Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em An?lises Cl?nicas |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Citopatologia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Controle Ambiental |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Enfermagem |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Est?tica |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Farm?cia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Gen?tica.
Biologia celular ? DNA, RNA e s?ntese prot?ica; constitui??o das c?lulas e reprodu??o celular.
Pesquisas na internet, discuss?o de textos e v?deos em pequenos e grande grupos; prepara??o e socializa??o de pesquisas por meio de semin?rios.
Recursos:
Uso da internet; ?udios, v?deos e textos online, Programa PowerPoint.
Fonte da imagem: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYuKX1sBBe1JS5ToZbcTgFAEP3HRtYrl66BOOyDbPaP8X52nMErw. Acessado em 16/05/2013
A primeira dificuldade que se enfrenta no estudo das neoplasias ? a sua defini??o/conceitualiza??o. Recomendamos que sejam esclarecidos os diferentes conceitos de neoplasias e/ou c?ncer e, para isso, sugerimos uma pesquisa inicial que se estende e tamb?m contempla a identifica??o dos fatores internos e externos causadores de neoplasias malignas, geralmente denominadas de c?ncer.
Propomos a leitura dos textos e escuta atenciosa dos ?udios sugeridos abaixo. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente os textos e ?udios em seu computador e apresent?-lo aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projetar os textos, por meio de transpar?ncias e disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor dever? disponibilizar os endere?os de acesso e as quest?es norteadoras da discuss?o proposta.
O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler todos os textos e ouvir os ?udios em sil?ncio. Ap?s essa primeira leitura geral e escuta, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.
Neoplasia - Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/doencas/neoplasia/. Acessado em 16/05/2013.
C?ncer. Dispon?vel em: http://www.saudecominteligencia.com.br/cancer.htm. Acessado em 16/05/2013.
O que ? o c?ncer? Dispon?vel em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322. Acessado em 16/05/2013.
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? O que s?o neoplasias?
? Neoplasia e c?ncer podem ser considerados sin?nimos? Explique.
? O que caracteriza o c?ncer?
? Quais s?o as causas internas do c?ncer?
? Quais s?o as causas externas ou fatores de risco de natureza ambiental do c?ncer?
Ao final da pesquisa e da discuss?o, o professor dever? esclarecer aos alunos que nesta aula ir?o utilizar a conceitua??o de neoplasias malignas com o significado de ?c?ncer?, explorando os fatores de risco de natureza ambientais.
Sugerimos tamb?m que reforce a import?ncia de se conhecer os fatores de risco ambientais para a preven??o do c?ncer. N?o se dever? aprofundar neste momento a fundamenta??o te?rica sobre estes fatores, mas agu?ar a curiosidade dos alunos para que busquem aprofundamento dessas informa??es, em pesquisas na internet e socializa??o, por meio de semin?rios no M?dulo 3.
Para chamar mais a aten??o dos alunos sobre o tema, sugerimos que acessem o s?tio "Veja 13 cancer?genos que fazem parte do dia a dia". Dispon?vel em: http://saude.terra.com.br/veja-13-cancerigenos-que-fazem-parte-do-dia-a-dia,e6d88c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acessado em 16/05/2013.
Os alunos dever?o ir clicando em cada uma das treze fotos e lendo o texto referente a cada uma delas.
Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRxGyb9V8z-yBezbKrnIxacKgTnf-DeeGeOmn6XuSHWbvvaHCRxTQ. Acessado em 16/05/2013.
Como introdu??o ao estudo do tema, sugerimos que o professor utilize uma mat?ria publicada em revista semanal de grande circula??o no Brasil, em outubro de 2011.
Sugerimos tamb?m a leitura de um texto complementar sobre o mesmo assunto.
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Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNSnRAo1KsTgdOEcAvCzsNhLYXAS58uGl5HPw5-QOUgp2kzRzQdg. Acessado em 16/05/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos sugeridos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salv?-los previamente em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-los, usando transpar?ncias e dever? disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor dever? disponibilizar as quest?es norteadoras da discuss?o dos mesmos.
O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler cada um dos textos em sil?ncio. Terminada essa leitura, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas em seus cadernos. Em seguida, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.
Quais s?o os principais fatores de risco para o c?ncer de boca?
Quais s?o as sequelas deixadas pela doen?a?
Quais s?o as medidas preventivas a serem tomadas para evitar o c?ncer de boca?
Quais sintomas servem como alerta para o c?ncer de boca?
Em que condi??es este c?ncer ? cur?vel?
Fonte da imagem: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzGRBMObc7yuxB_XhuCzpo9XZcbSf9bhjRyg4hYEKtDxnXy2KR3Q. Acessado em 16/05/2013
Continuando o estudo sobre fatores de risco ambiental das neoplasias malignas, sugerimos que o professor utilize os v?deos apontados a seguir.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente os v?deos em seu computador e apresent?-los aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Ap?s assistirem aos v?deos, o professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.
V?deo 1- Rela??o entre cigarro, ?lcool, alimenta??o e c?ncer
Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/dicas-cancer-1/. Acessado em 16/05/2013.
V?deo 2 - Dr?uzio Varella - Homens t?m 77% mais chances de desenvolver c?ncer
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2nKBgx7uV78. Acessado em 16/05/2013.
A discuss?o dos v?deos dever? acontecer tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente nos grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o o professor dever? organizar a sala em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos se ou?am.
Quest?es para discuss?o dos v?deos:
? Por que os homens morrem mais de c?ncer do que as mulheres?
? Quais s?o os principais fatores que aumentam o risco de c?ncer?
? Quais s?o os alimentos que aumentam o risco de c?ncer?
Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQM7Azeum9JRcGasaukSFAQkKNzyGMSGrnTLK3SoEj_bdKN3ioI. Acessado em 16/05/2013.
Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.
Abaixo, sugerimos t?picos e endere?os para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso nos s?tios de busca, como o Google.
Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica.
Sugerimos sete temas. O professor dever? dividir a turma em sete grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.
Pacientes sem cordas vocais cantam em coral ap?s superar c?ncer em SP. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/pacientes-sem-cordas-vocais-cantam-em-coral-apos-superar-cancer-em-sp.html. Acessado em 16/05/2013.
"Parei de fumar de vergonha", diz Drauzio Varella. Dispon?vel em: http://gente.ig.com.br/parei-de-fumar-de-vergonha-diz-drauzio-varella/n1597374501270.html. Acessado em 16/05/2013.
Inca aponta menor incid?ncia de tipos de c?ncer em cidades brasileiras. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/inca-aponta-menor-incidencia-de-tipos-de-cancer-em-cidades-brasileiras.html. Acessado em 16/05/2013.
HPV e c?ncer. Dispon?vel em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2687. Acessado em 16/05/2013.
C?ncer de boca, garganta e ?nus por HPV cresce nos EUA, aponta relat?rio. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/cancer-de-boca-garganta-e-anus-por-hpv-cresce-nos-eua-aponta-relatorio.html. Acessado em 15/05/2013.
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Fonte da imagem: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/anvisa-indica-vacina-de-hpv-para-prevenir-tambem-o-cancer-anal.html. Acessado em 16/05/2013.
Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.
As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.
Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.
Terminadas as apresenta??es o professor dever? orientar aos alunos para que cada grupo fa?a um pequeno texto, sintetizando o conte?do estudado por meio das pesquisas na internet. Ap?s terminarem o texto, dever?o envi?-lo, digitado, ao professor para que ele monte um texto ?nico. Este texto dever? ser devolvido aos alunos para que possam acrescentar uma introdu??o e as considera??es finais. Ser?o necess?rios os registros das quest?es das atividades 1 e 3 do M?dulo1 e 2 do M?dulo 2, pois estes assuntos dever?o ser contemplados no texto final.
Os alunos dever?o entregar, ou enviar por e-mail, o texto completo para que o professor possa avali?-lo.
Sugerimos ainda este jogo, que cada aluno poder? acessar na aula ou em casa para avaliar seus conhecimentos e adquirir novos.
Jogo tabaco. Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/agentes/. Acessado em 16/05/2013.
Nome | Tipo |
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A ci?ncia na corrida contra o c?ncer | ?udio |
Divis?o celular e c?ncer - Parte I | ?udio |
HPV: o causador das verrugas | ?udio |
A m?scara do c?ncer | ?udio |
HPV e c?ncer de colo | ?udio |
Divis?o celular e c?ncer - Parte II | ?udio |