Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como aprecia??o |
? Descobrir que a arte auxilia no processo de alfabetiza??o;
? Compreender que s?o naturalmente artistas;
? Reconhecer que as produ??es culturais trazem benef?cios n?o s? para o aprendizado na escola, mas tamb?m para a sa?de corporal e mental;
? Formular hip?teses sobre o tema da aula;
? Desenvolver a habilidade de ler e interpretar imagens reconhecendo caracter?sticas de diferentes ?pocas;
? Localizar palavras no dicion?rio;
? Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
? Aprender algumas t?cnicas musicais;
? Construir instrumentos musicais com materiais reutiliz?veis;
? Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;
? Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 08/05/2013.
Professor, esta aula tem como par?metro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 10: CRIAN?AS: PROTAGONISTAS DA PRODU??O CULTURAL, que tem como foco a import?ncia da inser??o da crian?a enquanto agente da cultura.
A aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca das manifesta??es culturais. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de artes pl?sticas, m?sica e teatro. Caso eles possuam alguma hist?ria sobre estes t?picos, deixe-os contar para criar um clima introdut?rio amistoso na aula. Dependendo da faixa et?ria de seus alunos, provavelmente n?o conhecer?o muita coisa, mas isso n?o ? determinante para o desenvolvimento da aula. ? tamb?m oportunidade para que os alunos fa?am leitura de imagens, fundamental para a arte como um todo.
1? Atividade: Mostrando o potencial art?stico das crian?as. Dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Professor, para esta atividade, os alunos devem ter acesso a muitos livros. Por isso, inicie esta aula na biblioteca da escola, na sala de leitura ou se optar pela sala de aula, leve muitos livros e os deixe com f?cil acesso aos alunos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente a eles nos 15 primeiros minutos da atividade, o v?deo abaixo, que trata do aux?lio das manifesta??es art?sticas e culturais ao processo de aprendizagem escolar, no que diz respeito ? leitura e ? escrita.
V?deo completo dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4280> ? Acesso em 08/05/2012.
Momento 01
Solicite que os alunos procurem e escolham um livro que considerem muito bom pelo t?tulo ou pela capa. Pe?a para que eles expliquem o porqu? da escolha e de p?, que leiam um par?grafo do livro em voz alta para que toda a turma escute.
Imagem dispon?vel em: <http://www.relacionamentos.org/familiar/meu-filho-nao-gosta-de-ler-como-ajuda-lo> - Acesso em 08/05/2013.
Logo ap?s, trabalhe as atividades no caderno de L?ngua Portuguesa, mas antes, oriente-os, caso eles n?o saibam ainda como consultar o dicion?rio:
Momento 02:
Pesquisando no dicion?rio
Procure no dicion?rio, o significado das seguintes palavras:
a) Pensamento;
b) Nobre;
c) Versos;
d) Delicado;
e) Ensinamento;
f) ?til.
Momento 03:
Explorando o v?deo
Ap?s a exibi??o do v?deo, solicite que os alunos retornem aos seus lugares para a continuidade da aula. Relate a import?ncia das v?rias manifesta??es culturais na vida do ser humano. Resgate a parte do v?deo que aborda sobre o concurso proposto pelo Califa. Leia para seus alunos, a fala do Estrangeiro ao Califa:
?? a? que est? o segredo majestade ? respondeu o homem ? nas m?os de um ignorante estas p?ginas n?o t?m valor, mas nas m?os de um letrado podem se tornar mais valiosas do que o anel de Salom?o, basta que ele as preencha com pensamentos nobres, versos delicados e ensinamentos ?teis?. O califa reconheceu a verdade e decretou o Estrangeiro o vencedor do concurso.
Proponha a eles o desafio que o Estrangeiro prop?s ao Califa e pe?a para que eles preencham parte (o que conseguirem) de uma folha em branco do caderno, com pensamentos nobres, versos delicados e ensinamentos ?teis. O texto pode ser ilustrado com um desenho que se relacione com o conte?do que escreveram.
2? Atividade: Dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Aprendendo por meio de diferentes linguagens
Professor, o v?deo apresenta claramente a partir de 02min 20seg aprendizados por meio de diferentes linguagens: visual, artesanal, oral, verbal. Neste momento, optaremos por tr?s linguagens art?sticas: artes pl?sticas, m?sica e teatro.
1) Artes pl?sticas:
Imagem dispon?vel em: <http://guiadeteresina.com/2012/07/salao-de-artes-plasticas-de-teresina-prepara-mais-uma-edicao.html> - Acesso em 08/05/2013.
?As artes pl?sticas ou belas artes s?o as forma??es expressivas realizadas utilizando-se de t?cnicas de produ??o que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concep??o est?tica e po?tica em um dado momento hist?rico. O surgimento das artes pl?sticas est? diretamente relacionado com a evolu??o da esp?cie humana?. Conceito extra?do do sitio:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_pl%C3%A1sticas> - Acesso em 08/05/2013.
Professor, este v?deo apresenta a manipula??o de materiais para construir um livro com mais imagens do que palavras. Sabe-se que ler ? fundamental no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, ainda mais se a leitura for prazerosa e n?o tem maior prazer que ler um livro escrito por n?s mesmos. Vamos l? professor, incentive seus alunos a produzirem seus pr?prios livros.
V?deo completo dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4280 > - Acesso em 08/05/2013.
Momento 01: Produzindo nosso pr?prio livro
Orienta??es:
a) Utilize um espa?o adequado para a realiza??o da atividade;
b) Divida a sala de aula em pequenos grupos de 04 ou 05 alunos;
c) Providencie alguns materiais para a confec??o dos livros: papel A4, cartolina, papel contact, jornal, pl?stico, garrafas pet, l?pis de cor, giz de cera, pincel at?mico, E.V.A, barbante, tecido, n?o tecido, cola, tesoura e outros que julgue necess?rio;
d) Cada grupo far? duas hist?rias:
1?)Tema livre: podem ser abordadas as rela??es de g?nero: menino x menina; prefer?ncias: coisas que gostam e coisas que n?o gostam; a vis?o que possuem da escola; situa??es alegres ou tristes; os personagens (familiares, vizinhos ou imagin?rios criados por eles), modelo do livro (formato de cora??o se o tema falar de amor, capa, enfim, tudo de seus livros);
2?)Tema espec?fico: na segunda hist?ria fa?a a sugest?o de um tema espec?fico ??TICA? e os personagens devem ser obrigatoriamente colegas da sala de aula.Os alunos devem retratar uma situa??o onde um determinado conflito ? resolvido ap?s uma conversa educada, honesta e verdadeira.
e) O aluno deve se apresentar como autor do livro, escrevendo seu nome em destaque na capa, logo abaixo do t?tulo do livro;
f) Cada etapa do trabalho deve ser registrada por meio de fotos e/v?deos;
g) Crie uma Mostra com os trabalhos dos alunos de sua turma, convide as outras turmas para visitarem a Mostra e prestigiarem os trabalhos. Aproveite para expor as fotos em um mural.
2) M?sica:
Imagem dispon?vel em: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/05/trabalhando-com-musica-na-escola.html - Acesso em 08/05/2013.
A lei n? 11.769, que foi sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que a m?sica deve ser conte?do obrigat?rio em toda a Educa??o B?sica. Ano, 2013 ? o limite para incluirmos o ensino da m?sica em nossas aulas, n?o como uma disciplina, mas de forma interdisciplinar incluindo esse conte?do no projeto pedag?gico da escola.
? importante ressaltar que o objetivo n?o ? formar m?sicos, e sim desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integra??o dos alunos, conforme afirma a professora Cl?lia Craveiro, conselheira da C?mara de Educa??o B?sica do CNE (Conselho Nacional de Educa??o).
A lei n?o determina conte?dos que devem ser trabalhados, mas sabemos que a m?sica ajuda no desenvolvimento integral dos alunos, desenvolvendo as habilidades f?sico-cinest?sicas, espacial, l?gico-matem?tica, verbal e musical. O MEC prop?e a explora??o da diversidade cultural brasileira, trabalhando al?m das no??es b?sicas de m?sica, dos cantos c?vicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, cantos, ritmos, dan?as e sons de instrumentos regionais e folcl?ricos. O importante ? trabalhar:
A audi??o ? uma parte importante da educa??o musical. A tecnologia facilitou o acesso ? m?sica nos ?ltimos anos, o que aumentou as possibilidades de atividades musicais, assim como os g?neros, programas e dimens?es que cada m?dia oferece.
Texto dispon?vel em: <http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/05/trabalhando-com-musica-na-escola.html> - Acesso em 08/05/2013.
