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Conhecendo as moedas do mundo: aprendendo a multiplicar por 10, 100 e 1000

Autor e Co-autor(es)

Mariana Martins Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 1 da matriz do ENEM, que ? construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais e  reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representa??es dos n?meros e opera??es ? naturais, inteiros, racionais ou reais (H1), s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Conhecer as moedas de outros pa?ses e compreender a cota??o das mesmas em reais;
  • Relacionar o sistema monet?rio brasileiro com o de outras na??es, a fim de dar significado ? multiplica??o dos n?meros decimais pelos n?meros naturais 10, 100 e 1000.

Duração das atividades

4 horas/aula de 50 minutos. Para o bom desenvolvimento desta aula sugerimos que o professor trabalhe com aulas geminadas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Adi??o e subtra??o envolvendo n?meros decimais;
  • A rela??o dos decimais com o Sistema Monet?rio Brasileiro;
  • Compreens?o do Sistema de Numera??o Decimal;
  • Constru??o de gr?ficos;
  • Produto de um n?mero decimal por 10;
  • Reconhecimento de que as fra??es decimais podem ser representadas por um n?mero decimal;

Estratégias e recursos da aula

  • Laborat?rio de Inform?tica com acesso a internet
  • Computador e data-show
  • TV (caso a escola n?o tenha o datashow para ligar no computador)
  • Folhas de papel A4 com as imagens e tabelas solicitadas

?

Procedimentos Metodol?gicos:

Professor (a), nesse momento espera-se que o aluno j? tenha recursos para encontrar o produto de um n?mero decimal por 10. Agora, vamos desafi?-los a encontrar o produto de um n?mero decimal por 100 e por 1000.

Mas antes, os alunos precisam saber que o dinheiro ? importante no mundo todo e que n?o existe uma moeda ?nica, que existem diferentes moedas que s?o utilizadas em outros pa?ses.

Para isso, forne?a aos alunos uma folha de papel A4 contendo o mapa-m?ndi com marca??es em alguns dos pa?ses e os moldes das moedas que circulam nessas na??es que geralmente s?o os mais conhecidos e oriente aos alunos que tentem fazer a correspond?ncia, conforme ilustra a imagem abaixo:

Mapa-m??ndi

Imagem: Molde mapa-m?ndi com moedas de v?rios pa?ses

Fonte: Revista Projetos Escolares Especial Matem?tica. Educa??o Financeira. S?o Paulo. Ano 7, n? 28, ISSN 1980-2692. Editora On Line.

Nesse momento, o professor de matem?tica poder? trabalhar em parceria com o professor de geografia a localiza??o geogr?fica de cada pa?s e algumas caracter?sticas dos mesmos.

Solicite aos alunos uma pesquisa sobre algumas caracter?sticas dessas moedas, como o nome, a cota??o em Real, onde o Real vale mais (ou menos) que a moeda do pa?s/regi?o.

No laborat?rio de inform?tica, com acesso a internet, proponha aos alunos que visitem a p?ginado s?tio do Banco Central do Brasil (dispon?vel em http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm. Acesso em 13 maio 2013)

Nesse s?tio est?o dispon?veis informa??es sobre moedas de diversas partes do mundo, informa??es sobre a cota??o em Real e o quanto que a nossa moeda vale nesse pa?s/regi?o, conforme ilustra a imagem abaixo:

Moedas do mundo

Imagem: Moedas do Mundo

 Fonte: dispon?vel em http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm Acesso 13 maio 2013.

Solicite a eles que pesquisem as informa??es sobre as moedas referentes aos pa?ses destacados no mapa-m?ndi e que preencham a tabela abaixo:

Nome do Pa?s

Nome da Moeda

Cota??o em Real

Com R$1,00 voc? compra:

Brasil

?

?

?

Argentina

?

?

?

Estados Unidos

?

?

?

?frica do Sul

?

?

?

Reino Unido

?

?

?

Europa

?

?

?

Federa??o Russa

?

?

?

China

?

?

?

Austr?lia

?

?

?

Para aproveitar o momento no laborat?rio de inform?tica, deixe os alunos pesquisarem as caracter?sticas das moedas de outros pa?ses, caso tenham curiosidade.  

Ap?s o preenchimento da tabela, pergunte aos alunos se eles conhecem alguns desses lugares, se visitaram algum deles ou se j? ouviram algum coment?rio de pessoas que visitaram alguns desses pa?ses. Em seguida, pergunte a eles o que comprariam nesses lugares e por que. Reserve um tempo para discuss?o entre os alunos.

