Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Filosofia | Hist?ria da filosofia |
Ensino M?dio | Sociologia | Ideologia e a ind?stria cultural |
Ensino M?dio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Reconhecer e analisar o futebol por meio de alguns elementos hist?ricos;
Refletir sobre a inser??o do futebol em nossa cultura na atualidade;
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios;
1. Contextualizando os Museus como espa?os de conhecimento historicamente acumulados.
- O professor deve iniciar a aula despertando os interesses dos alunos para a import?ncia dos Museus em nossa sociedade. Num primeiro momento, ? preciso identificar o conhecimento que eles j? possuem sobre museus (se j? visitaram algum museu, ou j? ouviram falar da exist?ncia de algum). Veja alguns questionamentos poss?veis para identifica??o dos conhecimentos pr?vios dos alunos.
a) Algu?m j? visitou algum museu? Qual?
b) Voc?s consideram os museus importantes em nossas vidas? Por qu??
- Ap?s os alunos se posicionarem com argumentos, diante da segunda pergunta, ? fundamental que o professor reforce a import?ncia dos museus em nossas vidas como espa?os carregados de valores culturais, e ricos de bens imateriais (conhecimentos, registros), onde podemos ter acesso mediante uma visita devidamente orientada.
?
2. Em seguida, ? preciso apresentar imagens de alguns museus brasileiros para que, na sequ?ncia, o professor localize o museu espec?fico (Museu do Futebol) que permitir? nossa viagem pela hist?ria do futebol.
Sugest?es de imagens sobre museus:
Museu da Inconfid?ncia
Fonte: http://www.em.ufop.br/, acesso em 14/05/2013
?
Memorial Carlos Drummond de Andrade
Fonte: http://www.vivaitabira.com.br/viva-artes-cultura/VisualizaConteudo.php?IdConteudo=81, acesso em 14/05/2013
?
Fonte: www.museudofutebol.org.br/, acesso em 14/05/2013
?
Sugest?es de sites Guia de Museus (listas de museus no Brasil):
http://www.museus.gov.br/noticias/guia-dos-museus-brasileiros/, acesso em 14/05/2013
http://www.museus.art.br/brasil.htm, acesso em 14/05/2013
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_museus_do_Brasil, acesso em 14/05/2013
?
3. Ap?s a exposi??o das imagens o professor convidar? os alunos para uma viagem pela hist?ria do Futebol por meio do Museu do Futebol em S?o Paulo, que eles conhecer?o, inicialmente, sem sair da sua sala, por meio de um passeio virtual, na pr?xima aula.
?
Professor nessa estrat?gia propomos a apresenta??o do v?deo na ?ntegra, j? na segunda aula, de modo a atender a expectativa dos alunos sobre o museu. No entanto, ? poss?vel trabalhar com recursos como pequenos v?deos, ou seja, voc? pode editar o v?deo em pequenos "curtas", e apresentaria algumas salas dos museus em cada aula dispon?vel para esse projeto. Entendemos que as duas formas possibilitam um trabalho adequado com o uso do v?deo dentro dos objetivos propostos.
1. O professor lembrar? os alunos que hoje iniciaremos nossa viagem pela hist?ria do futebol por meio de uma visita virtual ao Museu do Futebol em S?o Paulo/SP. Em seguida, antes de projetar o v?deo, apresentar? o site do Museu e contextualizar? o mesmo em termos de localiza??o, sua hist?ria e organiza??o. Todas essas informa??es est?o dispon?veis no site.
?
http://www.museudofutebol.org.br/, acesso em 14/05/2013
?
2. Logo depois, poder? ser projetado o v?deo e solicitado que os alunos assistam e anotem as "salas do museu" que eles mais gostaram.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12628, acesso em 14/05/2013
?
3. Ap?s a apresenta??o do v?deo, o professor permitir? que os alunos comentem sobre suas anota??es.
Sugest?es de perguntas motivadoras para que os alunos expressem suas percep??es do Museu do Futebol:
a) O que voc?s acharam do Museu do Futebol?
b) Gostaria de conhec?-lo? Por qu??
c) Qual sala do museu voc? mais gostou? Por qu??
- Ap?s a discuss?o acima, o professor informar? que nossa viagem na hist?ria do futebol est? apenas no come?o. Daremos sequ?ncia a ela na pr?xima aula.
?
Aula 3: E a viagem continua... Pr?xima Parada: Sala Hologr?fica dos Grandes ?dolos do Futebol
1. Nessa aula, o professor levar? os alunos para uma quadra ou campo de futebol. Em roda, no centro da quadra (ou do gramado), iniciar? uma roda de conversa de modo a resgatar a visita virtual que os alunos fizeram em duas salas espec?ficas do Museu: 1? Sala Hologr?fica dos Grandes ?dolos do Futebol; e, 2? Sala Especial de Homenagem a Pel? e Garrincha.
Fonte: Google Images, acesso em 14/05/2013
2. O professor deve indag?-los sobre suas no??es/conceitos de ?dolos e o que eles simbolizaram no futebol brasileiro. Ap?s os alunos enunciarem seus conhecimentos sobre ?dolos o professor poder? ampliar os conceitos dos alunos localizando-os nas ci?ncias humanas, por exemplo, mediante uma breve exposi??o oral.
Dica: Essa discuss?o sobre a perspectiva do Mito, para al?m do senso comum, abre um "leque" de possibilidades de trabalho em parceria com outras ?reas, por exemplo: Filosofia, Hist?ria e Sociologia. Pode ser feito um trabalho da compreens?o das dimens?es mitol?gicas e ideol?gicas que o conceito de mito recebeu em nossa sociedade.
3. Em seguida, eles dever?o comentar sobre a import?ncia desses personagens hist?ricos do futebol (reconhecidos como ?dolos) no esporte strictu sensu, ou seja, o lugar que eles ocuparam na hist?ria e evolu??o do futebol, cria??o de jogadas, o que revolucionaram nesse esporte (Ex: Garrincha revolucionando a ideia de ?dolo/mito ? ?o Pel? com corpo perfeito, Garrincha com as pernas tortas?, etc.);
?
4. Ap?s a discuss?o, o professor, de uma forma bem descontra?da, perguntar?: quem gostaria de ser um "craque" de futebol? Em seguida, abrir? o "Desafio do penalty":
- Professor nesse momento, os alunos ir?o se divertir com o momento de cl?max do futebol o gol. No entanto, ? poss?vel explorar alguns conhecimentos que essa atividade enseja, a saber:
a) Dialogar sobre a necessidade ou n?o de separa??o por g?nero (desafios masculinos separados dos femininos), e a possibilidade do desafio misto, em que se permite jogar meninas e meninas na mesma equipe ? neste caso, discutir a quest?o das rela??es desiguais de g?nero presente no futebol;
b) Conhecimentos espec?ficos: existem t?cnicas de chute a gol, que permitem uma cobran?a mais eficiente do penalty? Quais? Nesse momento, o professor poder? dar algumas orienta??es. No entanto, ser? um momento muito rico a troca de conhecimentos entre os colegas (inclusive meninos com meninas), de modo que um aluno ensine ao outro o que sabe sobre um chute a gol eficiente ( sobre a sua t?cnica, sobre a sua t?tica para vencer o goleiro, etc.)
Dica: Para discuss?o do tema das rela??es de g?nero nos esportes e, em espec?fico no futebol, ? poss?vel um trabalho em parceria com ?reas que tamb?m lidam este tema: Sociologia, Hist?ria, Filosofia, Psicologia, dentre outras, podem contribuir bastante nos esclarecimentos necess?rios ? compreens?o desse tema.
?
1. Nessa aula, o professor, ainda em sala de aula, solicitar? que os alunos comentem sobre suas percep??es da Sala da Exalta??o do Museu do Futebol.
2. Em seguida, ele apresentar? v?deos e imagens de torcidas organizadas. O professor orientar? os alunos a observarem: a) como as torcidas comp?em a dimens?o de grandiosidade ligada ao futebol (arquitetura dos est?dios somada a est?tica da torcida); b) Como as torcidas transmitem as diversas emo??es que o futebol desperta?
Sugest?es de imagens:
Fonte: Google imagem (torcida 1, torcida 2, torcida 3), acesso em 14/05/2013
Sugest?es de v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=Oj7dXhtOmrw, acesso em 14/05/2013
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=AlcJO8UvUYY, acesso em 14/05/2013
?
3. Ap?s o v?deo e imagens, o professor dialogar? com a turma sobre a participa??o do torcida no futebol. Ele permitir? que os alunos comentem o que perceberam nos v?deos em rela??o ?s duas perguntas orientadoras apresentadas pelo professor antes da proje??o do v?deo e das imagens.
4. Ap?s a discuss?o, o professor far? mais um convite: que tal organizarmos nossa torcida?
- Nessa atividade, o professor solicitar? que a turma se divida em grupos (pelo menos 08 alunos), e, cada grupo, ter? 15 minutos (no m?ximo) para compor seu "Grito de Torcida". No entanto, deve-se combinar com os alunos que as letras das m?sicas dos "Gritos" devem obedecer aos seguintes crit?rios: criativas, n?o ofensivas, n?o sexistas, n?o racistas, etc., e, evidentemente, passar uma mensagem que motive seu time. Depois, cada grupo apresentar? o seu Grito para toda turma ao final da aula.
?
1. Nesta aula, o professor poder? reproduzir novamente o trecho do v?deo que aborde a explica??o da sala Rito de passagem. Poder? acrescer outros v?deos que rememoram outras copas do mundo (Ex. do v?deo: Copa de 1950).
Sugest?o de v?deo sobre hist?ria das Copas do Mundo:
http://www.youtube.com/watch?v=SJA_zKMbFK4, acesso em 14/05/2013
2. Nessa atividade, os alunos podem identificar
- Quantas Copas do Mundo existiram;
- As caracter?sticas espec?ficas de cada Copa. Exemplos:
a) Contexto Pol?tico de cada Copa do Mundo (por exemplo: no caso do Brasil, durante a Copa de 1970 no M?xico, vivia por uma Ditadura Militar);
b) A evolu??o das copas do mundo nas diversas dimens?es: esportiva (aspecto espec?ficos do futebol), pol?tico-econ?mica (aumentos nos investimentos), social (inser??o/ envolvimento das pessoas por classe, g?nero, etnia), etc.;
Obs: Caso o professor tenha um prazo maior, do que o estipulado nessa aula, para o trabalho com o conte?do do futebol, pode ser proposto aos alunos a organiza??o de um evento esportivo de futebol, pr?ximo ? Copa do Mundo (no sistema disputa de jogos, est?tica do evento, nomes das equipes como pa?ses, etc.).
Sugest?es de v?deos sobre Museus:
Museu Hist?rico Nacional
http://www.youtube.com/watch?v=9AT3GFJO2h4, acesso em 14/05/2013
?
Hist?ria dos Museus:
http://www.youtube.com/watch?v=0QEdakQumHA, acesso em 14/05/2013
?
Sugest?es de sites sobre Hist?ria do Futebol:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol, acesso em 14/05/2013
http://pt.fifa.com/classicfootball/index.html, acesso em 14/05/2013
1. A avalia??o deve ocorrer durante todo o processo, na medida em que o professor observa e dialoga com os alunos sobre a melhoria de sua compreens?o cient?fica sobre o Futebol (enquanto fen?meno social), especificamente nos aspectos hist?ricos desse esporte;
2. Al?m, disso ? preciso observar se tamb?m ampliaram a percep??o e valoriza??o dos alunos sobre os Museus em nossa sociedade, como espa?os difusores de cultura. Nesse sentido, na ?ltima aula (Aula 6), eles alunos podem ser arguidos, da seguinte forma:
a) No que o Museu do Futebol contribui para o estudo deste esporte?
b) Como voc? enxerga os museus, atualmente, no que se refere ao seu aprendizado para sua vida presente e futura?