Verificando nossa aten??o: Leia o texto acima e responda as seguintes quest?es:
a) O texto acima fala de uma lei. Marque com um (X) o que voc? acha que ? uma lei:
a.1) ( ) uma ordem para fazer ou n?o fazer alguma coisa;
a.2) ( ) um pedido para fazer ou n?o fazer alguma coisa.
b) Qual ? o n?mero da lei que determina que a m?sica deve ser conte?do obrigat?rio em toda a Educa??o B?sica? _______________________________
c) Qual foi a data que essa lei foi sancionada (aprovada)?____________________
d) Qual o valor da soma dos cinco algarismos da lei 1+1+7+6+9? _______________________
Aprendendo com um exemplo de supera??o
Apesar da exist?ncia da lei citada acima, sabemos que na maioria das escolas, isso ainda n?o ? uma realidade. O que n?o nos impede de inserirmos nossos alunos no universo art?stico musical. Assista com seus alunos ao v?deo abaixo que serve de motiva??o para aqueles que enfrentam dificuldades, mas lutam para realizar seus sonhos. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
V?deo completo dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/professora-da-aula-de-musica-para-criancas-no-cantagalo/2487466/> - Acesso em 08/05/2013.
Depois de assistirem ao v?deo, discuta com os alunos sobre o que aprenderam e solicite que fa?am um pequeno texto relatando um sonho que gostariam de realizar.
Momento 01: Cantando e aprendendo
Sabendo da import?ncia da m?sica para o aprendizado escolar, vamos aprender cantando. Incentive seus alunos para realizarem com bastante dedica??o a atividade abaixo. Para isso, organize os alunos em grupos e proponha a seguinte atividade:
Imagem dispon?vel em: http://dicasmiudas.com.br/tags/chico-e-vinicius-para-criancas - Acesso em 08/05/2013.
a) Nos mesmos grupos da atividade acima, com a ajuda de seu professor, criem uma banda e interpretem uma m?sica infantil escolhida pelo seu grupo e que seja bem conhecida em sua regi?o;
b) Os instrumentos devem ser criados por voc?s a partir de produtos reutiliz?veis limpos (lata de tinta, peda?os de madeira, balde pl?stico, copo de extrato de tomate com areia, copo de extrato de tomate com brita e outros que julgarem interessantes.).
Professor, sugerimos em um momento posterior, ap?s muitos ensaios, que essas bandas (uma em cada dia) se apresentem nos hor?rios do recreio ao longo de uma semana. Aten??o: as autoriza??es das apresenta??es devem ser solicitadas antecipadamente junto ? dire??o da escola.
Para organizar as apresenta??es, monte um calend?rio, para que as ?bandas? possam se organizar e trazerem os instrumentos que v?o utilizar. Se quiser, poder? tamb?m convidar a fam?lia para assistir.
3) Teatro:
Imagem dispon?vel em: <http://brunokabuki.blogspot.com.br/p/teatro.html> - Acesso em 08/05/2013.
O teatro ? a terceira linguagem art?stica que abordaremos nesta aula. Voc? j? assistiu alguma pe?a teatral, j? fez teatro ou pelo menos sabe do que se trata?
Teatro ? um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de pe?as dram?ticas para apresenta??o em p?blico e o edif?cio onde s?o apresentadas essas pe?as. ? uma forma de arte na qual um ou v?rios atores apresentam uma determinada hist?ria que desperta na plateia sentimentos variados. D?-se o nome de dramaturgia ? arte de escrever pe?as de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa respons?vel pela composi??o dos textos. Existem muitos g?neros de teatro, dentre os quais se destacam: auto, com?dia, drama, fantoche, ?pera, musical, revista, trag?dia, tragicom?dia.
Conceito dispon?vel em: <http://www.significados.com.br/teatro> - Acesso em 08/05/2013.
Professor, talvez em sua escola exista um professor de teatro, mas assim como a m?sica, essa n?o ? a realidade das escolas, em geral. O que tamb?m n?o nos impede de inserirmos nossos alunos no universo art?stico teatral, pois, mais que despertar o lado art?stico da crian?a, a fim de torn?-la um profissional, o teatro traz v?rios benef?cios ?s crian?as. Assista com seus alunos ao v?deo abaixo que serve de motiva??o para aqueles que enfrentam dificuldades, mas lutam para realizar seus sonhos. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
V?deo completo dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=TtwMPTjetFU> - Acesso em 08/05/2013.
Ap?s assistirem ao v?deo, debata com os alunos sobre a mensagem principal do v?deo e a import?ncia de acreditarmos em nossos sonhos. Solicite que fa?am uma sinopse e publiquem no mural da escola.
