Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando agenda telef?nica

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Rones Aureliano de Sousa; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar a letra inicial dos nomes dos alunos;
  • Utilizar a ordem alfab?tica para inser??o dos nomes na agenda telef?nica;
  • Reconhecer o uso da letra mai?scula para nomes pr?prios;
  • Reconhecer os contextos de uso da agenda telef?nica;
  • Identificar letras do alfabeto;
  • Distinguir como leitor, diferentes tipos de letras;
  • Usar adequadamente a p?gina;
  • Conhecer as dire??es e o alinhamento da escrita;
  • Reconhecer os g?neros textuais diversos e suas finalidades;
  • Escrever palavras.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos - 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhados com o aluno a ordem alfab?tica, os quatro tipos de letras e o uso da letra mai?scula em nome pr?prio. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. ? importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.). Acesso 07/05/2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e). Acesso: 07/05/2013.

Estrat?gias e recursos da aula

Professor para esta aula voc? poder? utilizar os seguintes recursos:

  • Diferentes agendas de telefone para reconhecimento;
  • Fichas com nome dos alunos;
  • Agenda de telefone para que os alunos preencham (Folha impressa);
  • Cartaz para montar a agenda em um quadro proposto pelo professor;
  • L?pis;
  • Alfabeto M?vel;
  • Alfabeto afixado na parede.

1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Explorando o tema

Professor, organize a sala de aula em semic?rculo para que possa ser desenvolvido o trabalho do dia, que necessitar? da intera??o dos alunos nas atividades.

Exponha para os alunos, o que ser? trabalhado neste dia,  atividades sobre o g?nero textual ?Agenda de telefone?. Mostre para eles v?rios modelos de agenda e em quais situa??es elas s?o usadas. Uma op??o seria solicitar aos alunos que tragam de casa alguma agenda telef?nica utilizada pela fam?lia.

Caso n?o tenha em m?os este recurso, ? poss?vel tamb?m apresentar em data show atrav?s de imagens encontradas na internet.

Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Veja o modelo abaixo encontrado no s?tio:

Agenda

Fonte: http://blog.tiradepano.com.br/2009/10/agenda-telefones.html Acesso 08/05/32013.

Questione os alunos sobre as ocasi?es em que eles costumam ver os adultos utilizando esse portador de texto. Solicite que citem situa??es em que precisariam fazer isso, por exemplo: ligar para um colega e convid?-lo para ir ? sua casa, ou outros.

Desafie os alunos a observarem os diferentes aspectos da organiza??o de uma agenda: o tamanho, os espa?os reservados para a escrita dos diferentes dados, as letras que a subdividem etc. Questione a necessidade dos nomes e n?meros serem registrados por escrito na agenda.

Professor, lembre tamb?m do uso das novas tecnologias, como a agenda eletr?nica, em telefone celular, tablet, notebook, dentre outros, como meio de memorizar  telefones e compromissos.

Mostre alguns exemplos destas novas tecnologias atrav?s de imagens encontradas na internet.

Telefones

Fonte: http://www.matutando.com/agenda-o-que-e-e-para-que-serve/ Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o uso da agenda como tamb?m os modelos que encontramos no com?rcio. Acesso 08/05/2013.

Questione os alunos: por que n?o podemos guardar essas informa??es somente na mem?ria? Essas indaga??es ajudam a compreender que a agenda permite arquivar dados a serem consultados posteriormente.

Indague os alunos sobre a fun??o das letras que aparecem dividindo as partes desse caderninho. Por que elas sempre aparecem? Por que est?o em ordem alfab?tica? Onde ser? que devemos escrever o n?mero do telefone? Ser? que tem um campo para escrever o endere?o do amigo?

2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, disponibilize para a turma c?pias das fichas com os nomes de todos os alunos e sugira que agrupem aquelas, que come?am com a mesma letra, respeitando a ordem alfab?tica.

Neste momento ? importante que na sala de aula tenha o alfabeto afixado na parede em forma de cartaz. ? interessante que o alfabeto exposto para os alunos j? tenha os quatro tipos de letras para ajud?-los a diferenci?-las. Este ? um Direito de Aprendizagem citado no Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Veja abaixo um s?tio que tem um exemplo de alfabeto com os quatro tipos de letras para afixar na sala de aula:

  http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/alfabeto-quatro-tipos-de-letras.html Acesso 08/05/2013.

Oriente os alunos para consultarem o alfabeto dispon?vel na parede da sala de aula. O desafio de ler os nomes dos colegas possibilita refletir sobre a escrita deles.


Ana Clara Oliveira

  

Bruno Costa

Fonte: Acervo do professor.

Talita Almeida

?

Ana Clara Oliveira


Professor, ap?s os alunos organizarem as fichas com os nomes em ordem alfab?tica,  pe?a para localizarem as letras nas quais n?o h? nomes para serem escritos.

Professor, ? poss?vel que os alunos percebam que tenham nomes iguais, neste momento, oriente-os para observarem a primeira letra do sobrenome do aluno e assim colocar na ordem alfab?tica;

A

TELEFONE

Ana Clara Machado

?

Ana Clara Oliveira

?

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, com a ajuda dos alunos escreva na lousa a lista com o nome dos alunos, que eles organizaram, em ordem alfab?tica. D? a possibilidade de cada aluno registrar um nome na lousa seguindo os crit?rios da ordem alfab?tica, ao lado do nome, ele dever? colocar o n?mero do seu telefone.

Professor, ap?s registrar os nomes e telefones dos alunos disponibilize uma c?pia da agenda telef?nica para eles copiarem e deixarem registrado no caderno. Pe?a para observarem, que devemos colocar os nomes em ordem alfab?tica para facilitar a localiza??o dos nomes na agenda telef?nica.

Agenda telef?nica - Turma 3? Ano A

Amigos

Telefone

A

?

?

?

?

?

B

?

?

?

?

?

C

?

?

?

?

?

D

?

?

?

?

?

E

?

?

?

?

?

F

?

?

?

?

?

G

?

?

?

?

?

H

?

?

?

?

?

I

?

?

?

?

?

J

?

?

?

?

?

K

?

?

?

?

?

L

?

?

?

?

?

M

?

?

?

?

?

?

?

N

?

?

?

?

?

O

?

?

?

?

?

P

?

?

?

?

?

Q

?

?

?

?

?

R

?

?

?

?

?

S

?

?

?

?

?

T

?

?

?

?

?

U

?

?

?

?

?

V

?

?

?

?

?

X

?

?

?

?

?

Y

?

?

?

?

?

W

?

?

?

?

?

Z

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, ap?s ter montado com os alunos a agenda telef?nica da turma, proponha outras atividades de fixa??o como registro no caderno de L?ngua Portuguesa do aluno. Proponha atividades que estejam de acordo com os Direitos de Aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Neste momento como tamb?m nos anteriores ? interessante falar sobre o uso da letra mai?scula em nomes pr?prios. Professor, observe abaixo algumas atividades que podem auxili?-lo no processo de aprendizagem do aluno.

Nas atividades a seguir voc? poder? observar a habilidade do aluno de identificar o local de inser??o de uma letra na ordem alfab?tica, em uma agenda de telefones. Voc? poder? observar se o aluno identifica a ordem alfab?tica, como tamb?m se o mesmo identifica o g?nero textual que est? sendo trabalhado.

?

?

Apostila em espiral

Fonte:http://www.simave.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/06/BOLETIM_PEDAGOGICO_PROALFA_2009.pdf  Acesso em 18/05/2013.

?

2) Qual ? a ordem alfab?tica correta:

(   ) Carlos Eduardo, Gabrielle, Breno, Deivid;

(   ) Carlos Eduardo, Breno, Gabrielle, Deivid;

(   ) Gabrielle, Carlos Eduardo, Deivid, Breno;

(   ) Breno, Carlos Eduardo, Gabrielle, Deivid.

?

Qual tipo de texto ? esse?

(   ) Propaganda;

(   ) Convite;

(   ) Receita;

(   ) Agenda de telefone.

Fonte: Acervo da autora.

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6061 (Neste voc? encontrar? outros exemplos de aulas sobre o g?nero agenda.). Acesso: 02/05/2013.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/agenda-telefonica-turma-495985.shtml (Neste s?tio voc? poder? buscar mais informa??es sobre o assunto aqui tratado.). Acesso: 08/03/2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na constru??o da agenda, se eles: utilizam letra mai?scula para escrever os nomes pr?prios; reconhecem as letras do alfabeto e os diferentes tipos de letras; interagem com os colegas e fazem os registros no caderno. Lembrando que as respostas devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante valorizar todo o trabalho dos alunos.

A partir do momento que os alunos consultam a agenda, esta a??o passa a ser uma atividade permanente para que entrem em contato com os colegas. Al?m disso, eles podem, ao longo do ano, incluir os dados de novas pessoas e, assim, o uso ser? ampliado para al?m do contexto escolar.