Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Beretta Lopez
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
? Desenvolver sua criatividade.
? Interagir com os diferentes sujeitos da institui??o.
? Explorar e reconhecer os diferentes espa?os da institui??o.
? Estreitar o v?nculo entre diferentes grupos.
? Refletir sobre o espa?o da institui??o e as suas possibilidades de melhorias.
? Perceber o espa?o da sala de refer?ncia como m?ltiplo em possibilidades.
? Organizar uma exposi??o fotogr?fica para as fam?lias.
Est? aula ? indicada para crian?as de 4 a 5 anos, sendo que, n?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
1? Momento: Acolhimento das crian?as.
Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas, brinquedos e materiais recicl?veis para a organiza??o dos espa?os para brincadeira.
No primeiro dia de retorno ?s atividades com as crian?as, a professora dever? organizar o espa?o com intencionalidade, pensando nas diferentes possibilidades de brincadeiras que as crian?as podem experimentar neste dia. Uma sugest?o de organiza??o de espa?o ? divis?o de espa?os, por exemplo: um canto organizado para a brincadeira de casinha (utens?lios dom?sticos e recicl?veis que enrique?am a brincadeira), um canto aconchegante com uma caixa de livros para o manuseio do grupo, uma mesa com jogos diversos, um canto com uma pista com carrinhos. Deste modo, o momento de recep??o ser? permeado pela explora??o desses espa?os organizados pelas professoras para que as crian?as percebam as suas possibilidades.
Em seguida a professora convidar? o grupo para uma conversa em um espa?o aconchegante com tapetes e almofadas e pedir? para que as crian?as se apresentem dizendo seu nome. Ap?s todas as crian?as se apresentarem, a professora conduzir? a conversa explicando que este espa?o que brincaram anteriormente ? a sala de refer?ncia do grupo, e que neste espa?o eles ser?o acolhidos todos os dias, por isso ele foi organizado com aten??o, pensando em diferentes propostas para o dia.
? importante questionar sobre o que as crian?as gostariam de ter na sala, do que gostam de brincar, para que a professora possa planejar futuras altera??es no espa?o.
2? Momento: Conhecendo a sala ao lado.
Materiais Necess?rios: Tapetes e almofadas.
Para o segundo dia de atividades com as crian?as a professora poder? planejar um momento conjunto com o grupo ao lado, com o objetivo de promover a intera??o entre os meninos e meninas. Para tal atividade ? fundamental que haja combina??o pr?via entre as duas professoras. Antes de seguirem para sala ao lado a professora dever? fazer uma conversa com as crian?as para explicar a atividade e fazer combina??es. Ao chegarem na sala visitada poder?o conhecer novos amigos, explorar o espa?o e os brinquedos ali dispostos, assim como, conversar com seus pares identificando parcerias e ampliando o repert?rio de brincadeiras uns dos outros. Ap?s este momento de encontro e explora??o do espa?o, os dois grupos ser?o convidados a realizar um passeio pela institui??o com o intuito de identificar as mudan?as que ocorreram neste espa?o e apresentar o espa?o aos novos
3? Momento: Reconhecendo os espa?os da institui??o.
Materiais Necess?rios: M?quina fotogr?fica.
Neste momento a professora necessitar? de uma m?quina fotogr?fica simples, para que as crian?as possam manusear. A professora ir? guiando as crian?as pelos diferentes espa?os da institui??o, explicando onde ficam os banheiros, cozinha, parques, refeit?rio, biblioteca, sala de v?deo, sono, entre outros. Durante o trajeto a professora ir? fotografar alguns espa?os e em alguns momento pode contar com o aux?lio das crian?as para escolher o que fotografar e at? mesmo permitir que elas tirem as fotografias.
?
?
Espa?os f?sicos do NDI - UFSC
www.noticias.ufsc.br, acessado em 10/05
?
4? Momento: Gincana de reconhecimento dos espa?os.
Materiais Necess?rios: Fotografias tiradas no dia anterior e caixas ou envelopes para guardar as fotografias.
Para este dia a professora ir? precisar das fotografias do dia anterior impressas. Ela dever? organizar as imagens dentro de v?rias caixas espalhadas pelos espa?os visitados pelas crian?as. Na roda, a conversa iniciar? com a pergunta da professora referente o passeio do dia anterior, relembrando a atividade do dia anterior. Depois de ouvir o que as crian?as lembram e o que chamou mais aten??o a professora guiar? a conversa perguntando o que mudou, o que continua igual e o que deveria mudar. Ap?s as crian?as se expressarem, a professora ir? mostrar a caixa e explicar? para o grupo a brincadeira que v?o realizar. A brincadeira sugerida ? semelhante a uma ca?a ao tesouro, a diferen?a ? que n?o haver? mapa, o que guiar? as crian?as s?o as fotografias, elas as levar?o de um espa?o a outro, culminando em um espa?o da sala de artes, em que as crian?as realizar?o a pr?xima atividade.
?
5? Momento: Confec??o do painel para a exposi??o fotogr?fica.
Materiais Necess?rios: Diferentes pap?is (cartolina, papel cart?o ou papel duplex), canetas de diferentes cores, cola, tesoura, colas coloridas e 3 metros de papel pardo para dar suporte (fundo) para exposi??o das fotografias.
Na sala de artes ou em um espa?o amplo, previamente organizado com diferentes pap?is, canetas hidrocores, l?pis de cor, colas coloridas, entre outros, as crian?as orientadas pela professora ir?o confeccionar um painel para fixar as fotografias dos diferentes espa?os da institui??o, com o intuito de compartilhar com as fam?lias as experi?ncias vividas.
Artigo: O espa?o da creche: que lugar ? este?
K?tia Adiar Agostinho
Dispon?vel em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt07/t073.pdf
A avalia??o do professor deve e pautar no envolvimento das crian?as na proposta e na intera??o com os diferentes sujeitos envolvidos, o registro tem fun??o central nesse momento, possibilitando ao professor refletir e reestruturar seu plano de aula para as proximas interven??es com o grupo.