Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Sociologia | Ideologia e a ind?stria cultural |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Sociologia | Poder, pol?tica e Estado Moderno |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: transforma??es e mentalidades |
Definir e diferenciar os conceitos de charge e caricatura.
Reconhecer a charge e a caricatura como fontes hist?ricas relevantes para a compreens?o das representa??es sobre o Estado Novo produzidas entre os anos 30 e 40 do s?culo passado.
Identificar a censura praticada na m?sica produzida no per?odo em quest?o como parte do projeto de controle social e pol?tico do governo Vargas no Estado Novo.
Compreender as principais caracter?sticas do per?odo do governo de Get?lio Vargas denominado de Estado Novo (1937/1945).
Aspectos gerais do governo de Get?lio Vargas no Brasil (1930/1945 e 1951/1954).
Estrat?gias:
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Recursos:
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http://www.igeduca.com.br/biblioteca/que-dia-e-hoje/getulio-vargas-implanta-o-estado-novo.html. Acesso em 16/05/2013
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a. Inicie as atividades deste m?dulo, solicitando aos alunos que leiam o texto acima. O mesmo pode ser reproduzido pelo professor ou acessado na internet, no link indicado.
b. O texto tem o objetivo de introduzir o per?odo em foco nesta proposta did?tica: o Estado Novo, per?odo do governo de Get?lio Vargas que durou de 1937 a 1945. Pe?a aos alunos para relacionarem a pergunta feita (Que dia ? hoje?) com a data colocada imediatamente abaixo (10/11/1937). A partir da leitura realizada, os alunos devem responder a quest?o formulada. Afinal, o que aconteceu neste dia?
c. O texto fala em um golpe de Estado na ?poca. Explique o que isto significa e quais elementos s?o utilizados no texto para refor?ar a afirma??o.
Para auxiliar os alunos na discuss?o, confira o texto "O que ? um golpe de Estado?" no link: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/golpe-estado-honduras-501894.shtml
Ainda com o objetivo de apresentar o tema abordado nesta proposta, os alunos podem conferir a quest?o abaixo, relativa ? Prova de Hist?ria do Enem 2009. A quest?o chama a aten??o para a centraliza??o do poder nas m?os de Get?lio Vargas, durante o per?odo de seu governo intitulado Estado Novo. Ela poder? ser reproduzida em papel ou acessada no link indicado:
O autor da constitui??o de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria ap?tico; a democracia de partidos conduziria ? desordem; a independ?ncia do Poder Judici?rio acabaria em injusti?a e inefici?ncia; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Get?lio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intui??o do bem e da verdade, al?m de ser um g?nio pol?tico. CAMPOS, F. O Estado nacional. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 1940 (adaptado). Segundo as ideias de Francisco Campos: a) Os eleitores, pol?ticos e ju?zes seriam mal-intencionados. b) O governo Vargas seria um mal necess?rio, mas transit?rio. c) Vargas seria o homem adequado para implantar a democracia de partidos. d) A Constitui??o de 1937 seria a prepara??o para uma futura democracia liberal. e) Vargas seria o homem capaz de exercer o poder de modo inteligente e correto. Resposta: e Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. Dispon?vel em: http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-republica/era-vargas/questao-enem-2009-constituicao-de-1937/. Acesso em 17/05/2013 |
Antes de apresentar a resposta aos alunos, o professor deve solicitar a eles que leiam a quest?o e a respondam individualmente. Depois, o professor deve escolher alunos que ir?o indicar quais s?o as alternativas incorretas e por que, at? que se chegue ? alternativa ?e? como aquela que possui a resposta mais coerente para o texto da quest?o.
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A partir dessa discuss?o inicial, apresente aos alunos a proposta de buscar compreender aspectos do ESTADO NOVO, por meio de um trabalho com charges, caricaturas e m?sica produzidas na ?poca. Vamos l?? |
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Definindo e diferenciando os conceitos de charge e caricatura
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a. Para iniciar a atividade, o professor deve questionar os alunos: o que ? uma charge? Quais as suas caracter?sticas? E a caricatura? Voc?s saberiam diferenci?-las? Saberiam dizer onde j? viram charges e caricaturas?
b. Depois de ouvir os alunos, pe?a a eles que escrevam, ainda sem consultar nenhum tipo de material (dicion?rio, enciclop?dia, livro, revista etc.), um conceito para cada um dos termos (charge e caricatura), a partir do que discutiram. ? importante que o professor parta dos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema proposto. Muitas vezes trabalhamos com nossos alunos determinados conceitos como se os mesmos fossem familiares a eles e descobrimos depois, com surpresa, que n?o s?o. O questionamento proposto no item "a" auxiliar? o professor a observar esta quest?o.
c. Em seguida, introduza os dois conceitos pelo material mais acess?vel aos alunos na escola: o dicion?rio. Caso a escola conte com Laborat?rio de Inform?tica ou os alunos tenham acesso a notebooks/tablets, eles poder?o consultar dicion?rios on line. Por exemplo, no Novo Dicion?rio AUR?LIO da L?ngua Portuguesa (1986), encontramos as seguintes defini??es:
Charge: representa??o pict?rica, de car?ter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato espec?fico, em geral de car?ter pol?tico e que ? do conhecimento p?blico. | Caricatura: desenho que, pelo tra?o, pela escolha dos detalhes, acentua ou revela certos aspectos caricatos de pessoa ou fato. Representa??o burlesca em que se arremedam ou satirizam comicamente pessoas e fatos. Reprodu??o deformada de algo. |
d. Ainda com o objetivo de definir e diferenciar os conceitos de charge e caricatura, indique aos alunos a leitura do texto abaixo:
A diferen?a entre charge e caricatura Acreditem em mim: pouqu?ssimas pessoas sabem a diferen?a entre charge e caricatura. Excetuando-se os profissionais da ?rea e os admiradores de ambas as artes, a maioria ainda pensa se tratar da mesma coisa, mas com nomenclaturas diferentes. N?o ?. (...) Confira o texto na ?ntegra no link: http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/2010/02/28/a-diferenca-entre-charge-e-caricatura/. Acesso em 17/05/2013 |
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e. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto.
f. Ap?s a leitura, pe?a aos alunos para falarem sobre as semelhan?as e/ou diferen?as entre as suas defini??es pr?vias e as encontradas no dicion?rio e no texto trabalhado. Em seguida, a partir de toda a discuss?o realizada, proponha a reelabora??o coletiva dos dois conceitos pelos alunos, sob a sua orienta??o.
g. Ap?s a conceitua??o, os alunos devem buscar em jornais, revistas ou na internet, um exemplo concreto de charge e de caricatura. Eles mesmos podem trazer de casa esses materiais ou o pr?prio professor pode lev?-los para a sala de aula, para sele??o e an?lise dos alunos.
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Neste momento, a proposta n?o ? o trabalho com charges e caricaturas espec?ficas da Era Vargas. Para a melhor compreens?o dos dois conceitos, trabalhe inicialmente com charges e caricaturas referentes ? atualidade. O trabalho com o per?odo em quest?o dever? ser precedido de uma reflex?o sobre a import?ncia da charge e da caricatura enquanto fontes hist?ricas, o que ser? feito na atividade seguinte. |
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h. Divida os alunos em grupos. Eles dever?o socializar, no grupo, o material reunido com os exemplos de charge e caricatura. Ap?s a an?lise, cada grupo dever? escolher uma charge e uma caricatura (dentre as analisadas) para apresentar aos demais colegas da turma.
i. Na apresenta??o, os grupos dever?o ressaltar os tra?os marcantes de cada g?nero textual: os elementos observados e a composi??o dos mesmos (pessoas, objetos, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23921), entre outros aspectos.
vestimentas, cen?rio, fisionomias/express?es, met?foras, exageros, deforma??o de caracter?sticas etc.), al?m do tipo de linguagem utilizada (confira no Portal do Professor a aula "Linguagem verbal, n?o verbal e mista" dispon?vel no link:?
A charge e a caricatura como fontes hist?ricas
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a. Lendo sobre o assunto, o professor descobrir? que existem muitos estudos e debates a respeito dos conceitos relacionados ao chamado "humor gr?fico" (caricatura, charge, cartum etc.) e nem sempre os autores concordam quando se trata de explicitar claramente uma defini??o e uma diferencia??o dos conceitos. (Confira, em Recursos Complementares, algumas fontes que discutem esta quest?o). Para esta atividade, ? fundamental destacar a relev?ncia de fontes iconogr?ficas como a charge e a caricatura para as reflex?es de natureza hist?rica. Assim, a sugest?o abaixo ? para leitura do professor, para que tenha os subs?dios necess?rios para o trabalho que ser? realizado:
Sugest?o de leitura: Caras e Caretas. Texto dispon?vel na ?ntegra em: http://cursoaprovando.com.br/admin/assets/downloads/Meu%20nome%20%C3%A9%20Brasil00011345755572777.pdf. Acesso em 16/05/2013 Neste texto, a autora Sheila do Nascimento Garcia, ao propor um trabalho com charges e caricaturas publicadas pela Revista Careta durante o Estado Novo, afirma: (...) O trabalho com fontes iconogr?ficas deve ser constru?do a partir de reflex?es e questionamentos que objetivem desvendar que leituras sobre determinado per?odo hist?rico est?o sendo oferecidas aos leitores. Incentivem seus alunos a ultrapassar o mero exerc?cio descritivo das imagens e a penetrar realmente no universo cultural, pol?tico e social das charges. Se as primeiras respostas indicarem apenas a etapa da descri??o superficial, questione os poss?veis motivos que levaram o chargista a escolher determinada cor, s?mbolo, objeto ou express?o facial, e quais as mensagens inerentes a essas escolhas, em rela??o ao assunto retratado. |
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b. Ap?s a leitura do texto, o professor dever? conversar com os alunos, ressaltando que:
A charge ? um recurso importante para o ensino/estudo da Hist?ria n?o apenas por ser uma representa??o pict?rica ? o que de in?cio j? se define como uma provoca??o para os alunos ? mas tamb?m por ter como princ?pio inerente a possibilidade de reflex?o sobre uma determinada situa??o, fato, ideia. Ao fazer a op??o pelo trabalho com a charge ? importante reconhecer nesta linguagem um potencial para a reflex?o hist?rica, n?o a encarando como mera ilustra??o, como muitas vezes acontece, particularmente em manuais did?ticos. ? importante levar o aluno a perceber a historicidade presente em outras fontes e linguagens que n?o o texto escrito. Isso pode contribuir para agu?ar a sua capacidade de interpreta??o e esp?rito cr?tico, permitindo-lhe estabelecer rela??es entre fontes e/ou linguagens utilizadas no estudo de temas hist?ricos. |
c. Para que os alunos tenham clareza da proposta, pe?a a eles para acessarem a aula "A charge na sala de aula, uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de Hist?ria", na qual encontrar?o um trabalho com uma charge do precursor deste g?nero textual que ?, segundo Fernando Moretti, Honor? Daumier (confira dados do autor clicando em seu nome) bem como um trabalho com a primeira charge pol?tica impressa e publicada no Brasil. As atividades desenvolvidas na aula podem auxiliar os alunos na atividade que ser? realizada no m?dulo 3.
Link da aula no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406
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Os alunos como agentes do processo de sele??o e an?lise de fontes sobre o Estado Novo
Partindo das reflex?es e atividades realizadas no m?dulo 2, a proposta para esta atividade ? a sele??o e leitura, pelos alunos, de charges e caricaturas relacionadas ao contexto pol?tico, econ?mico e social do Brasil durante o Estado Novo, para a constru??o de interpreta??es hist?ricas sobre o per?odo.
Fique atento(a)! |
Nesta atividade, os alunos dever?o selecionar somente charges e caricaturas produzidas durante o Estado Novo e publicadas em revistas e jornais da ?poca. |
Roteiro de Atividades:
a. Para essa atividade os alunos precisar?o de computadores e acesso ? internet.
b. Divida os alunos em nove grupos. Em turmas de 27 alunos, por exemplo, ser?o 3 alunos por grupo. Caso as turmas sejam maiores, o professor far? a divis?o equitativa dos alunos. Justificativa: cada grupo ficar? com um ano do Estado Novo para pesquisar. De 1937 a 1945 s?o nove anos.
c. Oriente os alunos a acessarem o site da Biblioteca Nacional Digital do Brasil, no link: http://bndigital.bn.br/.
d. Na parte superior do site, ? direita, ser? poss?vel visualizar o mecanismo de BUSCA. Para esta atividade, a sugest?o ? que os alunos procurem charges e caricaturas relativas ao Estado Novo na Revista Careta. Sendo assim, escreva no sistema de busca a palavra CARETA. Confira na imagem abaixo:
http://bndigital.bn.br/. Acesso em 17/05/2013
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e. Clicando em busca, o sistema colocar? ? disposi??o dos alunos o link abaixo, no qual eles encontrar?o uma p?gina com todos os anos da Revista Careta, de 1908 a 1960. Confira:
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/careta/careta_anos.htm. Acesso em 17/05/2013
f. Clicando no ano definido para o seu grupo (conforme orienta??es do item b), os alunos ter?o ? disposi??o os peri?dicos de todos os meses. A? bastar? "folhear digitalmente" o peri?dico em busca de charges e caricaturas relacionadas ao Estado Novo. Como exemplo, veja abaixo a p?gina relativa ao ano de 1937:
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g. Al?m da Revista Careta, a Biblioteca Nacional tem um acervo que disponibiliza outros peri?dicos da ?poca. A escolha pela revista foi estimulada pelo trabalho desenvolvido por Sheila do Nascimento Garcia, como mencionado no m?dulo 2, pois como a autora ressalva, "durante o Estado Novo, as charges da revista Careta funcionaram como uma oposi??o inteligente ? propaganda oficial do governo Vargas". Assim, embora houvesse o exerc?cio de um projeto de domina??o pol?tica e social alicer?ado em uma dada imagem de Vargas e seu governo, havia tamb?m espa?os para a cr?tica dessa imagem e, portanto, para a oposi??o. ? o que podemos ver em muitas publica??es da revista em quest?o.
Confira, abaixo, algumas charges extra?das desta rica fonte hist?rica e suas respectivas tem?ticas. Estas e outras charges e caricaturas poder?o ser objeto de an?lise pelos grupos:?
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1. Revista Careta. 24/04/1937. No. 1505 |
2. Revista Careta. 17/07/1937. No. 1517 | 3. Revista Careta. 18/12/1937. No. 1539 |
A charge satiriza a campanha presidencial em torno da sucess?o de Get?lio Vargas em 1937. Entretanto, a sucess?o n?o ocorreu devido ao golpe de Estado e isto possibilita aos alunos discutirem, por exemplo, tanto o sentido da frase de Vargas "? Sim, haver? ?sucess?o?, isto ?, sucesso grande! O vencedor est? entre esses nomes", quanto o fato de o nome de Vargas aparecer ao centro, determinando o arranjo do acr?stico. |
O candidato Jos? Am?rico prepara o seu discurso enquanto Get?lio Vargas fica escondido e ? espera para faz?-lo trope?ar. A charge possibilita uma reflex?o sobre as reais inten??es de Get?lio Vargas, que pretendia permanecer no poder e n?o garantir o processo de sucess?o. | A charge discute o fechamento da C?mara por Get?lio Vargas possibilitando uma reflex?o sobre as medidas autorit?rias e repressivas adotadas no Estado Novo. |
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1. Revista Careta. 25/12/1937. No. 1540 | 2. Folha da Noite. 29/11/1945 | 3. O Globo. 14/06/1945 |
A charge satiriza a dissolu??o dos partidos pol?ticos no governo de Get?lio Vargas e possibilita uma reflex?o sobre a repress?o e o autoritarismo inerentes ao Estado Novo. | A charge critica a situa??o econ?mica do Brasil ao final do governo Vargas, trazendo uma possibilidade de aprofundamento desta quest?o no per?odo. | A charge satiriza a longevidade do governo Vargas que, em seu primeiro governo, ficou 15 anos na presid?ncia do pa?s. Os alunos podem aprofundar uma reflex?o sobre os fatores que explicam a perman?ncia de Vargas no poder. |
h. Para a an?lise das charges e caricaturas, ? importante que o professor oriente os alunos a:
1. Anotar a data de publica??o, o n?mero da edi??o da revista e o autor (se houve um autor que assine o trabalho). 2. Fazer inicialmente a descri??o de todos os elementos observados na charge ou caricatura: pessoas, objetos, vestimentas, cen?rio, fisionomias/express?es, met?foras, exageros, deforma??o de caracter?sticas etc. 3. Observar e anotar a linguagem utilizada na charge ou caricatura: verbal, n?o verbal, mista. 4. Proceder ao trabalho de interpreta??o da charge/caricatura, situando-a em seu contexto social, pol?tico, cultural. 5. Buscar informa??es em outras fontes, as quais possibilitem aprofundar a(s) ideia(s) central(is) da charge/caricatura. 6. Organizar os dados da an?lise em um editor de texto, para que possa ser socializado posteriormente com os colegas. |
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i. Como os alunos encontrar?o, com certeza, um grande n?mero de charges e caricaturas em um ano da revista, a sugest?o ? que cada grupo selecione pelo menos 3 (tr?s) entre aquelas que forem consideradas mais significativas e representativas do per?odo. Esta defini??o dever? ser discutida entre alunos e professor.
j. Ao final do trabalho de sele??o e an?lise das charges e caricaturas referentes ao Estado Novo, os grupos devem apresentar o resultado do trabalho para os demais colegas da turma, em data previamente marcada pelo professor.
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A m?sica tamb?m ? uma fonte hist?rica de grande relev?ncia para o estudo do Estado Novo, uma vez que pode nos dar a dimens?o tanto da manipula??o pol?tica e ideol?gica do governo Vargas, quanto tamb?m da cr?tica e da oposi??o ao regime. Pois, conforme Isabel Cristina Gallindo Perez:
Nada melhor que as can??es t?o presentes na vida dos brasileiros das d?cadas de 1930 e 1940 para se analisar o per?odo Vargas, tendo como foco como as mesmas foram controladas e censuradas pelo Departamento de Imprensa e propaganda, o DIP. A m?sica pode ser considerada como um canal de express?o de uma sociedade em um dado per?odo de tempo. Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_isabel_cristina_galindo_perez.pdf Acesso em 17/05/2013 |
Para iniciar as atividades, os alunos v?o acessar a internet para ouvir o programa MPB na Era Vargas, de Tehrence Veras. Confira o link e tamb?m a descri??o feita por ele no site:
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?O tema que abordo nessa edi??o ? m?sica e pol?tica. Mais especificamente a feita na chamada era de ouro, que abrange os anos 30,40 e 50. Vou mostrar como a m?sica popular pode e deve ser usada para conhecer melhor o pa?s politicamente. Nesse caso, o Brasil durante a ?poca da ditadura Vargas. ? bom ressaltar que a quantidade de m?sicas com teor pol?tico dessa ?poca ? enorme. Pincelei apenas algumas que serviram para ilustrar as hist?rias desse tempo.? |
http://www.overmundo.com.br/banco/mpb-na-era-vargas. Acesso em 17/05/2013
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Roteiro para a atividade:
a. O ?udio tem pouco mais que 9 minutos. Os alunos devem ouvi-lo atentamente uma primeira vez, sem interrup??es e coment?rios.
b. Em seguida, o professor dever? propor que ou?am uma segunda vez, parando a cada m?sica mencionada pelo narrador, identificando o g?nero musical. Oriente os alunos a atentarem para as informa??es fornecidas por Tehrence Veras a respeito das can??es do programa.
c. O professor dever? dividir os alunos em grupos, sendo que cada grupo ficar? respons?vel pela an?lise de uma m?sica veiculada no per?odo em estudo. No ?udio, Tehrence Veras cita can??es como Gl?rias do Brasil, ? neg?cio casar, Bonde S?o Janu?rio, O trem atrasou. Entretanto, para esta atividade, outras m?sicas que n?o est?o no ?udio (como Can??o do Trabalhador e Len?o no pesco?o, por exemplo) tamb?m podem ser analisadas. Oriente os alunos a fazerem uma pesquisa pr?via de can??es dos anos 30 e 40 do s?culo XX no Brasil. Os alunos podem encontrar letra, ?udio, v?deo e informa??es sobre a can??o selecionada em sites de busca na internet.
Quest?es norteadoras para o trabalho de an?lise das m?sicas:
1. Inicialmente os alunos dever?o buscar a letra integral da m?sica (no ?udio s?o apresentados apenas fragmentos), o compositor e o int?rprete da mesma, ano de lan?amento e outras informa??es t?cnicas que julgarem oportunas. 2. Depois, iniciando o trabalho de an?lise, dever?o identificar e buscar informa??o sobre o g?nero musical da can??o (samba, marchinha etc.). 3. Em seguida, os alunos dever?o situar a can??o em seu contexto social, pol?tico, cultural, discutindo sobre a mensagem/ideia central veiculada pela mesma. |
d. Para que o professor possa orientar os alunos, colocamos abaixo um exemplo de an?lise feita com a m?sica "Bonde S?o Janu?rio", extra?da de outra aula que fizemos, em coautoria com o professor Elmiro Lopes da Silva e Get?lio Ribeiro:
Nesta atividade, analisaremos uma m?sica que foi censurada pelo DIP, num dos casos mais conhecidos da hist?ria da m?sica brasileira durante a Era Vargas. A m?sica ? "Bonde S?o Janu?rio", composta por Wilson Batista e Ataulfo Alves, famosos sambistas da ?poca. Foi lan?ada em 1941, ou seja, em pleno momento de atua??o do DIP. |
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LETRA da m?sica conforme lan?ada |
"Bonde S?o Janu?rio" - Letra censurada pelo DIP |
Quem trabalha Quem trabalha...
O Bonde S?o Janu?rio O Bonde S?o Janu?rio...
Antigamente ? Letra dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/wilson-batista/259906/ |
Quem trabalha Quem trabalha...
O Bonde S?o Janu?rio O Bonde S?o Janu?rio...
Antigamente ? Fonte: http://drzem.blogspot.com/2009/12/o-bonde-sao-januario-o-bonde-que-leva.html ? |
Para discutir a m?sica: 1. Como a letra da m?sica fala do trabalho? 2. ? poss?vel estabelecer uma rela??o entre a letra da can??o e a pol?tica do governo de Get?lio Vargas, no Estado Novo? Explique. |
Ap?s comparar a letra censurada com a letra da m?sica conforme lan?ada, responda: 1. Voc? percebeu alguma diferen?a entre as duas? Identifique. 2. A mudan?a realizada na letra influenciou o sentido da can??o? Por qu?? 3. ? poss?vel dizer que a letra original confronta a pol?tica de Get?lio Vargas durante o Estado Novo? Justifique |
Confira a aula "M?sica Brasileira e Era Vargas - UCA", no link do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31032
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Sobre a m?sica em quest?o, "Bonde S?o Janu?rio", o professor e os alunos podem conferir tamb?m uma proposta de trabalho realizada por Lilian Aguiar, intitulada "M?sica e Censura na Era Vargas", no link: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/musica-censura-na-era-vargas.htm
e. Ap?s terminarem a an?lise das letras conforme orienta??es, os grupos dever?o apresentar os resultados do trabalho realizado para os colegas, utilizando para isto um programa de produ??o e apresenta??o de slides, dispon?vel em computadores da escola, e data show.
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Ap?s a apresenta??o de cada grupo, promova um debate entre os alunos para que possam socializar as reflex?es e discutir poss?veis d?vidas que n?o foram esclarecidas durante as apresenta??es.
a. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a din?mica, fazendo a inscri??o dos alunos que desejam falar, controlando o tempo das falas, levantando quest?es que devem ser priorizadas na discuss?o, intervindo se houver eventuais problemas, como alunos que fugirem da tem?tica ou que n?o respeitarem a fala dos colegas, anotando quest?es que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da din?mica, entre outros.
b. No decorrer do debate a participa??o ? livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necess?rio. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos que solicitarem um tempo sejam contemplados e possam expor as suas considera??es sobre o tema.
c. Ao final do debate, o coordenador deve estipular um tempo m?nimo (por exemplo, 1 minuto) para que cada um dos membros participantes do debate possam expor as suas ?ltimas considera??es sobre o tema. Portanto, aqueles que falaram menos ou que n?o falaram nada durante o debate tamb?m ter?o a oportunidade de colocar as suas conclus?es.
d. Para fechar a din?mica, o professor/coordenador apresentar? as quest?es que anotou durante o debate, as quais necessitam de esclarecimentos, colocando as suas pr?prias considera??es sobre o tema.
