Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Proposta did?tica elaborada a partir da s?rie "OS RIOS E A VIDA" dispon?vel na Sala do Professor do Programa TV Escola - MEC.
- Conhecer os diversos usos da ?gua.
- Analisar os principais impactos ambientais sobre os recursos h?dricos.
- Entender as principais quest?es ambientais, sociais e econ?micas que envolvem o rio Amazonas.
- Compreender a import?ncia dos rios na organiza??o dos espa?os geogr?ficos.
- Desenvolver atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.
O aluno deve ter no??es sobre a interdepend?ncia dos elementos naturais: hidrografia, relevo, clima, vegeta??o, fauna. ? necess?rio, tamb?m, que saiba sobre as interrela??es entre ?gua e sa?de.
Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem a import?ncia da ?gua para a vida no planeta Terra. Por meio da observa??o, descri??o, explica??o, intera??o, compara??o e an?lise, espera-se que as atividades propostas promovam a constru??o de conhecimentos significativos sobre as rela??es entre as a??es da sociedade e suas consequ?ncias para o ambiente.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, ou em um laborat?rio de inform?tica, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula at? mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
?
Atividade 01
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os alunos sobre os diferentes usos da ?gua no lugar onde vivem:
?
- A partir desses questionamentos, oriente-os a recordarem sobre suas atividades di?rias o quanto o uso da ?gua ? importante.
- Al?m das observa??es diretas, os estudantes podem pesquisar em fontes diversas quais s?o os usos cotidianos da ?gua em nossa vida.
- M
edie uma roda de conversa para que possam expressarem suas observa??es e opini?es sobre as informa??es levantadas e aproveite a "sementeira de ideias" para instigar a curiosidade dos alunos sobre os usos da ?gua em diferentes regi?es de nosso pa?s.
- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em sala de aula buscando compreender a seguinte problem?tica:
?
- Para responderem a estas quest?es, oriente-os a se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve pesquisar em atlas geogr?ficos e consultar mapas tem?ticos sobre a hidrografia do Brasil. Al?m de atlas, os estudantes podem fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a tem?tica. Neste momento ? importante orientar para que pesquisem em sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel no endere?o web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares.
- Os grupos devem entregar um relat?rio os resultados de suas pesquisas, al?m de apresenta-los oralmente, com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os no quadro e fa?a complementa??es, se necess?rio, promovendo a troca de informa??es e mediando a constru??o de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente tais resultados, esclare?a eventuais equ?vocos e/ou lacunas e, ao final, oriente-os organizarem um quadro-s?ntese com as informa??es mais relevantes sobre os m?ltiplos usos dos recursos h?dricos no Brasil.
Atividade 02
- A partir da discuss?o do quadro-s?ntese elaborado anteriormente, convide-os a assistirem ao epis?dio "Amazonas" da s?rie "OS RIOS E A VIDA" organizado pela TV Escola-MEC, dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=6306>, que apresenta as principais caracter?sticas do rio Amazonas e a sua influ?ncia sobre o povo que habita ?s suas margens, percorre toda a sua extens?o, apresenta a cultura local e discute os riscos socioambientais presentes na regi?o.
?
- Neste momento ressalte a import?ncia de se fazer anota??es durante o filme sobre os principais aspectos abordados, problematizando:
- Permita que os alunos, em casa, pesquisem em livros did?ticos ou em sites de busca na internet e busquem compreender esta quest?o. Posteriormente, oriente-os a se organizarem em grupos e elaborem um quadro-s?ntese da pesquisa pr?via que realizaram como "tarefa de casa", descrevendo:
?
- Cada grupo poder? ser respons?vel pela apresenta??o de um tipo de uso do rio Amazonas e os problemas decorrentes deste. Acompanhe cada etapa da atividade destacando o crescimento urbano na regi?o, o crescente desmatamento nos ?ltimos anos, as frequentes queimadas, a constru??o de usinas hidrel?tricas, a minera??o, a navega??o, dentre outros.
Atividade 03
?
- Ap?s a apresenta??o do quadro-s?ntese elaborado anteriormente por cada grupo, explique o papel que grandes rios, como o Amazonas, possuem na organiza??o do espa?o geogr?fico e ressalte que essa influ?ncia pode se alterar ao longo do tempo em fun??o de novas t?cnicas e/ou modifica??es no contexto pol?tico, econ?mico e social.
?
- Solicite que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre o rio Amazonas. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
- Oriente-os para que ilustrem o jornal com mapa, fotos, gr?ficos e tabelas que auxiliem na compreens?o do assunto.
- Solicite e oriente-os, tamb?m, para que discutam e proponham no encarte do jornal medidas e/ou alternativas para a mitiga??o dos impactos sociais e ambientais apontados durante o estudo do tema.
- Auxilie os estudantes a organizarem uma exposi??o dos encartes de jornais em murais pela escola. Se houver recursos financeiros, pe?a para imprimir encartes em n?mero suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espa?o geogr?fico e modificam a paisagem ao longo do rio Amazonas; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas que alteram as paisagens; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
?
Ag?ncia Nacional de ?guas. Dispon?vel em: <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 15/05/2013.
Brit?nnica Escola Online. Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.
Rio Amazonas. Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/brasil/rio-amazonas.htm>. Acesso em 15/05/2013.
Rio Amazonas. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Amazonas>. Acesso em 15/05/2013.
Caderno do professor - Caminho das ?guas: conhecimento, uso e gest?o. MMA/ANA/Funda??o Roberto Marinho (2006). Dispon?vel em:
<http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquivos/20070315111151_Caminho%20das%20?guas%20-%20caderno%20do%20professor%201.pdf> . Acesso em 15/05/2013.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
?
? importante destacar, ainda, que o significado desta proposta did?tica n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.