Portal do Professor

Início do Conteúdo

A cultura visual no cotidiano

Autor e Co-autor(es)

Cl?udia Silva de Souza imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio Sociologia Ideologia e a ind?stria cultural

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir o papel das imagens na contemporaneidade;

- Realizar a semana da cultura visual na escola por um vi?s cr?tico-educativo;

- Analisar a cultura do ver na experi?ncia dos jovens.

Duração das atividades

12 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Lendo imagens

?

1 - Re?na os alunos na sala de v?deo da escola ou em sala de aula, leve um projetor data show para exibir uma s?rie de imagens.

2 - Os alunos trabalhar?o em duplas. 

3 - Apresente aos alunos uma s?rie de imagens e pesquise o que elas provocam neles: sentimentos, impress?es, pensamentos, ideias, etc..

4 - Os registros ser?o feitos em seus cadernos.

Imagem 1: Os p?s de um grupo

Imagem dispon?vel em:

http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/2011/10/03/os-empregadores-mais-atraentes-segundo-jovens-profissionais/. Acesso em 11.05.2013.

Imagem 2: Crian?a se arrumando

Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=665&q=jovens&oq=jovens&gs_l=img.3..0l10.5915.6530.0.8866.6.6.0.0.0.0.267.754.3j2j1.6.0...0.0...1ac.1.12.img.EE3ud_3VIHc#hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&sa=1&q=vaidade&oq=vaidade&gs_l=img.3..0l10.131181.132163.0.132320.7.7.0.0.0.0.157.651.2j4.6.0...0.0...1c.1.12.img.RQXvzK5C2wQ&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.46340616,d.eWU&fp=a452a7e62899454a&biw=1366&bih=665&imgrc=PKg_YY_kP5OyvM%3A%3BF2-BSQ1BZ6T9wM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.enfermagemesaude.com.br%252Fsystem%252Fimages%252F2344%252Fcrianca-vaidade-precoce-436_medium.jpg%253F1297917707%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.enfermagemesaude.com.br%252Fnoticias%252F2344%252Fvaidade-infantil-pode-causar-problemas-psicologicos-na-vida-adulta%3B217%3B199. Acesso em 11.05.2013.

Imagem 3: Um beb? com r?tulos

Imagem dispon?vel em:

http://capuccinonacaneca.blogspot.com.br/2012/12/aprendendo.html. Acesso em 11.05.2013.

Imagem 4: Davi, de Michelangelo

Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/artes/escultura.htm. Acesso em 11.05.2013.

5 - Terminada a sess?o de imagens, pe?a que socializem o que registraram em seus cadernos com toda a turma.

?

Aulas 2 a 8 - Trabalhando imagens: o projeto

Os professores reunidos no projeto interdisciplinar (Arte, Hist?ria, L?ngua Portuguesa) dever?o assistir ao material juntos. V?deo: Outros olhares sobre cultura visual e escola. Programa 4 da S?rie Cultura visual e escola.

?

?

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=9680.  Acesso em 11.05.2013.

?

Sinopse do v?deo:

A s?rie visa envolver professores e outros atores da comunidade escolar ? diretores, supervisores, pais, m?es, estagi?rios, etc. - em torno de quest?es e propostas que lidam de forma cr?tica e criativa com as imagens, sejam elas imagens de arte, fic??o, publicidade, entretenimento e informa??o. Visa, ainda, discutir a experi?ncia social e cultural do ver, ressaltando seus impactos na forma??o de identidades e subjetividades. As imagens, como eixo de articula??o de significados e sentidos sobre quem somos, como nos vemos, como vemos o outro e como operamos no mundo, s?o temas a serem debatidos e elaborados com vistas a compreender e explorar seus usos e fun??es na forma??o escolar dos indiv?duos.

?

b)      A partir do v?deo, pensemos numa produ??o visual sobre o entorno da escola e da comunidade.

c)      Antes dos alunos iniciarem o trabalho de campo, re?na os professores de diferentes disciplinas para constru??o da proposta de trabalho.

d)     Cada ?rea, a partir de seus conhecimentos, ir? contribuir para a constru??o do projeto de produ??o visual dos grupos.

?

Arte: o professor trabalhar? a quest?o da leitura de imagens:

?

1 -Promova, com os alunos, uma excurs?o pela comunidade e o entorno da escola e pe?a que registrem as imagens diversas percebidas por eles: cenas do cotidiano, o dia a dia da comunidade, os movimentos, a arquitetura, flora e fauna, aspectos culturais dos h?bitos daquela comunidade que s?o marcantes. Tais imagens ser?o registradas em formato de v?deo, fotos, desenhos, esbo?os, etc..

2 - Os grupos trar?o para a sala de aula as imagens registradas e a leitura que fizeram de tais registros, suas impress?es, emo??es, sentimentos envolvidos ao manusearem tais imagens.

3 - Cada grupo ter? 6 minutos para apresentar suas imagens e suas impress?es registradas.

?

Hist?ria: o professor trabalhar? com o registro hist?rico de imagens e a import?ncia para a conserva??o da mem?ria:

Antes de iniciar o trabalho, o professor desta disciplina assistir? ao seguinte v?deo: Cultura visual em debate - 50 minutos

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=8925.  Acesso em 11.05.2013.