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Roteiro da atividade:
Para concluir as atividades, proponha aos alunos uma investiga??o sobre a utiliza??o de charges, caricaturas e m?sica no tratamento do tema Estado Novo no livro did?tico e paradid?tico de Hist?ria. Para tanto:
a. Os alunos devem investigar os livros did?ticos e paradid?ticos de Hist?ria dispon?veis na pr?pria escola.
b. Divida os alunos em grupos. Cada grupo ficar? respons?vel pela an?lise de um livro did?tico ou paradid?tico. A escolha ser? feita sob a orienta??o do professor.
c. Quest?es norteadoras do trabalho de an?lise/investiga??o a ser realizado pelo grupo:
1. O livro did?tico investigado utiliza alguma fonte trabalhada nesta proposta (charge, caricatura e m?sica)? Qual? 2. No livro analisado, as fontes utilizadas (charge, caricatura ou m?sica) foram produzidas durante o Estado Novo (caso da nossa proposta) ou foram elaboradas na atualidade, por autores que tiveram a inten??o de representar por meio delas um determinado fato hist?rico, para compor material did?tico e paradid?tico? Esta quest?o ? importante porque h?, por exemplo, uma grande utiliza??o de charges e caricaturas feitas especificamente para o livro did?tico, as quais representam a vis?o do autor do livro sobre o fato hist?rico e n?o a vis?o daqueles que viveram o fato ? ?poca. Isto n?o significa que essas fontes n?o sejam interessantes para o ensino/estudo de Hist?ria, j? que s?o interpreta??es hist?ricas, mas certamente possuem outras caracter?sticas e como tal devem ser tratadas. 3.Os alunos devem observar como a fonte ? tratada no material did?tico: apenas ?ilustram? o assunto ou s?o discutidas, interpretadas pelo autor no contexto das discuss?es propostas sobre o tema? A charge/caricatura/m?sica ? contextualizada em seu universo cultural, social, pol?tico pelo autor do material did?tico? 4. Qual a interpreta??o do grupo sobre a fonte analisada? Coincide totalmente com a do autor do material did?tico (caso ele tenha feito alguma interpreta??o)? |
d. Depois do trabalho de an?lise, cada grupo dever? preparar uma apresenta??o que permita aos demais colegas da turma visualizarem as fontes encontradas, sobre as quais apresentar?o suas conclus?es.
Para os alunos:
Golpe de 1937. http://www1.uol.com.br/rionosjornais/rj38.htm
A fun??o social das charges na Era Vargas. http://narrativasdobrasil.blogspot.com.br/2012/05/funcao-social-das-charges-na-era-vargas.html
Diretrizes do Estado Novo (1937-1945). http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45
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Para os professores:
Hist?rias desenhadas: os usos das express?es gr?ficas de humor como fontes para a Hist?ria. http://www.anpuh-sc.org.br/revfront_17%20pdfs/art6_format_historiasdesenhadas_emer_miche.pdf
Charge: uma pr?tica discursiva e ideol?gica. http://www2.eca.usp.br/nonaarte/ojs/index.php/nonaarte/article/view/3/7
Conceito de caricatura: n?o tem gra?a nenhuma. http://www.uel.br/revistas/dominiosdaimagem/index.php/dominios/article/view/27/13
A m?sica popular sob o Estado Novo (1937-1945). http://musicanoensinodehistoria.pbworks.com/w/file/fetch/55401282/Musica_popular_no%20Estado_Novo.pdf
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Todos os links foram acessados em 18/05/2013.
A avalia??o deve oferecer ao professor elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. Assim, o professor poder? avaliar os alunos a cada etapa da proposta did?tica, a partir das estrat?gias desenvolvidas e dos recursos utilizados. A avalia??o deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos.