Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de munic?pio e estado. O processo de organiza??o do estado em que vive e do territ?rio brasileiro.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, j? que o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra, apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor leve para a sala de aula o mapa Pol?tico do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam: pesquisar, localizar e identificar os estados brasileiros e tamb?m, uma c?pia para cada aluno do mapa Pol?tico do Brasil mudo (em folha A4 para cada aluno).
?
Imagem: Modelo Mapa do Brasil mudo
Fonte: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg
Dispon?vel em: maio de 2013
?
Solicite aos alunos que escreva, em letra de forma e no lugar correto, o nome dos estados brasileiros. Para isso poder?o consultar o mapa Pol?tico do Brasil ou Atlas. Depois, utilizando o l?pis de cor, pinte cada estado de uma cor, de forma que cores iguais n?o se encontrem. Sublinhe o nome do estado em que vivem.
?
SEGUNDO MOMENTO
Retome o mapa Pol?tico do Brasil e realize as atividades no caderno:
a. Escreva o nome do estado em que vive.
b. Escreva os nomes dos estados que s?o vizinhos ao seu.
c. Escreva, em ordem alfab?tica, o nome dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
d. Escreva o nome dos estados que conhece.
e. Agora, escreva o nome dos estados que n?o conhece.
?
TERCEIRO MOMENTO
Agora, solicite aos alunos que elaborem, individualmente, um roteiro de viagem. Para tanto, apresente aos alunos as seguintes instru??es:
?
?
Ent?o, m?os a obra e boa viagem!
Imagem: Ilustra??o bloco de anota??es
Fonte: http://www.bluue.com.br/wp-content/uploads/2011/09/roteiro.jpg
Dispon?vel em: maio de 2013
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
Conhecendo o Brasil
Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/navegue_por/mapas/mapas/
Acesso em: maio de 2013
?
CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: