Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Exercitar a imagina??o e criatividade;
- Ampliar o repert?rio verbal;
- Ampliar a inser??o e intera??o social;
- Aprimorar diferentes formas de comunica??o e assim expressar seus sentimentos;
- Desenvolver cuidados com higiene ao manusear alimentos;
- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracteriza??o dos sistemas de comunica??o.
- Identificar padr?es num?ricos ou princ?pios de contagem.
N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vios.
Compreendendo a import?ncia da intera??o entre as crian?as, as fam?lias e a participa??o das mesmas na escola, buscamos realizar propostas para envolver todos e acolh?-los no espa?o de educa??o infantil. A proposta a seguir foi elaborada pensando em crian?as a partir de 3 anos de idade.
Primeiro momento: Sentaremos com as crian?as para fazer a conta??o de hist?ria do livro Qual o sabor da lua? , escrito por Michael Grejniec. Faremos uma roda em algum lugar tranquilo da institui??o e se poss?vel esticaremos um tapete debaixo de ?rvores, em uma sombra, criando um ambiente agrad?vel e convidativo para envolv?-los nesta aventura que o livro apresenta. O professor deve organizar o espa?o a fim de que todas as crian?as possam visualizar as imagens e acompanhar a hist?ria. Al?m de possibilitar uma culin?ria, tamb?m podemos perceber a parceria entre os animais para alcan?ar determinados objetivos, o que pode ser refletido na turma.
Grejniec, Michael. Qual o sabor da lua? Editora Brinque Book, 2008.
?
Segundo momento: Ap?s a conta??o da hist?ria, faremos uma discuss?o sobre a import?ncia de ser solid?rio com os colegas e estabelecer parcerias para alcan?armos nossos objetivos. Assim, a professora ir? propor fazermos uma culin?ria: todos juntos, podem fazer um bolo delicioso. Propor a possibilidade de convidar os pais para experimentarem este bolo que as pr?prias crian?as fizeram, momento este que tamb?m pode ser divido com uma nova conta??o da hist?ria, feita entre as crian?as. Na hist?ria, al?m de possibilitar a culin?ria, podemos perceber a parceria entre os animais para alcan?ar determinados objetivos, o que pode ser refletido na turma.
Terceiro momento: Ap?s a discuss?o sobre os pontos que surgiram a partir da hist?ria, voltaremos para a sala e registraremos a receita em um papel grande, de prefer?ncia uma cartolina, para que todos possam visualizar passo a passo os ingredientes da culin?ria. Os ingredientes ser?o solicitados, com anteced?ncia, para as fam?lias ou para a pr?pria institui??o. A professora pode escrever os ingredientes junto ?s crian?as e a turma ilustrar? as quantidades de ingredientes necess?rios por meio de desenhos. Caso alguma crian?a saiba escrever, mesmo que apenas algumas letras, poder? assumir o papel de escriba. A professora mediar? a situa??o auxiliando as crian?as na descoberta e constru??o de hip?teses de formas de escrita. Assim, as crian?as v?o se apropriando da escrita, das letras e seus sons. No momento da culin?ria, as pr?prias crian?as poder?o adicionar os ingredientes, acompanhar as quantidades e mexer a massa.
Quarto momento: Acompanhar com as crian?as cada ingrediente a ser colocado em um pote ou bacia para mistur?-los. N?o h? uma ordem certa para coloc?-los, apenas o fermento deve ser o ?ltimo a ser adicionado ? massa. As crian?as poder?o provar alguns ingredientes antes de adicion?-los, como por exemplo, a??car e trigo, em pequenas quantidades. Ap?s misturar bem todos os ingredientes, colocar em uma forma redonda sem o furo no meio, o que poder? remeter ao formato da Lua cheia e dar mais elementos ? imagina??o.
?
Fonte: acervo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
Receita:
Materiais necess?rios:
?
Pr? aquecer o forno a 200 graus dez minutos antes de colocar o bolo. Depois de colocar a forma no forno, diminuir para 180 graus. Deixar cozinhar por quarenta minutos. Ap?s o cozimento esperar 10 minutos para tirar o bolo da forma e coloc?-lo em um prato ou travessa para servir.
?
Quinto momento: Enquanto a receita est? no forno, as crian?as se organizar?o para montar um ambiente adequado para receber os pais, a partir da orienta??o e proposi??o do professor. Podemos procurar flores para enfeitar as mesas, toalhas de mesa prontas ou que possamos confeccionar, seja com TNT ou outros materiais dispon?veis na institui??o. Pensar tamb?m em copos, guardanapos e um suco que tamb?m poder? ser feito com as crian?as: se poss?vel colher as frutas e fazer o suco na hora com o grupo. Assim ser? um processo de trabalho coletivo, percebendo a import?ncia de interagir com o colega e pensar em uma causa comum.
Com a chegada dos convidados, o bolo estar? sobre a mesa e a receita afixada na parede. As crian?as poder?o relatar a experi?ncia, passo a passo, e mostrar o livro que desencadeou a culin?ria. Esse movimento ficar? a crit?rio de cada crian?a, pois n?o ser? uma apresenta??o, mas sim um momento de conhecer as diferentes fam?lias e crian?as que constituem o grupo.
?
Fonte: Acervo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenm?ller
Site de receitas: http://tudogostoso.uol.com.br/
?
Aula do portal sobre culin?ria: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41498
O professor dever? estar atendo ao movimento do grupo: as crian?as foram participativas no momento da culin?ria? Todas as crian?as do grupo puderam entrar em contato com a receita e a massa efetivamente? Perceber ainda se o grupo consegue conceituar e numerar os ingredientes do bolo realizado e respeitar e ouvir os colegas na roda. O momento de higieniza??o tanto das m?os, quanto do materiais utilizados deve ser explicado e falar sobre a import?ncia do mesmo, principalmente, quando entramos em contato com alimentos.