Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de munic?pio e estado. O processo de organiza??o do estado em que vive e do territ?rio brasileiro.
Professor(a), para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, j? que o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra, apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor ? importante contextualizar geograficamente os lugares e localizar no territ?rio as paisagens. Para tanto, leve para a sala de aula o mapa Pol?tico do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam identificar a localiza??o dos lugares.
? importante, sempre que poss?vel, realizar o trabalho de alfabetiza??o cartogr?fica, incentivando os alunos a identificarem e a compreenderem os elementos presentes no mapa. Para maiores informa??es acesse o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38599.
1. Coletivamente ajude os alunos a encontrarem e a compreenderem os elementos b?sicos que possibilitem a leitura das representa??es cartogr?ficas como: o t?tulo, a legenda, a escala, a rosa dos ventos e a fonte. A leitura correta de mapas e de outras representa??es cartogr?ficas pelos alunos ? um processo de alfabetiza??o cartogr?fica.
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Imagem: Mapa Pol?tico do Brasil
Dispon?vel em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg
Acesso em: maio de 2013
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SEGUNDO MOMENTO
Professor solicite aos alunos que tragam para a aula uma imagem de uma paisagem do territ?rio brasileiro que pode ser selecionada em revistas, livros ou na internet.
1. Organize um momento para que os alunos apresentem as imagens que trouxeram e que justifiquem o motivo da escolha da mesma.
2. Durante as apresenta??es, identifique, no mapa do Brasil, o estado em que se localiza a imagem escolhida pelo aluno e, utilizando a fita crepe, para n?o danificar o mapa, cole a imagem no lugar correto. ? importante contextualizar geograficamente os lugares e localizar no territ?rio as paisagens.
3. Analise com os alunos o resultado das apresenta??es:
4. Elabore uma lista com o nome dos estados que foram apresentadas nas imagens e dos que n?o foram apresentados.
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TERCEIRO MOMENTO
Tendo como refer?ncia os dados da lista organizados anteriormente elabore, com os alunos, um gr?fico de colunas simples apresentando os estados representados e os estados que n?o foram representados nas imagens.
Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Geografia e Matem?tica.
Imagem: Exemplo de gr?fico de colunas simples
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Dispon?vel em: maio de 2013
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1. No caderno, responda as quest?es abaixo:
a. Quantos estados o Brasil possui?
b. Quantos estados foram representados?
c. Quantos estados n?o foram representados?
d. Qual a diferen?a entre os representados e os n?o representados?
e. Para voc?, por qual motivo alguns estados n?o foram representados?
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
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Os elementos que comp?em os mapas.
Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml
Acesso em: maio de 2013
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Constru??o e Interpreta??o de gr?ficos de colunas
Dispon?vel em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Acesso em: maio de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: