Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
? Conhecer alguns animais ex?ticos de estima??o;
? Descobrir os benef?cios que estes animais trazem aos seres humanos;
? Descobrir os cuidados que devemos ter com os animais;
? Localizar palavras no dicion?rio;
? Localizar informa??es no texto;
? Formular hip?teses sobre o tema da aula;
? Desenvolver a leitura e a escrita por meio de m?sicas;
? Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas, respeitando seus gostos, tanto em rela??o aos animais de estima??o quanto em rela??o ?s m?sicas que gosta de ouvir.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em 12/05/2013.
A aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca de animais de estima??o e suas potencialidades, al?m de possibilitar um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica e Ci?ncias.
1? Atividade: dura??o aproximadamente 60 minutos.
Informa??es ao professor
S?o animais criados no conv?vio com os seres humanos por raz?es afetivas, gerando uma rela??o ben?fica. T?m como destina??es principais: terapia, companhia, lazer, aux?lio aos portadores de necessidades especiais, esportes, ornamenta??o, participa??o em torneio e exposi??es, conserva??o, preserva??o, cria??o, melhoramento gen?tico e trabalhos especiais.
Os principais grupos de animais de estima??o s?o: aves cantoras e ornamentais, dom?sticas, silvestres e ex?ticas; c?es; gatos; peixes ornamentais e outros (r?pteis, pequenos roedores, pequenos mam?feros), dom?sticos, silvestres e ex?ticos.
Imagem e conceito dispon?veis em: http://acisa.org.br/ministro-anuncia-criacao-de-cadeia-produtiva-dos-animais-de-estimacao/ - Acesso em 12/05/2013.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Inicie a aula de modo bem descontra?do e com a participa??o efetiva de seus alunos. Pergunte quem deles possui um animal de estima??o. Deixe os alunos falarem o nome e qual animal ?.
Momento 01: Utilizando o dicion?rio
Imagem dispon?vel em: http://seriesfreaks.blogspot.com.br/p/mini-dicionario-de-series.html - Acesso em 12/05/2013.
Localize no dicion?rio o significado das seguintes palavras:
a) Estima??o: ___________________________________________________________________________________________________________________
b) Ex?tico: ______________________________________________________________________________________________________________________
Depois de procurar e ler o significado das palavras discuta com eles sobre o que descobriram.
Momento 02: Escrevendo sobre meu animal
Solicite que cada aluno escreva em seu caderno de Ci?ncias, um pequeno texto de no m?ximo cinco linhas descrevendo as principais caracter?sticas f?sicas de seu animal de estima??o: esp?cie, raz?o do nome escolhido, tamanho, cor, ra?a e outras. Descreva tamb?m caracter?sticas da ?personalidade? do animal: amigo, pregui?oso, brincalh?o, bravo, dentre outras. Caso ele n?o tenha nenhum animal de estima??o dever? descrever um animal que j? teve ou que gostaria de ter.
Fonte: Acervo do autor.
Momento 03: No texto, vimos que os animais de estima??o trazem benef?cios aos seres humanos. O seu animal de estima??o lhe traz algum benef?cio? Se sim, qual ou quais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2? Atividade: dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Professor, discuta com os alunos sobre os animais ex?ticos de estima??o, mas destaque que devemos ter cuidado com estes animais e os perigos em lidar com eles. Voc? poder? utilizar um projetor multim?dia e projetar as imagens a seguir.
Agora voc?s j? sabem o significado do termo ex?tico. Quero ver se sabiam que muitas pessoas fazem de animais ex?ticos, seus animais de estima??o.
Foi-se o tempo em que as crian?as e os jovens sonhavam com um animal de estima??o fofinho e inofensivo para chamar de seu. Os favoritos da garotada eram os mais companheiros (cachorros, gatos, hamsters, peixes e at? p?ssaros) e os pais j? estavam at? mesmo acostumados com a ideia. Mas hoje em dia as coisas est?o bem diferentes e os animais de estima??o bem mais, digamos, ex?ticos.
Isso mesmo, a moda agora s?o os animais de estima??o ex?ticos, o que inclui seres pouco fofinhos e at? mesmo perigosos. A pr?tica virou febre ap?s ganhar o apoio de celebridades como o cantor teen Justin Bieber que andava pelas festas exibindo uma Corn Snake (isso mesmo, uma cobra).
Texto extra?do do s?tio: http://www.noticiasnumclick.com.br/animais-de-estimacao-exoticos-tarantula-furao-piton-sapo-e-dica- Acesso e 12/05/2013.
Imagem dispon?vel em: http://capricho.abril.com.br/blogs/amigaquebafo/e-isso-mesmo-justin-bieber-levou-uma-cobra-de-verdade-ao-vma-o-que-voce-achou/justin-cobra/ - Acesso em 12/05/2013.
Conhe?a alguns animais ex?ticos de estima??o:
Tar?ntulas: n?o s?o venenosas e vivem at? 20 anos.
Imagem dispon?vel em: http://www.bradbyers.com/tarantula.html - Acesso em 12/05/2013.
?
Sapos: algumas esp?cies inofensivas s?o adotadas especialmente por adolescentes.
Imagem dispon?vel em: http://linguasdagata.blogs.sapo.pt/27052.html - Acesso em 12/05/2013.
?
P?ton: ? d?cil, mas muito grande, exige espa?o e cuidados especiais.
Imagem dispon?vel em: http://estranhoplaneta.blogspot.com.br/2008/03/garoto-amigo-da-pton-continua-vivo.html - Acesso em 12/05/2013.
?
Chinchila: silenciosa e limpa pode viver at? 15 anos.
Imagem dispon?vel em: http://www.saudeanimal.com.br/artigo54.htm - cesso em 12/05/2013.
?
Porquinhos da ?ndia: precisam de poucos cuidados e s?o muito carinhosos.
Imagem dispon?vel em: http://www.omo.com.br/lavanderia/meu-animal-de-estimacao-e-um-porquinho-da-india - Acesso em 12/05/2013.
Os animais de estima??o ex?ticos tamb?m podem causar riscos ? sa?de dos seres humanos. Por isso professor, solicite que seus alunos acessem os s?tios http://saudeinfantil.blog.br/2013/05/os-perigos-de-animais-de-estimacao-exoticos/ e http://saudeinfantil.blog.br/2011/10/doencas-transmitidas-por-animais/ - acesso em 12/05/2013 - e fa?a com eles a leitura das reportagens indicadas. Pe?a que cada aluno fa?a em voz alta a leitura de uma frase do texto indicado. Caso considere o texto muito grande, selecione alguns trechos que evidenciem que esses animais podem causar perigos e preju?zos ? nossa sa?de.
Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
Ap?s a leitura discuta com os alunos sobre o que entenderam. Cientes de seu conte?do proponha que realizem individualmente, as atividades abaixo.
Momento 01: Fazendo a diferencia??o
Marque um (X) na op??o que apresenta o nome de um animal ex?tico:
a) ( ) cachorro
b) ( ) p?ton
c) ( ) gato
d) ( ) tar?ntula
Momento 02: Trabalho com recorte e colagem com a fam?lia
Escolha dois dos animais da atividade acima, um ex?tico e o outro n?o. Procure em revistas e/ou jornais, fotos deles, ap?s encontrar, recorte e cole em seu caderno. Pe?a aux?lio de seus familiares. Caso n?o encontre animais ex?ticos no material pesquisado, desenhe ou pesquise na internet e imprima, lembre-se de anotar o s?tio que pesquisou e a data de acesso.
3? Atividade: dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Momento 01:
Professor, projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
M?sica 01: Animais de estima??o
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=V86TBCJe9MA - Acesso em 10/05/2013.
Animais de Estima??o
Animais, animais
De estima??o...
S?o demais, s?o demais
Querem prote??o...
Se voc? quer ter um trate com carinho...
E voc? nunca mais vai ficar sozinho (2x)
Pode ser
Cachorrinho
Gato ou
Passarinho
Papagaio ou
Tartaruga
S?o todos mansinhos
S?o pequenos
S?o grand?es
Isso n?o importa
Eles d?o muito amor
Abra a sua porta
Depois que assistirem ao v?deo, distribua a letra da m?sica e solicite que ilustrem a m?sica com o animal que mais gostam, dentre os citados na m?sica. Em seguida solicite que colem no caderno e fa?am a atividade a seguir:
1- Responda de acordo com a m?sica: Animais de estima??o
a) Quem canta esta m?sica?_________________________________________
b) O que os animais de estima??o querem?_____________________________
__________________________________________________________________
c) Por que eles precisam de prote??o?_________________________________
_________________________________________________________________
d) Por que voc? nunca vai ficar sozinho?________________________________
_________________________________________________________________
e) Voc? acha certo maltratar um animal de estima??o??????????????????____________________
_________________________________________________________________
f) Quantos animais de estima??o aparecem na m?sica?__________________
_________________________________________________________________
Professor, a seguir apresentamos outra possibilidade para que voc? enrique?a sua aula.
Momento 02:
M?sica 02: A Orquestra dos Bichos
Professor, a m?sica ? um excelente recurso para trabalharmos com os alunos diferentes temas, pois al?m da melodia ela utiliza uma linguagem l?dica, por isso propomos a seguinte atividade:
Leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para projetar o v?deo a seguir. Assistam ao v?deo e cantem a m?sica.
V?deo completo dispon?vel em: http://letras.mus.br/trem-da-alegria/75288/ - Acesso em 10/05/2013.
O Jumento descobriu
Que era um g?nio musical
Decidiu ent?o fazer
Uma orquestra
E os bichos reuniu
L? no fundo do quintal
Veio bicho da fazenda
E da floresta.
Come?ou a ensaiar
Todo mundo quis tocar
Nunca teve confus?o
Igual a esta.
Uma Vaca no trombone
Galo no saxofone
E a Galinha foi cantar
No microfone. (2x)
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (2x)
Um tambor para o Pav?o
Porco toca o viol?o
O Cachorro atacou
De bombadino.
O Pintinho no flautim
E o Peru no tamborim
E o Burro veio
Com seu violino...
O Cabrito no pistom
Gato no acordeon
Na guitarra
Um Cavalo campolino.
Uma Vaca no trombone
Galo no saxofone
E a Galinha foi cantar
No microfone. (2x)
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (2x)
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
Qu?! Qu? Qu?!
Qu? Qu? Qu? Qu? Qu?!
A galera explodiu
Foi assim que surgiu
A Galinha cantora
Mais famosa do Brasil. (4x)
Momento 03: Explorando a m?sica
Escolha alguns elementos da m?sica acima (fazenda, floresta, galinha, vaca, saxofone, trombone, microfone) e os represente. Se sua escola fizer parte do Projeto UCA, eles poder?o ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint). Caso n?o fa?a parte, a representa??o poder? ser feita, em cartolina, atrav?s de desenhos e ou recortes.
Momento 04: Utilizando alguns elementos geom?tricos
Imprima a letra da m?sica para os alunos realizarem a atividade a seguir:
1- Consulte o texto da m?sica acima e fa?a o que se pede.
a) Fa?a um c?rculo em torno do nome de animais.
b) Fa?a um tri?ngulo em torno do nome dos autores da m?sica.
c) Fa?a um tra?o com l?pis de escrever nas palavras terminadas com a letra A.
d) Fa?a um tra?o com l?pis de cor (qualquer uma) nas palavras com dois rr seguidos.
e) Numere os animais que voc? encontrar na m?sica.
2- Escreva a seguir os nomes dos animais que aparecem na m?sica:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Escolha dois animais da m?sica que gostaria de ter como animal de estima??o e elabore frases destacando os cuidados que deve ter com eles.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4? Atividade: dura??o de aproximadamente 60 minutos.
Brincando com os animais
Professor, para finalizar, propomos os jogos a seguir. Eles refor?am a ideia de que precisamos cuidar dos animais. Se os seus alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet), mas se n?o tiverem, leve-os at? o Laborat?rio de Inform?tica.
Os animais deste abrigo precisam que cuide deles. Por isso n?o deixe que passem necessidades, atingindo, assim, as metas do jogo.
http://www.njogos.pt/animal_shelter.html - Acesso em 10/05/2013.
Jogo Shopping Pets
Sua tarefa ? atender a todos os animais de estima??o e vendo qual a sua necessidade. Preste aten??o no que cada bichinho quer, sem deix?-los esperando muito tempo para eles n?o irem embora insatisfeitos.
http://jogos360.uol.com.br/shopping_pets.html - Acesso em 10/05/2013.
Professor, a seguir, s?o apresentados alguns s?tios que voc? pode consultar para auxiliar em seu planejamento:
- Animais de estima??o x aprendizagem: http://ensinoeaprendizagem-amor.blogspot.com.br/2008/08/animais-de-estimao.html
- Animais ex?ticos: http://exoticopet.com.br/
- Cuidados com animais: http://www.escolakids.com/cuidados-com-os-animais.htm
- M?sicas envolvendo animais: http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/bichos-grandes-e-bichos-pequenos
- Jogos: http://jogosdeanimais.org/
Acessados em 10/05/2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e principalmente por meio da verifica??o das atividades propostas nos momento desta aula.
Professor, verifique se os alunos conseguiram descobrir os cuidados que devemos ter com os animais e seus benef?cios para os seres humanos; o que aprenderam sobre animais ex?ticos de estima??o e seus poss?veis riscos ? sa?de humana; se conseguiram desenvolver a leitura e a escrita por meio de m?sicas; se j? aperfei?oaram a pr?tica de localizar palavras no dicion?rio; se j? est?o formulando hip?teses sobre o tema da aula e se interagiram, colaborando e trocando experi?ncias em grupo.