Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que s?o fun??es da linguagem?

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as diferentes fun??es da linguagem;
  • Reconhecer  qual fun??o da linguagem ? predominante em diferentes textos;
  • Produzir textos de diferentes g?neros, utilizando primordialmente uma ou outra fun??o da linguagem de acordo com o efeito de sentido almejado.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Condi??es de produ??o de um texto (contexto);
  • intencionalidade discursiva;
  • elementos da comunica??o.

Estratégias e recursos da aula

?

  • Quadro-negro e giz;
  • v?deo do youtube;
  • exposi??o oral;
  • brainstorming;
  • diagramas;
  • exerc?cios individuais e em grupo.

M?dulo 1

Atividade 1 - Ativando conhecimentos pr?vios

Primeiramente, o professor apresentar? aos alunos, a t?tulo de revis?o ou mesmo de explica??o, para as turmas que ainda n?o tenham visto, os elementos presentes na comunica??o. Isso se faz necess?rio, uma vez que cada uma das fun??es da linguagem est? intimamente relacionada com um dos elementos da comunica??o.

Para fazer essa explica??o, sugere-se que o professor projete, desenhe no quadro ou imprima em uma folha para os alunos colarem no caderno, o seguinte esquema:

?

Elementos da comunica????o

?

Cabe aqui uma breve explica??o sobre a figura acima: Professor, revise esses conceitos com os alunos.

a) Emissor ou locutor: ? aquele que envia a mensagem (pode se tratar de uma ?nica pessoa ou um grupo de pessoas).

b) Mensagem: ? o pr?prio cont?udo ou assunto, ou seja, as informa??es que s?o transmitidas.

c) Receptor ou destinat?rio: ? aquele a quem a mensagem ? endere?ada, que tamb?m pode ser um indiv?duo ou um grupo.

d) Referente ou contexto: ? o objeto ou a situa??o a que a mensagem se refere.

e) Canal de comunica??o: ? o meio pelo qual a mensagem ? transmitida (R?dio, telefone, televis?o, internet, ar).

f) C?digo: ? o conjunto de signos e de regras de combina??o desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor ir? decodificar. Por exemplo temos a L?ngua Portuguesa, a LIBRAS, o c?digo morse, a pintura, etc.

?

Para ilustrar, sugere-se que o professor, depois de ter explicado o diagrama, d? um exemplo com uma situa??o da pr?pria sala de aula, por exemplo:

  • O professor diz aos alunos: "Garotos, copiem esse diagrama no caderno".

Seria interessante inclusive anotar o que se acabou de dizer no quadro.

Com isso, o professor pode indicar os elementos da comunica??o, quais sejam:

?

Emissor = professor

Mensagem = Garotos, copiem esse diagrama no caderno.

Receptor = alunos

Referente = diagrama desenhado no quadro

Canal = ar

C?digo = L?ngua Portuguesa

?

Atividade 2 - Motiva??o

Ap?s a breve explica??o sobre os elementos da comunica??o, o professor dever? explicar aos alunos que, dependendo da inten??o do emissor, a comunica??o pode assumir predominantemente uma das diferentes fun??es da linguagem. ? interessante notar que cada uma das fun??es da linguagem se volta para um dos elementos da comunica??o, que foram explicitados acima.

Neste momento, o professor pedir? aos alunos que formem duplas, para que possam realizar a atividade seguinte que ser? de relacionar as fun??es da linguagem com os elementos da comunica??o.

Para agu?ar a curiosidade dos alunos, o professor dever? escrever no quadro os nomes das fun??es da linguagem, na ordem listada abaixo, e pedir para que os alunos tentem, em dupla, relacionar as fun??es da linguagem com os elementos da comunica??o que acabaram de ser relembrados/explicados, sendo cada fun??o relativa a um dos elementos da comunica??o. Al?m disso, os alunos dever?o anotar no caderno os motivos pelos quais eles acreditam que aquelas fun??es da linguagem relacionam-se com aqueles elementos da comunica??o.

  1. Fun??o Referencial
  2. Fun??o Emotiva (ou Expressiva)
  3. Fun??o Conativa (ou Apelativa)
  4. Fun??o Po?tica
  5. Fun??o F?tica
  6. Fun??o Metalingu?stica

Em seguida, o professor sortear? algumas duplas de alunos para que eles digam qual a rela??o foi estabelecida, listando no quadro as rela??es que foram feitas pelos alunos.

Atividade 3 - Apresenta??o do conte?do

Ap?s os alunos terem feito suas tentativas de relacionar as fun??es da linguagem com os elementos da comunica??o, eles assistir?o a um v?deo pedag?gico, no qual as Fun??es da Linguagem s?o apresentadas.

?

Video fun????es da ling

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=-SeDJyo8nJQ> Acesso em: 18 de mai. 2013.

O professor pedir? aos alunos que assistam ao v?deo, ainda em duplas, com o qual eles e eles dever?o cumprir o seguinte roteiro:

  1. Verfique se a rela??o que voc?s haviam feito entre os Elementos da Comunica??o e as Fun??es da Linguagem est? de acordo com a rela??a apresentada no v?deo. Caso negativo, anotar a rela??o apresentada.
  2. Para cada Fun??o da Linguagem apresentada, o apresentador do v?deo d? um exemplo. Anote cada um dos exemplos apresentados com suas palavras.
  3. Elaborem suas pr?prias defini??es sobre as fun??e de linguagem, ressaltando qual a inten??o do emissor em cada uma delas. Em seguida, construam pelo menos um exemplo pr?prio para cada Fun??o da Linguagem.

M?dulo 2

Exerc?cios de fixa??o

1. Os alunos dever?o ler os textos/trechos a seguir e identificar quais as fun??es da linguagem presentes em cada um deles, indicando qual das fun??es predomina em cada um deles.

A)

Amar:

Fechei os olhos para n?o te ver
e a minha boca para n?o dizer...
E dos meus olhos fechados desceram l?grimas que n?o enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...

O amor ? quando a gente mora um no outro.
Mario Quintana

Dispon?vel em: <http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amor_mario_quintana/> Acesso em: 18 de mai. 2013.

B)

A bailarina


Esta menina
t?o pequenina
quer ser bailarina.
N?o conhece nem d? nem r?
mas sabe ficar na ponta do p?.

N?o conhece nem mi nem f?
Mas inclina o corpo para c? e para l?

N?o conhece nem l? nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e n?o fica tonta nem sai do lugar.

P?e no cabelo uma estrela e um v?u
e diz que caiu do c?u.

Esta menina
t?o pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as dan?as,
e tamb?m quer dormir como as outras crian?as.

Dispon?vel em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NjA4NzQy/> Acesso em: 18 de mai. 2013.

C)

- Al?! Como vai?
- Tudo bem, e voc??
- Vamos ao cinema hoje?
- Prometo pensar no assunto. Retorno mais tarde para decidirmos o hor?rio.

Dispon?vel em: <http://www.portugues.com.br/redacao/funcoes-linguagem-.html> Acesso em: 18 de mai. 2013.

D)

Kolynos

Dispon?vel em: <http://mmacieldealmeida.wordpress.com/2011/01/29/as-funcoes-da-linguagem/> Acesso em: 18 de mai. 2013.

?

E)

dicion?rio | s. m.

dicion?rio
(franc?s dictionnaire)
s. m.
1. Cole??o organizada, geralmente de forma alfab?tica, de palavras ou outras unidades lexicais de uma l?ngua ou de qualquer ramo do saber humano, seguidas da sua significa??o, da sua tradu??o ou de outras informa??es sobre as unidades lexicais.
2. Cole??o de palavras usadas habitualmente por uma pessoa, por um grupo social ou profissional, num dom?nio t?cnico, etc. = GLOSS?RIO, VOCABUL?RIO
3. [Lingu?stica]  Conjunto de unidades lexicais identificadas, organizadas e codificadas.
[Figurado]  dicion?rio vivo: pessoa erudita.

Dispon?vel em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=dicion?rio> Acesso em: 18 de mai. 2013.

F)

Dilma inaugura Est?dio Nacional de Bras?lia ao lado de governador do DF
Est?dio foi inaugurado com cinco meses de atraso e ap?s dois adiamentos.
Em cerim?nia, presidente agradeceu aprova??o da MP dos Portos.

Dispon?vel em: <http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/dilma-inaugura-estadio-nacional-de-brasilia-ao-lado-de-governador-do-df1.html> Acesso em: 18 de mai. 2013.

?

2. Os alunos dever?o ser agrupados em trios e criar tr?s textos curtos, cada um focando em uma fun??o da linguagem diferente.

Em seguida, a professora pedir? para que os integrantes de cada grupo leiam seus textos, sendo que ap?s a leitura de cada texto, os colegas dos outros grupos dever?o identificar qual fun??o da linguagem predomina no texto em quest?o.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados em rela??o ? participa??o e o interesse durante todas as atividades propostas.

O professor dever? verificar se os alunos conseguiram resolver os exerc?cios propostos, se conseguiram construir defini??es e exemplos adequados para cada fun??o da linguagem, se conseguiram identificar qual fun??o da linguagem ? predominante nos diferentes textos trabalhados e por que raz?o essa classifica??o ? estabelecida.