Sinopse:

A s?rie visa envolver professores e outros atores da comunidade escolar ? diretores, supervisores, pais, m?es, estagi?rios, etc. - em torno de quest?es e propostas que lidam de forma cr?tica e criativa com as imagens, sejam elas imagens de arte, fic??o, publicidade, entretenimento e informa??o. Visa, ainda, discutir a experi?ncia social e cultural do ver, ressaltando seus impactos na forma??o de identidades e subjetividades. As imagens, como eixo de articula??o de significados e sentidos sobre quem somos, como nos vemos, como vemos o outro e como operamos no mundo, s?o temas a serem debatidos e elaborados com vistas a compreender e explorar seus usos e fun??es na forma??o escolar dos indiv?duos

?

1 ? Pe?a que os alunos, divididos em grupos de 5 ou 6, pesquisem a hist?ria da comunidade no entorno da escola e registrem imagens desta a fim de que possam narrar sobre a historiografia deste lugar;

2 - Os registros ser?o feitos em forma de caderno de campo, di?rio de bordo, v?deos, grava??es em celulares, etc..

3 ? A turma, em grupos, promover? um semin?rio para apresenta??o das imagens e, ao longo da exposi??o, narrar?o a hist?ria da comunidade.

4 ? Como alternativa, os grupos organizar?o uma exposi??o destas imagens, em formato de pain?is, na escola para que a comunidade escolar possa ter acesso a esses registros.

5 - Esta atividade ser? feita no contraturno.

?

L?ngua Portuguesa: o professor trabalhar? com a turma o registro escrito das impress?es extra?das a partir das imagens captadas nos trabalhos de campo, bem como todos os registros feitos durante as pesquisas. Este ser? um trabalho paralelo ao dos professores de Arte e Hist?ria.

1 - A cada aula, o professor orientar? os registros da turma em geral e revisar os de cada grupo;

2 ? Ao final dos trabalhos, solicitar? que os grupos produzam um texto coletivo em diferentes formatos: poemas, textos argumentativos, textos dissertativos, poesia concreta etc..

?

Aulas 9 a 12: Organizando a Semana da Cultura Visual

?

a)  De posse do material produzido pelos alunos no projeto anterior, os professores os auxiliar?o a organizar a Semana da Cultura Visual;

b)  Divida as turmas em grupos e divida as tarefas;

c)  Organize grupos por tarefas:

  • Organiza??o visual do evento: cartazes, folders, panfletos etc..

Este grupo ter? que prever custos desta divulga??o e negociar com a turma e a escola. Ir?o tamb?m verificar quais as melhores formas de divulgar o evento.

  • Organiza??o log?stica do evento: local, equipamentos, stands de exposi??o.

Este grupo negociar?, com a gest?o, o local, a disponibilidade de equipamentos, se dever?o providenciar algum.

  • Organiza??o da agenda do evento: hor?rio, dias, sequ?ncia da programa??o.

Este grupo organizar? o dia melhor, a quest?o da disponibilidade de outras turmas para participarem e quais atividades especificamente ser?o desenvolvidas no dia.

d) Cada professor de cada disciplina orientar? um grupo de trabalho.

e) A comunidade ser? convidada a participar do evento.

f) Solicite uma avalia??o da comunidade com feedback para os alunos.

g) Reserve um dia para que esta atividade tenha uma avalia??o conjunta entre alunos e professores participantes do projeto.

Recursos Complementares

Sugest?o de material com discuss?o te?rica a respeito da tem?tica:

?

Salto para o futuro. Cultura visual e escola

?

http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14380009-CulturaVisual.pdf. Acesso em 11.05.2013.

?

?

Trabalho desenvolvido com alunos da 6? s?rie: LEITURA DE IMAGEM, EM ARTES VISUAIS, NA ESCOLA: O OLHAR E O VER DO ALUNO DA 6? S?RIE

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1530-8.pdf. Acesso em 11.05.2013.

?

Livro para o professor aprofundar a quest?o do olhar est?tico-cr?tico:

Autora: Neide Pelaez de Campos

Editora: Inep/UFSC

Ano: 2002

Este livro relata experi?ncias e pesquisas de ensino de artes visuais desenvolvidas na escola b?sica e visa mostrar ao educador uma concreta possibilidade de aprender e ensinar de modo significativo. A obra da coordenadora do Polo UFSC da Rede Arte na Escola, Neide Pelaez de Campos, nasceu de sua disserta??o "Intencionalidade na Constru??o do Olhar Est?tico-Cr?tico do Professor do Ensino Fundamental", defendida em 2000. O livro traz pesquisas e experi?ncias de ensino de artes visuais promovidas na escola b?sica e objetiva mostrar ao educador uma possibilidade real de aprender e ensinar de modo significativo.
"A Constru??o do Olhar Est?tico-Cr?tico do Educador" parte da perspectiva de que, por meio do olhar sens?vel e cognitivo, ? poss?vel formar um educador est?tico e ?tico que, voltado ao contexto social, pode levar ? cria??o de uma consci?ncia cr?tica, tornando o professor um ator social que contribui para romper os percursos das desigualdades. A experi?ncia da pesquisadora da UFSC com o constante olhar est?tico-cr?tico para o meio ambiente natural e cultural levou-a a entender a import?ncia dessa pr?tica para a forma??o do educador.

Avaliação

Avalie a participa??o dos alunos bem como a constru??o dos conceitos ao longo dos trabalhos. O professor deve avaliar a qualidade do material produzido. Verificar o quanto houve de produ??o cr?tica por parte dos alunos e como vivenciaram a experi?ncia do ver entre os jovens.