Em seguida, divida a sala em grupos e pe?a aos alunos que localizem na tabela preenchida a ?ltima coluna e respondam:

a)      Com 10 reais na Argentina, voc? compraria quantos pesos? E com 100 reais? E com 1000? Registre o procedimento que voc? utilizou para resolver o problema.

Padr?o de resposta esperada:

Nome do Pa?s

Nome da Moeda

Cota??o em Real

Com R$1,00 voc? compra:

Argentina

PESO

0,3866

2,59 pesos.

Imagem: Modelo da tabela preenchida sobre as caracter?sticas das moedas de alguns pa?ses

b)      Com 10 reais nos Estados Unidos, voc? compraria quantos d?lares? E com 100 reais? E com 1000? Registre o procedimento que voc? utilizou para resolver o problema.

Explore os demais pa?ses fazendo as mesmas perguntas. Nesse momento, os alunos utilizar?o diferentes estrat?gias para resolver o problema.  Em seguida, pe?a que cada grupo apresente para a turma como procedeu para encontrar a resposta de uma letra e, ao final da aula, construa com eles uma resposta coletiva que consiste em um par?grafo ou uma frase constru?da por todos que apresenta um padr?o / regra para multiplicar um n?mero decimal por 10, 100 e 1000.

Ao final solicite a eles que fa?am um gr?fico de barras (veja o exemplo na imagem abaixo) para possibilitar uma melhor visualiza??o dos pa?ses onde a nossa moeda, o Real, vale mais e onde ela vale menos. Divulgue esses gr?ficos nos murais da escola.

gr??fico de barras

Imagem: Exemplo de gr?fico de barras

Caso a escola tenha recursos como o data-show e computador ou TV e computador em sala de aula, reproduza um v?deo do quadro ?x1000? do programa ?Caldeir?o do Huck? que est? dispon?vel em http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/x1000/ (Acesso em 14 maio 2013). Nesse quadro, os produtores ficam observando, atrav?s de  c?meras escondidas, se algu?m nas ruas se comporta de forma gentil com outra pessoa frente a uma situa??o do dia a dia. Caso a pessoa se comporte dessa maneira, ela estar? apta a participar do quadro ?x1000?, ou seja, a quantia total em moedas que ela tiver ser? multiplicado por 1000 e ela receber? esse pr?mio para levar para casa, conforme ilustra a imagem.

quadro x1000 Caldeir??o do Huck 

Imagem: Epis?dio x 1000 do Caldeir?o do Huck .

Fonte: dispon?vel em  http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/x1000/ Acesso em 14 maio 2013.

O v?deo tem 9min47s. Ap?s o v?deo, proponha que cada aluno fa?a uma simula??o para responder a seguinte pergunta: Se nesse momento, fosse voc? que estivesse participando do quadro ?x1000?, quantos reais voc? levaria para casa?

Recursos Complementares

Professor (a) sugiro que voc? leia os seguintes livros:

FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflex?o sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matem?tica. Boletim SBEM, S?o Paulo, ano 4, n.7, 1993.

?

LORENZATO, S?rgio (Org.). O laborat?rio de ensino de matem?tica na forma??o de professores. Campinas: Autores Associados, 2006a. (Cole??o Forma??o de professores).

______. Para aprender matem?tica. Campinas: Autores Associados, 2006b. (Cole??o Forma??o de professores).

?

Professor (a) sugiro que voc? acesse o endere?o a seguir:

Matem?tica e Cultura: decimais, medidas e sistema monet?rio.

Fonte: dispon?vel em http://www.sbembrasil.org.br/files/decimais.pdf Acesso em 16 maio 2013.

Avaliação

Professor, para atingir ao objetivo da aula, que ? ?Relacionar o sistema monet?rio brasileiro com o de outras na??es, a fim de dar significado ? multiplica??o dos n?meros decimais pelos n?meros naturais 10, 100 e 1000?, a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades s?o atitudes important?ssimas. Sendo assim, fa?a as media??es necess?rias, motive os alunos a participarem com afinco das atividades propostas e avalie em cada uma delas, se houve envolvimento e, se ao realizar cada atividade, o aluno seguiu as orienta??es. Enfim, por meio dos registros, das apresenta??es e das respostas coletivas, avalie se os mesmos compreenderam os conceitos trabalhados nessa aula.