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As paisagens brasileiras: conhecer, analisar e representar

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Conhecer as paisagens do territ?rio brasileiro;
  • Observar, coletar e organizar informa??es referentes ?s paisagens do territ?rio brasileiro;
  • Exercitar o processo de observa??o, an?lise e produ??o dos elementos presentes nas paisagens;
  • Ter uma leitura cr?tica da diversidade de paisagens que comp?em o territ?rio brasileiro.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de elementos naturais, elementos humanizados e de paisagem.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE

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Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, j? que o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra, apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

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PRIMEIRO MOMENTO

Professor provoque nos alunos o interesse por estudar e conhecer o pa?s em que vivem. Para tanto, em uma aula anterior solicite que cada aluno traga de casa a imagem de uma paisagem que pode ser de revistas, da internet ou uma fotografia de um lugar visitado por ele ou por algum parente. A exig?ncia ? que seja de algum lugar do Brasil, pe?a para que anotem, no caderno, de que lugar ? a imagem selecionada.

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CRIAN??A PESQUISANDO

Imagem: Ilustra??o crian?a pesquisando

Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-Wk10xRMAHKw/Te1gbOXmL9I/AAAAAAAABPU/gQksIMfXejk/s1600/menina_lendo.jpg

Acesso em: maio de 2013

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SEGUNDO MOMENTO

Em sala de aula, retome as imagens trazidas pelos alunos. Solicite que  registrem, no caderno, as seguintes quest?es:

  1. Que lugar ? apresentado na imagem?    
  2. Por qual motivo escolheu esta imagem?
  3. A paisagem da imagem selecionada ? parecida com o lugar em que voc? mora? Justifique.
  4. Conhece o lugar apresentado na imagem? Caso positivo, como ? este lugar? Caso negativo, por que motivo gostaria de conhecer?
  5. Fa?a uma lista com os elementos naturais e os elementos humanizados presentes na paisagem da imagem selecionada.
ELEMENTOS NATURAIS ELEMENTOS HUMANIZADOS
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Ap?s a realiza??o da atividade, possibilite aos alunos que falem e descrevam as imagens selecionadas, proporcionando-lhes um momento para a troca de informa??es. Desse modo, juntos, os alunos poder?o encontrar semelhan?as e diferen?as nas escolhas, o que possibilita que ampliem a vis?o de mundo e do capital cultural.

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TERCEIRO MOMENTO

A paisagem de um lugar pode ser representada de diversas maneiras, por meio de fotografia, de pintura ou de desenho. Sendo assim, vamos representar a paisagem da imagem selecionada por meio de desenho. A proposta ? produzir um cart?o postal ? partir da releitura, por meio do desenho, da imagem selecionada.

O cart?o postal ? um pequeno ret?ngulo de papel mais resistente, que tem em um dos lados uma imagem que pode ser de uma paisagem, pessoa, obra de arte entre outras ilustra??es e, do outro lado, o espa?o destinado para o selo, para escrever alguma mensagem e o endere?o do destinat?rio, pessoa que receber? o cart?o postal que ? entregue pelos Correios.

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CARTAO POSTAL

Imagem: Ilustra??o cart?o postal

Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-aLz9V06Mpbg/T5ykqkT0H7I/AAAAAAAAEXU/I2Uj-GffrXo/s1600/casapraia_postal.jpg

Acesso em: maio de 2013

Para a produ??o do cart?o postal os alunos precisar?o de um peda?o de papel mais firme que pode ser cartolina no tamanho padr?o de um cart?o postal que ? de aproximadamente 15 cm X 10 cm, l?pis de escrever, l?pis de cor e borracha.

Depois, represente a imagem da paisagem selecionada por meio de desenho no papel em forma de cart?o postal.

No dia combinado, organize uma exposi??o com os cart?es postais produzidos pelos alunos.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

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Hist?ria dos cart?es postais

Dispon?vel em: http://www2.assis.unesp.br/cedap/arquivos_pessoais_memoria_coletiva/contexto_historico.html

Acesso em: maio de 2013

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Hist?ria dos cart?es postais

Dispon?vel em: http://www.girafamania.com.br/introducao/cartofilia1.html

Acesso em: maio de 2013

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Site Correios

Dispon?vel em: http://www.correios.com.br/

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de reconhecer, a partir da imagem caracter?sticas das diferentes paisagens;
  5. A produ??o de desenhos que ? uma das etapas para a aquisi??o da alfabetiza??o cartogr?fica.