Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de organiza??o dos munic?pios e das unidades federativas ou estados.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, j? que o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra, apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
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Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
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PRIMEIRO MOMENTO
Professor provoque nos alunos o interesse por estudar e conhecer o lugar em que vivem, ? importante retomar os conceitos de munic?pio e de estado.
Leve para a sala de aula o mapa Pol?tico do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam: pesquisar, localizar e identificar o estado em que vivem e tamb?m, uma c?pia para cada aluno do mapa Pol?tico do Brasil mudo (em folha A4 para cada aluno).
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Imagem: Mapa Pol?tico do Brasil
Dispon?vel em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg
Acesso em: maio de 2013
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Imagem: Modelo Mapa do Brasil mudo
Fonte: http://www.santiago.pro.br/mapas/brasil/brasil_mudo2.jpg
Dispon?vel em: maio de 2013
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No mapa, proponha aos alunos realizarem as atividades a seguir. Para isso poder?o consultar o mapa Pol?tico do Brasil ou Atlas.
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SEGUNDO MOMENTO
Professor, o computador ? uma importante ferramenta na constru??o do conhecimento aproveite este recurso para incentivar os alunos a conhecerem o lugar em que vivem. Para tanto, desenvolva com os alunos a atividade a seguir:
1. No laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem o endere?o web http://www.ibge.gov.br/estadosat/ .
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Imagem: P?gina inicial do IBGE - Estados
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/estadosat/
Acesso em: maio de 2013
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2. Na barra de ferramentas, ? poss?vel acessar a sigla das Unidades da Federa??o do Brasil. Acesse a sigla do estado em que os alunos moram para que tenham acesso ao mapa e informa??es do estado. Vale lembrar que diferentes informa??es e dados sobre o estado podem ser acessados.
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Imagem: IBGE ? Estados com destaque para o estado de Santa Catarina
Fonte: http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=sc
Acesso em: maio de 2013
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3. ? esquerda da tela segue informa??es relativas ao estado como: a popula??o do estado (segundo censo de 2010), o tamanho do territ?rio do estado (?rea), o n?mero de habitantes por km? e o n?mero de munic?pios que o estado possui. Destaque as informa??es e evidencie as caracter?sticas do estado.
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4. No caderno, anote as informa??es do estado em que o aluno vive e dos estados vizinhos e elaborem uma tabela com os seguintes dados:
DADOS |
Santa Catarina |
Paran? |
Rio Grande do Sul |
CAPITAL |
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POPULA??O |
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N?MERO DE MUNICIPIOS |
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5. Depois, volte no mapa e escreva o nome das capitais dos estados pesquisados.
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TERCEIRO MOMENTO
1. Analise os dados da tabela e, no caderno, responda as seguintes quest?es:
a. Qual ? popula??o do estado em que voc? vive?
b. Qual ? o estado com a maior popula??o?
c. Qual ? o estado com a menor popula??o?
d. Qual a diferen?a populacional entre estes estados?
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2. Tendo como refer?ncia o total de habitantes dos estados elabore um gr?fico de barras apresentando os dados da popula??o dos estados pesquisados.
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Imagem: Exemplo de gr?fico de colunas simples
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Dispon?vel em: maio de 2013
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3. Analise o gr?fico e responda as quest?es a seguir:
a. Quantos munic?pios existem no estado em que voc? vive?
b. Al?m do munic?pio em que voc? mora, quantos munic?pios comp?em o estado em que voc? mora?
c. Qual o total de munic?pios entre os estados pesquisados?
d. Qual o estado possui mais munic?pios?
e. Qual o estado que possui menos munic?pios?
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Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Geografia e Matem?tica.
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
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Os elementos que comp?em os mapas.
Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml
Acesso em: maio de 2013
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Constru??o e Interpreta??o de gr?ficos de colunas
Dispon?vel em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Acesso em: maio de 2013
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CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: