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Incluir e respeitar: um exerc?cio cotidiano - LETRA VIVA - PGM. 01: INF?NCIA, CULTURA E EDUCA??O

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Compreender que o ato de incluir deve ser exercitado diariamente;

?         Conhecer os conceitos de inclus?o e exclus?o;

?         Conhecer algumas necessidades educacionais especiais;

?         Formular hip?teses sobre o tema da aula;

?         Aprofundar nos conhecimentos culturais, tais como m?sica e seus estilos;

?         Localizar palavras no dicion?rio;

?         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

?         Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;

?         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 03 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 08/05/2013.

Professor, esta aula tem como par?metro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 01: INF?NCIA, CULTURA E EDUCA??O, que tem como foco a import?ncia da inser??o da crian?a enquanto agente da cultura.

A aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da inclus?o escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de inf?ncia, cultura e educa??o. Caso eles possuam alguma hist?ria sobre estes t?picos, deixe-os contar para criar um clima introdut?rio amistoso na aula. Dependendo da faixa et?ria de seus alunos, provavelmente n?o conhecer?o muita coisa, mas isso n?o ? determinante para o desenvolvimento da aula. ? tamb?m oportunidade para que os alunos aprendam com as hist?rias e exemplos citados pelos colegas.

1? Momento: Conhece-te a ti mesmo (aproximadamente 60 minutos).

A frase a seguir ? atribu?da ao fil?sofo grego S?crates de Atenas. Com ela, o fil?sofo prop?e que antes que n?s vi?ssemos a conhecer algo ou algu?m, antes, ? necess?rio conhecermos a n?s mesmos. Tanto em rela??o ao outro como ao mundo em que vivemos. Com a crian?a que est? em processo de alfabetiza??o e letramento n?o ? diferente. Antes de conhecer qualquer coisa que seja, precisa se conhecer primeiro.

Professor, para iniciarmos nossa aula, ? necess?rio diferenciar dois elementos citados no v?deo: alfabetiza??o e letramento (LETRA VIVA - PGM. 01: INF?NCIA, CULTURA E EDUCA??O). Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4270 - Acesso em 07/05/2013.

Segundo o livro Letramento, um tema em tr?s g?neros, da autora professora M?gda Soares, alfabetiza??o ? o aprendizado da leitura e da escrita que permite ao indiv?duo codificar e decodificar a l?ngua escrita; j? letramento ? o resultado da a??o de ensinar e aprender as pr?ticas sociais de leitura e escrita. Um indiv?duo alfabetizado n?o ? necessariamente um indiv?duo letrado; alfabetizado ? aquele que sabe ler e escrever; letrado ? aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente as demandas sociais da leitura e da escrita.

Professor, a seguir, assista ao v?deo abaixo que trata das diversidades, inclus?o de crian?as portadoras de defici?ncia e de diferen?as de linguagem, esses temas s?o essenciais para subsidiar seu trabalho com os alunos. 

Infancia, cultura e educacao

V?deo completo dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4270 - Acesso em 09/05/2013.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Verifique o saber pr?vio dos alunos sobre o conceito de inf?ncia (quem ? crian?a? o que crian?a faz? do que crian?a gosta? Dentre outros), diversidade (ningu?m ? igual a ningu?m, todos s?o diferentes e possuem cada um o seu valor), necessidades educacionais especiais (o que ?? para que serve? como lidar com ela?) e inclus?o (fa?o, n?o fa?o, gosto de todos, excluo alguns, sou exclu?do?).

Atividade 01: Professor, logo ap?s essa roda de conversa, materialize essa discuss?o por meio da atividade do autorretrato (o retrato que o autor faz de si mesmo. Maiores informa??es sobre, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Autorretrato - acesso em 09/05/2013). Deixe a disposi??o deles, papel, caneta, l?pis, borracha, tinta guache e pincel.  Esta atividade objetiva fazer com que o aluno tome consci?ncia de si mesmo em rela??o ao outro e ao mundo em que vive, o faz reconhecer que ? diferente um do outro, mas que assim como todos, ? possuidor de muitos defeitos e de muitas qualidades.

a)      Solicite que seus alunos fa?am um autorretrato, preferencialmente do rosto. 

b)      Com o autorretrato em m?os, pe?a que ? na frente da sala ? eles apresentem o desenho aos colegas e explique porque o desenhou assim.

c)      Ap?s mostrar o desenho, os alunos devem relatar apenas duas de suas muitas qualidades.

Se achar necess?rio, mostre alguns exemplos de autorretrato para que eles tenham um par?metro. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem no s?tio abaixo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Mas, voc? poder? tamb?m lev?-los at? ao laborat?rio de inform?tica ou ent?o leve algum livro que tenha algum autorretrato para eles verem.

Autorretrato

Imagem dispon?vel em: http://mundodatiacris.blogspot.com.br/2010/10/pablo-picasso-e-seu-autorretrato.html - Acesso em 07/05/2013.

Atividade 02: Leia para seus alunos o poema  O Auto Retrato de M?rio Quintana.

O Auto Retrato

No retrato que me fa?o
- tra?o a tra?o -
?s vezes me pinto nuvem,
?s vezes me pinto ?rvore...
?s vezes me pinto coisas
de que nem h? mais lembran?a...
ou coisas que n?o existem
mas que um dia existir?o...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhan?a,
no final, que restar??
Um desenho de crian?a...
Terminado por um louco!

Mario Quintana

Professor, utilize o poema de M?rio Quintana para trabalhar a leitura e a linguagem po?tica. Lembre-se que um poema se l? com entona??o de voz e com emo??o po?tica. Para isso, fa?a a leitura adequadamente para os alunos ouvirem e depois solicite que leiam. Em seguida, realize a atividade:

Procure no dicion?rio, o significado das seguintes palavras:

a)      Lida:

b)      Eterna:

c)      Semelhan?a:

d)     Louco:

2? Momento: Diversos e diferentes saberes (aproximadamente 60 minutos).

Professor, certamente, sua turma ? heterog?nea e um aluno joga melhor do que outro, algu?m canta e toca um instrumento musical melhor do que os outros, um tem mais facilidade para ler do que outro, um tem a letra mais bonita que o outro e assim por diante, mas ? de fundamental import?ncia que cada um de seus alunos saiba reconhecer o valor que possui, pois, ...

Ser diferente ?? normal

Imagem dispon?vel em: http://paposereflexoesms.blogspot.com.br/2012/03/ser-diferente-e-normal-simmmm.html - Acesso em 09/05/2013.

A frase da figura acima ? parte de uma campanha do Instituito MetaSocial e ? uma iniciativa para promover a diferen?a atrav?s da conscientiza??o. Foi uma campanha midi?tica, ou seja, com intensa divulga??o na m?dia televisiva, inclusive com personagens com S?ndrome de Down protagonizando comerciais de TV de grandes marcas. Usando os meios de comunica??o, o MetaSocial procura formas de induzir no inconsciente coletivo a no??o de que ?Ser Diferente ? Normal?, ou seja, todos s?o diferentes. Mas, que a diferen?a n?o deve impedir ningu?m de ter os mesmos direitos.

Professor, este ? um momento ideal para exibir para seus alunos um v?deo com a m?sica tema da campanha. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Ser diferente ?? normal - Gil e Preta

V?deo completo dispon?vel em: http://www.itsnormaltobedifferent.com/pt/landing/ - Acesso em 09/05/2013.

Atividade: Professor, solicite que fa?am uma leitura silenciosa da m?sica que acabaram de ouvir, pois, esse tipo de leitura possibilita a adapta??o do aluno ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Ap?s a leitura, apresente algumas tarefas.

Ser diferente ? normal

(Adilson Xavier / Vin?cius Castro)

EF#
Todo mundo tem seu jeito singular
A D
De ser feliz, de viver e de enxergar
E F#
Se os olhos s?o maiores ou s?o orientais
A D
E da?, que diferen?a faz?


E F#
Todo mundo tem que ser especial
A D
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
E F#
Seja branco, preto, verde, azul ou lil?s
A D
E da?, que diferen?a faz?
A6 Am6
J? pensou, tudo sempre igual?
E/G# E7/G#
Ser mais do mesmo o tempo todo n?o ? t?o legal
A6 Am6
J? pensou, sempre t?o igual?


E/G# F#7
T? na hora de ir em frente:
A6 Am6 E F#7
Ser diferente ? normal! (4x)


Todo mundo tem seu jeito singular
De crescer, aparecer e se manifestar
Se o peso na balan?a ? de uns quilinhos a mais
E da?, que diferen?a faz?


Todo mundo tem que ser especial
Em seu sorriso, sua f? e no seu visual
Se curte tatuagens ou pinturas naturais
E da?, que diferen?a faz?


J? pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo n?o ? t?o legal
J? pensou, sempre t?o igual?
T? na hora de ir em frente:
Ser diferente ? normal!

Meta socialGlobo Globo Cinerama

a)      Ap?s a leitura, fa?a um c?rculo nas palavras que voc? n?o conhece, procure o seu significado no dicion?rio, escrevendo-as em seu caderno.

b)      ?Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lil?s
E da?, que diferen?a faz??.

 Esse trecho da m?sica retrata que existem pessoas com a cor da pele diferente e cita as cores branca, preta, verde, azul e lil?s.

b.1) Voc? conhece algu?m verde, azul ou lil?s?

b.2) Porque voc? acha que o compositor da m?sica utilizou estas cores?

c)      Voc? acha que uma pessoa ? melhor do que a outra s? porque ela ? maior ou menor, mais pesada ou mais leve, se tem a pele mais clara ou mais escura, se usa ?culos, muleta, cadeira de rodas, aparelho bucal ou n?o? Justifique.

d)     Voc? j? foi apelidado de algo que n?o gostou como, por exemplo, baixinho, alt?o, negrinho, branquinho, gordinho, magrinho, quatro olhos ou coisa parecida? Voc? concorda em chamar algu?m por um apelido de que ela n?o gosta? Justifique.

Professor, a crian?a ? um ser completo que se relaciona com o mundo de diferentes modos ? t?o normal ser diferente que existem v?rios estilos pelos quais as crian?as aprendem melhor. Veja as dicas da fonoaudi?loga e pedagoga Elen Campos Caiado da equipe Brasil Escola.

Estilos de aprendizagem

Estilos de aprendizagem: as diferentes formas de adquirir conhecimento.

Cada indiv?duo possui e apresenta uma maneira pr?pria de aprender, a forma individual de adquirir conhecimento ? definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crian?as aprendem com maior facilidade cantando m?sicas, outras atrav?s de brincadeiras, brinquedos pedag?gicos, entre outros.

Conforme colocado anteriormente, sendo o Estilo de Aprendizagem um aprendizado pessoal e ?nico, vale ressaltar que n?o se trata do que o indiv?duo aprende e sim a forma que ele utiliza durante o aprendizado.

No intuito de identificar qual o melhor tipo de abordagem para seu aluno ou filho, fazendo com que crie e oriente estrat?gias educacionais personalizadas de acordo com o perfil de aprendizagem e proporcionando um aprendizado de forma prazerosa e com maior facilidade, conhe?a os tipos de aprendizagem existentes, bem como a maneira ideal de ser utilizada.

Os sete tipos de Estilo de Aprendizagem identificados no indiv?duo:

F?sico: definido como o indiv?duo que utiliza bastante a express?o corporal, as pessoas que apresentam esse perfil geralmente s?o inquietas, bisbilhoteiras e ?destruidoras? de brinquedos, pois buscam saber como ocorre o funcionamento desses. Interagem melhor atrav?s do contato manual e corporal, costumam ter gosto pela pr?tica de esportes, dan?a, inven??o e constru??o de algo.
Segue abaixo algumas atividades recomendadas aos indiv?duos que apresentam esse Estilo de Aprendizagem:

Sugest?es de atividades:
? Realizar aulas pr?ticas com montagens e constru??es de objetos e simula??es;
? Incluir aulas virtuais em computadores;
? Alternar momentos te?ricos e pr?ticos durante a aula.

Intrapessoal: definido como o indiv?duo que apresenta caracter?stica introspectiva, costuma ser solit?rio, t?mido, antissocial, por?m costuma apresentar melhor desempenho quando deixado ? vontade.
Na escola tende a identificar melhor com atividades de escrita, pesquisa e
projetos independentes, apresentando racioc?nio l?gico muito apurado e ? bastante reflexivo.

Sugest?es de atividades:
? Realizar projetos independentes;
? Devido ser considerado pesquisador nato, pode requisitar in?meros trabalhos de pesquisas;
? Evitar trabalhos em grupo, pois apresenta melhor desempenho em atividades isoladas.

Interpessoal: definido como um indiv?duo extrovertido relaciona-se melhor com o mundo atrav?s de suas intera??es com os outros, apresenta melhor entendimento com pessoas que trabalham em grupo. ? considerado prestativo e aut?ntico, apresenta melhor desempenho em atividades com equipes esportivas, grupos de discuss?es e organiza??o de eventos, trabalhos de pesquisa em grupo, ou trabalho em pequenas equipes.

Sugest?es de atividades:
? Realizar projetos em grupos;
? Organizar trabalhos onde possa lidar com o p?blico, como debates e entrevistas.

Lingu?stico ou Verbal: definido como o indiv?duo que apresenta maior facilidade em se expressar com palavras, ? considerado como ?devorador? de livros, sendo extremamente culto, sempre tem dom?nio do assunto que ? abordado. ? simpatizante de atividades que envolvem o uso da palavra falada, escrita de poemas e leitura liter?ria.

Sugest?es de atividades:
? Realizar projetos liter?rios, concursos para reda??o de textos publicit?rios;
? Realizar debates de temas pol?micos;
? Criar pe?a de teatro, etc.

Matem?tico: geralmente esses indiv?duos utilizam mais o pensamento (racioc?nio l?gico), n?meros, padr?es e sequ?ncias, contagem e classifica??o de objetos, cria??o de t?buas cronol?gicas e tabelas, e solu??o de problemas complexos. S?o considerados g?nios matem?ticos e tendem a ser apaixonados por jogos.

Sugest?es de atividades:
? Ensinar atividades que tenham como comprovar a resolu??o;
? Realizar projetos que propiciem a organiza??o e classifica??o de coisas e objetos;
? Realizar projetos de pesquisas cient?ficas ou comportamentais.

Musical: s?o indiv?duos que se interessam mais por sons e m?sicas, geralmente vivem cantando ou entoando algum som, mesmo com a boca fechada. Apresentam habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou n?o.

Sugest?es de atividades:                                                                                                      

? Realizar projetos para cria??o de teatros musicais;
? Escrever letras para m?sicas j? existentes;
? Realizar projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais;
? Realizar projetos para cria??o de trabalhos em multim?dia.

Visual: s?o indiv?duos que tendem a explorar mais o aspecto visual das coisas, apresentando um talento natural para lidar com cores e harmonizar ambientes. Identificam-se atrav?s de pinturas, imagens, bem como cria??o de artes gr?ficas.

Sugest?es de atividades:
? Criar projetos voltados para a cria??o de cen?rios para pe?as de teatro;
? Criar um Site para a turma ou escola;
? Solicitar apresenta??es multim?dia dos trabalhos da escola;
? Realizar projetos com interpreta??o de mapas, diagramas e obras de arte;
? Trabalhar com ilustra??es, gr?ficos, slides e filmes nas aulas.

? importante esclarecer que uma pessoa pode apresentar mais de um estilo de aprendizagem, mas geralmente tende a ter o estilo prim?rio tido como o dominante e o secund?rio.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: Orienta??o Escolar - Educador - Brasil Escola

Imagem e texto dispon?veis em: http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/os-diferentes-estilos-aprendizagem-cada-crianca.htm - Acesso em 09/05/2013.

Professor, como j? foi falado anteriormente, as turmas devem ser sempre heterog?neas e cada aluno tem seu estilo pr?prio de aprendizagem, assim, cabe a voc? alternar a din?mica de ensinar e buscar alcan?ar a todos os alunos. Nesta atividade j? foi trabalhado o estilo musical por meio da m?sica ?Ser diferente ? normal?. Seja criativo, inove, invente, porque ser diferente ? normal e necess?rio! Boa sorte!

3? momento: Inclus?o: o que ? isso?  (aproximadamente 60 minutos).

Inclus??o - bonecos em c??rculos

Imagem dispon?vel em: http://www.contrapreconceito.com/2012/08/o-que-e-inclusao/ ? Acesso em 09/05/2013.

Voc? sabe o que significa o termo Inclus?o? Inclus?o ? inserir algu?m que est? fora em algum grupo, atividades, aprendizado. ? simples, veja o exemplo de uma crian?a fict?cia, (imagin?ria) de nome Matheus. Um caso inventado, mas muito comum. Matheus ? muito pobre e n?o tem computador. Nunca sequer teve oportunidade de conhecer um. E nem dinheiro para ir a Lan House. Essa crian?a est? exclu?da do mundo da inform?tica. Mas, vejam s?! O governo mant?m, no bairro, onde Matheus mora, um centro de ?Inclus?o Digital?, que disponibiliza computadores para serem usados, de gra?a.

Isso ? inclus?o. Matheus estava completamente exclu?do, de fora da inform?tica. Por?m, o centro fez com que ele entrasse nesse mundo. Foi inserido, inclu?do.

Percebeu? O racioc?nio ? semelhante para outros tipos de inclus?o.

Explica??o dispon?vel em: http://www.contrapreconceito.com/2012/08/o-que-e-inclusao/ ? Acesso em 09/05/2013.

Professor, dificilmente conseguiremos falar de inclus?o (escolar ou n?o) sem nos recorrermos ao seu contr?rio: a exclus?o.  Baseando-se na explica??o acima convide seus alunos para uma nova atividade.

Roda de conversa - M??nica

Imagem dispon?vel em: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/ - Acesso em 09/05/2013.

Introduza este momento falando desses dois termos opostos a seus alunos. Em seguida motive-os a falarem tamb?m sobre inclus?o/exclus?o. Traga os termos para o cotidiano deles, direcione-os a falarem dos colegas que se sentem acolhidos ou rejeitados por determinados grupos dentro da escola. Aqueles que s?o escolhidos primeiramente para o time de futebol da escola ou aquele colega que ningu?m quer fazer trabalho com ele, por exemplo. Tome o cuidado de solicitar que eles n?o citem nomes para n?o causar conflitos ou constrangimentos. 

Atividade 01: Voc? inclui ou exclui? Fa?a uma autoavalia??o de sua postura na escola em rela??o aos seus colegas. Marque um (X) nas alternativas abaixo e saiba se sua postura ? de inclus?o ou de exclus?o.

a)      Voc? e seus colegas est?o jogando na quadra da escola no hor?rio do recreio e de repente chega algu?m querendo jogar. Voc?...

(   ) Deixa ele jogar.

(   ) Pede para ele ir brincar em outro lugar com os colegas dele.

b)      Aproxima-se a data de seu anivers?rio e seus pais lhe prometeram uma bonita festa. Voc?...

(   ) N?o convida seu colega que te ofendeu na semana passada.

(   ) Faz o convite a ele para por fim ao desentendimento.

c)      Um aluno novato ? transferido para sua escola. Todos percebem pelas suas roupas que ele ? muito pobre. Voc?...

(   ) O acolhe em grupo de amigos.

(   ) Sai falando mal dele pela escola.

d)     Um colega de sua sala nasceu com um problema de sa?de que o impossibilita de conversar e andar direito. Voc?...

(   ) Faz dele motivo de piada

(   ) Faz dele seu amigo e o ajuda no que ele precisar

Atividade 02: Em duplas, escreva uma carta falando das vantagens de incluir as pessoas com necessidades e as desvantagens de se excluir pessoas necessitadas.

Dicas de como se escreve uma carta: http://www.alienado.net/como-se-escreve-uma-carta/ - Acesso em 09/05/2013.

Informa??es ao professor:

Fique por dentro: O mundo sempre esteve fechado para mudan?as, em rela??o a essas pessoas, por?m, a partir de 1981, a ONU (Organiza??o das Na??es Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Defici?ncias (AIPPD), ?poca em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram tamb?m merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidad?os.

No contexto escolar, fala-se apenas da inclus?o/exclus?o escolar ou educacional, mas existem v?rias outras, tais como, a digital ? conforme o exemplo da crian?a imagin?ria de nome Matheus, a inclus?o social (inser??o/exclus?o no conv?vio social), cultural (inser??o/exclus?o no conv?vio cultural), no mercado de trabalho (inser??o em um emprego/desemprego), financeira (relacionada ao dinheiro) e v?rias outras.

Atividade 03: Verificando o aprendizado. Separe as s?labas dos seguintes tipos de inclus?o/exclus?o:

a)      Escolar: ____, ____, ____.

b)      Cultural: ____, ____. ____.

c)      Social: ____, ____, ____.

d)     Trabalho: _____, _____, ____.

e)      Financeira: ____, ____, ____, ____.

Atividade 04: Represente por meio de um desenho, a exclus?o financeira (falta de dinheiro).

?

?

?

?

?

?

Atividade 05: Montando um teatro e socializando

Em grupos de 05 ou 06 alunos, monte uma pe?a teatral onde consigam representar uma situa??o em que houve uma exclus?o escolar de um aluno que possu?a uma defici?ncia f?sica e que depois de um saud?vel di?logo, esse quadro foi convertido em uma bonita inclus?o escolar.

Esta ? uma forma de socializar o resultado de seu trabalho, al?m de possibilitar a verifica??o da aprendizagem adquirida ao longo das atividades.

Recursos Complementares

Sugest?es de s?tios para consulta no momento de planejamento da aula:

- Inclus?o escolar: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/; http://inclusaolasalle.zip.net/

- Teatro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro

- Tipos de aprendizagem: http://www.robertexto.com/archivo5/aprendizagem.htm

Acessados em 10/05/2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos.Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam que o ato de incluir deve ser exercitado diariamente; se aprenderam sobre os conceitos de inclus?o e exclus?o e participaram das atividades orais, interagindo e formulando hip?teses, al?m de localizar palavras no dicion?rio, lendo poemas com entona??o de voz e colaborando com o grupo. Estas observa??es ser?o ?teis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.