Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de elementos naturais, elementos humanizados e de paisagem.
?
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, j? que o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra, apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor provoque nos alunos o interesse por estudar e conhecer o pa?s em que vivem. Para tanto, em uma aula anterior solicite que cada aluno traga de casa a imagem de uma paisagem que pode ser de revistas, da internet ou uma fotografia de um lugar visitado por ele ou por algum parente. A exig?ncia ? que seja de algum lugar do Brasil, pe?a para que anotem, no caderno, de que lugar ? a imagem selecionada.
?
Imagem: Ilustra??o crian?a pesquisando
Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-Wk10xRMAHKw/Te1gbOXmL9I/AAAAAAAABPU/gQksIMfXejk/s1600/menina_lendo.jpg
Acesso em: maio de 2013
?
SEGUNDO MOMENTO
Em sala de aula, retome as imagens trazidas pelos alunos. Solicite que registrem, no caderno, as seguintes quest?es:
ELEMENTOS NATURAIS | ELEMENTOS HUMANIZADOS |
? |
? ? ? ? |
?
Ap?s a realiza??o da atividade, possibilite aos alunos que falem e descrevam as imagens selecionadas, proporcionando-lhes um momento para a troca de informa??es. Desse modo, juntos, os alunos poder?o encontrar semelhan?as e diferen?as nas escolhas, o que possibilita que ampliem a vis?o de mundo e do capital cultural.
?
TERCEIRO MOMENTO
A paisagem de um lugar pode ser representada de diversas maneiras, por meio de fotografia, de pintura ou de desenho. Sendo assim, vamos representar a paisagem da imagem selecionada por meio de desenho. A proposta ? produzir um cart?o postal ? partir da releitura, por meio do desenho, da imagem selecionada.
O cart?o postal ? um pequeno ret?ngulo de papel mais resistente, que tem em um dos lados uma imagem que pode ser de uma paisagem, pessoa, obra de arte entre outras ilustra??es e, do outro lado, o espa?o destinado para o selo, para escrever alguma mensagem e o endere?o do destinat?rio, pessoa que receber? o cart?o postal que ? entregue pelos Correios.
?
Imagem: Ilustra??o cart?o postal
Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-aLz9V06Mpbg/T5ykqkT0H7I/AAAAAAAAEXU/I2Uj-GffrXo/s1600/casapraia_postal.jpg
Acesso em: maio de 2013
Para a produ??o do cart?o postal os alunos precisar?o de um peda?o de papel mais firme que pode ser cartolina no tamanho padr?o de um cart?o postal que ? de aproximadamente 15 cm X 10 cm, l?pis de escrever, l?pis de cor e borracha.
Depois, represente a imagem da paisagem selecionada por meio de desenho no papel em forma de cart?o postal.
No dia combinado, organize uma exposi??o com os cart?es postais produzidos pelos alunos.
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
Hist?ria dos cart?es postais
Dispon?vel em: http://www2.assis.unesp.br/cedap/arquivos_pessoais_memoria_coletiva/contexto_historico.html
Acesso em: maio de 2013
?
Hist?ria dos cart?es postais
Dispon?vel em: http://www.girafamania.com.br/introducao/cartofilia1.html
Acesso em: maio de 2013
?
Site Correios
Dispon?vel em: http://www.correios.com.br/
Acesso em: maio de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: