Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Sousa, Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? Desenvolver o racioc?nio l?gico;
? Conhecer o conceito de enigmas/charadas;
? Localizar palavras no dicion?rio;
? Elaborar suas pr?prias charadas;
? Formular hip?teses sobre o tema da aula;
? Desenvolver a leitura e a escrita por meio de adivinhas;
? Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos tenham habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e de se relacionarem com os colegas. ? necess?rio que os alunos compreendam que as adivinhas s?o criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 08/05/2013.
Professor, os alunos demonstram muita curiosidade nesta faixa et?ria, por isso ? fundamental utilizarmos estrat?gias que aproveitem esta caracter?stica por meio de atividades motivadoras. Assim, propomos com esta aula al?m de motivar o interesse dos alunos, possibilitar a abordagem de alguns de seus direitos de aprendizagem, tais como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
A aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da cultura popular e do folclore brasileiro al?m de desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
1? Atividade: dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Tradicionais enigmas/charadas
Na ?poca de alguns fil?sofos gregos, h? muitos anos atr?s, para verificar se a pessoa tinha o racioc?nio v?lido e se era inteligente, ela tinha que decifrar enigmas. Atualmente, chamamos esses enigmas de charadas ou adivinhas. Com o passar do tempo, essa pr?tica perdeu o sentido filos?fico. Hoje, tais enigmas s?o encontrados na voz an?nima do povo e, particularmente na boca das crian?as. Pergunte quem tem adivinhas guardadas na mem?ria e ver? que sempre temos alguma l? no ?fundo do ba??.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Inicie a aula de modo bem divertido e com a participa??o efetiva de seus alunos. Pergunte quem deles conhece alguma charada, se algu?m conhecer alguma, permita que ele proponha o desafio para a turma. Se eles ficarem com vergonha ou n?o se lembrarem de nenhuma, inicie voc? mesmo com uma charada que esteja no n?vel de entendimento deles.
Exemplos de algumas charadas mais conhecidas:
- O que ? que ?? Surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro.
- O que ? o que ?? Que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo.
- Ele ? magro pra chuchu, tem dentes, mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, d? comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo.
- O que ? que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, est? fora dela?
Resposta: o bot?o.
- O que ? feito para andar e n?o anda?
Resposta: a rua.
- O que ? o que e? D? muitas voltas e n?o sai do lugar?
Resposta: o rel?gio.
- Qual ? a piada do fot?grafo?
Resposta: ningu?m sabe, pois ela ainda n?o foi revelada.
- O que ? o que ?? Sobe quando a chuva desce?
Resposta: o guarda-chuva.
- Voc? sabe em que dia a plantinha n?o pode entrar no hospital?
Resposta: em dia de plant?o.
- Qual a ?nica pedra que fica em cima da ?gua?
Resposta: a pedra de gelo.
- O que a esfera disse para o cubo?
Resposta: deixa de ser quadrado. (Podem-se trabalhar as outras formas geom?tricas.).
Charadas dispon?veis em: http://www.qdivertido.com.br/charadas.php - Acesso em 11/05/2013.
Professor, depois da atividade oral, fa?a o registro no caderno de L?ngua Portuguesa das descobertas, para isso, utilize o dicion?rio, mas observe se todos os alunos se lembram das regras para consultar o dicion?rio, caso seja necess?rio lembre-os.
Momento 01: Utilizando o dicion?rio
?
Imagem dispon?vel em: http://seriesfreaks.blogspot.com.br/p/mini-dicionario-de-series.html - Acesso em 11/05/2013.
Localize no dicion?rio o significado das seguintes palavras:
a) Enigmas
b) Charadas
Momento 02: Trabalhando a leitura e o desenho
Solicite que cada aluno escolha uma charada e fa?a a leitura oral para toda turma. Ao inv?s dos alunos responderem oralmente, responder?o por meio de um desenho em seus cadernos. Depois, solicite que socializem suas respostas. Cada um deve mostrar aos colegas o que desenhou e o que significa seu desenho.
Momento 03: Eu tamb?m sei inventar adivinhas
Solicite uma atividade para ser realizada em casa e com o aux?lio dos pais. Fundamentando nos exemplos de adivinhas j? trabalhados em sala de aula, o aluno dever? criar sua pr?pria adivinha e ilustr?-la. O trabalho dever? ser realizado em uma folha de papel A4 (modelo abaixo), pois, ser? utilizada na 3? atividade desta aula. Essa din?mica de trabalho pedag?gico proporciona maior envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos.
Fonte: Acervo do autor.
2? Atividade: dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Outros tipos de enigmas/charadas
Professor, tradicionalmente, o estilo mais comum e conhecido de enigmas ? por meio da tradicional pergunta: o que ? o que ?? No entanto, esta n?o ? a ?nica maneira de propor desafios divertidos e educativos ?s crian?as. Veja alguns modelos no s?tio: http://educarparaavida-educadoras.blogspot.com.br/2011/09/enigmas-de-palavras-e-reescrita-de.html - acesso em 09/05/2013. Aproveite e proponha algumas atividades aos alunos.
Momento 01: Brincar de colorir
Solicite que os alunos coloram os desenhos abaixo antes de iniciarem os desafios.
Momento 02: Siga a orienta??o da figura e complete os pontilhados.
Imagem dispon?vel em: http://educarparaavida-educadoras.blogspot.com.br/2011/09/enigmas-de-palavras-e-reescrita-de.html - Acesso em 11/05/2013.
Momento 03: Ap?s escrever seu nome e a data, troque os desenhos por palavras e descubra quais s?o as frases escondidas abaixo:
Imagem dispon?vel em: http://educarparaavida-educadoras.blogspot.com.br/2011/09/enigmas-de-palavras-e-reescrita-de.html - Acesso em 11/05/2013.
Momento 04: Vamos testar nossa aten??o e concentra??o. Procure as palavras no quadro abaixo. Depois de encontr?-las, diga qual a letra mais repetida nessas palavras.
Imagem dispon?vel em: http://algotaodoceeducacao.blogspot.com.br/2011/01/enigmas-cruzadinhas-e-caca-palavras.html - Acesso em 11/05/2013.
Atividade 04: Agora, vamos testar nossa criatividade, completando as frases com as palavras da atividade acima.
a) L? na minha casa tem um ______________ muito grande de _____________ e ele ? muito bom para praticar uma _______________ com meus colegas. Mas temos que ter cuidado porque tem tamb?m umas barras de __________ que podem nos machucar. Mas ningu?m ? ______________ de correr l? perto e se machucarmos, podemos levar uma _________________ de nossos pais. Antes de brincar a gente ______________ o ________________ para ficar tudo limpinho. S? vamos parar de brincar se o homem que tem uma ______________ no dedo chegar para instalar a nossa caixa de ____________ que estamos aguardando h? muito tempo.
3? Atividade: dura??o aproximadamente 60 minutos.
Somos autores de nosso livro de adivinhas
Professor, lembre seus alunos que na 1? Atividade, momento 03: ?Eu tamb?m sei inventar adivinhas?, foi proposto que eles criassem uma charada/adivinha com o aux?lio dos pais. Solicite que fa?am a reuni?o de todas elas em um livro. Para tal, oriente-os na realiza??o de cada etapa do momento abaixo:
Momento 01: Crie um livro de enigmas/charadas educativos e/ou divertidos e que coloquem a mente do leitor para exercitar. Veja as etapas que devem ser propostas para os alunos:
a) Crie um nome para o livro e o coloque na capa (o nome pode ser escolhido por meio de uma vota??o ou ter o nome do t?tulo dessa aula: Adivinhe se for capaz: o que ?? O que ??).
b) Fa?a uma contracapa e escreva nela o nome completo dos autores (alunos da turma) em ordem alfab?tica.
c) Fa?a duas dedicat?rias no livro: ao professor e aos pais.
d) Cada enigma/adivinha deve ocupar a folha inteira para que possa conter a ilustra??o feita pelo autor.
e) Numere todas as p?ginas.
f) Se poss?vel, fa?a uma festa de lan?amento do livro e convide os pais dos autores.
Professor, planeje o evento de lan?amento do livro juntamente com os alunos. Distribua tarefas.
Se optar por este evento aproveite para trabalhar o convite. Este ? um g?nero textual que tem suas especificidades, por isso explore alguns modelos. Chame a aten??o dos alunos para as informa??es que devem conter em um convite: nome do evento, data, hor?rio, local, quem est? convidando. Os alunos poder?o fazer os convites utilizando desenhos, colagens ou outros recursos que acharem melhor.
Veja um exemplo de convite:
Fonte da imagem: http://catracalivre.com.br/sp/tag/troca-de-livros/ - Acesso em 10/05/2013.
Sugest?es de consulta para a realiza??o da aula:
- Enigmas:
http://rachacuca.com.br/enigmas/
http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/p/enigmas-para-o-cerebro.html
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?criarcacapalavras
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e principalmente por meio da verifica??o das atividades propostas nos momento desta aula. Portanto, observe se eles: compreenderam o conceito de enigmas/charadas; conseguiram localizar as palavras no dicion?rio e formular hip?teses; interagiram com o grupo. Lembre-se de registrar as quest?es que achar pertinentes, pois estas informa??es ser?o importantes para o seu planejamento.