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Viajando pelos estados do Brasil

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Conhecer os estados do pa?s em que vive;
  • Compreender a organiza??o do territ?rio brasileiro por meio da linguagem cartogr?fica;
  • Observar, coletar e organizar informa??es referentes ? organiza??o dos estados brasileiros;
  • Exercitar o processo de observa??o e analise da organiza??o territorial;
  • Ter uma leitura cr?tica da organiza??o do territ?rio brasileiro.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de munic?pio e estado.  O processo de organiza??o do estado em que vive e do territ?rio brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, j? que o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra, apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

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ATIVIDADE

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PRIMEIRO MOMENTO

Professor leve para a sala de aula o mapa Pol?tico do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam: pesquisar, localizar e identificar os estados brasileiros e tamb?m, uma c?pia para cada aluno do mapa Pol?tico do Brasil mudo (em folha A4 para cada aluno).

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mapa mudo

Imagem: Modelo Mapa do Brasil mudo

Fonte: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg

Dispon?vel em: maio de 2013 

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Solicite aos alunos que escreva, em letra de forma e no lugar correto, o nome dos estados brasileiros. Para isso poder?o consultar o mapa Pol?tico do Brasil ou Atlas. Depois, utilizando o l?pis de cor, pinte cada estado de uma cor, de forma que cores iguais n?o se encontrem. Sublinhe o nome do estado em que vivem.

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SEGUNDO MOMENTO

Retome o mapa Pol?tico do Brasil e realize as atividades no caderno:

a. Escreva o nome do estado em que vive.

b. Escreva os nomes dos estados que s?o vizinhos ao seu.

c. Escreva, em ordem alfab?tica, o nome dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

d. Escreva o nome dos estados que conhece.

e. Agora, escreva o nome dos estados que n?o conhece.

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TERCEIRO MOMENTO

Agora, solicite aos alunos que elaborem, individualmente, um roteiro de viagem. Para tanto, apresente aos alunos as seguintes instru??es: 

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  1. Observe o mapa Pol?tico do Brasil e escolha cinco estados que gostaria de visitar, podem ser estados que j? conhece;
  2. A viagem ter? in?cio onde voc? mora e poder? conhecer mais cinco estados. No mapa, utilizando o l?pis de escrever trace a rota da viagem;
  3. Pesquise em revistas, livros ou na internet informa??es que considere importante sobre cada um dos estados que pretende visitar;
  4. Elabore o seu roteiro de viagem evidenciando os motivos da escolha do estado e o que tem neste lugar de interessante para ser conhecido.

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Ent?o, m?os a obra e boa viagem! 

Imagem: Ilustra??o bloco de anota??es

Fonte: http://www.bluue.com.br/wp-content/uploads/2011/09/roteiro.jpg

Dispon?vel em: maio de 2013 

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

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Conhecendo o Brasil

Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/navegue_por/mapas/mapas/

Acesso em: maio de 2013

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CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A utiliza??o da representa??o cartogr?fica para reconhecer e identificar os estados brasileiros;
  5. A habilidade  de reconhecer, a partir da representa??o cartogr?fica, o seu estado no territ?rio brasileiro;
  6. A produ??o do texto solicitado (roteiro).