Portal do Professor

Início do Conteúdo

Animais de estima??o x aprendizagem

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Conhecer alguns animais ex?ticos de estima??o;

?         Descobrir os benef?cios que estes animais trazem aos seres humanos;

?         Descobrir os cuidados que devemos ter com os animais;

?         Localizar palavras no dicion?rio;

?         Localizar informa??es no texto;

?         Formular hip?teses sobre o tema da aula;

?         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de m?sicas;

?         Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 04 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas, respeitando seus gostos, tanto em rela??o aos animais de estima??o quanto em rela??o ?s m?sicas que gosta de ouvir.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 12/05/2013.

A aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca de animais de estima??o e suas potencialidades, al?m de possibilitar um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica e Ci?ncias.

1? Atividade:  dura??o aproximadamente 60 minutos.

Animais de estima??o: o que s?o e para que servem?

Informa??es ao professor

S?o animais criados no conv?vio com os seres humanos por raz?es afetivas, gerando uma rela??o ben?fica. T?m como destina??es principais: terapia, companhia, lazer, aux?lio aos portadores de necessidades especiais, esportes, ornamenta??o, participa??o em torneio e exposi??es, conserva??o, preserva??o, cria??o, melhoramento gen?tico e trabalhos especiais.

Os principais grupos de animais de estima??o s?o: aves cantoras e ornamentais, dom?sticas, silvestres e ex?ticas; c?es; gatos; peixes ornamentais e outros (r?pteis, pequenos roedores, pequenos mam?feros), dom?sticos, silvestres e ex?ticos.

Animais de estima????o

Imagem e conceito dispon?veis em: http://acisa.org.br/ministro-anuncia-criacao-de-cadeia-produtiva-dos-animais-de-estimacao/ - Acesso em 12/05/2013.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Inicie a aula de modo bem descontra?do e com a participa??o efetiva de seus alunos. Pergunte quem deles possui um animal de estima??o. Deixe os alunos falarem o nome e qual animal ?.

Momento 01: Utilizando o dicion?rio

Dicion??rio

Imagem dispon?vel em: http://seriesfreaks.blogspot.com.br/p/mini-dicionario-de-series.html - Acesso em 12/05/2013.

Localize no dicion?rio o significado das seguintes palavras:

a)      Estima??o: ___________________________________________________________________________________________________________________

b)      Ex?tico: ______________________________________________________________________________________________________________________

Depois de procurar e ler o significado das palavras discuta com eles sobre o que descobriram.

Momento 02: Escrevendo sobre meu animal

Aluna UCA - Atividades

Solicite que cada aluno escreva em seu caderno de Ci?ncias, um pequeno texto de no m?ximo cinco linhas descrevendo as principais caracter?sticas f?sicas de seu animal de estima??o: esp?cie, raz?o do nome escolhido, tamanho, cor, ra?a e outras. Descreva tamb?m caracter?sticas da ?personalidade? do animal: amigo, pregui?oso, brincalh?o, bravo, dentre outras. Caso ele n?o tenha nenhum animal de estima??o dever? descrever um animal que j? teve ou que gostaria de ter.

Quadro Ilustra????o

Fonte: Acervo do autor.

Momento 03: No texto, vimos que os animais de estima??o trazem benef?cios aos seres humanos. O seu animal de estima??o lhe traz algum benef?cio? Se sim, qual ou quais?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2? Atividade:  dura??o de aproximadamente 60 minutos.

Animais ex?ticos de estima??o

Professor, discuta com os alunos sobre os animais ex?ticos de estima??o, mas destaque que devemos ter cuidado com estes animais e os perigos em lidar com eles. Voc? poder? utilizar um projetor multim?dia e projetar as imagens a seguir.

Agora voc?s j? sabem o significado do termo ex?tico. Quero ver se sabiam que muitas pessoas fazem de animais ex?ticos, seus animais de estima??o.

Foi-se o tempo em que as crian?as e os jovens sonhavam com um animal de estima??o fofinho e inofensivo para chamar de seu. Os favoritos da garotada eram os mais companheiros (cachorros, gatos, hamsters, peixes e at? p?ssaros) e os pais j? estavam at? mesmo acostumados com a ideia. Mas hoje em dia as coisas est?o bem diferentes e os animais de estima??o bem mais, digamos, ex?ticos.

Isso mesmo, a moda agora s?o os animais de estima??o ex?ticos, o que inclui seres pouco fofinhos e at? mesmo perigosos. A pr?tica virou febre ap?s ganhar o apoio de celebridades como o cantor teen Justin Bieber que andava pelas festas exibindo uma Corn Snake (isso mesmo, uma cobra).

Texto extra?do do s?tio: http://www.noticiasnumclick.com.br/animais-de-estimacao-exoticos-tarantula-furao-piton-sapo-e-dica-   Acesso e 12/05/2013.

Bieber

Imagem dispon?vel em: http://capricho.abril.com.br/blogs/amigaquebafo/e-isso-mesmo-justin-bieber-levou-uma-cobra-de-verdade-ao-vma-o-que-voce-achou/justin-cobra/ - Acesso em 12/05/2013.

Conhe?a alguns animais ex?ticos de estima??o:

Tar?ntulas: n?o s?o venenosas e vivem at? 20 anos.

Tar??ntula

Imagem dispon?vel em: http://www.bradbyers.com/tarantula.html - Acesso em 12/05/2013.

?

Sapos: algumas esp?cies inofensivas s?o adotadas especialmente por adolescentes.

Sapo

Imagem dispon?vel em: http://linguasdagata.blogs.sapo.pt/27052.html - Acesso em 12/05/2013.

?

P?ton: ? d?cil, mas muito grande, exige espa?o e cuidados especiais.

P??ton

Imagem dispon?vel em: http://estranhoplaneta.blogspot.com.br/2008/03/garoto-amigo-da-pton-continua-vivo.html - Acesso em 12/05/2013.

?

Chinchila: silenciosa e limpa pode viver at? 15 anos.

Chinchila

Imagem dispon?vel em: http://www.saudeanimal.com.br/artigo54.htm - cesso em 12/05/2013.

?

Porquinhos da ?ndia:  precisam de poucos cuidados e s?o muito carinhosos.

Porquinhos da ??ndia

Imagem dispon?vel em: http://www.omo.com.br/lavanderia/meu-animal-de-estimacao-e-um-porquinho-da-india - Acesso em 12/05/2013.

Os animais de estima??o ex?ticos tamb?m podem causar riscos ? sa?de dos seres humanos. Por isso professor, solicite que seus alunos acessem os s?tios http://saudeinfantil.blog.br/2013/05/os-perigos-de-animais-de-estimacao-exoticos/ e http://saudeinfantil.blog.br/2011/10/doencas-transmitidas-por-animais/ - acesso em 12/05/2013 - e fa?a com eles a leitura das reportagens indicadas. Pe?a que cada aluno fa?a em voz alta a leitura de uma frase do texto indicado. Caso considere o texto muito grande, selecione alguns trechos que evidenciem que esses animais podem causar perigos e preju?zos ? nossa sa?de.

Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Ap?s a leitura discuta com os alunos sobre o que entenderam. Cientes de seu conte?do proponha que realizem individualmente, as atividades abaixo.

Momento 01: Fazendo a diferencia??o

Marque um (X) na op??o que apresenta o nome de um animal ex?tico:

a)      (   ) cachorro

b)      (   ) p?ton

c)      (   ) gato

d)     (   ) tar?ntula

Momento 02: Trabalho com recorte e colagem com a fam?lia

Aluno UCA - Atividades de Casa

Escolha dois dos animais da atividade acima, um ex?tico e o outro n?o. Procure em revistas e/ou jornais, fotos deles, ap?s encontrar, recorte e cole em seu caderno. Pe?a aux?lio de seus familiares. Caso n?o encontre animais ex?ticos no material pesquisado, desenhe ou pesquise na internet e imprima, lembre-se de anotar o s?tio que pesquisou e a data de acesso.

3? Atividade: dura??o de aproximadamente 60 minutos.

Cantando e aprendendo com os animais

Momento 01:

Professor, projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

M?sica 01: Animais de estima??o

Patati Patat??

V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=V86TBCJe9MA - Acesso em 10/05/2013.

Animais de Estima??o

Patati e Patata

Animais, animais
De estima??o...
S?o demais, s?o demais
Querem prote??o...
Se voc? quer ter um trate com carinho...
E voc? nunca mais vai ficar sozinho (2x)

Pode ser
Cachorrinho
Gato ou
Passarinho
Papagaio ou
Tartaruga
S?o todos mansinhos
S?o pequenos
S?o grand?es
Isso n?o importa
Eles d?o muito amor
Abra a sua porta

Depois que assistirem ao v?deo, distribua a letra da m?sica e solicite que ilustrem a m?sica com o animal que mais gostam, dentre os citados na m?sica. Em seguida solicite que colem no caderno e fa?am a atividade a seguir:

1-      Responda de acordo com a m?sica: Animais de estima??o

a)      Quem canta esta m?sica?_________________________________________

b)      O que os animais de estima??o querem?_____________________________

__________________________________________________________________

c)      Por que eles precisam de prote??o?_________________________________

_________________________________________________________________

d)     Por que voc? nunca vai ficar sozinho?________________________________

_________________________________________________________________

e)      Voc? acha certo maltratar um animal de estima??o??????????????????____________________

_________________________________________________________________

f)       Quantos animais de estima??o aparecem na m?sica?__________________

_________________________________________________________________

Professor, a seguir apresentamos outra possibilidade para que voc? enrique?a sua aula.

Momento 02:

M?sica 02: A Orquestra dos Bichos

Professor, a m?sica ? um excelente recurso para trabalharmos com os alunos diferentes temas, pois al?m da melodia ela utiliza uma linguagem l?dica, por isso propomos a seguinte atividade:

Leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para projetar o v?deo a seguir. Assistam ao v?deo e cantem a m?sica.

Trem da Alegria

Orquestra dos bichos

V?deo completo dispon?vel em: http://letras.mus.br/trem-da-alegria/75288/ - Acesso em 10/05/2013.

O Jumento descobriu
Que era um g?nio musical
Decidiu ent?o fazer
Uma orquestra
E os bichos reuniu
L? no fundo do quintal
Veio bicho da fazenda
E da floresta.

Come?ou a ensaiar
Todo mundo quis tocar
Nunca teve confus?o
Igual a esta.

Uma Vaca no trombone
Galo no saxofone
E a Galinha foi cantar
No microfone. (2x)

Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!

A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (2x)

Um tambor para o Pav?o
Porco toca o viol?o
O Cachorro atacou
De bombadino.

O Pintinho no flautim
E o Peru no tamborim
E o Burro veio
Com seu violino...

O Cabrito no pistom
Gato no acordeon
Na guitarra
Um Cavalo campolino.

Uma Vaca no trombone
Galo no saxofone
E a Galinha foi cantar
No microfone. (2x)

Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!

A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (2x)

Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!

A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (4x)

Momento 03: Explorando a m?sica

Escolha alguns elementos da m?sica acima (fazenda, floresta, galinha, vaca, saxofone, trombone, microfone) e os represente. Se sua escola fizer parte do Projeto UCA, eles poder?o ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint). Caso n?o fa?a parte, a representa??o poder? ser feita, em cartolina, atrav?s de desenhos e ou recortes.

Momento 04: Utilizando alguns elementos geom?tricos

Imprima a letra da m?sica para os alunos realizarem a atividade a seguir:

1-      Consulte o texto da m?sica acima e fa?a o que se pede.

a)      Fa?a um c?rculo em torno do nome de animais.

b)      Fa?a um tri?ngulo em torno do nome dos autores da m?sica.

c)      Fa?a um tra?o com l?pis de escrever nas palavras terminadas com a letra A.

d)     Fa?a um tra?o com l?pis de cor (qualquer uma) nas palavras com dois rr seguidos.

e)     Numere os animais que voc? encontrar na m?sica.

2- Escreva a seguir os nomes dos animais que aparecem na m?sica:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Escolha dois animais da m?sica que gostaria de ter como animal de estima??o e elabore frases destacando os cuidados que deve ter com eles.

  ___________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4? Atividade: dura??o de aproximadamente 60 minutos.

Brincando com os animais

Professor, para finalizar, propomos os jogos a seguir. Eles refor?am a ideia de que precisamos cuidar dos animais. Se os seus alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet), mas se n?o tiverem, leve-os at? o Laborat?rio de Inform?tica.

Animal Shelter

Os animais deste abrigo precisam que cuide deles. Por isso n?o deixe que passem necessidades, atingindo, assim, as metas do jogo.

Jogo 1

http://www.njogos.pt/animal_shelter.html - Acesso em 10/05/2013.

Jogo 2

Jogo Shopping Pets

Sua tarefa ? atender a todos os animais de estima??o e vendo qual a sua necessidade. Preste aten??o no que cada bichinho quer, sem deix?-los esperando muito tempo para eles n?o irem embora insatisfeitos.

http://jogos360.uol.com.br/shopping_pets.html - Acesso em 10/05/2013.

Recursos Complementares

Professor, a seguir, s?o apresentados alguns s?tios que voc? pode consultar para auxiliar em seu planejamento:

- Animais de estima??o x aprendizagem: http://ensinoeaprendizagem-amor.blogspot.com.br/2008/08/animais-de-estimao.html

- Animais ex?ticos: http://exoticopet.com.br/

- Cuidados com animais: http://www.escolakids.com/cuidados-com-os-animais.htm

- M?sicas envolvendo animais: http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/bichos-grandes-e-bichos-pequenos

- Jogos: http://jogosdeanimais.org/

Acessados em 10/05/2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e principalmente por meio da verifica??o das atividades propostas nos momento desta aula.

Professor, verifique se os alunos  conseguiram descobrir os cuidados que devemos ter com os animais e seus benef?cios para os seres humanos; o que aprenderam sobre animais ex?ticos de estima??o e seus poss?veis riscos ? sa?de humana; se conseguiram desenvolver a leitura e a escrita por meio de m?sicas; se j? aperfei?oaram a pr?tica de localizar palavras no dicion?rio; se j? est?o formulando hip?teses sobre o tema da aula e se interagiram, colaborando e trocando experi?ncias em grupo.