? se ter o cuidado para que a bola n?o fique pesada. A aten??o do professor, nesta etapa, ? primordial para a consecu??o dos objetivos, devendo ele, n?o somente explicar a atividade, mas cooperar com as crian?as sem interferir no processo de cria??o. Uma vez prontos os materiais, o professor solicitar? que as crian?as se alonguem como no momento inicial e aguardem ansiosamente para o dia das brincadeiras de atletismo. Que elas durmam bem, se alimentem bem e por ai vai. Esta etapa, tamb?m dever? ser registrada com fotos.
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Foto 1: obst?culo de papel?o
Acervo NDI
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Foto 2: bola para o arremesso
Acervo NDI
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Foto3: bast?o de cabo de vassoura
Acervo NDI
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Terceira Etapa: "Chegou o grande dia do triatlo interativo!"
Dura??o: Em torno de uma hora e meia.
Material: Uma m?quina fotogr?fica, materiais constru?dos a partir dos recicl?veis, garrafas PET cheias de ?gua, um apito, e fitas de tecido de diferentes cores.
Local: O ideal ? que seja ao ar livre, num ambiente arejado, arborizado e com solo seguro para corrida, podendo ser no p?tio ou parque da Institui??o.
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Proposta: O local para este momento deve ser previamente organizado no que diz respeito ? seguran?a e ao bom desenvolvimento da atividade. Assim, o professor dever? investigar o solo, garantindo um espa?o em que inexistam depress?es, buracos, cacos de vidro, etc. No que se relaciona ao espa?o, ele est? diretamente ligado ? quantidade de crian?as participantes, n?o sendo o objetivo um percurso de longa dist?ncia. Al?m disso, dever? ser levada em considera??o a faixa et?ria das crian?as com as quais o docente trabalha.
O professor reunir? o grupo no local, mostrar? o percurso das corridas, andando com o grupo de forma que todo o espa?o possa ser percorrido e mostrado ?s crian?as. Com os alunos organizados em uma roda, o docente combinar? a sequ?ncia das atividades, sendo primeiramente explicada a atividade de corrida com barreiras. Para esta atividade, o professor dever? dividir o grupo em tr?s e distribuir fitas de tecido com colora??es diferenciadas para cada grupo. O espa?o, previamente organizado, ser? dividido em tr?s pistas com as barreiras confeccionadas distribu?das ao logo do percurso.
A competi??o se inicia com o professor reunindo as tr?s equipes de forma alinhada. As crian?as ter?o de correr, pular as barreiras e chegar ao final. O professor dever? conduzir a corrida de forma que as crian?as percebam que ganhar n?o ? o mais importante, mas sim a participa??o e o esp?rito de equipe, e o brincar ao lado dos amigos.
Na sequ?ncia, o professor organizar? o espa?o e as crian?as para a pr?xima atividade: o arremesso de peso. Para isso, uma nova divis?o em equipes ser? feita e, portanto, as fitas coloridas ser?o redistribu?das. Estas equipes dever?o se posicionar em uma linha e, ao sinal do apito, dever?o arremessar simultaneamente o peso, de modo que a que estiver mais distante ganhar?. O arremesso ser? realizado sempre de tr?s em tr?s, at? que todas as crian?as participem. Da manira semelhante ? corrida anterior, o professor dever? estar atento em tentar passar para as crian?as o esp?rito de participa??o e coopera??o.
A ?ltima atividade ser? a corrida de bast?o, para a qual o professor organizar? as crian?as no espa?o da corrida. Com o espa?o j? delimitado, o professor far? nova divis?o das crian?as em tr?s equipes marcadas por cores. A corrida ? simples: uma crian?a faz o percurso da corrida completo, carregando um bast?o e, ao concluir o trajeto, passa o bast?o para outra crian?a de sua equipe, em uma ?rea reservada do percursos ( ?rea de transi??o). Esta, por sua vez, proceder? de maneira semelhate e, assim sucessivamente, at? que todas as crian?as da equipe percorram o trajeto todo. Terminada a participa??o de todos os alunos, o professor far? uma roda e propor? um alongamento final.
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Sobre atletismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo
http://www.youtube.com/watch?v=UG4n1pk4Uk8&NR=1&feature=endscreen
http://www.youtube.com/watch?v=VHC5FM32Ae4
Sobre a corrida com obst?culos:
http://www.youtube.com/watch?v=eydbhyVUK5Y
Sobre a corrida com bast?o:
http://www.youtube.com/watch?v=9pFgIKGpUAM
Sobre a arremesso do peso:
No momento final da ?ltima etapa da aula, o professor convidar? as crian?as para uma roda e abrir? espa?o para que todas elas se pronunciem com rela??o ao que experenciaram, resgatando a conversa da primeira etapa, que diz respeito ao trabalho em equipe.
Em seus apontamentos, o professor far? uma reflex?o de como o grupo reagiu ?s propostas e como os alunos interagiram entre si. ? importante o professor ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo, abordando os processos envolvidos na atividade, tais como lideran?a, poder, submiss?o, entre outros.