Momento 01: A arte de se relacionar com os outros
Dos v?rios benef?cios citados no v?deo acima, podemos destacar a arte de relacionar com o outro. Para desenvolver essa arte em sua sala de aula, proponha a seguinte atividade:
a) Forme em sua sala grupos de 05 ou 06 alunos (evite manter a mesma forma??o dos grupos anteriores, afinal, esta atividade busca a arte de relacionar com os outros);
b) Forne?a a eles apenas uma palavra para interpretarem. Essa palavra pode ser um sentimento (alegria, tristeza, saudade, etc.), uma situa??o (anivers?rio, vel?rio, viagem etc.), uma data comemorativa (natal, p?scoa etc.) ou outra palavra que julgar conveniente;
c) Conte aos alunos a hist?ria dos Tr?s Porquinhos e pe?a que eles a interpretem. Solicite que fa?am uma releitura da hist?ria, ou seja, que a interpretem segundo os dias atuais;
d) Solicite que os alunos ilustrem uma hist?ria interpretada por outro colega, para que desenvolvam habilidades relacionadas ? leitura do mundo por meio da express?o visual;
e) Solicite a constru??o de um pequeno texto relatando os benef?cios que verificaram ao participar da interpreta??o das pe?as acima solicitadas;
f) Essa pe?a teatral deve ser filmada por algum componente do grupo para ser utilizada posteriormente. Para fazer as filmagens, voc? pode utilizar a filmadora da escola, uma m?quina digital comum ou se sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize seu laptop Classmate pelo seguinte caminho: (?rea de Trabalho > Fotos).
3? Atividade: Criando ferramentas para divulgar os trabalhos. Dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Imagem dispon?vel em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/06/949155/professores-4-dicas-usar-tecnologia-nas-aulas.html> - Acesso em 08/05/013.
Professor, para que o trabalho com a turma n?o se perca, ? de fundamental import?ncia criar ferramentas para perpetuar o que foi realizado. Muitas s?o as op??es, que podem ir desde um simples registro no caderno a ferramentas mais tecnol?gicas. Propomos para esta aula, duas ferramentas, a primeira, mais b?sica, no entanto, muito eficaz e pertinente para o processo de escrita e a segunda mais tecnol?gica, acompanhando a tend?ncia dos alunos ao mundo virtual.
A primeira ? o texto coletivo que como o pr?prio nome diz, ? um texto feito coletivamente pelos alunos, contudo, com a sua media??o, que dever? orientar a participa??o ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo. Os alunos v?o expondo suas opini?es enquanto voc? escreve o texto na lousa, voc? dever?, juntamente com os alunos, fazer a revis?o do texto e, finalmente, eles copiam a vers?o final em seus respectivos cadernos.
A segunda ? cria??o de um blog. Professor, as redes sociais hoje representam uma excelente oportunidade para socializarem novos conhecimentos. Aproveite este recurso e proponha aos alunos que utilizem este meio para socializarem os resultados da pesquisa. Consulte os ?Recursos do Portal do Professor MEC? S?tio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Interc?mbios virtuais e redes sociais, depois abra: Comunica??o virtual e redes sociais: uso de redes sociais como m?todo alternativo de aprendizagem ou redes sociais na escola.Para al?m do blog, outras dicas de registro se fazem necess?rias, como a utiliza??o de v?deos e fotos produzidos pelos pr?prios alunos no transcorrer dos trabalhos e a utiliza??o de tarefas online, pois, como parte do tempo o aluno j? est? online, ele aproveita para realizar as tarefas como que brincando.
Este registro deve ser feito de forma individual, onde o aluno postar? no blog: v?deos, o texto coletivo, a hist?ria tradicional dos Tr?s Porquinhos e a releitura que fizeram dela, fotos da apresenta??o musical das bandas no momento do recreio e das fotos da Mostra de livros.
Sugest?es de s?tios para consulta na prepara??o da aula:
- http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/05/trabalhando-com-musica-na-escola.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Produ%C3%A7%C3%A3o_cultural
Acessados em 10/05/2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, ou seja, se reconheceram que a arte auxilia no processo de alfabetiza??o e que s?o naturalmente artistas e se participaram das apresenta??es teatrais e musicais interagindo com o grupo, respeitando os diferentes pontos de vista, discutindo e produzindo textos. Fa?a um registro de suas observa??es, assim ter? um par?metro sobre as aprendizagens adquiridas pelos alunos no decorrer das atividades.