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Neoplasias: influ?ncia de fatores ambientais - Matriz de refer?ncia do ENEM: Ci?ncias da Natureza e suas tecnologias - Habilidades: 2; 4; 7 ; 14; 15; 17; 19; 30

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em An?lises Cl?nicas
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Citopatologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Est?tica
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Associar a solu??o de problemas de sa?de com o correspondente desenvolvimento cient?fico e tecnol?gico.
  • Identificar padr?es em fen?menos e processos vitais dos organismos, como manuten??o do equil?brio interno e rela??es com o ambiente.
  • Avaliar propostas de interven??o no ambiente, considerando a qualidade da vida humana.
  • Selecionar crit?rios para a compara??o de materiais e produtos, tendo em vista a sa?de e a qualidade de vida.
  • Avaliar m?todos, processos ou procedimentos das ci?ncias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de sa?de.
  • Interpretar modelos e experimentos para explicar processos biol?gicos.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas e rela??es, matem?ticas ou linguagem simb?lica.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e a implementa??o da sa?de individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Gen?tica.

  • Biologia celular ? DNA, RNA e s?ntese prot?ica; constitui??o das c?lulas e reprodu??o celular.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias

Pesquisas na internet, discuss?o de textos e v?deos em pequenos e grande grupos; prepara??o e socializa??o de pesquisas por meio de semin?rios.

Recursos:

Uso da internet; ?udios, v?deos e textos online, Programa PowerPoint.

M?dulo 1- Conceitualiza??o de neoplasias e identifica??o dos fatores de natureza ambiental de risco

cancer olho

Fonte da imagem: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYuKX1sBBe1JS5ToZbcTgFAEP3HRtYrl66BOOyDbPaP8X52nMErw. Acessado em 16/05/2013

Atividade 1- Neoplasias e c?ncer ? Localizando conceitos e identificando os fatores de risco de natureza ambiental em textos e ?udios.

A primeira dificuldade que se enfrenta no estudo das neoplasias ? a sua defini??o/conceitualiza??o. Recomendamos que sejam esclarecidos os diferentes conceitos de neoplasias e/ou c?ncer e, para isso, sugerimos uma pesquisa inicial que se estende e tamb?m contempla a identifica??o dos fatores internos e externos causadores de neoplasias malignas, geralmente denominadas de c?ncer.

Propomos a leitura dos textos e escuta atenciosa dos ?udios sugeridos abaixo. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente os textos e ?udios em seu computador e apresent?-lo aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projetar os textos, por meio de transpar?ncias e disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor dever? disponibilizar os endere?os de acesso e as quest?es norteadoras da discuss?o proposta.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler todos os textos e ouvir os ?udios em sil?ncio. Ap?s essa primeira leitura geral e escuta, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.

Endere?os para acesso

Neoplasia - Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/doencas/neoplasia/. Acessado em 16/05/2013.

C?ncer. Dispon?vel em: http://www.saudecominteligencia.com.br/cancer.htm. Acessado em 16/05/2013.

O que ? o c?ncer? Dispon?vel em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322. Acessado em 16/05/2013.

?udios ? Recursos educacionais do portal do professor

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Quest?es norteadoras para compreens?o e discuss?o dos textos e dos ?udios.

?         O que s?o neoplasias?

?         Neoplasia e c?ncer podem ser considerados sin?nimos? Explique.

?         O que caracteriza o c?ncer?

?         Quais s?o as causas internas do c?ncer?

?         Quais s?o as causas externas ou fatores de risco de natureza ambiental do c?ncer?

Atividade 2- Fechamento da discuss?o

Ao final da pesquisa e da discuss?o, o professor dever? esclarecer aos alunos que nesta aula ir?o utilizar a conceitua??o de neoplasias malignas com o significado de ?c?ncer?, explorando os fatores de risco de natureza ambientais.

Sugerimos tamb?m que reforce a import?ncia de se conhecer os fatores de risco ambientais para a preven??o do c?ncer. N?o se dever? aprofundar neste momento a fundamenta??o te?rica sobre estes fatores, mas agu?ar a curiosidade dos alunos para que busquem aprofundamento dessas informa??es, em pesquisas na internet e socializa??o, por meio de semin?rios no M?dulo 3. 

Para chamar mais a aten??o dos alunos sobre o tema, sugerimos que acessem o s?tio "Veja 13 cancer?genos que fazem parte do dia a dia". Dispon?vel em: http://saude.terra.com.br/veja-13-cancerigenos-que-fazem-parte-do-dia-a-dia,e6d88c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acessado em 16/05/2013.

Os alunos dever?o ir clicando em cada uma das treze fotos e lendo o texto referente a cada uma delas.

cancer1

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRxGyb9V8z-yBezbKrnIxacKgTnf-DeeGeOmn6XuSHWbvvaHCRxTQ. Acessado em 16/05/2013.

 Atividade 3 ? Leitura e discuss?o de mat?ria de revista

Como introdu??o ao estudo do tema, sugerimos que o professor utilize uma mat?ria publicada em revista semanal de grande circula??o no Brasil, em outubro de 2011.

Sugerimos tamb?m a leitura de um texto complementar sobre o mesmo assunto.

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cancer boca

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNSnRAo1KsTgdOEcAvCzsNhLYXAS58uGl5HPw5-QOUgp2kzRzQdg. Acessado em 16/05/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos sugeridos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salv?-los previamente  em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-los, usando transpar?ncias e dever? disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor dever? disponibilizar as quest?es norteadoras da discuss?o dos mesmos.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler cada um dos textos em sil?ncio. Terminada essa leitura, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas em seus cadernos. Em seguida, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.

Quest?es norteadoras para compreens?o e discuss?o do texto.

  • Quais s?o os principais fatores de risco para o c?ncer de boca?

  • Quais s?o as sequelas deixadas pela doen?a?

  • Quais s?o as medidas preventivas a serem tomadas para evitar o c?ncer de boca?

  • Quais sintomas servem como alerta para o c?ncer de boca?

  • Em que condi??es este c?ncer ? cur?vel?

M?dulo 2- Neoplasias malignas: conhecendo e avaliando os fatores de risco ambiental

cigarro cancer

Fonte da imagem: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzGRBMObc7yuxB_XhuCzpo9XZcbSf9bhjRyg4hYEKtDxnXy2KR3Q. Acessado em 16/05/2013

Atividade 1 ? Neoplasias malignas: Identificando os fatores de risco ambientais por meio de v?deos

Continuando o estudo sobre fatores de risco ambiental das neoplasias malignas, sugerimos que o professor utilize os v?deos apontados a seguir.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente os v?deos em seu computador e apresent?-los aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

Ap?s assistirem aos v?deos, o professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.

V?deo 1- Rela??o entre cigarro, ?lcool, alimenta??o e c?ncer

Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/dicas-cancer-1/. Acessado em 16/05/2013.

V?deo 2 - Dr?uzio Varella - Homens t?m 77% mais chances de desenvolver c?ncer

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2nKBgx7uV78Acessado em 16/05/2013.

Atividade 2 ? Discuss?o dos v?deos

A discuss?o dos v?deos dever? acontecer tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente nos grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o o professor dever? organizar a sala em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos se ou?am.

Quest?es para discuss?o dos v?deos:

?         Por que os homens morrem mais de c?ncer do que as mulheres?

?         Quais s?o os principais fatores que aumentam o risco de c?ncer?

?         Quais s?o os alimentos que aumentam o risco de c?ncer?

carcin??genos gr??fico

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQM7Azeum9JRcGasaukSFAQkKNzyGMSGrnTLK3SoEj_bdKN3ioI. Acessado em 16/05/2013.

M?dulo 3 - Pesquisas na internet e apresenta??o na forma de semin?rios

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos t?picos e endere?os para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso nos s?tios de busca, como o Google.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Sugerimos sete temas. O professor dever? dividir a turma em sete grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.

Tema 1- Tabagismo e neoplasias malignas

Tema 2- Tabagismo e c?ncer - aspectos sociais

Tema 3- Fatores ambientais de risco para o c?ncer de pele

Tema 4- Alimenta??o e c?ncer

Tema 5 - Agrot?xicos e c?ncer  

Tema 6 - V?rus HPV e neoplasias

Recursos educacionais do portal do professor


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Tema 7 - Atividade f?sica e c?ncer

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Fonte da imagem: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/anvisa-indica-vacina-de-hpv-para-prevenir-tambem-o-cancer-anal.html. Acessado em 16/05/2013.

Atividade 2 - Montagem de apresenta??es do conte?do da pesquisa

Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.

As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 3 - Socializa??o do conte?do pesquisado

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

M?dulo 4 - Fechamento do estudo do tema

Atividade 1 - Produ??o de textos

Terminadas as apresenta??es o professor dever? orientar aos alunos para que cada grupo fa?a um pequeno texto, sintetizando o conte?do estudado por meio das pesquisas na internet. Ap?s terminarem o texto, dever?o envi?-lo, digitado, ao professor para que ele monte um texto ?nico. Este texto dever? ser devolvido aos alunos para que possam acrescentar uma introdu??o e as considera??es finais. Ser?o necess?rios os registros das quest?es das atividades 1 e 3 do M?dulo1 e 2 do M?dulo 2, pois estes assuntos dever?o ser contemplados no texto final.

Os alunos dever?o entregar, ou enviar por e-mail,  o texto completo para que o professor possa avali?-lo.

Atividade 2 (l?dica): Jogando, testando e adquirindo conhecimentos

Sugerimos ainda este jogo, que cada aluno poder? acessar na aula ou em casa para avaliar seus conhecimentos e adquirir novos.

jogo tabaco

Jogo tabaco. Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/agentes/. Acessado em 16/05/2013.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A ci?ncia na corrida contra o c?ncer ?udio
Divis?o celular e c?ncer - Parte I ?udio
HPV: o causador das verrugas ?udio
A m?scara do c?ncer ?udio
HPV e c?ncer de colo ?udio
Divis?o celular e c?ncer - Parte II ?udio

Recursos Complementares

Avaliação

  • A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos, ?udios e v?deos e o texto produzido no final do processo.
  • As pesquisa na internet no M?dulo 3 e as apresenta??es do trabalho final em forma de semin?rios, realizados pelos grupos, dever?o ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.